Sie sind auf Seite 1von 31

RESPONSABILIDADE CIVIL

BEM-VINDO DISCIPLINA TELETRANSMITIDA RESPONSABILIDADE CIVIL

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

Semana 11 RESPONSABILIDADE CIVIL NAS RELAES DE CONSUMO

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

CASO 2
Joaquim, em virtude de acidente de trnsito, teve de ser internado em hospital particular, em razo de grave fratura sofrida. Ocorre que, aps a cirurgia a que se submeteu, o mesmo foi acometido por infeco hospitalar, que o levou a bito. Seus familiares propuseram ao indenizatria em face do referido nosocmio. Em contestao, o ru sustenta no lhe ser imputada a responsabilidade por acontecimentos estranhos ao ato mdico em si, defendendo a tese de que tal fato se trata de caso fortuito, o que elide o seu dever de indenizar, por excluso do nexo causal. Assiste razo aos familiares de Joaquim? Justifique sua resposta.
AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

a) 3 do art.12 do CDC O fabricante, o construtor, o produtor ou importador s no ser responsabilizado quando provar. I que no colocou o produto no mercado II que, embora haja colocado o produto no mercado, o defeito inexiste III a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro
b) 3 do art.14 do CDC O fornecedor de servios s no ser responsabilizado quando provar: I que, tendo prestado o servio, o defeito inexiste II a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro
AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

CASO 3 Maria e outros, herdeiros de Julia, propuseram ao de Indenizao por danos materiais e morais em face de Hipermercado Paes Mendona S/A. em virtude de falecimento de sua me. Alegam que, por volta das 19:00h do dia 29/06/2009, Julia e uma de suas filhas, Maria, dirigiram-se, em automvel prprio, a estabelecimento comercial hipermercado Paes Mendona S/A - , com intuito de adquirir uma bblia.

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL Ao chegarem no interior do estacionamento coberto do hipermercado, ambas foram abordadas (no momento em que desembarcavam do automvel), por Sebastio, o qual, fazendo uso de revlver que portava, anunciou assalto e determinou que as vtimas retornassem ao veculo e o conduzissem para fora do estabelecimento comercial, tomando Sebastio assento no banco traseiro. O veculo rumou at as proximidades do Estdio de Morumbi (So Paulo), ocasio em que o meliante procedeu tentativa de estupro de Julia, a qual, ao reagir, foi morta com trs tiros.

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL Aduziram os autores, como fundamento do pedido, a existncia de responsabilidade objetiva do Ru derivada dos riscos (e periculosidade) inerente que o servio de estacionamento prestado pelo hipermercado causa integridade fsica dos consumidores que dele se utilizam (fato do servio, CDC, art. 14) e que nele nutrem legtima expectativa de segurana. Em contestao, sustenta o Ru fora maior como causa excludente de sua responsabilidade, consistente no roubo mo armada, fato necessrio, superveniente, inevitvel e irresistvel. Dando os fatos como provados, resolva a questo fundamentadamente.

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

Art.17 do CDC Para os efeitos desta Seo, equiparam-se aos consumidores, todas as vtimas do evento.

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

defeito que, em face do estado da cincia e da


tcnica poca da colocao do produto ou servio em circulao, era desconhecido e imprevisvel Antnio Herman Benjamin

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

SEMANA12 RESPONSABILIDADE PELO VCIO DO PRODUTO E DO SERVIO. RESPONSABILIDADE DOS PROFISSIONAIS LIBERAIS. PRESCRIO E DECADNCIA

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

H vcio sem defeito, mas no h defeito sem vcio; o defeito pressupe o vcio. O defeito o vcio acrescido de um problema extra, alguma coisa extrnseca ao produto ou ao servio, que causa um dano maior que simplesmente o mau funcionamento ou no-funcionamento (Rizzato)

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

Art. 23 do CDC A ignorncia do fornecedor sobre os vcios de

qualidade por inadequao dos produtos e servios


no o exime de responsabilidade.

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

A) Art. 18 de CDC Os fornecedores de produtos de consumo durveis ou no durveis respondem solidariamente pelos vcios de qualidade ou quantidade que os tornem imprprios ou inadequados aos consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim, como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicaes constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitria, respeitadas as variaes decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituio das partes viciadas.

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

c) Os responsveis solidariedade

d) A solidariedade s se rompe nas hipteses dos arts.18, 5 - produtos in natura e 19, 2 - produtos pesados ou medidos na presena do consumidor.

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

CASO 1
Luana ajuizou ao de indenizao por danos materiais e morais em face de Star Veculos Ltda e General Motors do Brasil, com fundamento no art. 12 do CDC, objetivando a substituio do automvel por ela adquirido por outro da mesma espcie, alm de ressarcimento por danos morais, ao fundamento de que comprou veculo novo, zero km, em concessionria autorizada e, em apenas 12 meses de uso, veio o mesmo a apresentar vrios defeitos em seus acabamentos internos, defeito na direo hidrulica, no funcionamento das travas eltricas, barulhos nas laterais traseiras internas, entrada de gua na parte traseira, esguicho do limpador da tampa traseira sem funcionamento, dentre outros.
AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

Em contestao, a concessionria alega ser parte passiva ilegtima porque os defeitos apontados pela autora so de fbrica, pelos quais no pode responder. Aduz terem sido corrigidos, pelo que a dimenso por ela apontada,no se pode classificar como vcios de qualidade que tornariam inadequada a utilizao do veculo. A segunda r, por seu turno, sustenta ser de exclusiva responsabilidade da primeira r as conseqncias da falta de reparos dos defeitos se no sanados no prazo legal. Resolva a questo fundamentadamente

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

a) Exemplos - 6 do art. 18 b) Mecanismos reparatrios - 1 do art.18 c) 3 do art.18

O consumidor poder fazer uso imediato das alternativas do 1 deste artigo sempre que, em razo da extenso do vcio, a substituio das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou caractersticas do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial.

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

Art. 20 do CDC O fornecedor de servios responde pelos vcios de qualidade que os tornem imprprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicaes constantes da oferta ou mensagem publicitria, podendo o consumidor exigir, alternativamente e sua escolha.

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

DANO CIRCA REM E EXTRA REM

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

4 do art.14 do CDC A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais ser apurada mediante a verificao de culpa.

b) Esto subordinados aos demais princpios do CDC c) Obrigao de resultado inverso do nus da prova

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

CASO 3
Operado da prstata pelo Dr. Paz, renomado cirurgio, Antnio passou a sofrer de incontinncia urinria e impotncia sexual, razo pela qual moveu contra o mdico ao indenizatria por danos materiais e morais fundada no Cdigo do Consumidor. Alega no ter sido cientificado da periculosidade que tal ato cirrgico poderia ensejar, o que no foi negado pelo ru. Em defesa, o Dr. Paz alega no ter obrigao de resultado, pelo que a sua responsabilidade no est disciplinada no Cdigo do Consumidor mas sim no art. 951 do novo Cdigo Civil.

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

A percia constatou no ter havido qualquer erro no ato cirrgico e que a incontinncia e a impotncia sexual, embora excepcionalmente, so riscos inerentes cirurgia resultante da sua natural complexidade. Em face da concluso da percia de que no houve erro no ato cirrgico, possvel impor responsabilidade civil ao mdico? Justifique sua resposta.

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

Art.189 do C.Civil Violado o direito, nasce para o titular a pretenso, a qual se extingue, pela prescrio, nos prazos a que aludem os arts.205 e 206.

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

a) Fato do produto ou do servio prescrio, art.27

b) Vcio do produto ou do servio decadncia, art.26

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

CASO 2
Em 05/01/2009, urea comprou um carro 0 km, da marca FORD, na Concessionria Xavante. Decorridos quatro meses de uso, apresentou o veculo problemas no sistema de freio. A Concessionria Xavante recusou-se a fazer o reparo alegando ter ocorrido a decadncia do direito de urea reclamar. Ao sair da Concessionria, em um sinal de trnsito urea assaltada por Berto, que assumiu a direo do veculo.

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL Perseguidos pela polcia, que tomou conhecimento do assalto, Berto acaba colidindo com a traseira do veculo de Carlos, em virtude do freio do carro de urea no ter funcionado adequadamente. Ficaram gravemente feridos urea, Carlos e o assaltante Berto, alm de destrudos os dois veculos. urea e Carlos ajuzam aes com pedido de indenizao em faze do fabricante e da Concessionria, em que pleiteiam danos morais e materiais. Em contestao, alega o fabricante que houve fato exclusivo de terceiro (ato do assaltante) e a Concessionria sustenta ser parte ilegtima, alm de insistir na ocorrncia da decadncia. Decida a questo, fundamentando-a. Analise, tambm, se houve decadncia e se h possibilidade do assaltante Berto pleitear indenizao
AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL b) Art.27 Prescreve em cinco anos a pretenso reparao pelos danos causados por fato do produto ou do servio prevista na Seo II deste Captulo, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria. c) Art.206, 3, V do C.Civil Prescreve em 3 (trs) anos ... a pretenso de reparao civil. d) Causas que suspendem ou interrompem a prescrio (arts.198, 199 e 202 do C.Civil)

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

Art.26 O direito de reclamar pelos vcios aparentes ou de fcil constatao caduca em: I trinta dias, tratando-se de fornecimento servio e de produto no durveis; II noventa dias, tratando-se de fornecimento de servio e de produto durveis.

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

b) Termo inicial vcios aparentes 1 - Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do trmino da execuo dos servios c) Termo inicial vcios ocultos 3 - Tratando-se de vcio oculto, o prazo decadencial iniciase no momento em que ficar evidenciado o defeito

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

OBSTAM A DECADNCIA

2 do art.26
I a reclamao comprovadamente formulada pelo consumidor perante o fornecedor de produtos e servios at a resposta negativa correspondente, que deve ser transferida de forma inequvoca.

AULA 14

RESPONSABILIDADE CIVIL

AULA 14

Das könnte Ihnen auch gefallen