Sie sind auf Seite 1von 21

Cinco objetivos de desempenho

Cinco objetivos de desempenho


Para qualquer organizao que deseja ser bem sucedida a longo prazo, a contribuio de sua funo produo vital. Ela d organizao uma vantagem baseada em produo. Mas, precisamente, como a funo produo contribui para se atingir essa idia de vantagem baseada em produo? Isso possvel atravs de cinco objetivos de desempenho bsicos.

A produo contribui para a estratgia empresarial atingir cinco objetivos de desempenho.


Fazer certo as coisas Fazer as coisas com rapidez Fazer as coisas em tempo Vantagem em qualidade Vantagem em rapidez Vantagem em confiabilidade Vantagem em flexibilidade Vantagem em custo

Proporciona

Proporciona

Proporciona

Mudar o que voc faz


Fazer as coisas mais baratas

Proporciona

Proporciona

Objetivo Qualidade
Qualidade significa fazer certas coisas, mas as coisas que a produo precisa fazer certo variaro de acordo com o tipo de operao. Por exemplo, no hospital, qualidade pode significar assegurar que os pacientes obtenham o tratamento mais apropriado, sejam adequadamente medicados, bem informados sobre o que est acontecendo e,tambm, que sejam consultados se houver formas alternativas de tratamento. Tambm incluiria coisas como assegurar a limpeza e a higiene hospitalar e que os funcionrios fossem bem informados e corteses em relao aos pacientes.
4

Na fbrica de automveis, qualidade significa carros conforme as especificaes e que sejam confiveis.
Colocado dessa maneira, no surpresa que todas as operaes consideram qualidade como um objetivo particularmente importante. Algumas empresas at se divulgam tomando como base seus desempenhos de qualidade ou seus sistemas de qualidade.
5

Qualidade dentro da operao


Bom desempenho de qualidade em uma operao no apenas leva satisfao de consumidores externos.

Qualidade reduz custo


Quanto menos erros em cada micro operao ou unidade de produo, menos tempo ser necessrio para a correo e, consequentemente, menos confuso e irritao.

Qualidade aumenta confiabilidade


Entretanto, custos crescentes no so a nica conseqncia da m qualidade. No supermercado, pode tambm significar bens fora das prateleiras, resultando em perda de faturamento e irritao dos consumidores.

Objetivo Rapidez
Rapidez significa quanto tempo os consumidores precisam esperar para receber seus produtos ou servios. Por exemplo, no hospital, significa que os pacientes do pronto socorro so examinados e tratados rapidamente, antes do agravamento de suas condies de sade. Tambm significa que aqueles que no necessitam de atendimento de urgncia no precisam permanecer em longas filas de espera. Para a fbrica de automveis, rapidez significa que o tempo entre o pedido de um carro especfico solicitado por um revendedor e sua entrega ao consumidor o mais curto possvel.
9

O principal benefcio da rapidez de entrega dos bens e servios para os consumidores que ela enriquece a oferta.
muito simples: para a maioria dos bens e servios, quanto mais rpido estivem disponveis para o consumidor, mais provvel que este venha compr-los. Para algumas operaes, a rapidez particularmente importante.

10

Objetivo de Confiabilidade
Confiabilidade significa fazer as coisas em tempo para os consumidores receberem seus bens e servios quando forem prometidos.

11

Um hospital com alto padro de confiabilidade no cancelaria operaes ou qualquer outro compromisso assumido com seus pacientes.

Um fbrica de automveis confivel entregar carros e peas de reposio aos revendedores e centros de servios exatamente como prometidos.

12

Objetivos Flexibilidade
Flexibilidade significa ser capaz de mudar a operao de alguma forma. Pode-se alterar o que a operao faz, como faz ou quando faz. Mudana a idia chave. A maioria das operaes precisa estar em condies de mudar para satisfazer s exigncias de seus consumidores. Especificamente, a mudana exigida por eles deve atender a quatro tipos de exigncias:

13

1. Flexibilidade de produto/servio - produtos e servios diferentes. a habilidade de a operao introduzir novos produtos e servios;

14

2. Flexibilidade de composto (mix) ampla variedade ou composto de produtos e servios. Significa a habilidade de fornecer ampla variedade ou compostos de produtos e servios;

15

3. Flexibilidade de volume quantidades e volumes diferentes de produtos e servios. a habilidade de a operao alterar o seu nvel de output ou de atividade. Todas as operaes necessitaro mudar seus nveis de atividades porque, em alguma extenso, tero que enfrentar demanda flutuante por seus produtos e servios;

16

4. Flexibilidade de entrega tempos de entrega diferentes. a habilidade de mudar a programao de entrega de bem ou servio. Geralmente, significa antecipar o fornecimento, por solicitao do cliente, dos bens ou servios, embora possa significar tambm postergar a entrega.

17

Objetivo de Custo
Custo o ltimo objetivo a ser coberto. No porque seja o menos importante, mas, pelo contrrio, por ser o mais importante. Para as empresas que concorrem diretamente em preo, o custo ser seu principal objetivo de produo. Quanto menor o custo de produzir seus bens e servios, menor pode ser o preo a seus consumidores.

18

A forma de o gerente de produo influenciar os custos depender largamente de onde estes so incorridos. Em palavras simples, a produo gastar dinheiro em: 1. Custos de funcionrios (dinheiro gasto com o pessoal empregado);

19

2. Custos de instalaes, tecnologia e equipamentos (dinheiro gasto em compra, conservao, operao e substituio de hardware de produo);

20

3. Custos de materiais (dinheiro gasto nos materiais consumidos ou transformados na produo).

21

Das könnte Ihnen auch gefallen