Sie sind auf Seite 1von 29

PSICOLOGIA JURDICA

CURSO DE DIREITO

Profa. Llian Maria Ribeiro Conde

PROSERPINA

NORMAS: UMA INTERFACE ENTRE DIREITO E PSICOLOGIA

THEMIS

Direito criao dos homens para os homens e estes so inscritos em dois mundos: o subjetivo e o objetivo. Portanto, torna-se imperativo repensar paradigmas e o sujeito no Direito a partir da Psicanlise (PEREIRA, 1997, p. 2).

Os primeiros trabalhos jungindo Psicologia e Direito de forma sistemtica, surgiu com a obra de Leon Petrazycki (1955), Lei e Moralidade, na qual este autor apresentou a teoria de que a lei decorre de um processo mental humano em cuja origem se encontram sentimentos ticos relativos moral e responsabilidade humana

A juno entre Direito e Psicologia fortificou-se, na dcada de 1930, com as concepes de Thurman Arnold e Jerome Frank quando estes sob influncia da teoria psicanaltica trataram da natureza do raciocnio legal e do papel exercido por advogados e juzes no exerccio de suas funes.

Entre os pioneiros da abordagem que vincula Psicologia e Direito, encontra-se Albert Ehrezweig como um dos primeiros a tratar, sob a inspirao da doutrina psicanaltica, a responsabilidade sobre o crime e dano

Hans Kelsen, notvel jurista vienense, distinguindo entre teoria pura do Direito e as tendncias especulativas de origem psicossociolgica, vm, posteriormente, tratar da soberania do Estado a partir da Psicanlise freudiana fazendo diversas referncias s obras de Freud (Totem e Tabu, Psicologia das Massas e Anlise do Eu), como Grundnorm. Segundo Lima (2001), este conceito, em Kelsen, relativo uma norma suposta e no imposta

A Grundnorm jurdica, no sentido de ter funes jurdicas relevantes, tais como a de fundamentar a validade objetiva do significado subjetivo dos atos de vontade criadores da norma e a de fundamentar a unidade de uma pluralidade de normas. Dentro do sistema tem ela, portanto, uma dupla funo constitutiva: a de dar unidade e a de dar validade a um sistema de normas. Diniz (apud LIMA, 2001, p.3)

Se cada norma determinada por uma norma superior, deparando-se com a fictio como origem, como a primeira lei, a lei jurdica e a lei psicanaltica (nom du pre, em Lacan) no se entrecruzam ou tm uma mesma origem?

Direito e Psicanlise possuem um instituto comum: as normas que devem regular o comportamento e possibilitar a vida em sociedade, pois elas - as normas - representam a materializao de valores vigentes em uma dada cultura situada no tempo.

AS NORMAS E A PSICANLISE

Os valores (ticos e estticos) de uma cultura considerada no espao e tempo, so materializados pelas normas de conduta e apropriados pelo indivduo atravs da interao da criana com o(s) adulto(s) cuidador(es), pelo exemplo e imposio.Tais normas iro reger o comportamento na vida social.

COMO OS VALORES IMPLCITOS NAS NORMAS SO TRANSMITIDOS? PRINCPIO DO PRAZER


PRINCPIO DA REALIDADE (Freud)

1 tempo

Eu quero

Mas no pode

2 tempo

Eu quero

Mas no posso

OPOSIO ENTRE DESEJO E REALIDADE E OS PAPEIS DA FRUSTRAO:

FORMAO DO SUPEREGO
ORIGEM DE COMPORTAMENTOS ANTI-SOCIAIS E PATOLGICOS.

A instaurao do superego pode ser considerada um caso de identificao bem sucedida com .a instncia parental. Freud (1932[1933], p. 3136)

O superego da criana no se forma imagem dos pais, mas sim imagem do superego deles; enche-se do mesmo contedo, torna-se o representante da tradio, de todos os juzos de valores que subsistem assim atravs de geraes. (FREUD, 1932[1933], p.3136.)

Quando existe participao adequada da me e boa orientao dos pais, a maioria das crianas alcana sade [...]. Winnicott (1987, p. 6)

As normas internas funcionam como freio capaz de inibir as aes culturalmente consideradas predatrias do Homem natureza, aos objetos, a si e aos seus semelhantes.

Sem a internalizao de valores que iro reger a conduta, ou quando a instncia inibidora (superego) fracassa, o Homem capaz do emprego da fora, em sentido simblico ou concreto, no intuito de domnio do outro, semelhante, para retirada de proveito pessoal independente de outra realidade que no a aquela interna, do prprio desejo(ID): a sagacidade utilizada pelo estelionatrio, art. 171 do CP assaltos mo armada, art.157 do CP

leses corporais, art. 129 do CP

Valores no internalizados

Imposio de normas externas, jurdicas, com todo seu poder de imperatividade, generalidade, sano, coero e coao (inclusive via corporalis).

Fracasso da Instncia Inibidora

Condies sob as quais o superego - instncia mental que atua, metaforicamente, como juiz e polcia no mundo interno do indivduo - neutralizado, induzindo a pessoa a praticar atos que, de posse de sua plena capacidade mental , no executaria, pois o ego encontrar-se-ia em plena funo, mediando o id e o superego.

O legislador, a quem reputamos como profundo conhecedor da natureza humana, tanto reconhece a possibilidade de fracasso da instncia inibidora (superego) que, no art. 65, do CP, menciona, no inciso III, letra c, a violenta emoo provocada por ato injusto da vtima como atenuante de pena.

Ana Maria Nogueira Lemes, consultada pela autora deste artigo, afirma que . O artigo 28, II do CP claro no sentido de que a embriaguez voluntria ou culposa, pelo lcool ou substncia de efeitos anlogos no exclui a imputabilidade. Apenas a embriaguez proveniente de caso fortuito ou fora maior levar excluso da imputabilidade se o agente, ao tempo da ao ou da omisso, era inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento., segundo o que reza o art. 28 II, 1 e art. 19 da Lei 6368/76 - Entorpecentes. Na doutrina h o entendimento de que se a embriaguez for patolgica, comprovada por percia mdica como doena ou perturbao mental, aplica-se o artigo 26 do CP. Somente neste caso o agente considerado inimputvel. Ressalte-se que o legislador, ao tratar da embriaguez, no est se reportando apenas quela proveniente da ingesto de bebidas alcolicas.

Em recente documentrio, Falco- meninos do trfico, foram exibidas entrevistas com crianas e adolescentes favelados. Alguns deles exprimiam claramente seu desejo de, ao crescer, tornarem-se bandidos. Tais crianas e adolescentes, em suas falas, demonstram a internalizao do avesso dos valores de grande parte da cultura contempornea. Mas por que isto pode ocorrer?

FORMAO DE SUPEREGO E PROCESSO DE IDENTIFICAO A base de tal processo aquilo que chamamos uma identificao, isto , a equiparao de um ego com o ego de outro ego alheio, equiparao como conseqncia da qual o primeiro eu se comporta, em certos aspectos, como o outro, o imita e, em de certo modo, o acolhe em si. No sem razo se tem comparado a identificao incorporao oral, canibal, de outra pessoa. A identificao uma forma muito importante de vinculao a outra pessoa; possivelmente a mais primitiva e, desde logo, distinta da eleio de objeto. A diferena pode ser expressa da maneira seguinte: quando o menino se identifica com o pai, quer ser como ele; quando o torna objeto de sua eleio, quer t-lo, possu-lo; no primeiro caso, seu eu se modifica conforme o modelo constitudo pelo pai; no segundo, isto no necessrio." Freud (1932 [1933], p. 31136)

FORMAO DE SUPEREGO E PROCESSO DE IDENTIFICAO

Ideal do ego : aquilo que o indivduo gostaria de ser. Por vezes, como afirma Freud na obra Psicologia Coletiva e Anlise do Ego (1921), o indivduo substitui seu ideal do ego por um outro indivduo e, tal fato, pode explicar a dependncia e submisso em relao ao lder nos processos grupais

Se entendermos que a vida mental tende para o prazer (Princpio do Prazer) obtido com segurana, atravs da submisso s condies da realidade externa (Princpio da Realidade), e que a Realidade no pode ser apenas frustradora, pois h um limite de frustrao diante da qual todos A realidade das crianas e adolescentes soobramos, uma favelados tem lhes possibilitado o que lhes questo se impe: prope o ECA (Estatuto da Criana e do

Adolescente, Lei 8069 de 13 de julho de 1990)?

Crianas e adolescentes vivem em condies miserveis. Salvam-nas das misrias cotidianas os adultoscuidadores, marginais, traficantes, que compram no apenas o conforto destas crianas e adolescentes, mas, tambm, indiretamente, os valores glorificados por uma parte representativa da sociedade. So eles vistos atravs desta ptica - os benfeitores, pois transformam a realidade, tornando-a mais amena, em que o prazer se torna realizvel atravs da satisfao das necessidades mais comezinhas, como comer e dormir sob um teto, ter acessos sade e segurana.. Estes salvadores cumprindo aquilo que o Estado promete, tornam-se figuras ideais que,

como lderes ou tidos como heris, moldam, nas novas geraes, valores opostos que passam a constituir normas introjetadas.

O Estado no consegue cumprir pelos meios adequados aquilo que a prpria legislao por ele criada preceitua, resta para a populao mais pobre uma realidade na qual o convvio com a frustrao se torna absoluto, sem esperana de que as necessidades, ainda que sejam elas apenas bsicas, sejam satisfeitas. nesse intervalo, compreendido entre o prometido e o descumprido, que surge a figura destes salvadores, os quais funcionam no apenas como auscultadores de carncias, mas como seus mitigadores. S que, ao sanarem este quadro, fazem-no por vias extraordinrias, revelia das leis. Embora, os fins sejam lcitos, os meios no o so. Assim, institui-se como substituto da frustrao absoluta impossvel para qualquer Homem a satisfao absoluta, tpica do Princpio do Prazer, seguida do desprezo para com a realidade, cujo sinnimo frustrao, porm relativa

CONCLUSO

O que ocorreria se o Estado assumisse para si o papel de um adequado adulto-cuidador, como prope a prpria legislao? Supomos que ao lado das tarefas de interdio da consecuo do prazer sem a observncia das condies realidade, o ministrar de cuidados que permitisse realizar aspiraes a todas as ordens de necessidades (fsicas, sociais, psicolgicas), o Estado ofereceria as condies adequadas para que seus filhos se desenvolvessem plenamente e com menor ndice de criminalidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen