Sie sind auf Seite 1von 22

Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4 Regio

Relaes Humanas no Trabalho

Profa Dra Janine Kieling Monteiro Unisinos

Conceito de Relaes Humanas

As relaes humanas ocorrem em decorrncia do processo de interao. Em situaes de trabalho, compartilhadas por duas ou mais pessoas, h atividades a serem executadas, bem como interaes e sentimentos recomendados: comunicao, cooperao, respeito, amizade.

Competncia tcnica Competncia interpessoal

Competncia interpessoal habilidade de lidar eficazmente com outras pessoas de forma adequada s necessidades de cada uma e exigncia da situao
(Moscovici, 1997).

Envolve desenvolver: autopercepo e autoconhecimento flexibilidade perceptiva e comportamental feedback

Autopercepo Autoconhecimento

Autopercepo envolve identificar e analisar crenas, atitudes, sentimentos e valores pessoais.

Autoconhecimento s pode ser obtido com a ajuda dos outros, por meio de informaes, opinies a meu respeito.

DIMENSES INTERPESSOAIS
INSTRUES Leia atentamente cada item e marque na escala de 1 a 10, a posio que melhor descreva a sua atuao real mais freqente. Nesta escala, 1 representa o MNIMO e 10 significa o MXIMO. 1. Habilidade de comunicar idias de forma clara e precisa em situaes individuais e de grupo. 2. Habilidade de ouvir e compreender o que os outros dizem. 3. Habilidade de aceitar crticas sem fortes reaes emocionais defensivas (tornando-se hostil ou "fechando-se"). 4. Habilidade de dar feedback aos outros de modo til e construtivo. 5. Habilidade de percepo e conscincia de necessidades, sentimentos e reaes dos outros. 6. Habilidade de reconhecer, diagnosticar e lidar com conflitos e hostilidade dos outros. 7. Habilidade de modificar o meu ponto de vista e comportamento no grupo em funo do feedback dos outros e dos objetivos a alcanar. 8. Tendncia a procurar relacionamento mais prximo com as pessoas, dar e receber afeto no seu grupo de trabalho.

DIMENSES INTERPESSOAIS:

Comunicao
Questes do questionrio:
1. 2. 3. 4.

Comunicao efetiva Saber ouvir Reao o feedback Expresso de feedback

Participao
Questes do questionrio: 5. Sensibilidade 6. Lidar com conflito 7. Flexibilidade 8. Relacionamento prximo

Flexibilidade perceptiva e comportamental

Procurar ver vrios ngulos ou aspectos da mesma situao e atuar de forma diferenciada, no-rotineira, experimentando novas condutas percebidas como alternativas de ao.

PERCEBER

QUE PODE ESTAR ACONTECENDO EM NOSSO REDOR

Empatia

a capacidade de um membro do grupo de colocar-se no quadro lgico de referncia de outro membro do grupo e, portanto, compreender seus pensamentos, sentimentos ou comportamentos.

COMUNICAO NO EFICAZ

1. Falta de Ateno: 2. Preconceitos: 3. Negativismo: 4. Ataques Pessoais: 5. Falar demasiadamente ou tecnicamente: 6. Parcialidade: 7. Impacincia/Desrespeito: 8. Falta de humor: 9. Questes polmicas: 10. Postura:

FEEDBACK (Moscovici, 1997):


uma comunicao a uma pessoa ou grupo no sentido de fornecer-lhes informao sobre como sua atuao est afetando outras pessoas. Ajuda o indivduo ou grupo a melhorar o seu desempenho.

Para que o processo de feedback seja til, ele precisa ser:

Descritivo (relato de um evento) ao invs de avaliativo, no julgar Especfico ao invs de geral, ex.: Nesta reunio voc no ouviu a opinio dos demais

Compatvel com as necessidades de ambos: comunicador e receptor

Processo de feedback

Dirigidos para comportamentos possveis de mudana Solicitado ao invs de imposto Oportuno: mais prximo possvel do comportamento em questo

Processo de feedback

Esclarecido: receptor pode repetir o feedback para ver se corresponde ao que comunicador quis dizer

Por que difcil receber feedback?

difcil aceitar nossas ineficincias e ainda mais admiti-las para os outros, publicamente

Por que difcil dar feedback?

Podemos temer a reao dos outros Por temer que feedback seja mal interpretado

Como superar as dificuldades?


Estabelecer uma relao de confiana Reconhecer que o feedback um processo de exame conjunto

Aprender a ouvir feedback sem reaes ou conotaes emocionais intensas Aprender a dar feedback sem reaes ou conotaes emocionais intensas

Exemplos:

Joo voc est se opondo a tudo o que Henrique est sugerindo hoje.
Joo voc est negativista e contrariando Henrique o tempo todo.

Mauro voc muito rude e quer ser sempre o centro das atenes Mauro voc falou mais do que todos neste assunto. Vrias vezes voc cortou a palavra dos outros antes de acabarem de falar

Exerccio solicitao de feedback


1)

2)

3) 4)

5)

Eu participo bastante das atividades do grupo? Eu ouo de forma atenta o que os outros dizem? Eu costumo revelar claramente o que penso? Eu costumo revelar claramente o que sinto? Eu aceito pontos de vistas contrrios ao meu?

Contato: e-mail: janinekm@terra.com.br

Referncias:
* MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1995. _________.Equipes que do certo. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1996.

FRITZEN, Silvino J. Exerccios Prticos de Dinmica de Grupos. v. 1 e 2. Petrpolis: Vozes, 1981. ______. Dinmica de grupo e relaes humanas. Petrpolis: Vozes, 1978.

Das könnte Ihnen auch gefallen