Sie sind auf Seite 1von 19

Orientao Educacional

Prof. Dra Maria Clara Pedagogia-06 Prof.clara@folha.com.br

Significado de Orientar
v.t. Dispor uma coisa de acordo com a posio-guia ou modelo. Dirigir, guiar, nortear, encaminhar, esclarecer dvidas (informar). Fig. Aconselhar.

O que ser Orientador?


Orientao ato ou arte de orientar; dar direo, rumo, guia, impulso.

Orientadores

O que ser Orientador Educacional?

Ver pgina 25 da apostila, 1 pargrafo

O contexto de trabalho do Orientador Educacional


Nenhum pas alcana pleno desenvolvimento, se no garantir a todos os cidados, em todas as etapas de sua existncia, as condies para uma vida digna, de qualidade fsica, psicolgica, social e econmica.

A educao tem, nesse cenrio, papel fundamental, sendo a escola o espao no qual se deve favorecer, a todos os cidados, o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de competncias, ou seja, a possibilidade de apreenso do conhecimento historicamente produzido pela humanidade e de sua utilizao no exerccio efetivo da cidadania.

(ARANHA, Maria Salete Fbio. A Escola. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Especial, 2004).

Nesse contexto, a atividade de orientao educacional remete a questes que entrecruzam funes no to claras quanto aparentam ser.
Hoje, acima de tudo, o OE um articulador do Projeto poltico-pedaggico da escola. o profissional especialista que trabalha com a SINERGIA do grupo: coeso em prol de um objetivo comum.

Mas nem sempre foi assim...

Histrico da Orientao Educacional


A Orientao Educacional surge no de uma necessidade da escola. Surge fora do sistema escolar (1908, nos EUA, com Frank Parsons) como Orientao Vocacional e s depois (1912, EUA, com Jesse Davis) se desenvolve no sistema escolar. (Ver p. 25, 2 ) A preocupao no estava no desenvolvimento do aluno, mas sim na formao profissional.

Orientao Educacional no Brasil


No Brasil teve incio em 1924 em So Paulo no Liceu de Artes e Ofcios. A finalidade era vocacional, com a criao do Servio de orientao profissional e educacional com o objetivo de guiar o indivduo na escolha de sua profisso. (Pgina 26, 2 )
Em 1931, Loureno filho, diretor do Departamento de Educao do Estado de So Paulo, criou o Servio Pblico de Orientao profissional, na USP. (P. 26,
3

Influncia francesa
1940 O governo federal incentiva a criao do Servio de Orientao educacional em todas as escolas, de acordo com o Decreto Lei 4.073/42: a regulamentao legal da Orientao Educacional. (Ver p. 28, ltimo )

Nas dcadas seguintes, o OE passa a ser considerado um ajustador: cabia a ele ajustar o aluno escola, sociedade a partir de parmetros considerados satisfatrios.

1942 a 1946 So marcos no desenvolvimento da Orientao Educacional no Brasil: alm da preocupao com o ajustamento comportamental do aluno, a preocupao com a qualificao profissional se atrelava redefinio poltico-econmica em curso.
A OE foi legalmente instituda, tornando-se obrigatria no ensino secundrio, primando pela orientao vocacional.

A Lei 4.024/61 reafirma a necessidade da Orientao Educacional, entretanto falta pessoal habilitado. (Ver p. 29, ltimo) Em 1968, durante a ditadura militar, a Lei 5564/68 regulamenta o exerccio da profisso de OE. Os cursos de Pedagogia sofrem reformulaes para adequar-se aos princpios vigentes na poca. (Ver p. 30, 3 )
A Lei 5692/71 instituiu a obrigatoriedade da OE nos estabelecimentos de ensino de 1 e 2 graus. (Ver p. 30, ltimo - crtica)

Influncia sociolgica
Na dcada de 1980, a influncia de abordagens marxistas na educao (Bourdieu, Althusser, Snyders) foram encaminhando as discusses para o contexto escolar e o contexto social mais amplo. A escola passa a ser vista como reprodutora do sistema social.

(Ver p. 31, 2 )

A escola passou a ser questionada quanto a seus objetivos e propsitos.


A excluso social ganha espao em termos de discusso e reflexo. A OE, vai deixando de lado as questes de ajustamento comportamental e pouco a pouco o OE deixa de ser visto como um terapeuta que deveria atender alunos-problema, e vai assumindo seu compromisso poltico na escola.

(Ver p. 31, ltimo ; p. 33, 2 )

A Orientao Educacional hoje


A lei 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional no traz mais a obrigatoriedade legal da orientao educacional nas escolas. (Ver p. 35, 2 )

O Orientador Educacional , por excelncia, um promotor do desenvolvimento humano por ser um articulador das relaes entre as pessoas. (Ver p. 37, 2 )

Ningum proprietrio de um conhecimento, mas sim responsvel por um dos fios necessrios tessitura de unir o tapete de saberes e fazeres que s existir com a troca, no tranado de todos os fios necessrios. (Alves & Garcia, 1999, p.141).

Bibliografia
ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite. (orgs). O fazer e o pensar dos supervisores e orientadores educacionais. So Paulo: Loyola, 1999. GRINSPUN, Miriam P. S. Zippin. Orientao Educacional: conflito de paradigmas e alternativas para a escola. So Paulo: Cortez, 2011.

Questes
1) Qual a origem histrica da OE, nos EUA? 2) Como tem incio a OE no Brasil? 3) Com a regulamentao da OE em 1942, qual era a funo do OE? 4) Com a LDB de 1961, qual era o papel do OE na escola? 5) Qual a crtica que se pode fazer Lei 5692/71, que institua a obrigatoriedade da OE nas escolas de 1 e 2 graus? 6) Na dcada de 1980 que mudanas ocorrem na OE, no Brasil? 7) Descreva a situao atual da OE no Brasil. 8) Qual hoje o principal papel da OE?

Das könnte Ihnen auch gefallen