Sie sind auf Seite 1von 9

O Dia Nacional da Conscincia Negra celebrado em 20 de novembro no Brasil e dedicado reflexo sobre a insero do negro na sociedade brasileira.

ra. A semana dentro da qual est esse dia recebe o nome de Semana da Conscincia Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Conscincia Negra procura ser uma data para se lembrar a resistncia do negro escravido de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).

Biologia a Cincia que estuda os seres vivos (do grego - bios = vida e logos = estudo, ou seja o estudo da vida). Debrua-se sobre o funcionamento dinmico dos organismos desde uma escala molecular subcelular at o nvel populacional e interacional, tanto intraespecficamente quanto interespecficamente, bem como a interao da vida com seu ambiente fsico-qumico. O estudo destas dinmicas ao longo do tempo chamado, de forma geral, de biologia evolutiva e contempla o estudo da origem das espcies e populaes, bem como das unidades hereditrias mendelianas, os genes. A biologia abrange um espectro amplo de reas acadmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas.

A funo do bilogo estudar a vida em todas as suas formas e manifestaes. Ele pode atuar em diversos campos desde a biologia molecular trabalhando com um microscpio at pesquisa e classificao de novas espcies de plantas e animais trabalhando no meio de uma floresta. Em sua carreira o bilogo pode optar por dois caminhos bsicos: pesquisa e licenciatura. Caso opte pela Pesquisa ele pode se especializar atuando no desenvolvimento de novas tcnicas de biologia aplicadas a medicina, pode trabalhar no campo em pesquisa gentica e tambm atuar no ramo de preservao ambiental.

Biologia celular (histologia e citologia) o ramo da biologia que estuda as clulas no que diz respeito sua, suas funes e sua importncia na complexidade dos seres vivos. estudada em cursos da rea de sade e biolgicas. Com a inveno do Microscpio ptico foi possvel observar estruturas nunca antes vistas pelo homem, as clulas. Essas estruturas foram mais bem estudadas com a utilizao de tcnicas de citoqumica e o auxlio fundamental do microscpio eletrnico. A biologia celular concentra-se no entendimento do funcionamento dos vrios sistemas celulares, o aprendizado de como estas clulas so reguladas e a compreenso do funcionamento de suas estruturas.

A Biologia Molecular o estudo da Biologia em nvel molecular, com especial foco no estudo da estrutura e funo do material gentico e seus produtos de expresso, as protenas. Mais concretamente, a Biologia Molecular investiga as interaces entre os diversos sistemas celulares, incluindo a relao entre DNA, RNA e sntese proteica. um campo de estudo alargado, que abrange outras reas da Biologia e da Qumica, em especial Gentica e Bioqumica.

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei nmero 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, lder do Quilombo dos Palmares. A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histrico representou a luta do negro contra a escravido, no perodo do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistncia ao sistema escravista e tambm um forma coletiva de manuteno da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou at a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

A criao desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientizao e reflexo sobre a importncia da cultura e do povo africano na formao da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa histria, nos aspectos polticos, sociais, gastronmicos e religiosos de nosso pas. um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaos culturais e em outros locais, valorizando a cultura afrobrasileira. A abolio da escravatura, de forma oficial, s veio em 1888. Porm, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opresso e as injustias advindas da escravido.

Novembro o ms da conscincia negra, mas relaes raciais e o respeito diversidade devem ser trabalhados o ano todo At bem pouco tempo atrs, o Brasil, conhecido internacionalmente por sua diversidade cultural e pela mistura de raas que formam o seu povo, no tinha as diferentes etnias representadas nos currculos escolares do Pas. A situao mudou com duas leis, sancionadas nos anos de 2003 e 2008, que tornaram obrigatrio no Ensino Fundamental e Mdio o estudo da Histria e Cultura afro-brasileira e indgena.

Escola: Adelaide Tavares de Macdo Nome: Sabrina Nascimento N 34 Professora: Cacilda Mota(Biologia) Srie: 2 3

Das könnte Ihnen auch gefallen