Sie sind auf Seite 1von 53

O Caso dos Partidos Comunistas e demais tendncias polticas.

Por Alexandro Venncio da Costa Lopes

SILVA, Antonio Ozai da. Histria das Tendncias no Brasil. P. 83-154.

A ESQUERDA: INCIO
ANARQUISTAS

SOCIALISTAS

PELEGOS E AMARELOS

PCB

TROTSKISTAS

A ESQUERDA DE 1961 A 1976


POLOP
COLINA VPR VARPALMARES VPR POC ALA
VERMELHA

PCB
DL PRT PC DO B

AP

POR

APML 1 DE MAIO OSI

OCMLPOLOP MR-8 ALN PCBR PCR

FBT

MEP

Da declarao de maro ao perodo da luta armada (1958-1967)


No governo JK, o PCB tem uma posio de apoio condicional, adotando uma poltica de combate e desmascaramento dos elementos reacionrios primperialistas que ocupavam importantes posies no governo, assim como os atos negativos de JK. Com o movimento operrio em ascenso, realizou-se o 3 Congresso Sindical Nacional, participando 2500 delegados de cerca de 1000 sindicatos. Aqui a aliana PCB com a esquerda nacionalista do PTB majoritria no Congresso e fizeram propostas que visaram o aprofundamento da revoluo nacional democrtica burguesa.

Em agosto de 1960, o PCB realiza seu V Congresso, e as teses propostas para discusso pela maioria do Comit Central (CC), que retomavam a poltica adotada com a Resoluo de maro de 1958, foi vitoriosa nas bases partidrias. Isso provocou um grande abalo no grupo que havia mantido o controle at ento. O PCB continuaria acreditando na burguesia nacional, embora aceitasse a existncia de uma burguesia entreguista que constitua um apoio social dominao imperialista, e importantes camadas da pequena burguesia participavam dela.

Nesta linha de pensamento, o partido define a revoluo brasileira como anti-imperialista e anti-feudal, nacional e democrtica e que, por isso, para a contradio entre burguesia nacional e o proletariado no existe soluo radical e completa na atual etapa da revoluo, uma vez que no h condies para transformaes socialistas imediatas. O Congresso lana a bandeira de luta pela legalidade do PCB, e nas eleies presidenciais de 1960, faz aliana com o PTB e a Frente Nacionalista para apoiar a candidatura do General Lott e Joo Goulart. Contudo, vence a chapa Jnio-Jango, apoiados por dissidentes do PTB.

Jnio estabelece polticas de austeridade, visando racionalizar a economia nacional e saldar as dvidas externas. Estas medidas aumentavam o custo de vida da populao e, adotando a conteno de credito e outras medidas, sacrificou ainda mais os trabalhadores, a classe mdia e outros setores mais dbeis do pas. Na verdade, a situao econmica era resultado da poltica desenvolvimentista de JK: j no se produzia alimentos ou produtos de primeira necessidade, e sim carros e televisores. Os baixos salrios deixaram os trabalhadores sem poder de compra diante da inflao. E ainda tinha a dvida externa. Era o fim da euforia desenvolvimentista e o incio da luta pelas reformas de base.

Em 24 de agosto de 1961 Jnio renuncia, pretendendo retornar livre do Congresso e dos partidos, mas o plano no funcionou. Congresso aceitou sua renncia e ningum discutiu seu retorno. Os ministros militares insurgiram-se para impedir o direito de Goulart de assumir a presidncia, atribuindolhe vinculaes com o comunismo. Devido o movimento legalista pela posse de Jango, o Congresso recua e aprova emenda constitucional instituindo o Parlamentarismo. Para a decepo geral da nao, Jango aceita. Seu governo foi marcado pelas revoltas de massa, acentuadas e radicalizadas. Na luta por reformas de base mobilizaram-se os trabalhadores da cidade e do campo e envolveram sindicatos, estudantes, setores da igreja, camponeses, soldados e marinheiros.

Surge a POLOP
Em 1961 surge a POLOP (Organizao Revolucionria Marxista Poltica Operria), formando-se a partir de alguns militantes que saram do PCB, de setores radicalizados do PSB e de marxistas independentes. No teve muita influncia no movimento de massas, mas se caracterizou pela crtica poltica reformista que dominava o PCB e o governo Jango. Alm disso, a primeira organizao depois dos trotskistas que apresentou uma anlise da revoluo brasileira que contesta a concepo stalinista da revoluo por etapas.

Partido Comunista Brasileiro um novo partido?


Desde o V Congresso os comunistas lanaram-se luta pela legalizao do partido, entretanto, a conquista se via dificultada pelo cdigo eleitoral brasileiro, que no admitia partidos extremistas. Somando-se a isso, o Partido Comunista foi acusado de representar um instrumento da Unio Sovitica , e por isso, seria uma seco de um Partido Mundial. Para atingir a legalizao, o partido teve que mudar seu nome, passando a se chamar em 1961: Partido Comunista Brasileiro. Alm disso, ajustou seu estatuto para cumprir as exigncias do cdigo eleitoral brasileiro.

No entanto, as mudanas no foram vistas com bons olhos dentro do partido, provocando um racha entre os revisionistas e os stalinistas. Os dissidentes elaboraram a Carta dos 100. Constituindo o detonador do processo de ruptura, pois os revisionistas haviam aceito a autocrtica sobre Stalin, orientada pelo PCUS, mas assim, como este, no abandonara a pratica instituda: em vez de debater as divergncias, exclui-se os divergentes.

Expulsos, os dissidentes realizam em fevereiro de 1962 a Conferncia Nacional Extraordinria, e fundam ou reorganizam o Partido Comunista do Brasil. Assumem-se neste ato como o Partido Comunista fundado em 1922, tal como fora sua proposta, portador das tradies stalinistas que significavam a continuidade do marxismoleninismo. A partir de ento, temos dois partidos comunistas no Brasil: o PCB e o PC do B. E ambos se proclamando o Partido Comunista de 1962.

Ao Popular - AP
Em 1962 forma-se a Ao Popular AP, num Congresso Nacional em Belo Horizonte, formada a partir de militantes oriundos da Juventude Universitria Catlica (JUC) e da Juventude Estudantil Catlica (JEC). O partido se definia como um movimento poltico ideolgico, fundamentando uma ideologia prpria, numa viso de homem e do universo que sendo universal, aspira a ser um ponto de convergncia a unio de todas as foras para trabalhar pelo desenvolvimento integral do homem.

A formao da AP reflete o fortalecimento da esquerda catlica dentro do movimento estudantil, e manter a hegemonia dentro da UNE at 1964, elegendo todos seus presidentes. A AP sofre influncia da Revoluo Chinesa aps o retorno de quadros que haviam estado na China, com a implantao de uma linha de proletarizao. Esta linha defendia que a organizao s poderia se fortalecer na prtica. Comea o processo de colocao de seus militantes nos meio de produo e em estreita ligao com os camponeses. Ao mesmo tempo, assume os elementos do trabalho junto ao campesinato e a necessidade de preparar a guerra popular prolongada, tendo nas regies rurais o seu cenrio fundamental.

Os trotskistas passam por um perodo de ascenso


No incio dos anos 1960, os trotskistas desenvolvem um trabalho nos movimentos de sargentos dentro do Exrcito. O POR, funda em 1963 o Jornal Frente Operria, desenvolve no Rio de Janeiro, Santa Catarina, So Paulo e Rio Grande do Sul aes junto aos operrios, porturios e eslateiros. Neste perodo, os trotskistas se caracterizam por se apresentarem como o plo radical do movimento de massas. O POR, a exemplo do PCB, prev o golpe militar, porm de forma triunfalista. Para os posadistas, era inevitvel o golpe por parte de Goulart ou de qualquer outro reformista, civil ou militar, portanto, um golpe de esquerda.

O golpe de classe
A poltica populista, como poltica de colaborao de classes que busca a aliana dos contrrios, no resiste ascenso das massas populares que extrapolam as estruturas criadas para cont-las. Essa crescente participao das massas eleva a sua politizao e atinge os trabalhadores do campo e as bases do exercito, ampliando as condies que caracterizam uma situao revolucionria.

Diante deste cenrio, o imperialismo e a burguesia passam a articular abertamente o golpe. Mas o PCB orientou a confiar nas tradies democrticas e nacionalistas das Foras Armadas, e Goulart confiava em seu dispositivo militar. O nico a afirmar a necessidade do enfrentamento armado foi Brizola, chegando a organizar os Grupos dos Onze. Na manh de 1 de abril o Golpe de Classe estava concretizado, diante dele o PCB limitou-se a ameaar uma greve geral, mas sequer distribuiu os milhares de panfletos para a ocasio. Em nome do anti-comunismo e contra a subverso, os militares e a burguesia golpista desencadearam violenta represso sobre a classe trabalhadora e todas as foras de esquerda.

Um perodo de silncio forado


Diante da violenta represso, as foras da esquerda brasileira, entre as quais o PCB, so obrigados a recuar diante do inimigo a fim de evitar um massacre total. Alm da represso, o PCB se enfraquece diante do descrdito gerado pela falncia da sua poltica de aliana com a burguesia nacional. A verdade que o capital estrangeiro controla setores importantes da economia no Brasil e, diante disso, a burguesia nacional em vez de confronto, associa-se ao imperialismo que domina o Brasil atravs do capital nacional e no, contra ele.

Neste perodo ocorre o primeiro conflito dentro do PCB, Marighela contraria a orientao do partido de evitar provocaes e resiste sua priso efetuada por policiais no dia 09 de maio de 1964, no Rio de Janeiro. Cometendo, assim, um ato poltico e recebe criticas do Comit Central. Ele se defende escrevendo Por que resisti priso, questionando as aes do partido. Na primeira reunio do Comit Central do PCB aps o golpe militar, em maio de 1965, tornase claro a existncia de duas posies:

De um lado, a maioria da Comisso Executiva Carlos Marighela, Mario Alves, Jacob Gorender, Jover Telles e Apolnio de Carvalho defendida atravs do esquema de discusso. De outro, a posio da maioria do CC Giocondo Dias, Jaime Miranda, Walter Ribeiro e outros que consideravam ter ocorrido desvios da esquerda, pois os comunistas teriam abandonado a bandeira da legalidade democrtica nas mos do inimigo e avaliado mal a correlao das foras (...). Nesse sentido teriam contribudo para radicalizar o processo e enveredado por um caminho sectrio e golpista.

Diante destas posies distintas, o PCB adota a Resoluo Poltica de maio de 1965, com base na maioria do CC, na qual a prioridade passa a ser a bandeira de luta pelas liberdades democrticas, sem deixar de levantar, lgico, a bandeira de luta contra a desnacionalizao da economia brasileira. Enquanto a crise no PCB se acentua, o governo baixa o AI-2, e atravs de um Ato Complementar estabelece condies para a organizao de novos partidos dentro de 42 dias aps o AI-2. Assim, atravs de decreto nasce o bipartidarismo: ARENA e MDB.

Em 1966, Marighela escreve A crise brasileira, apontando os erros do partido, e assume uma posio mais combativa e faz sua primeira referncia guerrilha. Estas posies refletem a influncia do Foquismo, propalado por Rgis Debray, que iria contribuir enormemente nas discusses e rachas na esquerda brasileira.

Debray defendia que a revoluo deveria ser feita atravs de focos guerrilheiros em constante mobilizao no campo, com deslocamentos simultneos e o apoio das foras revolucionarias que derrubariam o capitalismo e alcanariam a libertao das massas populares. Pela teoria de Rgis Debray, os focos guerrilheiros ao lanarem-se luta, serviriam como exemplo a todos trabalhadores, que formariam outros focos, at a formao de um exrcito regular.

Em 1 de dezembro de 1966, atravs de uma carta, Marighela pede demisso da Comisso Executiva Nacional do PCB, e dentre outras acusaes, afirma que o PCB abandonou o caminho revolucionrio e por isso perdeu a confiana do proletariado, transformando-se em auxiliar da burguesia. Mas sua ruptura com o partido viria somente em agosto de 1967, quando ele participou da I Conferncia da OLAS, em Havana, sem autorizao do PCB e desautorizado a participao dele como porta voz do partido. E ameaando-o de expulso caso viajasse.

Da luta armada reorganizao da esquerda brasileira (1967-1974)


Em maro de 1967 toma posse o segundo Presidente, General Artur Costa e Silva, prometendo abertura democrtica e passagem para a normalidade poltica , dispensando medidas de exceo. Diante das crescentes mobilizaes, o governo decreta o AI-5 em 13 de dezembro de 1968. A represso se generaliza toda e qualquer fora de oposio. Impe-se o silncio total.

Os Rachas do PCB A Ao Libertadora Nacional (ALN)


Aps a expulso, Marighela formou o Agrupamento Comunista de S. Paulo, que depois passou a chamar-se Ao Libertadora Nacional. Sua organizao se rege pela democracia revolucionaria onde o que vale a ao, o que se leva em conta o interesse da revoluo, onde a iniciativa concreta dever fundamental. Sua estrutura se divide em: setor ttico composto de frentes de massas, da frente logstica e dos grupos tticos armados; e de um setor estratgico, a rea estratgica, com atividade guerrilheira e a zona de treinamento. Iriam aplicar as tticas da guerrilha mvel.

A prtica revolucionria restringia-se quase exclusivamente s aes armadas que, sem apoio popular, tornavam-se cada vez mais vulnerreis ofensiva da represso. Em novembro de 1969, Marighela assassinado pela represso. A ALN se desintegra pela ao repressiva.

O Partido Comunista Brasileiro Revolucionrio (PCBR)


Constitui-se em abril de 1968, e seus principais lderes foram Mrio Alves, Apolnio de Carvalho e Jacob Gorender. O PCBR defende a luta por um governo popular revolucionrio, que seria a formula de poder intermedirio entre o capitalismo e a ditadura do proletariado. A ttica para se chegar a este objetivo seria a luta armada no campo com a perspectiva estratgica da guerra popular prolongada.

Entre fins de dezembro e janeiro de 1970, grande parte do CC, todo o secretariado nacional e quadros dirigentes do nordeste e sudeste caem nas garras da represso. Aps este duro golpe, o PCBR se tornaria uma organizao mais pesada e conspirativa, reforando sua dimenso militarista. Em fins de 1970 e incio de 1971, o PCBR sofre outro duro golpe das foras da represso, o que deixa quase que totalmente desmantelado e parte dos dirigentes se exilam no Chile. Aps este golpe, h tentativa de aproximao com outros grupos , mas foi interrompido em 1973, com o golpe militar chileno. Apesar de golpeados, o PCBR sobrevive.

O Movimento Revolucionrio Oito de Outubro (MR-8)


O MR-8, como a ALN e PCBR, fruto do processo e crise do PCB. O racha se d nas eleies parlamentares de 1966, onde os dissidentes da Guanabara iro recomendar o voto nulo, em contraposio ao partido ao partido, que apoiou os candidatos do MDB. Em pouco tempo ganha fora e hegemonia no movimento estudantil e apoio de outras foras descontentes do PCB, no RS e em SP. No entanto, no formam um novo partido.

No primeiro momento a dissidncia recusa as teses foquistas da luta armada, pelo menos at 1969. Em princpios de 1969, a dissidncia da Guanabara realiza sua Conferncia, passando defesa de uma poltica de proletarizao. Em setembro de 1969 a dissidncia da Guanabara realiza, junto com ALN, o seqestro do embaixador norte-americano Burke Elbrick.
A contra-propaganda do MR-8.

A represso atinge vrios membros do MR-8. A partir de 1970, o Capito Lamarca e seu grupo rompem o cerco da represso e chegam ao Rio, aderindo ao MR-8, e vai para a Bahia na perspectiva de realizar um trabalho junto ao campesinato. L, o Capito e seu companheiro Jos Campos Barreto so assassinados em 19.12.1971, depois de intensa perseguio. Outros militantes do MR-8 so assassinados, presos ou deixam o pas.

Aps a morte de Lamarca, aqueles que escaparam represso se exilam no Chile, iniciando um processo de reorganizao com aqueles que l j estavam exilados. Este processo gerou graves divergncias, formando dois grupos no movimento. A descoberta da organizao do grupo por tendncias, que era proibido. Os dois grupos se expulsam reciprocamente e passa-se a existir dois MR-8: o oficial (DG) e o contestador (CP Construo Partidria).

Os Rachas da ORM-POLOP Comando de Libertao Nacional (COLINA)


Surge a partir de um agrupamento de jovens revolucionrios de Minas Gerais insatisfeitos com a prtica poltica da POLOP, que no oferece uma perspectiva globalizada para a questo do poder, e se utilizar de palavras-deordem educativas para as massas, de longo prazo e doutrinrias. A ciso ocorre no IV Congresso da POLOP, em setembro de 1967.

Em abril de 1968, realizada a Conferncia da COLINA, onde se aprova a Concepo da Luta Revolucionria. Documento que reflete a viso tradicional do foco, com a incorporao dos camponeses luta armada, formando colunas at a composio de uma corporao mais regular, o Exrcito Popular. Traz tambm meno s guerrilhas irregulares. Manteve uma coordenao operria e uma coordenao estudantil, procurando ligar o movimento das massas ao trabalho militar. O Setor militar se estruturava assim: Setor de expropriao; Setor rural; e Setor de inteligncia. No incio de 1969 comeam suas quedas, at seu completo desmantelamento. Ocorrendo deslocamentos para outros estados e fuses com a VPR e outros grupos.

Vanguarda Popular Revolucionria (VPR)


A organizao se forma a partir de membros dissidentes da POLOP, de uma grande parte de sargentos e sub-oficiais do Movimento Nacionalista Revolucionrio e pelo Grupo de Osasco. Em dezembro de 1968, ela passa a ser Vanguarda Popular Revolucionria (VAR), e antes mesmo do seu Congresso j praticou uma srie de aes militares, como no caso do Hospital Militar de Cambuci-SP e do QG do II Exrcito. Desde ento, j comeam as divergncias. Em seu Congresso realizado no litoral paulista, j se falar dos dois tipos de militantes: os de pena e os de gatilho. Caso do assalto ao quartel de Quintana-SP e o desmantelamento do movimento. Com o desmantelamento da VPR, houve rearticulao e fuso com os militantes da COLINA e formao da VAR-Palmares.

Vanguarda Armada Revolucionria (PALMARES)


Com o assalto do quartel de Quintana a represso se faz sentir, resultando na rpida rearticulao da VAR e da COLINA, que se uniro em julho de 1969 e executaro a grande ao, o roubo do cofre do ex-governador Adhemar de Barros. A ao s demonstrou a falsidade do mito de que todos os problemas da esquerda se resolveriam com verbas suficientes. Como as contradies entre os grupos nunca foram sanadas, acabaram por implodir o grupo dois meses depois da grande ao, consumindo um racha e o ressurgimento da VPR.

A nova VPR
A VPR ressurge sob a liderana do Capito Lamarca, que racha com a VAR aps as lideranas do movimento tentar impedir a circulao de um de seus textos sobre as guerrilhas e a rea prioritria para a formao do foco guerrilheiro. Lamarca acompanhado de Juarez Brito e algumas bases que saem da VAR logo aps o Congresso. A nova VPR lana seu projeto estratgico, montando na regio do Vale do Ribeira um campo de treinamento para formao de guerrilheiros.

De 17 de abril a 1 de junho de 1970, houve o cerco da rea de treinamento e o desmantelamento desta e a priso de 4 guerrilheiros da VPR. Lamarca e outros furam os cercos e chegam a So Paulo. A VPR ainda faria outras aes: em 1970, sequestram o embaixador alemo Von Holleblein e em 1971 o embaixador Bucher, da Sua. Aps os sequestros houve mais quedas. O processo culmina no massacre de 8 integrantes da VPR no Recife. E o total desfacelamento do movimento

Partido Operrio Comunista


Com as cises da COLINA e da VPR, a POLOP procura se refazer politicamente, fundindo-se com a Dissidncia Leninista do Rio Grande do Sul, d origem, em abril de 1968, ao POC. Sua posio de crtica ao foquismo, defendendo o trabalho de base entre os operrios. Influenciada pela esquerda do perodo, admite a luta armada, mas sem condies estruturais, opta pela unio com outras foras integrando a Frente Armada. Formam-se duas tendncias no partido: entre o trabalho de base e a luta armada.

Movimento de Emancipao do Proletariado


Surge no interior do POC, em 1970 sob o nome Frao Bolchevique. Embora golpeado pela represso em fins de 1971, procura se reorganizar e realiza seu I Congresso que cria o MEP. O MEP se define como uma organizao marxistaleninista e visa construir o partido da classe operaria, que seria a vanguarda da luta pelo socialismo. Apenas dos golpes da represso, foi a nica que sobreviveu e se desenvolveu nacionalmente.

Os Rachas da Ao Popular
O Partido Revolucionrio dos Trabalhadores (PRT)
Aps o retorno do militantes da AP que haviam estado na China, a organizao passa a caminhar para uma linha maosta, buscando a proletarizao de suas bases e decide que todos militantes devem no s ligar-se a uma atividade produtiva, como viver exatamente como o proletariado. Tal guinada provoca dissidncias na Ao, que questionavam as novas polticas da organizao. Comea o perodo de expulses destes dissidentes, que em princpios de 1969 se rearticulam e realizam o Congresso em setembro deste ano. Adotam o nome Partido Revolucionrio dos Trabalhadores (PRT). Caminham para a luta armada, aproximando-se da VARPALMARES e do POC, e se integram Frente Armada.

O processo de desmantelamento inicia com a priso de Padre Alpio de Freitas, com outros militantes no Rio de Janeiro. Em agosto de 1970, Vinicius Caldeira Brant preso em So Paulo. Em maio de 1971 preso o ltimo dirigente do partido, Altino Dantas Jr. Com a priso dos principais dirigentes, o partido desaparece, mas suas posies se mantiveram principalmente dentro da AP. Depois da proletarizao da AP, e seus percalos, ela no seria mais a mesma, o que levaria a outras cises alm daquela que gerou o PRT.

A Ao Popular Marxista-Leninista
As divergncias na AP continuaram, devido a dominao da linha maosta, gerando inquietaes e questionamentos. Culminando em revises da realidade brasileira, mesmo sem questionar a linha maosta, dentre os revisionistas estava Paulo Wright, que conclura pela negao do feudalismo brasileiro, mas nunca questionou a estratgia maosta da guerra popular. As lutas internas se acirram e em 1971 proposta uma trgua atravs da aprovao de um programa centrista. Em 1972 as contradies reacendem e culminam com o racha, surgindo duas faces: uma mais prxima do PC do B, que se incorpora ao partido; e a outra que continuar como Ao Popular Marxista-Leninista (APML).

Com a diviso a APML inicia o processo de reviso poltica, mas acaba interrompido pela represso, entre 1972 e 1973 sofre vrios golpes. Dentre estes, Paulo Wright assassinado. Duramente golpeada e nunca restabelecida de sua crise poltica ideolgica, a APML no sobrevive e seus antigos militantes acabam aderindo ao Partido dos Trabalhadores.

Os Rachas do PC do B
A Ala Vermelha
Na VI Conferncia do PC do B, em junho de 1966, prega-se a unio de todos os democratas e patriotas em busca da democracia, define o campo como cenrio da revoluo, caracteriza o Golpe de 1964 como uma expresso do imperialismo norte-americano e afirma que a forma principal de luta para derrubar o regime reacionrio a luta armada. Mas a direo do partido nega a continuidade dos debates e caracteriza o grupo de dissidentes como um aparelho do inimigos infiltrados, que tenta desviar o partido pelo caminho do aventureirismo pequeno-burgus, o caminho do foquismo. E acaba expulsando-os. Esse grupo, que incorpora setores de Minas, So Paulo, Rio Grande do Sul e outros, passa a se chamar Ala Vermelha.

Em 1968 a ALA passa a efetuar aes de luta armada, desenvolvendo aes militaristas urbanas. Sua ttica de luta era uma combinao de foquismo com a teoria da guerra popular armada. A ALA tambm passa por cises. Formou-se um grupo em So Paulo, o Movimento Revolucionrio Tiradentes (MRT), que foi dizimado pela represso. A ALA tambm perdeu quadros para a ALN e a VPR. Em maio de 1969 sofre uma grande queda, parte de seu quadro de Dirigentes nacionais caem em So Paulo. Em 1971 novas quedas em SP, RJ e RS. Por volta de 1973/74 o partido passa por um perodo de autocrtica, que culmina na volta ao desenvolvimento do trabalho na rea sindical e nos movimentos de bairro. Foi a nica a sobreviver ao perodo, mantendo a mesma poltica e militantes. Seus militantes depois contribuiriam para a construo do Partido dos Trabalhadores.

Os Rachas do POR
A Frao Bolchevique-Trotskista (FBT)
A poltica do POR depois do golpe continua a mesma, exigindo de seus militantes brasileiros a continuidade do mesmo ativismo e das mesmas concepes do perodo prgolpe. Embora a realidade vivida pela esquerda brasileira, o pano de fundo da ciso do partido o fato da Internacional Posadista tentar implantar uma linha de atuao que negava totalmente o trotskismo. Alm disso, houve outros motivos: a no doao total dos militantes luta pelo socialismo; a no aceitao da estrutura do centralismo democrtico e sarem formando estruturas mais liberais; e o momento vivido que colocava em cheque a estrutura psicolgica dos militantes.

Em 1969, dissidentes no Nordeste redigem um documento onde conclamam a unificao de todos os trotskistas. Seus elaboradores acabam sendo expulsos do partido. Eles, ento, decidem pela formao da FBT. Em fevereiro de 1970 realizam a I Conferncia Nacional com militantes do RS, SP e Nordeste, decidindo pela no filiao s organizaes internacionais trotskistas. Em abril de 1970 comeam as prises do militantes no nordeste. Aqueles que escapam, fazem um balano da trajetria poltica da organizao e muitos deles decidem viajar pela America Latina e tomar conhecimento da realidade das organizaes trotskistas e definir novos rumos.

O Grupo 1 de Maio
Paralelamente FBT, surge em So Paulo em 1968 o Grupo Comunista Primeiro de Maio. Seus militantes no aderem luta armada. Adotam rigorosas normas de segurana, o que lhes dar mais flego na resistncia represso, fazendo com que o mesmo se mantenha, mas bastante isolado, conservando um trabalho no movimento estudantil onde tinha uma atuao influente.

O fim da luta armada: A Guerrilha do Araguaia


Inicia em abril de 1972, oficialmente, mas comeou a ser gestada ainda em junho de 1966, na VI Conferencia do PC do B, que define sua ao atravs da guerra popular prolongada. At finais de 1973, chegam regio araguaiana cerca de 63 militantes do partilho que intensificam o trabalho j iniciado, passando aos preparativos para a guerrilha. O Exrcito informado pelas PMs de Marab e Xambio sobre a presena de subversivos na regio. Concludas as investigaes, a partir de 12 de abril de 1972, cerca de 2 mil homens iniciam a campanha. Em abril de 1974 morre o ultimo lder da guerrilha, Osvaldo Orlando Costa, e pe fim guerrilha.

PCB avalia a conjectura


Em novembro de 1973, o comit central avalia a situao nacional: o regime evoluiu de uma ditadura militar reacionria para uma ditadura militar caracteristicamente fascista; O PCB acredita na existncia de opositores em setores do prprio aparelho de Estado menos ligados ao poder executivo e onde persistem elementos de ideologia liberal Prope que todas as foras prejudicadas pelo carter fascista assumido pela ditadura militar se unam numa ampla frente patritica antifascista, incluindo desde a classe operaria, o campesinato, a pequena burguesia urbana, at os setores da burguesia em choque com o regime.

A reorganizao da esquerda brasileira (1974-1987)


O fim do milagre econmico se d em plena troca de presidente no Brasil, sai General Mdici e entra General Geisel, que tenta dar continuidade no milagre investindo na produo de bens de capital. Cresce a resistncia ditadura, e a partir de 1977, diante da nova realidade popular o governo promete uma abertura poltica controlada, com maiores liberdades de imprensa, revogao do AI-5, etc. No entanto, cria salvaguardas para o governo, mantendo, por exemplo, o poder de decretar medidas como o estado de emergncia e estado de stio quando achasse necessrio.

Das könnte Ihnen auch gefallen