Sie sind auf Seite 1von 25

AMBIENTE ECONMICO GLOBAL

Professor Andr Carvalho


Email de contato professorandre22@hotmail.com

1/25

Esta apresentao e demais materiais de estudo para esta disciplina podem ser encontrados no site

www.aulalivre.com Procure por


Instituio:UNIP - Universidade Paulista Campus:Braslia Curso:Administrao de Empresas Turma:5 e 6 semestres Disciplina:Ambiente Econmico Global
2/25

3/25

EMENTA
Perspectiva Histrica: Bretton Woods e Consenso de Washington. Caractersticas da Globalizao. Esferas da Globalizao. A Mundializao do Capital. Os Blocos Comerciais. O Papel das Instituies Globais. Os Impactos e as Tendncias da Globalizao. Democratizando a Globalizao: alguns indicadores (IDH e GINI).
4/25

Contedo Programtico
Primeiro Bimestre A perspectiva histrica Bretton Woods A crise dos anos 1970: os choques do petrleo, o fim do padro ouro-dlar e o processo inflacionrio O Consenso de Washington e o processo de globalizao As esferas da Globalizao Dimenses: Comercial, Produtiva, Financeira e Tecnolgica. A Mundializao do Capital A Empresa Multinacional e o Investimento Estrangeiro Direto.
5/25

Contedo Programtico
Segundo Bimestre As Instituies ONU, FMI, Banco Mundial e OMC Os Blocos Comerciais Modalidades de integrao regional Nafta, Mercosul, Unio Europia, G-8, Bric Democratizando a globalizao: alguns indicadores
IDH Gini

Os desafios da globalizao para o futuro

6/25

Ambiente Econmico Global A perspectiva histrica:

Acordo de Bretton Woods

7/25

Acordo Bretton Woods (1945-1973)


Em julho de 1944, representantes de 44 pases se reuniram em Bretton Woods, EUA, para construir uma nova ordem econmica mundial que impedisse desequilbrios, como a Grande Depresso de 1929; Visava assegurar a estabilidade monetria internacional,para evitar que o dinheiro escapasse dos pases diminuindo a especulao das moedas mundiais.
8/25

O sistema Bretton Woods foi o primeiro exemplo, na histria mundial, de uma ordem monetria totalmente negociada, tendo como objetivo governar as relaes monetrias entre Naes-Estado independentes.

9/25

Origens do Sistema Bretton Woods


1. As experincias comuns da Grande Depresso 2. A concentrao de poder em um pequeno nmero de Estados 3. A presena de uma potncia dominante querendo (e capaz de) assumir um papel de liderana (EUA).
10/25

Origens do Sistema Bretton Woods


Carta do Atlntico:
Durante a guerra, os Estados Unidos da Amrica imaginaram uma ordem econmica mundial ps-guerra na qual os EUA pudessem penetrar em mercados que estivessem previamente fechados a outros blocos, bem como abrir novas oportunidades a investimentos estrangeiros para as empresas estadunidenses, removendo restries de fluxo de capital internacional. A Carta do Atlntico, esboada em agosto de 1941 durante o encontro do presidente Roosevelt com o primeiro-ministro britnico Winston Churchill em um navio no Atlntico norte, foi o mais notvel precursor Conferncia de Bretton Woods. Afirmou o direito de todas as naes a igual acesso ao comrcio e matria-prima. Quando a guerra aproximava-se do fim, a Conferncia de Bretton Woods foi o pice de dois anos e meio de planejamento da reconstruo ps-guerra pelos Tesouros dos EUA e Reino Unido.
11/25

Grande Depresso
1. Controles e barreiras de comrcio levaram ao desastre econmico 2. Poltica de "beggar-thy-neighbor:

Tarifas alfandegrias a fim de aumentar a competitividade de seus produtos de exportao e, assim, reduzir os dficits da balana de pagamentosocasionaram espirais deflacionrias que resultaram na diminuio da produo, desemprego em massa e declnio generalizado do comrcio mundial.
12/25

Grande Depresso
3. O comrcio nos anos 30 ficou restrito a blocos monetrios:Esses blocos retardaram o fluxo internacional de capitais e as oportunidades de investimentos estrangeiros.

13/25

Objetivos do Sistema
Favorecer um sistema relativamente liberal, um sistema que se baseasse primeiramente no mercado, com um mnimo de barreiras ao fluxo de comrcio e capital privados

14/25

Objetivos do Sistema
Segurana econmica (Secretrio Hull): Contra a discriminao econmica e guerras comerciais que levaram II Guerra Mundial: Comrcio sem obstculos associado com paz; altas tarifas, barreiras comerciais e competio econmica injusta, com guerra... se consegussemos tornar o comrcio mais livre... mais livre no sentido de menos discriminaes e obstrues... de tal modo que um pas no ficaria mortalmente invejoso de outro e os padres de vida de todos os pases pudessem crescer, eliminando com isso a insatisfao econmica que alimenta a guerra, teramos uma chance razovel de paz durvel.

15/25

Intervencionismo Econmico
Os pases desenvolvidos tambm concordaram que o sistema econmico liberal internacional requeria intervencionismo do governo. Aps a Grande Depresso, a administrao pblica da economia emergiu como uma atividade primeira dos governos de Estados desenvolvidos: emprego, estabilidade e crescimento eram ento assuntos importantes da poltica pblica. Welfare State: intervencionismo estatal na economia
16/25

Regras do Acordo
Criao de organismos internacionais, como o FMI, BIRD Obrigao de cada pas adotar uma poltica monetria que mantivesse a taxa de cmbio de suas moedas dentro de um determinado valor indexado ao dlar Paridade ouro-dlar fixo (US$ 35/ona Troy) Moeda de reserva: dlar

(*) Conversibilidade: moeda que pode ser livremente trocada por moedas estrangeiras. Ex.: Os dlares norte-americanos e canadenses tornaram-se conversveis em 1945. Um canadense que adquirisse dlares norte-americanos poderia us-los para fazer compras nos Estados Unidos.

17/25

Fundo Monetrio Internacional (FMI)


A inteno era fornecer emprstimos financeiros especiais para pases com dficits em seu balano de pagamentos; Evitar que os pases em crise financeira, devido a desequilbrios em suas contas internas restringissem o comrcio atravs de aumento de barreiras e/ou desvalorizaes cambiais; No FMI, cada nao integrante participava com uma cota, que determinava tanto o seu poder de voto, como capacidade de tomar emprstimos do fundo; Quando o pas apresentava um dficit no balano de pagamentos, podia levantar um emprstimo do conjunto de moedas nacionais mantido pelo Fundo.
18/25

BIRD
BIRD teria como funes tanto garantir recursos suficientes para a reconstruo dos pases atingidos pela guerra quanto promover e apoiar projetos de desenvolvimento dos pases que a ele recorressem. o trabalho de reconstruo permanece como uma das reas de interveno mais importantes do BIRD devido aos desastres naturais, emergncias humanitrias e necessidades de reabilitao ps-conflitos.
19/25

Atualmente, o principal objetivo do BIRD a reduo da pobreza no mundo atravs do apoio da concesso de emprstimos e assistncia ao desenvolvimento s economias menos desenvolvidas. FMI e BIRD suas sedes estabelecidas em Washington(EUA);

20/25

Colapso de Bretton Woods


As polticas macroeconmicas e a inflao dos EUA, no final dos anos 60, contriburam para o colapso do sistema Bretton Woods no incio de 1973; Os EUA eram responsveis por manter o preo do ouro em dlar, garantindo que os bancos centrais estrangeiros pudessem converter seus saldos em dlar em ouro quele preo. Mas, isto se tornava cada vez mais difcil, devido aos dficits acumulados.
21/25

Resumo de Bretton Woods


SISTEMA BASEADO NA FIXIDEZ DAS TAXAS DE CMBIO E QUE CRIOU O FMI CARACTERSTICAS:
AS PARIDADES SO FIXAS (RELATIVAMENTE AO DLAR); OS EUA COMPROMETIAM-SE A RESPEITAR A PARIDADE DE 35 DLARES POR ONA DE OURO; MARGENS DE FLUTUAO DE OUTRAS MOEDAS (DIVISAS): +-1% FACE AO DLAR (ATRAVS DA COMPRA E VENDA DE DIVISAS); O DLAR UMA MOEDA DE RESERVA, E DE INTERVENO DE MERCADO, DETIDA PELOS BANCOS CENTRAIS;
22/25

Resumo de Bretton Woods


OS PASES MEMBROS DO FMI S PODERIAM ALTERAR A PARIDADE DAS SUAS MOEDAS APS PRVIA APROVAO PELO FMI; CADA PAS TEM UMA QUOTA NO FMI; O FMI ESTARIA EM POSIO DE EMPRESTAR DIVISAS AOS MEMBROS EM CASO DE DFICIT. PRINCIPAL PONTO FRACO NO HAVIA QUALQUER PROVISO PARA SUPORTAR O AUMENTO DE RESERVAS INTERNACIONAIS NECESSRIO AO AUMENTO DOS FLUXOS INTERNACIONAIS PERODO DE GRANDE ESTABILIDADE. PERODO DE GRANDE CRESCIMENTO ECONMICO. CONFIRMAO DO DLAR COMO MOEDA-CHAVE DO SISTEMA

23/25

Resumo de Bretton Woods


FIM DO ACORDO DE BRETTON WOODS (ACORDO SMITHSONIAN (1971)):
INCONVERTIBILIDADE DO USD (1971) Fatores: DFICIT DA BALANA DE PAGAMENTOS DOS EUA; DFICIT DA BALANA COMERCIAL DOS EUA; PERDA DE CONFIANA NO DLAR (USD); SADA DE OURO E USD DOS EUA; ASCENSO DO JAPO E ALEMANHA; INTENSIFICAO DOS CONTROLES CAMBIAIS; GRANDE ESPECULAO NOS MERCADOS CAMBIAIS (Marco); MERCADO PARALELO DO OURO.

FIM DO PADRO OURO-DLAR: O DLAR SERIA DESVALORIZADO FACE AO OURO, PASSANDO O VALOR DE UMA ONA PARA 38 USD; NOVA BANDA DE FLUTUAO DE 2,25 % FACE AO DLAR. 1973 COLAPSO DO SISTEMA DE TAXAS FIXAS

24/25

Resumo de Bretton Woods


INCONVERTIBILIDADE DO DLAR; CRISE DO PETRLEO; NVEIS ELEVADOS DE INFLAO; RECESSO ECONMICA.

25/25

Das könnte Ihnen auch gefallen