Sie sind auf Seite 1von 41

Event Driven Process Chain EPC

Geraldo Xexo DCC/IM/UFRJ PESC/COPPE/UFRJ

Processos de Negcio
Processos de negcio so grupos de decises e atividades, logicamente relacionadas, requeridas para o gerenciamento de recursos da empresa.

Processos de Negcio
Podemos entender processos de negcio como uma seqncia de passos e decises, iniciadas em resposta a um evento de negcio, que alcana um resultado especfico e mensurvel, tanto para o consumidor do processo como para outros interessados (stakeholder) Alm disso, necessrio que identifiquemos instncias especficas dos resultados.
3

Identificao de PN
No trivial identificar processos, pois eles acontecem dentro da organizao de forma esparsa, provavelmente envolvendo diversas pessoas e departamentos. Tambm no trivial representar processos, pois corremos vrios riscos, como fazer uma representao muito complexa ou muito simples, ser impreciso ou utilizar o mtodo de forma errada. Normalmente, sistemas de informao so utilizados para automatizar processos de negcios.
4

Identificao de PN
Pode ser necessrio, antes de fazer o levantamento de requisitos de um sistema, levantar como funciona o processo onde ele est inserido ou que vai substituir. Nesse tipo de modelagem estamos preocupados com a forma em que os processos so executados dentro da empresa. Existem vrias formas de se tratar a descrio de processos atualmente, variando em diferentes nveis de complexidade.
5

EPC
EPC a sigla em ingls para Event Driven Process Chain (Cadeia de Processos Dirigida por Eventos). Esse mtodo parte simplificada do mtodo ARIS usada para modelagem de processo e tem grande aceitao no mundo, estando muitas vezes associado implantao de sistemas de ERP SAP/R3. Nesse mtodo, um processo modelado segundo fluxo de eventos e funes.
6

EPC - Primitivas
As principais primitivas, descritas na figura abaixo, so: Funes, que representam atividades, tarefas ou passos do processo que precisam ser executadas. Funes so possivelmente iniciadas ou habilitadas por eventos. Funes possivelmente geram eventos. Funes consomem recursos, exigem gerenciamento, tempo, e ateno. Funes podem representar:
Atividades tangveis Decises (mentais) Processamento de Informaes

Eventos, que representam situaes, ou estados do sistema, antes ou depois da execuo de uma funo. Um evento pode ser uma prcondio ou uma ps-condio para uma funo. Um evento no consome tempo nem recursos por si s. Conectores Lgicos, que permitem a unificao e separao de fluxos segundo os conceitos de E, OU ou OU-exclusivo. Caminho, que indica que um passo descrito por meio de um diagrama completo EPC.

Tipo
Evento Funo

Smbolo

Definio
Um Evento descreve uma ocorrncia que causa um efeito (funo) Uma funo descreve uma transformao (uma mudana no estado do sistema)

Conectores

XOR XOR AND OR

Um conector estabelece conexes lgicas entre eventos e funes Um fluxo descreve uma relao lgica ou temporal entre funes e eventos Um caminho estabelece uma relao entre processos.
8

Fluxo

Caminho

Pedido Recebido

Digitar Pedido

Pedido Digitado

Verificar Pedido

XOR

Pedido Correto

Pedido Incorreto

Extended-EPC
eEPC a sigla em ingls para Extended Event Driven Process Chain (Cadeia de Processos Dirigida por Eventos). Esses elementos adicionais funcionam basicamente como comentrios ao processo que est sendo documentado. Assim, depois de descrito o processo pelo mtodo no estendido, colocamos sobre eles novos elementos documentando informaes como quem realiza o processo, que informao utiliza, que produtos gera ou consome, etc... 10

Extended-EPC
Os principais elementos adicionais em um eEPC so:
Unidades Organizacionais, que representam departamentos envolvidos em um processo. Pessoas, que representam pessoas ou papis envolvidos em um processo. Informao ou dados, que representam informao utilizada ou gerada em um processo. Produtos ou servios, que so gerados ou consumidos pelo processo. Objetivos, que representam o motivo da realizao de um processo ou tarefa
11

Tipo
Unidade Organizacional Informao

Smbolo

Pessoa ou Cargo

Fluxo de Informao Relaes Organizacionais

Produto ou Servio

Objetivo

12

13

14

15

16

Value-Added Chain

17

EPC com Fluxo de Material

18

Outras notaes

19

Outras Notaes

20

Outras Notaes

21

Comparao

22

5W2H (aqui tambm)


Um evento indica quando (when) algum processo, funo ou tarefa deve ser iniciado. Uma funo ou tarefa indica o qu (what) deve ser feito. Uma unidade organizacional indica quem (who) deve fazer.

23

Passos para construir modelos EPC/EPCe


Identifique os eventos que iniciam as funes, que servem como gatilhos para o processo se iniciar. Normalmente vem de fora para dentro do processo. Identifique as funes do processo, associando-as aos eventos que as iniciam e sua seqncia. Decomponha as funes, verificando se so aes lgicas simples ou compostas, executadas por uma ou mais pessoas (ou ainda um sistema de computador). Verifique tambm se a funo uma transao isolada ou pode ser dividida em partes, se pode ser interrompida em um momento especfico e se existe um evento que a interrompa ou que a faa funcionar novamente.
24

Passos para construir modelos EPC/EPCe


Analise os eventos novamente, definindo-os e refinando-os se necessrio. Garanta que so necessrios e suficientes para iniciar a funo. Analise se existem casos especiais nos quais as funes acontecem ou no. Use operadores lgicos para montar as relaes entre os eventos. Identifique os eventos de finalizao e as sadas (tanto de material quanto de informao). Procure identificar quem processos e pessoas no resto da organizao que dependem do processo sendo analisado. EPCs podem ser muito pequenos ou enormes, dependendo unicamente do tamanho do processo que est sendo mapeado. 25

Regras de ouro de EPCs


No existem ns isolados Funes e eventos tm apenas uma entrada e uma sada Operadores lgicos contm vrios fluxos de entrada e um de sada, ou um nico fluxo de entrada e vrios de sada. Conexes entre operadores lgicos so acclicas. Dois ns s podem possuir um nico link entre eles Existe um evento inicial e um evento final Eventos no tomam decises, logo s possuem uma sada.
26

Um Exemplo Comentado

27

Um Exemplo Tradicional

28

Loops
Alguns textos probem definitivamente loops
We define the syntax of EPC by following definition: An Event-driven Process Chain (EPC) is a directed, connected, and simple graph EPC

Outros textos permitem Os exemplos ARIS normalmente no apresentam loops Um processo de negcio anda para frente, loops deviam ser desnecessrios Concluso?
29

Loops - Problema
Um processo de negcio deve acabar Loops permitem que um processo de negcio no acabem...
Principalmente em uma simulao ou prova formal

Loops ainda permitem interaes bizarras

30

Loops Recomendao
Evite os loops Use apenas loops simples (com XOR) Analise um loop e veja se ele realmente existe

XOR

XOR

Use apenas blocos estruturados


31

Loops: Exemplo OK

32

Estrutura

33

Conectando Processos

34

Explodindo processos
possvel A notao aparece em extenses

35

Exemplo do ARIS

36

E: Configuraes Vlidas

37

OU: Configuraes Vlidas

Cuidado com o join-OU

impossvel saber para onde ir


38

XOR: Configuraes Vlidas

impossvel saber para onde ir

39

O Problema do OU
O join-OU considerado um problema, por no ter sua semntica bem definida Tente usar XOR ou E sempre, para indicar se espera todos ou apenas um

40

Cuidado com Deadlock


Deve escolher entre caminho 4 ou 5 Se escolher 4, no faz 5-7-9 e no passa de C Se escolher 5, no faz 4-8-12 e no passa de D

41

Das könnte Ihnen auch gefallen