Sie sind auf Seite 1von 12

Rafael Bordalo Pinheiro

Gesto do patrimnio Cultural/Artstico


CLC7
FUNDAMENTOS DE CULTURA, LINGUA E COMUNICAO

JOO SILVESTRE

Rafael Bordalo Pinheiro


Rafael Augusto Prostes Bordalo Pinheiro (Lisboa, 21 de Maro de 1846 23 de Janeiro de 1905) foi um artista portugus, de obra vasta dispersa por largas dezenas de livros e publicaes, precursor do cartaz artstico em Portugal, desenhador, aguarelista, ilustrador, decorador, caricaturista poltico e social, jornalista, ceramista e professor. O seu nome est intimamente ligado caricatura portuguesa, qual deu um grande impulso, imprimindo-lhe um estilo prprio que a levou a uma visibilidade nunca antes atingida. o autor da representao popular do Z Povinho, que se veio a tornar num smbolo do povo portugus. Entre seus irmos estava o pintor Columbano Bordalo Pinheiro.

Rafael Bordalo Pinheiro


A Fbrica de Faianas das Caldas da Rainha foi fundada em 1884 com o propsito de revitalizar as artes tradicionais da cermica, cruzando-as com a modernidade de diversos estilos que anunciavam o futuro, mas, acima de tudo, com a originalidade do seu criador, Rafael Bordallo Pinheiro.

Rafael Bordalo Pinheiro


Assim nascia a produo em srie de peas indissociveis, at hoje, do nosso imaginrio, plenas de criatividade e humor, marcadas pela conscincia social e pela transgresso de ideias feitas.

Rafael Bordalo Pinheiro


Bordallo dedicou ateno a todos os pormenores na edificao do seu maior projecto: desde a escolha do terreno, moldura verdejante onde brotavam nascentes e se encontravam dois barreiros, at construo da escola primria para os filhos dos operrios, no espao da fbrica, em pleno relvado.

Rafael Bordalo Pinheiro


Utilizando ainda grande parte das tcnicas centenrias na reproduo dos modelos, a fbrica prossegue a recuperao do legado bordalliano e, animada pelo mesmo esprito pioneiro, cria produtos de cariz contemporneo e refora o seu prestgio nos diversos mercados em que marca presena.

Rafael Bordalo Pinheiro


deste desassossego criativo que nasce a ideia de assinalar o 125 aniversrio da Fbrica Bordallo Pinheiro. Para tal, foram convidados 7 artistas nacionais, Bela Silva, Catarina Pestana, Elsa Rebelo, Fernando Brzio, Henrique Cayatte, Joana Vasconcelos e Susanne Themlitz que, no seu percurso plstico, recriam e reinterpretam Bordallo usando maioritariamente os moldes do prprio artista.

Rafael Bordalo Pinheiro


Assim, nascem 7 peas de edio numerada e limitada a 125 exemplares. A aquisio da empresa por parte da Visabeira Indstria resgata esta herana de enorme valor, assegurando a continuidade de uma empresa de notvel qualidade.

A exposio Retratos em Barro


Esta breve exposio pretende abordar uma vertente pouco reconhecida e estudada da obra de Rafael Bordalo: a de escultor em barro, segundo o museu. Embora muito identificado com a sua cermica decorativa e utilitria, o artista tambm se dedicou escultura. Escolheu-se o tema do retrato em forma de busto, recorrendo Coleco do Museu Bordalo Pinheiro. Ao grupo significativo de peas que h muito no era mostrado em conjunto (desde 1985), juntaram-se as novas aquisies, podendo afirmar-se que constitui a melhor e mais completa coleco na temtica. Atravs destes exemplares procura-se dar a conhecer a faceta do seu trabalho em barro, enquadrado pelo gosto vigente nos interiores e pelo panorama da escultura nacional, nos finais de Oitocentos e incio do novo sculo.

Fotos tiradas por mim no museu Rafael Bordallo Pinheiro:

Museu Rafael Bordalo Pinheiro


Reabriu no dia 5 de Outubro de 2005 aps ter estado fechado durante seis anos devido incria e incompetncia dos servios da Cmara Municipal de Lisboa quando colocaram em perigo as suas fundaes. Durante anos, foi denunciada a forma criminosa como este magnifico edifcio estava a ser destrudo. Perante inmeras presses a Cmara l resolve reabrir o Museu e fazer algumas obras de restauro e consolidao.

Das könnte Ihnen auch gefallen