Sie sind auf Seite 1von 24

Lngua Portuguesa: Sintaxe - da Frase ao Texto Unidade 2 Tpico 2 Sintaxe de concordncia: Concordncia verbal

Alunas: Rosa M. Marques e Catiana Costa Fernandes

A Concordncia verbal considera as flexes de nmero e de pessoa entre o verbo e o sujeito. A Regra Geral da Concordncia verbal, o verbo sempre concorda com o sujeito em nmero e pessoa. Entretanto, h outras regras na lngua quanto Concordncia entre o verbo e o sujeito.

1 - Concordncia verbal em relao a partcula

SE. Dois casos considerao:

devem

ser

levados

em

O SE partcula apassivadora, ento o verbo concordar com o sujeito que sempre estar expresso. Ex: Aluga-se casa na praia dos ingleses. Alugam-se casas no litoral paulista durante o carnaval. Conserta-se roupa. Consertam-se roupas.

Obs. Para saber se o SE uma partcula apassivadora, basta transformar a frase para a passiva analtica.

Ex: Aluga-se casa = Casa alugada Alugam-se casas = Casas so alugadas Conserta-se roupa = Roupa consertada. Consertam-se roupas = Roupas so consertadas

O SE partcula de indeterminao do sujeito. Portanto, o verbo fica, necessariamente, no SINGULAR. Nesse caso, o sujeito jamais estar expresso. H ocorrncia de preposio. Ex: Precisa-se de empregado com prtica Precisa-se de empregadoS com prtica

2 - Concordncia Verbal em relao aos tipos de SUJEITOS e suas possveis ocorrncias. Sujeito Simples. Sujeito Composto e anteposto.

3 - Sujeito Simples O sujeito sendo simples, com ele concordar o verbo em nmero e pessoa. Ex: O chefe estava nervoso. Os chefes estavam nervosos.

Pronome de tratamento Quando o sujeito for um pronome de tratamento, o verbo fica no 3 pessoa do singular Ex: Vossa Senhoria trouxe os documentos pedidos? Vossa Majestade foi muito bondoso.

Sujeito Coletivo Quando um sujeito substantivo coletivo o verbo fica no singular.


Ex: A multido aplaudiu o espetculo dado por Joo. Um cardume passou ao lado da canoa. Obs.: Se o coletivo vier distanciado do verbo ou especificado, pode-se pr o verbo no plural. Ex: A multido, aps alguns minutos, aplaudiram o cantor. A multido de idosos, de crianas, de senhoras aplaudiram o cantor.

Nomes prprios no plural

Se o sujeito for constitudo por nomes prprios que s tem no plural, temos duas construes possveis. a) - Se no houver artigo, o verbo fica no singular. Ex: Minas Gerais possui grandes jazidas de ferro.
Estados Unidos conquistou o mercado internacional de armamento blico.

b) - Se houver artigo o verbo vai para o plural. Ex: As Minas Gerais foram o cenrio da Conjurao Mineira. Os Estados Unidos conquistaram o mercado internacional de armamento blico. Obs.: Em relao a nomes das obras, precedidos ou no de artigos, o verbo pode ficar tanto no singular ou no plural. Ex: Os Lusadas tornaram Cames imortal.

Os Lusadas tornou Cames imortal.

3 - Sujeito composto e anteposto Quando o sujeito composto estiver anteposto ao verbo, este vai para o plural: Ex: Pedro e Paulo passaro no vestibular. O Prefeito e o filho foram Alemanha.

Pessoas gramaticais diferentes Quando sujeito for composto por pessoas gramaticais diferentes, o verbo ir para o plural, na pessoa que predominar: Vejamos: A 1 pessoa prevalece sobre a 2 e 3 (eu + tu + ele = ns), e a segunda pessoa prevalece sobre a 3 (tu + ele = Vs) Ex: Eu e tu iremos praia. Tu e ele ireis festa.

Aposto resumidor Quando o sujeito for resumido por palavras como tudo, nada, ningum, algum, o verbo fica no singular: Ex: Amor, dinheiro, fama, tudo passa. Ricardo, Antnio, Celso, ningum ficou contente com o resultado do concurso.

Gradao

Se o sujeito estiver em enumerao gradativa, o verbo tanto pode ficar no singular como no plural. Ex: Uma palavra, um sorriso, um carinho basta para animar algum. Uma palavra, um sorriso, um carinho bastam para animar algum.

Sinnimos Quando o sujeito for constitudo por palavras QUASE sinnimas, o verbo tanto pode ficar no singular como no plural.

Ex.: Fama e glria envaidece o ser humano. Fama e glria envaidecem o ser humano

Atividades de fixao Conforme a concordncia verbal, vamos analisar se a concordncia verbal das frases a seguir esto corretas ou no. Exemplificando:

Vamos analisar.

Referncias:
LBKE, Helena Cristina. Lngua Portuguesa Sintaxe: da frase ao texto. Indaial. Grupo Uniasselvi, 2008. NETO, Pasquale Cipro; INFANTE Ulisses. Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo. Ed. Scipione.1997. J. Gustavo: Jornalismo in Foco. Disponvel em: http://jornalismoinfocus.blogspot.com/2011/06/cuidado-voce-podeesta-se.html. Acesso em: 12 jul. 2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen