Sie sind auf Seite 1von 1

Uso de pesticidas numa perspectiva de segurana alimentar e sade pblica

Chissapa, Chissapa, D. Wa e Conceio, C.b


a Tirocinante de Agronomia b - Universidade Jos Eduardo dos Santos, UJES, Huambo, Angola

Introduo
Uma boa parte dos produtos hortofrutcolas vendidos nos mercados locais so produzidos na Provncia do Huambo. A grande procura destes produtos faz com que os produtores recorram ao uso de pesticidas sem o mnimo de conhecimento sobre as suas consequncias. O uso de pesticidas um dos principais factores de produo na agricultura local alem da rega e da fertilizao, com vista ao aumento da produtividade quer a nvel do pequeno produtor (campons) quer ao nvel das empresas. E importante que se conheam as regras da sua utilizao, com vista a minimizao ou anulao das consequncias nefastas do seu mau uso: espasmos musculares, convulses, nuseas, diarreias, dificuldades respiratrias, cncer, problemas mutageneticos e , teratogeneticos, dermatites e, de uma maneira geral, problemas toxicolgicos. Atravs da observao visual e registo fotogrficos, ao nvel do mercado local, foram identificados pesticidas do grupo dos organofosrados, piretoides, e carbamatos cuja utilizao indiscriminada pode sujeitar ao consumidor graves problemas de sade. Pretende-se com o presente trabalho alertar a comunidade cientifica e populao em geral sobre a importncia e necessidade de se informar da existncia, no mercado, de produtoshortofruticolas tratados com pesticidas; propor as autoridades a distino entre produtos tratados e no tratados, existentes no mercado . Pretende-se tambm contribuir para que a aplicao de pesticidas constitua um acto responsvel pelas suas consequncias na segurana alimentar das populaes e sade pblica.

Mercado informal os autores.

Laurus nobilis

Qual destes produtos agrcolas est tratado com pesticidas da lista ao lado?

Lista dos pesticidas existentes nos mercados do Huambo


Pesticidas vendidos no Mercado Informal Nome comercial Cultura
MANCONZAM SUPER ACAMAT Pancha Mancorius Malatio 57 Ec Ridomil Mz PEPITELECHNOLOY
Em toda s as culturas horticolas Tomate Tomate Bata ta-re na, rep olho e tomate pimen ta e outros Bata ta-re na, tomate Bata ta-re na, rep olho e tomate Bata ta-re na, rep olho e tomate, etc

Substancia activa
Mancozeb 640g/kg + Matalaxil (WP) Abamectina 18g/l Ec Cypermethrim 50g/l + Cloropirifos Ec Lambda-cyhalothrin 1 5g/l + Acelamiprid 20g/l Ec Macozeb 80%( WP) Organofosfurado 64% Macozeb + 4% Meta lox il-M

Obs- Os vendedores comportam-se como recetrio agricolas Pesticidas vendidos no Mercado Formal
Piretroide c om 100g/l ou 10% befitrina 52,7% propargite 17,8% imidaclopride 43,4% cloropirifos 80% macozeb 25,5% teb ucanazol 80 % leo de vero 37,5% tiodicarb e 10% deltame trina 25% EW terbucanazole ( triazol) 32% de bacillus thringie nsis 8% de benalaxil e 6 5% Ma ncozeb 48% Metribuzin a 44,2% spinozade 18% de Imidaclopride 70% Imidaclopride a 700g/l OBS- n o tm as c ulturas pois afirmam que a respon sabilidade de us o do tec nic o agrrio

Momordica charantia

Buldock Omile (5750 EW) Corsrio Ciclone (48 Ec) Mancopec Enigma Solcol EO Larvinn (SC) Decis (Ec) Folicur Depel (WP) Trecatol M Sencor (Sc) Spintor( Sc) Kohinor Canfidor (WG)

Dermatites
Importncia dos pesticidas na agricultura
Reduo cada vez maior da mo-de-obra na agricultura; Ajudam as plantas a desenvolver o seu total potencial; Evitam perdas de colheitas, no campo, atravs do controlo directo das pragas e infestantes, de uma forma eficiente e pouco onerosa. Tais perdas podem atingir valores superiores a 50%; Evitam perdas durante o armazenamento; Melhoram a qualidade dos gneros agrcolas; Permitem manter a regularidade das produes e fazer previses rigorosas sobre as colheitas; Ajudam o abastecimento contnuo dos mercados com produtos de qualidade, a preos acessveis; Contribuem para a manuteno dos preos dos produtos agrcolas dentro de nveis aceitveis; Asseguram uma produo economicamente rentvel e socialmente aceite.

Consequncias do mau uso de pesticidas sade pblica Teratognese cancro 1. Mutagnese

2.infertilidade 3.Dificuldades respiratrias, etc.

Segundo a OMS (Organizao Mundial da Sade, 2006), ocorrem: Trs milhes de pessoas intoxicadas por ano Cerca de 220 mil mortes. Cerca de 750 mil adquirem doenas crnicas.

Mercado daAlemanhaHbo- os autores

Como se v na lista acima, existem ainda no mercado provincial pesticidas das famlias dos piretroides organofosforados e carbamticos, cujas consequncias do seu mau uso so: a) Organofosforados - Vias de absoro usual: oral, respiratria e drmica. Actuam sobre a membrana neuronal, axonal, principalmente, lentificando o fechamento dos canais de sdio e Interferem no metabolismo de serotonina, noradrenalina e acetilcolina de maneira ainda no esclarecida Aspectos toxicolgicos : 1.Aco sobre o sistema nervoso central em casos agudos. 2.Estimulante das enzimas microssomais hepticas em casos crnicos; 3.Armazenamento em tecidos adiposos e venenos altamente cumulativos. 4. Convulses, so as manifestaes mais importantes; 5. So persistentes no meio ambiente. 5. Causam insuficincia respiratria, fraqueza muscular, agitao, mioclonias, parestesias, confuso mental; Cefalia persistente, contraes musculares, tremores, convulses. Parestesias ( lngua, lbio, face e mos), perturbaes no equilbrio. Perda de apetite, mal-estar geral. Hepatomegalia, leses hepticas e renais. Pneumonite qumica; etc. e

Segundo Mazoyer & Roudart Histria (2010) cerca de dos indivduos no mundo vivem no meio rural e a sua principal actividade a agricultura! Depois destes dados resta-nos colocar as seguintes questes:
1. Quem controla a venda dos PF ao nvel da Provncia do Huambo? 2. Quem os usa, saber as consequncias podem advir do seu mau uso a si prprio e aos consumidores? 3. Ser que os produtores conhecem os termos dose a aplicar, intervalo de segurana? 4. Quem d garantias e controla a qualidade dos produtos produzidos a nvel local? 5. H segurana no consumo dos produtos vendidos no mercado local? 6. Ser caso, se dissermos que temos veneno sobre a mesa?

1. A agricultura familiar responde por boa parte da produo de hortofrutcolas na provncia destinando-se a totalidade de sua produo ao mercado interno, e um dos garantes da segurana alimentar e nutricional; 2. A aplicao de Produtos Fitofarmaceuticos (PF) deve ser sempre feita com orientao tcnica agronmica; 3. Devemos tornar a aplicao de PF um acto responsavel 4. Cabe-nos informar e formar tanto os produtores e consumidores dos produtos agrcola acerca da utilizao de PF na agricultura 5. Responsabilizar as entidades importadoras, de distribuio, venda, prestao de servios, com PF.

Concluses

Das könnte Ihnen auch gefallen