Sie sind auf Seite 1von 61

Pilates

Renata Pereira Cunha

Histria
Joseph Hubertus Pilates (1880-1967) nasceu na Alemanha. Foi uma criana muito doente -asma, febre reumtica...- e, para recuperar-se, praticou esportes com tamanha dedicao que, aos 18 anos de idade, j era modelo para cartas anatmicas, tal a perfeio de sua forma fsica. Em 1912, se mudou para Inglaterra. Na I Guerra Mundial, foi mandado para um campo de batalha em Lancaster. L, ele encorajou seus colegas a participarem de seu programa baseado numa srie de exerccios realizados no solo. O reconhecimento inicial de sua tcnica ocorreu pela constatao de que nenhum dos internos naquele campo havia sido acometido pela epidemia de Influenza que matou milhares de pessoas em outros campos na Inglaterra em 1918.

Histria
Foram assim todos beneficiados com a sade, praticamente impossvel sem a presena de treinos e exerccios. Pilates tinha um estilo particular e nico de ajudar os doentes, sempre inovando e procurando os melhores benefcios. Depois da Guerra Pilates retorna Alemanha. Foi na dcada de 20 que fez seu primeiro contato com o mundo da dana. Paralelamente o governo alemo lhe pede que aplique seu treinamento nas foras armadas. Nesta poca, vendo o rumo dos acontecimentos que se aproximavam, imigra para os Estados Unidos, em 1926, aos 46 anos.

Histria
Joseph Pilates viveu at os 87 anos de idade. Isto foi um verdadeiro tributo efetividade de seu mtodo de treinamento e condicionamento fsico. Fiel expoente de seu prprio sistema, estava seguro que seus conhecimentos estavam 50 anos adiantados em relao sua poca.

Pilates
O mtodo Pilates um programa completo de condicionamento fsico e mental numa vasta rbita de exerccios potenciais. um exerccio muito verstil que se encaixa em todas as idades e em todos os nveis de aptido motora. um mtodo holstico e preventivo.

Pilates
Com a certeza de que os msculos devem ser fortes e flexveis para se manterem bonitos e saudveis, o Pilates atravs dos seus exerccios, fortalece os msculos fracos, alonga os msculos que esto encurtados e aumenta a mobilidade das articulaes. Movimentos fluentes so feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural importante em cada exerccio, ajudando na melhora da postura global do indivduo.

Bases do mtodo Pilates


Baseando-se em princpios da cultura oriental, sobretudo relacionados s noes de concentrao, equilbrio, percepo, controle corporal e flexibilidade, destacando a nfase relativa fora e ao tnus muscular. Configura-se pela tentativa do controle o mais consciente possvel dos msculos envolvidos nos movimentos. Assim, baseia-se em fundamentos anatmicos, fisiolgicos e cinesiolgicos.

Bases do mtodo Pilates


O grande objetivo de trabalho no Pilates o treino abdominal profundo. Todo o trabalho dos exerccios est centrado no trabalho da parede abdominal esttica. Todos os exerccios tm como objeto de trabalho o treino de um conjunto de msculos muito especficos e profundos do corpo (como o pavilho plvico).

Bases do mtodo Pilates


Estes msculos profundos e fundamentalmente tnico/esttico, no se insere dentro daquele conjunto de msculos estticos de contrao forte e resistente. um msculo com muita tendncia para enfraquecer e, apesar de ser constantemente solicitado nas tarefas que requerem equilbrio, fatiga-se muito facilmente. Quando estamos de p, se temos um msculo transverso abdominal fraco ou fatigado, acabamos por certificar a nossa sustentao a partir da musculatura paravertebral.

Bases do mtodo Pilates


Quando realizamos exerccios abdominais mais forados, rapidamente outros msculos abdominais, como os oblquos e os retos, iro substituir a atividade do transverso abdominal. Assim sendo, aqui se apresenta a razo pela qual a atividade de Pilates deve ser realizada sem esforo excessivo, com exerccios de carter gradativo.

Bases do mtodo Pilates


A atividade abdominal em Pilates esttica e, portanto, depende sobretudo do trabalho dos MMII, os quais se afastam progressivamente do tronco, aumentando o desafio do centro corporal. Se a musculatura comear a tremer sinal de fadiga, portanto por falta de estabilizao da coluna, ela ser sacrificada, e ento utilizar a musculatura paravertebral.

Bases do mtodo Pilates


O mtodo Pilates poder constituir o melhor mtodo de trabalho postural, mas apenas se realizado com cuidado e racionalidade. Portanto o mtodo deve ser realizado com a coluna lombar completamente assente no colcho, e no em posio neutra.

Bases do mtodo Pilates


O mtodo visa um corpo mais livre de tenso e uma postura mais saudvel, assim a prtica de Pilates no pode dispensar o alongamento. Este deve ser o mais global possvel, e fundamentalmente deve estar presente no incio do treino, e no no fim, como tem sido habitual. Para libertar o corpo de tenso e prepar-lo para o trabalho de estabilidade, diminuindo assim o risco de criar pontos de retrao espinhal. no incio que o alongamento produz os mximos resultados e no no fim quando o corpo j est quente e propenso ao estiramento, e que serve somente para evitar a fixao do corpo em posies de tenso.

Princpios bsicos
Concentrao: Durante todo o exerccio a ateno voltada para cada parte do corpo, para que o movimento seja desenvolvido com maior eficincia possvel. Nenhuma parte do corpo no importante e nenhum movimento ignorado. A ateno dispensada na realizao do exerccio destacada ao aprendizado motor, que o grande objetivo da tcnica.

Princpios bsicos
Respirao: Pilates afirmava que freqentemente respiramos errado e usando apenas uma frao da capacidade do pulmo. Por isto, em seu trabalho enfatizava a respirao como o fator primordial no incio do movimento, fornecendo a organizao do tronco pelo recrutamento dos msculos estabilizadores profundos da coluna na sustentao plvica e favorecendo o relaxamento dos msculos inspiratrios e cervicais.

Princpios bsicos
O ciclo respiratrio proposto pelo mtodo ocorre na seguinte ordem cronolgica: 1) Inspirao torcica; 2) Expirao do trax superior; 3) Expirao do trax inferior e 4) Expirao abdominal. Este ciclo deve ser sincronizado ocorrendo ao mesmo tempo da ao muscular, favorecendo o incremento da ventilao pulmonar, a melhora da oxigenao tecidual, conseqentemente a captao de produtos metablicos associados fadiga.

Princpios bsicos
Centralizao: Este princpio Pilates chamou de Powerhouse ou centro de fora, o ponto focal para o controle corporal. Constitui-se pelas quatros camadas abdominais: o reto do abdome, oblquo interno e externo, transverso do abdome; eretores profundos da espinha, extensores, flexores do quadril juntamente com os msculos que compe o perneo. Este centro de fora forma uma estrutura de suporte, responsvel pela sustentao da coluna e rgos internos. O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilizao do tronco e um alinhamento biomecnico com menor gasto energtico aos movimentos.

Princpios bsicos
Controle: Define-se como controle do movimento o discernimento da atividade motora de agonistas primrios numa ao especfica. A coordenao a integrao da atividade motora de todo o corpo visando um padro suave e harmnico de movimento. importante a preocupao com o controle de todos os movimentos a fim de aprimorar a coordenao motora, evitando contraes musculares inadequadas ou indesejveis.

Princpios bsicos
Preciso: De fundamental importncia na qualidade do movimento, sobretudo, ao realinhamento postural do corpo. Consiste no refinamento do controle e equilbrio dos diferentes msculos envolvidos em um movimento.

Princpios bsicos
Movimento Fluido: Refere-se ao tipo de movimento, que deve ser de forma controlada e contnua, deve exibir qualidade de fluidez e leveza, que absorvam os impactos do corpo com o solo e que usam da inrcia, contribuindo para a manuteno da sade do corpo. Ao contrrio movimentos truncados, pesados, que criam choques no solo, levam ao desperdcio de energia, alm de tornar os tecidos propensos ao desgaste prematuro.

Princpios bsicos
Isolamento: O trabalho dos grupos musculares feito de forma especfica e isolada.

Rotina: No significa fazer o mais do mesmo. Significa perseverana e assiduidade, pois os resultados vo-se acentuando com o tempo.

Indicaes
Leses; Operaes; Acidentes;
Pessoas com trabalho sedentrio ou que precisam manter uma postura forada ou de muita carga; Pessoas que desejam perder peso; alongar e definir o corpo; Artistas; Cantores e msicos; Grvidas.

Indicaes
Partem do princpio de que traz benefcios para qualquer pessoa, levando em conta, capacidade fsica, leses, patologias, etc; Vlido tanto para aqueles de se iniciam na atividade fsica como para aqueles que buscam o aperfeioamento do movimento (esportistas de alto nvel, artistas cnicos, etc.)

ContraContra-indicaes
O exerccio adequado as limitaes fsica da pessoa; Porm alguns exerccios, so desaconselhados para pessoas de mais idade ou com patologias concretas por serem especialmente duros ou por exigirem uma forma fsica fora do comum. Assim, torna-se indispensvel que o fisioterapeuta tenha um amplo conhecimento da tcnica e da patologia que esta ser aplicada.

Equipamentos
REFORMER: o primeiro equipamento construdo por Pilates.

Equipamentos
CADEIRA: um aparelho em forma de cadeira com duas molas de mesma intensidade, pedal antiderrapante e trs pares de parafusos em escalas (alavancas) que favorecem o controle de carga.

Equipamentos
CADILLAC: utilizado para os exerccios areos.

Equipamentos
BARREL: um aparelho de degraus dispostos como em um espaldar com uma meia lua fixa frente.

Equipamentos
WALL UNIT: aparelho de ferro fixo na parede e um colcho. Contem um par de molas, alas de ps e de mos, barra mvel, cinto de segurana e dez pares de ganchos que quanto mais altos maior a intensidade impressa no exerccio.

Equipamentos
COMBO CHAIR: contem dois apoios laterais de ferro, dois pares de molas, ganchos para molas, dois pedais para movimento alternado e independente que quando fixo por um basto se transformam em um nico pedal.

Equipamentos
Reformer combinado com Wall Unit

Equipamentos
Bola

Posturas no solo

Posturas na bola

Exerccio Respiratrios

Exerccios posturais

Exerccios Abdominais

Exerccios de extenso

Exerccios cardiovasculares

Bibliografia
Erika Dillman- O pequeno livro de Pilates; Colleen Craig- Pilates com a bola; www.pilates.com.br; www.pilates-rpg.com; www.abpilates.com.br.

Das könnte Ihnen auch gefallen