Sie sind auf Seite 1von 26

Curso de Educao e Comunicao Multimdia tica e Deontologia da Comunicao

2ano - 3 Semestre 2011/2012

tica de Kant

Immanuel Kant (1724-1804)

No existe bondade natural. Por natureza, somos egostas, ambiciosos, destrutivos, agressivos, cruis, vidos de prazeres que nunca nos saciam e pelos quais matamos, mentimos, roubamos. justamente por isso que precisamos do dever para nos tornarmos seres morais.
Immanuel Kant

Biografia
Immanuel Kant 1724 1804; Nasceu, viveu e morreu na cidade de Konigsberg, antigo imprio da Prssia Oriental (Alemanha); Considerado um dos mais influentes filsofos da modernidade; Frequentou a Universidade a partir de 1740, como estudante de filosofia e matemtica; Dedicou-se ao ensino, vindo a desempenhar as funes de professor adjunto (1755-1770) e depois de professor ordinrio (1770-1796) na Universidade de Konigsberg. A sua filosofia moral : A base para toda a razo moral a capacidade do homem agir racionalmente. Este filsofo viveu defendendo e acreditando sempre no poder da razo, no respeito pelas leis justas, na autonomia da escolha moral e no papel civilizacional da Educao.

A obra de Kant pode ser dividida em dois perodos fundamentais

PR-CRTICO

CRTICO

 At 1770 corresponde filosofia dogmtica, onde notria a influncia de Leibniz e Wolf;  Realiza importantes estudos na rea das

 Corresponde ao despertar do "sono dogmtico" provocado pelo impacto que nele teve a filosofia de Hume;  Afirmou que todo o conhecimento comea com a experincia, mas no deriva todo da experincia;

cincias naturais e em particular da fsica de Newton;

 Mostra-se partidrio da existncia de vida em outros planetas;  Procura mostrar que Deus existe partindo da ordem e da beleza do universo.  A realidade em si incognoscvel, tal como Deus. Esta teoria ir permitir a Kant fundamentar o dualismo "coisa em si" e o "fenmeno" (o que nos dado conhecer).

A exposio kantiana parte de duas distines:

1. A distino entre razo pura terica ou especulativa e razo pura prtica; 2. A distino entre aco por causalidade ou necessidade e aco por finalidade ou liberdade.

Teoria Kantiana
A teoria tica de Kant d-nos um princpio da moral que pode ser aplicado a todas as questes morais. Kant enuncia-o de vrias maneiras com o objectivo de esclarecer as suas implicaes.

Lei Moral Dever Moralidade Boa Vontade Imperativo Categrico Liberdade

Aces

Razo

O princpio da Lei Moral


1. Age como se a mxima de tua aco devesse ser erigida por tua vontade em lei universal da Natureza;

2. Age de tal maneira que trates a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de outrem, sempre como um fim e nunca como um meio; 3. Age como se a mxima de tua aco devesse servir de lei universal para todos os seres racionais.(Kant)

A primeira mxima afirma a universalidade da conduta tica, isto , aquilo que todo e qualquer ser humano racional deve fazer como se fosse uma lei inquestionvel, vlida para todos em todo tempo e lugar. A aco por dever uma lei moral para o agente. A segunda mxima afirma a dignidade dos seres humanos como pessoas e, portanto, a exigncia de que sejam tratados como fim da aco e jamais como meio ou como instrumento para nossos interesses. A terceira mxima afirma que a vontade que age por dever institui um reino humano seres morais porque racionais e, portanto, dotados de uma vontade legisladora livre ou autnoma. A terceira mxima exprime a diferena ou separao entre o reino natural das causas e o reino humano dos fins.

O princpio do desinteresse
Age desinteressadamente

A teoria de Kant no impede que a pessoa satisfaa os seus interesses. O acto deve ser desinteressado mas se, para alm disso, satisfizer interesses, tanto melhor para o agente; se contrariar interesses, pacincia. Para este filsofo a dificuldade de praticar o bem a verdadeira marca da virtude. Tendo em conta isto, o mesmo autor defende que o nosso carcter s mostra ter valor quando algum pratica o bem, no por inclinao, mas por dever.

Imperativo Categrico e Imperativo Hipottico

desvinculada

de

qualquer

So sempre subordinados a uma condio, ou seja, enunciam um mandamento subordinado a determinadas condies que deve ser seguido para obter um resultado, como exemplo, Se querer sarar, toma remdio.

condies e que foi colocado por Kant como Age de tal maneira que o motivo que te levou a agir possa se convertido em lei universal, isto , prope uma aco como boa e necessria em si mesma.

O princpio da Imparcialidade
Decide com Imparcialidade
imparcialidade um valor absoluto, por cima de todos, mesmo que gere infelicidade.(Kant) Para Kant significa decidir independentemente de quaisquer interesses. De facto, Kant pensava, em parte de acordo com o senso comum, que o progresso moral tambm ajuda felicidade e aos interesses mais dignos das pessoas. Mas ele sabe que a harmonia entre a moral e a felicidade no certa e que se a aco moral gerar felicidade ser por acrscimo ou efeito secundrio.

O princpio do Dever
"Age apenas por dever e no segundo quaisquer interesses, motivos ou fins" (Kant).

Para Kant, o dever uma necessidade interna de realizar uma dada aco apenas por respeito lei moral (lei prtica). O dever liberta o homem das determinaes a que est submetido, substitui a necessidade natural. O dever impe ao homem a limitao dos seus desejos e obriga-o a respeitar as leis morais da razo.

Os Deveres Morais e as Convenes Sociais


O dever uma regra estipulada por uma razo desinteressada, imparcial (Kant). Kant pensa que, como agentes morais, temos que respeitar certos deveres. E pensa, alm disso, que tais deveres no resultam dos nossos desejos, pois so-nos impostos incondicionalmente pela razo. Mas por que julga Kant que os nossos deveres morais resultam da razo? A ideia de Kant que toda a moral se baseia num princpio racional fundamental: racional porque todos o reconhecemos como verdadeiro usando a razo; fundamental porque dele que derivam todos os nossos deveres morais especficos, como o de no quebrar promessas ou de ajudar os outros.

O princpio da Universalidade
Age apenas segundo uma mxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal.(Kant)

Kant conclui que, poder querer que uma mxima da nossa aco se transforme em lei universal: esta a regra pelo qual a julgamos moralmente em geral. Algumas aces so de tal ordem que a sua mxima nem sequer se pode pensar sem contradio como lei universal da natureza, muito menos ainda se pode querer que deva ser tal. Em outras no se encontra, na verdade, essa impossibilidade interna, mas contudo impossvel querer que a sua mxima se erga universalidade de uma lei da natureza, pois uma tal vontade se contradiria a si mesma.

O princpio da Autonomia
"Age como se a mxima da tua aco se devesse tornar, pela tua vontade, em lei universal da natureza" e "Age de tal maneira que a vontade pela sua mxima se possa considerar a si mesma ao mesmo tempo como legisladora universal(Kant)

Para Kant, a autonomia acontece quando uma pessoa ao estabelecer as leis de aco moral para si e, ao segui-las, nada mais faz do que, determinar uma vontade de acordo com uma lei prpria norteada pela razo independentemente de motivaes empricas.

O princpio do Respeito pela Pessoa


"Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de outrem, sempre e simultaneamente como fim e nunca apenas como meio.(Kant)

Para Kant, uma pessoa ao cumprir um dever, respeita todos os seres racionais, incluindo ela prpria como pessoa do seu outro. O mesmo querer dizer que essa pessoa respeita-se e respeita todos os seres racionais, tornando-os como fins da sua aco.

A tica deontolgica de Kant apesar de profundamente inovadora, no deixa de reflectir algumas ideias da sua poca - o sculo das Luzes (Iluminismo), das quais destacamos as seguintes:

RAZO
 O sculo XVIII divinizou a racionalidade, isto , a possibilidade da razo guiar a Humanidade e descobrir todos os segredos do Universo.

 A cincia devia ocupar o lugar que at a fora da religio.

 Kant colocou a razo no centro da sua reflexo filosfica.

LIBERDADE

 As ideias de "autonomia" e "emancipao", omnipresentes no discurso poltico do sculo XVIII, significavam o fim de todas as formas de superstio e da opresso poltica e religiosa dos os Homens.

 O reconhecimento que todos os homens, independentemente da sua condio social, tinham capacidades inatas para serem juzes das suas prprias aces.

BONDADE HUMANA
 Kant afirma que a capacidade de distinguir o que certo do que errado to inata quanto as outras propriedades da razo. No se trata portanto de ensinar nada, mas de libertar a razo.

 Esta ideia torna-se fundamental para a fundamentao de muitas teorias polticas e ticas, assentes numa viso optimista do ser humano.

UNIVERSALIDADE

 Kant coloca-se sempre numa perspectiva universal, nomeadamente na sua reflexo tica. Afirma, por exemplo, que um princpio prtico (moral) para que tenha validade como lei, tem que ter validade universal (tem que valer para toda a vontade ou para a vontade em geral). nesse sentido que sustenta uma moral formal.

O que torna normalmente uma aco boa?


Cumprir o dever pelo dever, sem esperar nada em troca.

BOA VONTADE

Tem de ser: determinada apenas pela Razo desinteressada imparcial incondicionada conforme ao dever.

Age segundo uma mxima tal que possas queres ao mesmo tempo que se torne uma lei universal (Lei Moral).

DEVER

Tem que: respeitar a Lei Moral. Ordem: mandamento

A norma de aco tem que ser universalizvel. O Ser Humano tem que ser assumido como um fim em si mesmo.

racional que nos

IMPERATIVO CATEGRICO

apresenta uma aco como objectivamente necessria por si mesma. Implica que se cumpra um dever tendo em conta apenas o dever.

Legalidade e Moralidade
Kant comea por fazer uma clara distino entre

ACO BOA

ACO NORMALMENTE BOA

Corresponde ao que fazemos em respeito s leis e normas morais de uma dada sociedade. Trata-se de uma aco conforme o dever.

Resulta

de

uma

deciso se

nossa, impe

livre

incondicionada,

que

nossa

conscincia como obrigatria, independente das leis ou normas morais vigentes. Trata-se de uma aco assumida como um dever e realizada por dever.

 Em termos formais (Kantianos) esta obrigatoriedade decorre da liberdade e da autonomia da vontade.  A obedincia apenas para com as decises universalizadas, isto , decises imparciais, de utilidade geral.  O dever surge como um imperativo categrico - tu deves - o que se impe a uma conscincia moral inteiramente livre.

Concluso
A tica de Kant , ao contrrio do que se diz, uma tica consequencialista: ela visa no apenas o mtodo da aco mas a consequncia desta, que irradiar um contedo, indeterminado a priori, sobre toda a humanidade. Trata-se de um consequencialismo formal - ou comem todos ou no h moralidade em linguagem popular que, em cada caso individual, se transforma em consequencialismo material ou substancial. , de facto, um pouco obtusa supor que Kant no visava finalidades, consequncias, nas mximas (princpios subjectivos de cada indivduo) elevadas a lei moral.

Bibliografia
 Kant, Immanuel; Fundamentao da Metafsica dos Costumes introduo de V. Soromenho-Marques; traduo de Paulo Quintela Porto Editora  Kant, Immanuel; Critica da Razo Pratica Traduo e Prefcio Afonso Bertagnoli Verso para eBook eBooksBrasil.com Edies e Publicaes Brasil Editora, SA

Sites consultados
 http://pt.shvoong.com/law-and-politics/law/1834438-princ%C3%ADpios-daautonomia-heteronomia-em/  http://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant  http://www.antroposmoderno.com/biografias/Kant.html

Diogo Moita N 100236011 Susana Prazeres N 100236001

Das könnte Ihnen auch gefallen