Sie sind auf Seite 1von 13

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao tica e Deontologia da Comunicao

Professor:Ramiro Marques Alunas:Ana Carvalho Carla Alves

A palavra tica provm do latim (ethica) e uma disciplina que pertence ao campo da filosofia e que estuda os fundamentos da moral. Pode tambm ser definido como um conjunto de regras de conduta.

a que mostra ao vivo os costumes, ndole e natureza das coisas.

A palavra Mdia a reduo do ingls mass media que significa meios de comunicao de massa. massa. Por media entende-se todo o suporte de difuso de media entendeinformao (rdio, televiso, imprensa, publicao na (rdio, Internet, videograma, satlite de telecomunicao, etc.) que etc.) constitui ao mesmo tempo um meio de expresso e um intermedirio na transmisso de uma mensagem. Media Media significa ainda o conjunto dos meios de comunicao social.

Vdeo sobre tica

Plgio a apropriao indevida da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma, a imitao ou cpia fraudulenta.

O plgio pode assumir vrias formas, verificando-se nomeadamente no ramo da msica, e dos media. De entre os casos mais conhecidos destacam-se o de Janet Cook, que no ano de 1980 publicou no Washington Post uma histria sobre uma criana de 8 anos que seria toxicodependente. Janet ganhou o Pulitzer, e foi nesta altura e aps ter sido publicada a sua biografia que se descobriu que grande parte do seu curriculum tinha sido inventado bem como a histria de Jimmy o pequeno rapaz toxicodependente. Janet Cook poderia ter ganho o Pulitzer de fico se no tivesse afirmado que a histria era verdadeira. Os pilares do jornalismo contemporneo foram assim destrudos e o mundo ressentiu-se. O compromisso com a realidade havia sido quebrado.

Para prevenir e combater o plgio os media, nomeadamente os jornalistas media, devem seguir o cdigo deontolgico, os livros de estilo e os padres de exigncia devem ser elevados.

Um dos exemplos mais frequentes a criao de personagens fictcias que se afirmam serem verdadeiras. O trabalho jornalista realizado na tnue linha entre a fico e o real o que leva por vezes a que alguns jornalistas se aventurem e a transponham. Segundo Bistane e Bacellar, no seu livro Jornalismo de TV, o jornalista antes de ser jornalista um contador de histrias. A pea jornalstica deve atrair o publico e ser contada como uma histria mas sempre preservando a veracidade dos factos. O uso de citaes, quer sejam completas ou adulteradas ou a simplificao das mesmas sem a identificao dos devidos autores, tambm considerado plgio.

A utilizao de uma identidade falsa para obter informaes um dos problemas que os jornalistas enfrentam actualmente e vai contra as regras estipuladas na deontologia dos jornalistas e contra a tica dos mesmos.

Por exemplo um jornalista arranja um trabalho numa financeira por saber que esta tem cometido fraudes repetidamente e pretende exp-la.

A invaso da vida privada dos indivduos uma questo bem actual e dificilmente nos dias que correm possvel distinguir o que deve permanecer privado e o que se pode expor nos media. media. difcil definir onde termina o direito de informar e comea a vida privada dos indivduos. Os media tm como dever informar o publico mas ao exercer o seu dever estaro a expor o cidado e a sua vida privada, sendo difcil determinar onde termina o dever dos media e comea o direito do cidado a manter annima a sua vida privada.

A questo da manipulao de fontes A questo da defesa das fontes A questo da intimidade entre o jornalista e as fontes A Society of Professional Journalists afirma que a principal misso dos media assegurar o direito do pblico informao. E no caso dos polticos e das figuras pblicas? E o direito privacidade? At onde deve ser respeitado?

Existem vrias opinies divergentes, h quem diga que no existe qualquer tipo de limites dentro das circunstncias certas, outros afirmam que os polticos enquanto cidados tm direito sua privacidade e a que esta seja respeitada.

Se determinada situao impedir o politico em questo de exercer correctamente as suas funes ou o torne vulnervel a chantagens e extorses esta, segundo a opinio de alguns, pode ser divulgada.

Existem informaes que podem ofender a susceptibilidade do pblico, e neste caso no devem ser divulgadas ou transmitidas.

Por exemplo: - Linguagem agressiva - Linguagem obscena - Utilizao de linguagem que incite dio a minorias tnicas - Publicao de fotos de cariz sexual - Publicao de fotos de crianas mortas

Existem autores que afirmam ser impossvel a total imparcialidade e objectividade dos media. media. importante fazer a distino entre a noticia e o artigo de opinio, este ultimo por definio parcial visto que construdo a partir da opinio pessoal do autor do texto. O problema agravado nas reas cinzentas, ou seja, os textos de anlise sobre temas sensveis como a politica, a religio e questes sociais - que so por natureza contaminados por emoes. Estas reas cinzentas levantam a questo sobre a parcialidade dos media. media.

Das könnte Ihnen auch gefallen