Sie sind auf Seite 1von 11

CONCEITUAES ELEMENTARES O DADO observaes sobre o estado do mundo; unidade de informao ainda no interpretada; fragmentos da realidade; fcil de capturar,

comunicar e armazenar. Deve ser coletado o mais prximo possvel da sua fonte; percepo do dado depende do interesse possibilidades do observador (homem ou mquina); e das

Identificar a importncia do dado em relao ao seu contexto; Armazenar para atender futuras consultas, ou seja, gerar novas informaes.

A INFORMAO Dados dotados de relevncia e propsito (DRUCKER, 1994); Serve como conexo entre os dados brutos e o conhecimento; Exige anlise, depende de interpretao humana, de julgamento e da opinio que se tem a partir dos dados -- difcil transfer-la com absoluta fidelidade. Representa a organizao e agregao de dados capazes de ser interpretados por quem as recebe; Os dados podem ser os mesmos, mas as informaes extradas deles dependem:

Da forma de quem as recebe; Do uso que ir ter; Do momento.

INFORMAO Idade Antiga INFORMATIO => delinear ; dar forma, conceber idias. Idade Mdia IN FORMAR => idias como forma de pensamento (vu da iluso Descartes) Idade Moderna INFORMAO => - ligao com o conhecimento; - da estrutura para a essncia; - da forma para a substncia; - do intelecto pra os sensores. Idade Contempornea -reduo de incertezas (entropia); -Produo de conhecimento (DRETSKE, 1981); -Aquilo que produz informao; -Comunica conhecimento; -Transmisso de mensagem (SHANNON,1948);

INFORMAO - ALGUMAS DEFINIES -Relaciona-se Com O Significado; -Relaciona-se Com O Conhecimento; -Relaciona-se Com Instruo; -Relaciona-se Com Comunicao; Pode ser definida como uma coleo de factos do qual se exclui concluses o resultado de processamento, manipulao e organizao de dados que somados formam o conhecimento Instrumento modificador da conscincia e da sociedade como um todo. Estrutura significante com a competncia de gerar conhecimento para o indivduo e seu grupo (BARRETO, 1994) Informao o termo que designa o contedo daquilo que permutamos com o mundo exterior ao ajustar-nos a ele, e que faz com que nosso ajustamento seja percebeido (MACGARRY, 1999).

CONHECIMENTO: inclui reflexo, sntese e contexto; saber, percepo, experincia, qualificao, competncia, etc...; diferencial produtivo e competitivo; maneira de fazer as coisas (como fazer) -- decorre do conhecimento em associao com a experincia e a inteligncia humana; conhecimento organizacional - algo ligado s pessoas, regras e frmulas que entram de diferentes formas e dinamicamente se transformam; Difcil de ser administrado, estruturado e armazenado em computadores. INTELIGNCIA: conjunto de estratgias usadas para captar, avaliar, combinar e utilizar eficazmente informaes em decises e aes necessrias para sua adaptao s mudanas ambientais

PROCESSO DE TRANSFORMAO

Ocorre com a interveno humana

Hierarquia do processo de transformao da informao

PRODUO DA INFORMAO UNIDADES PRODUTORAS UNIDADES ORGANIZADORAS UNIDADES CONSUMIDORAS SISTEMA INFORMACIONAL A produo de conhecimento s se efetiva a partir de uma ao de comunicao mutuamente consentida

FONTES => (ESTOQUES) => RECEPTOR

Os produtores de informao no podem dizer ao indivduo o que pensra, mas podem induzir sobre o que pensar (BAGDIKIAN, 1994) QUEM PRODUZ INFORMAO? COMO SE PRODUZ INFORMAO? PARA QUEM SE PRODUZ INFORMAO? COMO SE TRANSFERE A INFORMAO?

DISTRIBUIO DA INFORMAO Est condicionada: Espaos sociais no homogneos; Realidades multifacetadas; Grau de instruo dos receptores; Condio social; Religio, etnia; Interceptao de cdigos formais; Acesso informaes; Canal de transferncia confivel... 3 ESTRATGIAS PARA TRANSFERNCIA: 1- HOMOGENEIZAO DOS RECEPTORES atingi grandes grupos; 2- IDENTIFICAO DE INTERESSES COMUNS EM GRUPOS atinge grupos de interesse; 3- DIRECIONAMENTO A UMA ELITE INFORMACIONAL atinge uma elite que possui caractersticas polticas e econmicas que asseguram e mantm o seu status quo.

INFORMAO No contexto organizacional, a informao passou a ser a principal munio para a vantagem estratgica. Depende de saber us-la apropriadamente.

Excesso X Escassez H muita informao de mercado do tipo inadequado e poucas informaes adequadas; As informaes ficam to dispersas dentro da organizao que exigem grande esforo para localiz-las e integr-las; As informaes importantes s vezes so retidas com exclusividade por outros executivos; As informaes importantes geralmente chegam tarde; e As informaes muitas vezes no so confiveis.

VALOR DA INFORMAO

O valor efetivo pode ser resultante de:


o impacto que a informao provoca nas decises da organizao; e a utilidade desta informao, tendo em vista o seu tempo de utilizao.

Das könnte Ihnen auch gefallen