You are on page 1of 64

TREINAMENTO BÁSICO DE SAÚDE E SEGURANÇA

RESUMO RAC´S PERCEPÇÃO RISCOS

PROTEC CARAJÁS ± CONSCIENTIZAR PARA NÃO SE ACIDENTAR.

Interferências com outras equipes Transporte / Movimentação de materiais

máquinas.PROTEC CARAJÁS ± CONSCIENTIZAR PARA NÃO SE ACIDENTAR. Obstáculos. materiais e equipamentos .

PROTEC CARAJÁS ± CONSCIENTIZAR PARA NÃO SE ACIDENTAR. Exposição ao calor Trabalho em altura .

Espaço semiconfinado Exposição a poeira .PROTEC CARAJÁS ± CONSCIENTIZAR PARA NÃO SE ACIDENTAR.

Obstáculos Espaço físico restrito .PROTEC CARAJÁS ± CONSCIENTIZAR PARA NÃO SE ACIDENTAR.

PROTEC CARAJÁS ± CONSCIENTIZAR PARA NÃO SE ACIDENTAR.

Obstáculos a altura da cabeça e risco de tropeços

PROTEC CARAJÁS ± CONSCIENTIZAR PARA NÃO SE ACIDENTAR.

Trânsito de pessoas Interferências com outras equipes

PROTEC CARAJÁS ± CONSCIENTIZAR PARA NÃO SE ACIDENTAR.

Movimentação de cargas Risco de queda de pessoas

Movimentação de cargas .PROTEC CARAJÁS ± CONSCIENTIZAR PARA NÃO SE ACIDENTAR.

PROTEC CARAJÁS ± CONSCIENTIZAR PARA NÃO SE ACIDENTAR. Operação de equipamentos móveis Movimentação de cargas .

Trabalho em altura Operação de equipamentos móveis Movimentação de cargas .PROTEC CARAJÁS ± CONSCIENTIZAR PARA NÃO SE ACIDENTAR.

Trabalho em altura Movimentação de cargas Espaço confinado .PROTEC CARAJÁS ± CONSCIENTIZAR PARA NÃO SE ACIDENTAR.

Trabalho em altura Movimentação de cargas Espaço Confinado .PROTEC CARAJÁS ± CONSCIENTIZAR PARA NÃO SE ACIDENTAR.

Movimentação de cargas Trabalho em altura Interferências com outras equipes .PROTEC CARAJÁS ± CONSCIENTIZAR PARA NÃO SE ACIDENTAR.

PROTEC CARAJÁS ± CONSCIENTIZAR PARA NÃO SE ACIDENTAR. Movimentação de cargas Interferências com outras equipes .

DESLOCAMENTO Queda de Mesmo Nível (Pelotas) .

DESLOCAMENTO Atropelamento por veículo/equipamento. .

OPERAÇÃO DE TALHAS ELÉTRICAS Movimentação de cargas .

MÁQUINAS DE PÁTIO Trabalho em altura e em mesma verticalidade Movimentação de cargas .

DESLOCAMENTO NO PÁTIO Desmoronamento de Pilha .

OUTRAS ATIVIDADES E RISCOS Exposição a ruído Exposição a poeira / particulado .

OUTRAS ATIVIDADES E RISCOS Choque elétrico Máquinas e equipamentos com partes móveis .

OUTRAS ATIVIDADES E RISCOS Trabalho em altura .

25 PERMISSÃO DE TRABALHO BÁSICO ABRANGÊNCIA: ABRANGÊNCIA: Aplica-se às unidades da VALE e empresas contratadas. .

o questionamento. . o que leva ao aperfeiçoamento e a possibilidade de se conseguir contemplar e bloquear todos os reais riscos presentes nas atividades. a autocrítica.26 Importância da permissão de trabalho Elaborar procedimentos específicos para execução das atividades críticas estabelecendo medidas de saúde e segurança para controle dos riscos é uma forma bastante eficaz de se estimular a criatividade. a observação e a responsabilidade.

 inspeção de equipamentos através de lista de verificação. Dentre os fatores que contribuem para evitar acidentes relacionado com os requisitos para os procedimentos destacam-se:  uso adequado de equipamentos de proteção coletiva e individual.  cumprimento do procedimento. .  bloqueio das fontes de energia. conforme padrões preestabelecidos.27 Requisitos para os Procedimentos: Visam assegurar que os riscos decorrentes para execução das atividades críticas sejam devidamente analisados e controlados.  análise do risco e planejamento da atividade.  comunicação dos riscos.

28 PERMISSÃO DE TRABALHO BÁSICO PERMISSÃO DE TRABALHO BÁSICO .

29 PréPré-requisitos para aprovação da permissão de trabalho .

. físicas.  Considerar as interferências (climáticas.  Considerar os recursos técnicos para a execução da tarefa.) que ocorrem no local da execução da tarefa.  Considerar o ambiente e os riscos existentes na execução das tarefas.30  Considerar a qualificação e a habilitação do executante da tarefa. etc.

minimizá-los ou controlá-los.31 ANÁLISE DE RISCOS DA TAREFA -ART Identifica os riscos de uma determinada tarefa e os meios de eliminá-los. . Quando usar: Deve ser aplicada antes da execução das tarefas de intervenção e/ou de qualquer condição anormal de trabalho.

32 O FORMULÁRIO PADRÃO .

33 REQUISITOS DE ATIVIDADES CRÍTICAS (RAC) .

34 RAC 1 ± TRABALHO EM ALTURA Garantir condições de segurança em todos os trabalhos executados em altura igual ou superior a 1. .8 metros.

uso de drogas. Qualificados (treinados e aprovados no treinamento). Lembrete importante: Empregados acima de 100 kg são proibidos de realizar trabalhos em altura! . física e psicologicamente.35 PRÁTICAS DE TRABALHO EM ALTURA Avaliação médica: executantes aptos. Não apresentar evidências de embriaguez.

a serviço da Vale.36 RAC 2 ± VEÍCULOS AUTOMOTORES Garantir condições de segurança para todos os condutores de veículos. Conhecer: PRO 1002 GASSS Regulamento Interno de Trânsito . para transporte de passageiros e materiais.

.

38 RAC 3 ± EQUIPAMENTOS MÓVEIS Garantir condições de segurança para todos os operadores de equipamentos móveis a serviço da Vale. .

o controle de energia que as alimentam / movimentam/propulsionem. Algumas formas de energia que temos que controlar: Energia Térmica Energia Radioativa Energia Pneumática Energia Elétrica Energia Mecânica .39 RAC 4 ± BLOQUEIO E SINALIZAÇÃO Garantir nas intervenções/manutenções de máquinas e equipamentos.

válvula. Somente capacitados e autorizados podem executar os serviços com total segurança no equipamento. alavanca.: Para trabalhos em bloqueios e sinalização. através de um bloqueador específico. ou com defeito / falha. disjuntor ou qualquer outro dispositivo de isolamento de energia / fluxo. que garante que um dispositivo de isolação de energia e o equipamento sejam mantidos sob controle. . com a finalidade de não serem operados até que o bloqueador seja removido. deve-se fazer treinamento de RAC 04 O que é? BLOQUEIO É a ação. SINALIZAÇÃO Consiste em colocar a ficha de sinalização de bloqueio em uma chave. Bloqueie as fontes de energia com dispositivos adequados e afixe a etiqueta devidamente preenchida. Para a execução do trabalho: Certifique-se que a Energia esteja nula ou seja ³energia zero´.40 OBS. A etiqueta indica que o dispositivo não pode ser operado até que a etiqueta seja removida. bem como em equipamentos de manutenção.

BLOQUEIO DE FONTES DE ENERGIA .

42 RAC 5 ± MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS Orientar e garantir a todos quanto à segurança nas operações com equipamentos de elevação e movimentação de cargas .

43 ACIDENTES .

shutts. .44 RAC 6 ± ESPAÇO CONFINADO Garantir condições de segurança. tanques). nas intervenções/ manutenções que se façam necessárias em ambientes não projetados para a ocupação humana (silos. galerias.

.PET Autorização escrita fornecida pelo empregador ou seu representante com habilitação legal para permissão e controle de entrada em um espaço confinado. MONITORAMENTO DA ÁREA CONFINADO Antes da entrada e início do trabalho no Espaço Confinado classes as condições atmosféricas devem ser avaliadas e monitoradas com o auxílio de instrumentos de leitura direta.45 PERMISSÃO DE ENTRADA PERMISSÃO DE TRABALHO .

46 RAC 7 ± PROTEÇÃO DE MÁQUINAS Garantir proteção a todas as máquinas. equipamentos e sistemas que possuem partes móveis ou provoquem lançamento ou queda de material/fragmento .

Botão de Emergência: Deve estar localizado próximo ao operador. que interrompa totalmente os movimentos da máquina. .47 DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO Sistema de Paralisação: Chave Geral: Para cada máquina deve ser prevista uma chave geral.

48 CHECK LIST DE PROTEÇÃO DE MÁQUINAS Deve ser elaborado e mantido atualizado um check-list de todas as máquinas. . equipamentos que possuem proteções.

. o risco de acidentes decorrentes de desabamento de taludes.  Implementar procedimentos emergenciais.  Monitorar os taludes.  Planejar. visando eliminar.  Analisar os riscos.  Definição dos métodos de escavação. controlar e minimizar.49 RAC 8 ± ESTABILIZAÇÃO DE TALUDES Estabelecer requisitos de Saúde e Segurança.  Isolar e suspender as atividades próximas em caso de risco iminente. aprovar a execução de taludes.

50 ACIDENTE EM PILHAS DE PELLET FEED Escorregamento de pilha da Kobrasco em 17-11-2008 .

51 ACIDENTE EM PILHAS DE PELLET FEED Escorregamento de pilha das Usinas I e II em 10-01-2009 .

o risco de acidentes durante o manuseio e armazenagem de explosivos. eliminar.52 RAC 9 ± EXPLOSIVOS E DETONAÇÃO Garantir condições de segurança. controlar e minimizar. .

atividades de estocagem. produção. manuseio. reciclagem e disposição de produtos químicos .53 RAC 10 ± PRODUTOS QUÍMICOS Garantir condições de segurança. transporte.

.

55 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS A FISPQ é a documentação relativa à toxicidade e riscos associados ao contato e manuseio de produtos químicos. pelo fabricante do . É preparado produto.

. ‡ Somente pessoal autorizado pode efetuar serviços em eletricidade.56 RAC 11± TRABALHOS COM ELETRICIDADE ‡ Treinamento especial é requerido para trabalhos em equipamentos elétricos.

etiquete e teste todos os circuitos de 50 volts ou mais. Dispositivos de controle de circuitos tais como« ‡ Botões de partida ‡ Chave seletora ‡ Intertravamento de segurança «não devem ser usados sozinhos como meios de desenergização de circuitos ou equipamentos.RAC 11 Antes de iniciar o trabalho« ‡ Desenergize.57 PRÁTICAS SEGURAS . trave. ‡ Desenergize e desconecte todas as fontes de energia. .

. ‡ Conheça os perigos da eletricidade ‡ Conheça o equipamento ‡ Use Práticas de Trabalho ‡ Inspecione seu EPI antes de cada uso ‡ Desligar os equipamentos da tomada... quando não estiverem sendo usados ‡ Não trabalhe em circuitos energizados sem permissão Lembre-se. Somente pessoal autorizado pode efetuar serviços em eletricidade ..58 SEU TRABALHO.

59 .

60 Mouse Mouse .

nº 193 61 . Ramal .Em caso de Emergências como Acidentes. Incêndios. mantenha a calma e ligue para a Central de Emergências. Vazamentos. entre outros.

Fique ligado e evite acidentes..PENSE NISSO.. Mas eles podem e devem ser evitados. 62 . Comprometa-se com a sua segurança e com a das outras pessoas. Acidentes podem acontecer em qualquer lugar.

Canaã 63 .OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO Contatos: (94) 3356-1019 / 9124-1836 / 8112-2835 Rua: Rio Branco. Centro . 196 ± Beira Rio ± Parauapebas/MG Av: Weyner Cavalcante.