Sie sind auf Seite 1von 14

Brincar com a Matemtica

 Planificao para uma semana, com actividades de manh e tarde;  Aplicar em crianas com idade pr-escolar;

1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5 Dia

Histria O Tobias e as formas (Anexo I)


Objetivos Contedos Estratgias Descrio da atividade Recursos

Escutar atentamente a rea de Expresso leitura de histrias; Comunicao Adquirir competncias de concentrao e memorizao; Participar ativamente na conversa em grande grupo, relativamente histria;

e O educador deve ler expressivamente de forma a cativar o grupo de crianas;  Domnio da linguagem oral e abordagem escrita; As questes colocadas ao longo da histria devem Domnio da matemtica; promover a interao entre todos os intervenientes; rea do Conhecimento do Mundo Todas as participaes Curiosidade e desejo de saber; devem ser considerao; tidas

Sentam-se as crianas Humanos: em grande grupo; Educador; auxiliar e grupo de crianas. Depois do grupo estar em silncio, passa-se Materiais: Livro da contagem da histria; histria.

No final colocam-se questes as crianas sobre o contedo da em mesma.

Nomear semelhanas rea da Formao Pessoal entre objetos do quotidiano e formas Educao para os valores. geomtricas (quadrado, retngulo, tringulo e crculo).

importante que as ilustraes sejam visualizadas pelas crianas, durante a contagem da histria.

Avaliao Registo de observao; Observao directa; Dialogo em grande grupo;

descoberta das formas


Objetivos Identificar geomtricas; Contedos Estratgias Utilizar um espao exterior constitudo por diversas formas geomtricas que as crianas possam observar e comentar; Recorrer utilizao diversos de plstica. Descrio da atividade O grupo dirige-se para o exterior do Jardim de Infncia (o educador deve escolher o local mais adequado para a realizao da atividade); Recursos Humanos: Educador; auxiliar e grupo de crianas. Materiais: Espao exterior que possua objectos que representem diversas formas geomtricas; cartolinas; canetas; tesouras; revistas; lpis.

do formas rea Conhecimento do Mundo Desenvolver a capacidade Curiosidade e de observao; desejo de saber; Promover a ateno/ rea de Expresso concentrao; e Comunicao Despertar para o ambiente  Domnio da em seu redor; linguagem oral e Desenvolver a capacidade abordagem escrita; de descrever da sinteticamente o Domnio matemtica; observado; Trabalhar fina. a motricidade rea da Formao Pessoal Educao para os valores.

Solicita-se s crianas que olhem em seu redor, com o intuito de encontrarem objectos que tenham a forma de quadrados, retngulos, tringulos e crculos; de O educador e a auxiliar vo registando as materiais observaes feitas pelas crianas; expresso Em grande grupo, partilham as descobertas realizadas. Primeiramente atravs de uma conversa e, em seguida, O educador regista, numa cartolina dividida em quatro colunas (uma para cada figura), as principais ideias; Para finalizar, j no interior da sala, as crianas procedem ilustrao dos objectos que observaram no exterior (atravs do recurso a tcnicas de expresso plstica).

Avaliao Registo de observao; Observao direta; Dialogo em grande grupo; Registo fotogrfico.

Jogo quem sou eu?


Objetivos Contedos Estratgias Descrio da atividade Recursos

Identificar as diferentes rea caractersticas de cada Conhecimento figura geomtricas; Mundo Indicar o nome diferentes figuras; das

Desenvolver a capacidade de esperar pela sua vez; Participar ativamente em atividades de grande grupo; Adquirir conceitos aresta); Desenvolver contagem; novos (vertce, a

do Aleatoriamente o do educador coloca questes s crianas sobre as cores de Curiosidade e desejo peas do seu de saber; vesturio, por rea de Expresso e exemplo, para que Comunicao deste modo seja  Domnio da dada a possibilidade linguagem oral e a todas as crianas participarem abordagem escrita; ativamente; Domnio da Caso alguma criana matemtica; no queira retirar rea da Formao uma pea, o Pessoal educador deve daro tempo Educao para os lhe necessrio, at que a valores. criana aceite;

O educador mostra as figuras s crianas Humanos: Educador; auxiliar e e coloca-as dentro do saco; grupo de crianas. Aleatoriamente o educador seleciona uma Materiais: saco de criana para retirar uma figura do saco; pano escuro, Em seguida, vo-se colocando diversas figuras geomtricas questes acerca da figura seleccionada, (por exemplo os por exemplo: de que forma se trata?, de blocos lgicos). que cor ?, que objeto vos faz lembrar?, sabem como se chama este biquinho? (vrtice) ; que nome se d ao lado do quadrado? (aresta) ; quantos lados tem? Vamos cont-los. A atividade termina quando todas as crianas j tiverem retirado uma figura e indicado as suas caractersticas, incluindo o seu nome.

Avaliao Registo de observao (Anexo XII); Observao direta; Dialogo em grande grupo; Registo fotogrfico.

Formar Conjuntos
Objetivos Contedos Estratgias Descrio da atividade Com antecedncia, o educador pede s crianas que tragam de casa, vrios pares de meias (com diversas cores e padres); Recursos Humanos: Educador; auxiliar e grupo de crianas.

Formar conjuntos de rea acordo com Conhecimento determinados critrios; Mundo Reconhecer as semelhanas e diferenas que permitem distinguir o que pertence e no pertence a um e a outro conjunto; Distinguir o que pertence a ambos os conjuntos;

Reconhecer O local onde se realiza a propriedades que Pessoal permitem estabelecer Educao para os actividade deve ser escolhido de acordo com o material que uma classificao valores. utilizado. Neste caso, um espao ordenada; suficientemente amplo seria o mais indicado.

do A abordagem da formao de do conjuntos deve ser realizada de uma forma natural. Assim, o educador deve recorrer utilizao Curiosidade e de objectos que sejam familiares desejo de saber; s crianas; rea de Expresso Esses objectos utilizados devem e Comunicao ser apelativos e diversificados  Domnio da entre si, por exemplo: meias de linguagem oral e vrias cores, padres, texturas. abordagem escrita; O educador deve assumir um Domnio da papel de orientadora, para que as matemtica; crianas se sintam apoiadas rea da Formao durante toda a actividade.

De seguida solicita s crianas Materiais: Arcos; para formarem conjuntos com o meias de vrias material anteriormente referido; cores e padres. O educador deve informar as crianas que os conjuntos devem ser feitos dentro dos arcos (Anexo II); Por ltimo, o educador solicita s crianas para que contem os elementos que constituem cada conjunto formado e verbalizem os critrios utilizados para a seleco dos mesmos (cor, tamanho, padro, material, etc.).

Avaliao Registo de observao (Anexo XI); Ficha de verificao de conhecimentos; Observao direta;

Histria O comboio das Formas Geomtricas (Anexo IV)


Objetivos Contedos Estratgias Descrio da atividade Recursos Educador; grupo de Livro da

Escutar atentamente a leitura rea de Expresso Para que as crianas se e Comunicao sentem e mantenham o de histrias; silncio, o educador pode da Adquirir competncias de  Domnio recorrer utilizao de concentrao e memorizao; linguagem oral e canes/ lenga-lengas abordagem escrita; (Anexo III); Nomear semelhanas entre Domnio da objetos do quotidiano e Durante a contagem da matemtica; histria, o educador deve formas geomtricas rea da Formao ler expressivamente, com (quadrado, retngulo, Pessoal intuito de despertar o tringulo e crculo). Educao para os interesse do grupo; Participar ativamente na valores. conversa em grande grupo, relativamente histria; Recontar a histria, recorrendo sua memria. O educador deve incentivar o grupo a participar na recontagem da histria, questionando as diversas crianas e respeitando todas as participaes.

Renem-se as crianas em Humanos: auxiliar e grande grupo e solicita-se crianas. que se sentem; Materiais: Quando o grupo j se histria. encontrar em silncio, iniciase a leitura da histria; No sobre histria; Solicita-se s crianas que a recontem. final o da as leitura, crianas da

questiona-se

contedo

Avaliao Registo de observao (Anexo V); Registo de ideias referidas pelas crianas; Dilogo; Observao direta.

Realizao do comboio das formas geomtricas


Objetivos Contedos Estratgias Descrio da atividade Depois das crianas j conhecerem o comboio das formas, prope-se ao grupo que elabore um comboio semelhante para se colocar na sala (Anexo VI); Recursos Humanos: Educador; auxiliar e grupo de crianas.

Identificar formas geomtricas rea do Conhecimento O educador deve simples; do Mundo preparar previamente os materiais que sero Desenvolver a motricidade Curiosidade e desejo de utilizados; fina; saber; Como forma de Participar em actividades de rea de Expresso e avaliao, o educador grande grupo; Comunicao poder aplicar ao Desenvolver a capacidade de  Domnio da linguagem grupo uma ficha de estabelecer relaes; oral e abordagem escrita; verificao de conhecimentos sobre Adquirir competncias de Domnio da matemtica; a temtica abordada. concentrao, ateno e rea da Formao (Anexo VII) Desta memorizao; Pessoal forma, poder apurar Promover a capacidade de as crianas Educao para os valores. se resoluo de problemas; conseguem associar ao objecto uma forma. Desenvolver a capacidade de Ex: porta- rectngulo. simbolizao; Promover o raciocnio lgico.

Materiais: Cartolinas de O educador questiona s vrias Cores, crianas quais devero ser os Tesouras, materiais utilizados; Objectos (CDs, Em grande grupo inicia-se a caixas, etc;) e recortes de construo do comboio; revistas. Posteriormente, colocam-se os objectos/ imagens nas respectivas carruagens da forma certa; No final de elaborado o comboio, questiona-se as crianas acerca da sua opinio sobre a atividade.

Avaliao Ficha de verificao de conhecimentos Observao direta Registo audiovisual Registo de observao.

Sou um Mgico!
Objetivos Reconhecer as semelhanas e as diferenas entre as figuras geomtricas e os objectos do quotidiano; Expressar a imaginao; criatividade/ Contedos rea do Conhecimento do Mundo Curiosidade e desejo de saber; rea de Expresso e Comunicao  Domnio da linguagem oral e abordagem escrita; Domnio da matemtica; rea da Formao Pessoal Educao para os valores. Estratgias Descrio da atividade Recursos Humanos: Educador, auxiliar e grupo de crianas. Materiais: Formas geomtricas em cartolina em vrias cores e tamanhos; cola; lpis de cor e folhas da atividade. O educador deve O educador fornece ao grupo diversas interagir com as crianas figuras geomtricas em cartolina; durante toda a Em seguida, cada criana escolhe, actividade; pelo menos duas, dessas figuras; Para dinamizar a tarefa, as figuras em cartolina O educador atribui a cada criana uma devem ser de vrias folha A4 previamente preparada (Anexo VIII) e solicita s crianas que cores; a Para que as crianas no l colem as figuras geomtricas, se sintam constrangidas podendo criar carros, pessoas, casas, durante a exposio da animais etc.; sua produo, o educador dever dar a No final de todas as crianas devida importncia a trabalharem pelo menos uma imagem, cada criana mostra ao grupo a sua esse momento; criao e expliquem no que consiste. Como tal, ele prprio poder tomar a iniciativa, Durante o resto da manh o educador apresentando a sua fornece alguns desenhos (Anexo IX) construo e afirmando para as crianas colorirem, onde as Eu sou o artista X e esta figuras presentes nos mesmos so formas geomtricas. a minha obra.

Desenvolver a capacidade de se expressar em grande grupo; Trabalhar a motricidade fina; Fomentar o gosto pelas actividades de Expresso Plstica; Desenvolver o sentido critico e o respeito pelo outro.

Avaliao Observao direta Registos fotogrficos Dilogo Registo escrito

Srie numrica 0 a 10 (Anexo X)


Objetivos Contedos Estratgias Descrio da atividade Recursos Estimular a iniciao rea do contagem; Conhecimento do Mundo Desenvolver o treino da contagem;  Curiosidade e desejo de Associar a quantidade ao saber; numeral; rea de Expresso Desenvolver a capacidade e Comunicao de concentrao e  Domnio da memorizao; linguagem oral Treinar a motricidade fina; e abordagem Fomentar o interesse escrita; pelas actividades em  Domnio da grupo. matemtica; Os materiais devem ser O educador prope ao grupo a Humanos: previamente preparados realizao de uma srie numrica, Educador, auxiliar pelo educador; que ir de 0 a 10; e grupo de crianas. O educador deve ter em Os materiais so colocados nas conta os conhecimentos mesas. As crianas comeam, por Materiais: prvios das crianas, para pintar os nmeros recorrendo a Tampas, cartes de duas cores, assim estipular o conjunto matrias de expresso plstica. nmeros em de nmeros a serem medida que as crianas vo suporte papel, utilizados; terminando, recortam os nmeros e as materiais de O papel do educador palavras que lhes correspondem. expresso plstica deve ser principalmente Aps todos os elementos estarem (lpis, cola, de orientador, durante a recortados, as crianas duas a duas tesoura). realizao da actividade; vo colar o nmero e a palavra que lhe O educador deve corresponde num dos cartes. incentivar o grupo a Nos cartes realizados as crianas rea da Formao questionar-se/reflectir colam a quantidade de tampas Pessoal sobre a temtica e a sua correspondente ao numeral presente  Educao para utilidade. no carto; os valores. Por fim as crianas colocam os cartes por ordem crescente, de modo a organizar corretamente a srie numrica. Avaliao Observao direta Registo fotogrfico Observao dos resultados Dilogo

Jogo do domin
Objetivos Contedos Estratgias Descrio da atividade Durante os momentos de brincadeira livre, o educador questiona as crianas se querem jogar ao domin; Caso estas aceitem, o educador coloca aleatoriamente as peas do jogo, no centro da mesa. Cada criana retira seis peas ao acaso. E iniciam o jogo, em grupo. (Anexo XI) Recursos Humanos: Educador e grupo de crianas. Materiais: Jogo do domin

Interagir ativamente com as rea do Conhecimento restantes crianas, quer a pares, do Mundo quer em grande grupo;  Curiosidade e desejo Saber lidar com a derrota e a de saber; vitria; rea de Expresso e Trabalhar a motricidade fina; Comunicao Recorrer a conhecimentos j adquiridos (numeral- quantidade; processos de contagem); Desenvolver a capacidade de concentrao, ateno e compreenso; Aprender a esperar pela vez; Estimular a associao; Trabalhar a simbolizao. capacidade capacidade

Se o jogo for uma novidade para as crianas, prefervel que os grupos sejam de poucos elementos e que o educador d a devida ateno a todas as  Domnio da crianas; linguagem oral e O educador deve abordagem escrita; sempre respeitar as  Domnio da capacidades, fomentando assim a matemtica; autoconfiana de cada rea da Formao criana e o respeito Pessoal entre o grupo; Partilha do poder. A melhor forma de as crianas perceberem as regras do jogo atravs da prtica.

de  de

Avaliao Observao direta Dilogo

Referncias Bibliogrficas
 MINISTRIO DA EDUCAO (1997). Orientaes Curriculares para a Educao Pr-Escolar. Lisboa: G.E.D.E.P  CANDEL, ARIANNA., ROVIRA, FRANCESC. Tobias e as Formas. Porto Editora  MARINNGELI, MARIELA. (Setembro 2006), Educadores de Infncia - Figuras 4. EDIBA  SILVA, ANA TERESA., SILVA, MARIA MANUELA. (Maio 2008), Educao de Infncia N12. Porto Editora  Figueiredo, M. (2003) Domnio da Matemtica. Bola de Neve, Coleco Mais

Obrigada pela ateno!

Das könnte Ihnen auch gefallen