Sie sind auf Seite 1von 73

ndice

.Introduo
O que o Beto Como surgiu o beto Factores que intervm na qualidade do Beto

.Planta de Localizao .Betonagens


Preparao de betonagens tipos de cofragens Mtodos de betonagens e cuidados

.Fundaes
- Introduo s fundaes - Execuo de sapatas e do muro de Berlim - Processos de execuo - Mtodo fsico de anlise de equilbrio - Proteco superficial de taludes - Desenhos rigorosos realizados

.Alvenaria
Introduo alvenaria A obra, alvenaria e execuo de paredes - paredes interiores - Desenhos rigorosos realizados - paredes exteriores em beto e algumas patologias existentes neste tipo de construo - Implantao das paredes interiores - Reboco

.Cobertura
- Isolamento - camada de condensao - Caractersticas - Precaues - Vantagens de execuo - Impermeabilizao
Encontro de pendentes com elementos verticais Remetes externos de uma pendente Desenhos Rigorosos realizados Obra inacabada Obra finalizada

. Biografia

Introduo
Entende-se pela designao do beto o aglomerado obtido pela mistura em propores convenientes de pedra mida, areia , cimento ou cal hidrulica, e gua. A utilizao deste material de construo parece vir de longa data, julgandose ter sido empregado A utilizao deste material de construo parece vir de longa data, julgandose ter sido empregado pelos povos egpcios e assrios nas suas construes. Parece igualmente ter sido aplicado pelos gregos , pois encontram-se restos de beto no aqueduto de Argos, reservatrio de Sparta, etc.. Foram, porem os romanos que deram grande impulso utilizao deste material, sendo muito numerosos os restos de trabalhos daquela poca feitos com beto ; assim encontram-se , tanto em Itlia como em todas as regies dominadas pelos romanos, vestgios da aplicao do beto em estradas, fundaes, paredes, etc. Vitrvio indica o modo como os romanos empregavam o beto em trabalhos martimos, podendo ainda hoje observar-se os seus restos na runas do porto de Calgula, na baa de Pozzouli, Aps a queda do imprio romano a utilizao do beto parece s ter reaparecido em Inglaterra e na Alemanha. Modernamente, a aplicao do beto tem-se desenvolvido extraordinariamente , e , a tcnica do seu fabrico aperfeioado de tal modo que o seu emprego tem-se generalizado, pode dizer-se, a todo o tipo de construes. A possibilidade da sua utilizao nas obras de beto armado, hoje to correntes, constitui mais um passo importante na utilizao mais frequente nas obras do futuro. O Incremento que a execuo de obras de beto, simples ou armado, est a ter sucessivos melhoramentos das suas qualidades, resultantes no s do aperfeioamento do fabrico de cimentos como tambm da prpria tcnica de execuo do beto, justifica que se lhe dedique especial desenvolvimento. A mistura dos elementos que constituem o beto aglomerantes, materiais inertes e gua, apresentam propriedades de fazer presa e endurecer no decorrer do tempo. As qualidades finais do beto, resistncia, compacidade, permeabilidade etc, resultam no s da natureza dos aglomerantes e da sua quantidade , mas tambm e em alto grau, da qualidade dos elementos inertes, areia e pedra, e das propores da sua mistura.

Factores que intervm na qualidade do Beto

A qualidade e estado do cimento


Quando a qualidade, cabe ao laboratrio de apoio obra verifica-la quando surjam dvidas, mas, para alem destas, dever acautelar-se o seu armazenamento em condies de no estar em contacto com o pavimento hmido ou sujeito aco de chuvas, gua de condensao ou vapores de gua.

Qualidade e Quantidade de gua


A agua deve ser pura e isenta de sais que prejudiquem a presa e o comportamento ulterior do beto, resta referir que a quantidade de gua tem uma importncia considervel na resistncia final do beto e na sua porosidade, a gua aplicar no dever ir alm da necessria para molhar o cimento, a areia e a brita. No pode estabelecer-se taxativamente uma determinada quantidade de gua e aplica-la indistintamente com a areia e a brita secas, hmidas ou molhadas, e indiferente granulometria. Deve procurar-se uma plasticidade constante sada da betoneira, correspondente massa dos rebocos. Deve poder formar-se com a colher uma pirmide de base igual altura e, quando a natureza dos trabalhos exija maior fluidez das massas deve compensar-se com a adio do cimento o excesso de gua acrescentado, isto , se para a plasticidade normal se aplicam 201 de agua por saco de cimento, e para a plasticidade necessria houver que acrescentar mais que 51 de gua por saco, devero acrescentar-se mais de sacos de cimento nesta mistura, a fim de manter a mesma relao gua e cimento. Esta relao s pode ser encontrada a partir do estado ideal de molhagem da plasticidade corrente e j deixa de estar dependente do grau de humidade dos inertes.

Composio Granulomtrica dos inertes ( areias e Britas )


As composies granulomtricas, isto , a relao entre quantidades e dimenses so um dos elementos fundamentais na resistncia do beto. Este ser tanto mais resistente quanto menor for o valor de vazios entre pedras, sem preenchimento com um mnimo de areia. Na obteno destes resultados contam a forma e a combinao das dimenses destes gros. A dimenso est intimamente relacionada com a necessidade de agua para molhagem e esta, para uma quantidade de cimento invarivel, determina a resistncia final. O assunto de assunto demasiado complexo para este trabalho mas no podemos deixar de chamar a ateno para a necessidade de no fazer misturas de inertes sem um estudo prvio elaborado por um tcnico competente.

Planta de Localizao

F U N D A E S

Fundaes
A formao geolgica do terreno com a sua capacidade geolgica, nvel do lenol fretico e a qualidade do solo, podem determinar importantes condies de construtibilidade do mesmo. A capacidade de resistncia diferencia-se em: Solo bom (pedregulho, rocha, argila seca), Solo mdio (areia fina, argila hmida) e Solo ruim (argila mole, lama, aterro). As fundaes tm como principal funo, transmitir as cargas do edifcio para o terreno, devem evitar o assentamento das construes vizinhas, o deslizamento dos terrenos adjacentes e o ataque de substncias existentes no solo. Os solos resistentes garantem ao edifcio uma boa estabilidade, so utilizadas as fundaes por sapatas, os solos no resistentes j levam a necessidade do emprego de fundaes mais dispendiosas, como fundaes por estacas ou plataformas. A construo sobre lenis freticos levam necessidade de uma banheira de isolamento. As fundaes para alm de terem de assegurar a sua principal funo j explicada, hoje em dia so tambm obrigadas a cumprir outras tarefas, provocadas pelo custo de terrenos, tendo de incluir caves com vrios pisos, obrigando ao recurso de outros processos de construo. No caso do nosso edifcio, foram utilizadas as sapatas e o muro de Berlim como conteno do terreno, j que este tem trs pisos abaixo do solo, que servem como garagem.

Sapatas: So fundaes em que o sistema estrutural pilar ou parede possui uma base alargada. As fundaes utilizadas na nossa obra foram a Sapata, sapata de beto com 3metros por 2,20 metros, e uma sapata central da zona da escada, que tem 8,60metros por 4,20 metros.

Esquema de uma sapata simples

Exemplo construtivo de uma fundao em sapata

Sapata de beto

Sapata de beto

Conteno do terreno, Muro de Berlim: A utilizao do processo do muro de Berlim, permite a construo de caves, de vrios pisos a baixo do solo, em terrenos urbanos com pouca gua no subsolo, como o caso do terreno da nossa obra. Consiste em introduzir perfis metlicos no terreno e construir painis de beto alternadamente e de baixo para cima.

Sapata de beto

Sapata de beto

Explicao da construo do muro de berlim

Conteno do terreno, Muro de Berlim: A utilizao do processo do muro de Berlim, permite a construo de caves, de vrios pisos a baixo do solo, em terrenos urbanos com pouca gua no subsolo, como o caso do terreno da nossa obra. Consiste em introduzir perfis metlicos no terreno e construir painis de beto alternadamente e de baixo para cima.

Desenhos de explicao da construo do muro de berlim

Fotos do muro de berlim

O uso da tcnica do solo grampeado no mais novidade. O que poucos sabem que algumas incorporadoras j esto utilizando esta tcnica para conteno de taludes em subsolos de prdios e casas. O solo grampeado, alm das aplicaes usuais em estradas, tneis e remediao de deslizamentos, pode ser utilizado em obras industriais ou subsolos de edifcios. A tcnica do solo grampeado foi usada pela primeira vez na Frana, em 1961, na reteno de paredes permanentes em rocha mole. Na ocasio, os chumbadores eram de uma barra macia de ao sem a aplicao do concreto projetado. Um processo mais moderno foi aplicado em Versailles em 1972, na face de um talude de aproximadamente 18 m de altura, pela tcnica de projeo de concreto. Em 1986 o Ministrio de Transporte do governo francs investiu US$ 4 milhes em um projeto chamado Clouterre. O objetivo principal foi de desenvolver recomendaes e normalizaes para o solo grampeado, com especial nfase na segurana e durabilidade.

A partir de ento essa tcnica no parou de se desenvolver.Alm da evoluo tcnica nos processos executivos e nos materiais utilizados, tem-se a evoluo de projeto com critrios de dimensionamentos e utilizao de ensaios de laboratrio e de campo que conferem mais economia com segurana.

A De

tcnica processo divide-se em quatro fases: edificaes perifricas (vizinhos). Escavao parcial. Instalao dos chumbadores - perfurao, introduo do chumbador e injeo dos furos. Aplicao do concreto projetado - incluindo a instalao de drenos. forma resumida o Reforo das

A segunda onda No incio dos anos 1990 os europeus comearam a aplicar o solo grampeado em conteno de taludes em reas prediais, devido alta densidade de construes em centros urbanos. Hoje esta tcnica est presente em grande parte das obras na Europa e Amrica do Norte, que necessitam estabilizar taludes visando maior eficincia de custos, segurana e qualidade.

Escavao Os taludes so escavados mecanicamente e ou manualmente conforme geometria e seqncia de projeto.

Instalao dos grampos Os taludes so perfurados, os grampos so preparados, instalados e alojados nos furos para a injeo. Os espaamentos vertical e horizontal so definidos a partir da resistncia dos solos.

Concreto projetado A parede do talude recebe o jateamento da mistura (gua, cimento, pedrisco, areia e fibra). Executa-se o acabamento. Em funo da inclinao do talude poder ser executado paramento em grama

Escavao nova frente Cumpridas as etapas anteriores, pode-se aprofundar a escavao e repetir o processo em camadas.

Vantagens Outro fator que muitos desconhecem a facilidade para mobilizao e flexibilidade do equipamento; com isso obras de difcil acesso e pouco espao podem se beneficiar tambm do uso do solo grampeado. Os equipamentos utilizados emitem pouco rudo, o nvel de distrbio desprezvel e acima de tudo os equipamentos no transferem vibraes ou impactos para as edificaes vizinhas. Outro factor o ganho de rea que o solo grampeado propicia para o empreendimento, pois o solo grampeado desce rente divisa do terreno, oferecendo mais rea para as garagens. Um factor de grandes discusses entre os consultores de conteno o comportamento do solo grampeado em solos com bastante gua. Nisso, a tcnica tambm evoluiu. Como os equipamentos so muito flexveis, sua movimentao nesse tipo de solo no fica comprometida, e a drenagem interna funciona permitindo a execuo das obras.

Segurana e limpeza Os 5S so uma prtica de qualidade idealizada no Japo no incio da dcada de 1970. O seu nome corresponde s iniciais de cinco palavras japonesas equivalentes a: Separar, Situar, Suprimir, Sinalizar e Seguir. O solo grampeado colabora para os princpios do 5S. A limpeza na obra uma caracterstica marcante, pois o processo de remoo de terra ocorrer somente no perodo de execuo do grampeamento do solo. A obra ficar livre de futuras remoes de taludes. A partir da execuo das fundaes, a obra no ter em etapas posteriores novas remoes de terra. A terceira onda A tcnica de solo grampeado baseia- se em aproveitar ao mximo a resistncia dos solos e, no que este no competente - resistncia trao - utiliza-se um elemento de reforo. Da a denominao de solo reforado.

Mtodo fsico de anlise de equilbrio O segredo do sucesso do solo grampeado est na qualidade das investigaes geotcnicas e no acompanhamento e avaliao de desempenho da obra. Isto , sondagens e ensaios de resistncia dos solos na fase de projeto e nos ensaios de laboratrio e de campo na fase de obra. Os espaamentos horizontais e verticais entre os grampos e as profundidades so determinados por procedimentos de clculos de dimensionamento que necessitam das propriedades de resistncia dos solos e da aderncia do grampo com os solos.Assim, de fundamental importncia o conhecimento desses parmetros geotcnicos. A tcnica arrojada, de tirar o maior proveito da resistncia dos solos, plenamente assegurada com conhecimento da resistncia ao cisalhamento, a priori, nas investigaes de projeto. E, com um controle tecnolgico, semelhante ao que se faz nas estruturas de concreto, confirma-se a resistncia dos solos escavados durante as obras. Avalia-se tambm o desempenho dos grampos pelos ensaios de campo. Resume-se, assim, a terceira onda tecnolgica desse sistema, que associa inovaes cientficas e a experimentao, de modo a obter-se economia e segurana.

PROTEO SUPERFICIAL DE TALUDES


A proteo superficial de taludes com o uso de concreto aplicado manualmente ou por mquinas de projeo uma soluo simples e eficiente para manter a estabilidade do macio, evitando-se a eroso e o deslizamento do mesmo por ao das guas incidentes. A aplicao manual de fcil execuo, sendo indicada para o revestimento de pequenas reas ou quando o local a ser tratado for de difcil acesso para as mquinas de projeo. Este artigo vai tratar deste ltimo sistema, ou seja, a aplicao manual.

O revestimento de taludes com concreto aplicado manualmente, consiste na aplicao de uma mistura de concreto sobre uma tela metlica soldada, sendo esta devidamente ancorada na rea a ser tratada. O concreto constitudo por brita 0 (zero), areia lavada e cimento, devendo a mistura ser bem dosada. O correto preparo da superfcie a ser revestida de fundamental importncia para a qualidade e durabilidade do produto acabado, devendo estar firme, coesa e isenta de matria orgnica (folhas, razes, caules, etc.) ou qualquer outra substncia que prejudique a aderncia do concreto ao substrato.

Se necessrio, eventuais irregularidades no substrato podem ser corrigidas com a aplicao de uma mistura de solo-cimento, conferindo assim, uma superfcie de efeito geomtrico regular para aplicao do concreto. Estando pronta a superfcie a revestir, procede-se execuo dos chumbadores. Este passo consiste na perfurao do solo por meio de trado manual ou outra ferramenta apropriada, a uma profundidade definida em projeto, sendo usualmente de 0,5 a 1 metro, seguida do preenchimento do furo com nata de cimento ou concreto, e insero de uma barra de ao com dimetro de 1/2". A finalidade do chumbador fixar a tela metlica, evitando que o conjunto (tela-concreto) deslize sobre a superfcie.

A tela metlica empregada tem a finalidade de absorver as tenses provenientes de dilatao e retrao da massa de concreto, evitando o seu fissuramento, o que indesejvel, pois deixaria de impermeabilizar a superfcie revestida. A tela soldada pode ser do tipo Telcon Q-61, malha quadrada de 15 x 15cm e dimetro dos fios iguais a 3,4mm ou conforme indicado em projeto.

Uma vez terminada a execuo dos chumbadores, aplica-se um chapisco sobre a rea a ser revestida, com o objetivo de melhorar a aderncia na interface substrato-concreto. Posteriormente, a tela metlica estendida sobre a rea e fixada nos chumbadores, dando-se incio aplicao do concreto. Nesta operao deve-se dar ateno especial para o recobrimento da armadura, evitando assim, a corroso da mesma. Na aplicao manual o pedreiro deve exercer uma presso com a colher ou desempenadeira durante o espalhamento do concreto, com o objetivo de adensar a massa e promover a aderncia do conjunto. Um outro item importante que no pode ser esquecido a colocao de drenos de PVC na rea a ser revestida. Estes drenos, com dimetro geralmente de 50mm, so colocados a cada 4m, devendo ser envoltos por tela de nylon ou geotextil bidim OP-20 ou similar, na rea de contato com o solo. A espessura final do revestimento deve ser homognea e seguir as indicaes do projeto. corrente a adoo de espessuras de 5 a 6cm, sendo que a textura da superfcie acabada no deve ser spera e porosa, pois isto propiciaria a absoro de guas incidentes.

Deve-se evitar o simples ato de revestir o talude somente com o emprego de argamassa de cimento e areia ou concreto, pois resulta em patologias. No entanto, no difcil encontrar reas considerveis onde o revestimento foi aplicado sem a mnima observncia s boas normas de engenharia. Ausncia de tela metlica, chumbadores, drenos, dosagem inadequada e preparo deficiente da superfcie so mais comuns do que se imagina. Como resultado, tem-se uma fissurao generalizada, com a conseqente perda de desempenho do produto final e reduo da vida til do mesmo. A foto ao lado ilustra bem o que acabou de ser dito, onde uma grande rea foi revestida com uma fina camada de argamassa de cimento e areia aplicada diretamente sobre o talude. No havia drenos de PVC e o sistema de captao das guas de chuva era deficiente. Percebe-se o crescimento de vegetao nas caixas coletoras de guas pluviais. Um outro problema bastante comum a deteriorao do projetado no p do talude. Est patologia pode ser evitada com a construo de uma viga ou mureta de coroamente, devidamente armada e ancorada no solo de fundao. Neste caso, a tela do projetado deve ser "amarrada" na estrutura de concreto. Para finalizar, a soluo para proteo superficial de taludes aqui apresentada, conforme j foi dito, bem simples e de fcil execuo. A qualidade, eficincia e durabilidade do revestimento vai depender do projeto adotado, que pode ser contemplado com obras de drenagem e/ou conteno complementares, assim como da qualidade dos materiais e mo-de-obra empregada.

Preparao da betonagem armadura/cofragem

() No cabe ao pedreiro executar os moldes para o beto, mas cabe-lhe utiliza-los; no lhe compete garantir a rigidez dos escoramentos, mas compete-lhe verifica-los e controlar o seu comportamento. Mesmo depois de cuidadosamente executados, acontece que durante o perodo da montagem as armaduras, as madeiras se contraem, formando frinchas entre as tbuas; compete ao pedreiro evit-lo ou corrigi-lo, fazendo o necessrio, com a devida antecedncia, para as refechar, mantendo-as assim at betonagem e colmatando com massa de gesso as que no conseguiu fechar. Compete-lhe ainda, durante a betonagem, verificar se h pontos de fuga para massas e colmate-las imediatamente, utilizando para o efeito, os meios possveis e necessrios. Quando para facilitar a desmoldagem, se utilizar um leo apropriado, este deve ser aplicado antes da montagem das armaduras em termos e quantidades que no possam vir a engordurar os vares, prejudicando a boa aderncia ao beto. ()

A fase de cofragem e posteriormente da betonagem, procede fase das fundaes e da colocao da armadura de verga e malha sol, que iro constituir a estrutura de suporte das paredes, lajes e pilares de beto. Por conseguinte, e fazendo aluso ao texto patente, com os avanos tecnolgicos desenvolveram-se vrios tipos de cofragem capazes de minimizar as patologias provenientes, bem como, a grande facilidade de uso e reutilizao, culminando num menor custo a longo prazo, e consequentemente rentabilidade de tempo. Deste modo, podemos encontrar 2 grande tipos de cofragens :

Cofragem tradicional de madeira

Nova cofragem em painis metlicos

As Cofragens de Madeira
A utilizao da cofragem de madeira tem decado dado ao seu custo acentuado pelo facto do tempo que demora e sua reutilizao ser curta. Assim, este tipo de cofragem hoje, apenas empregue muitas vezes, em pequenos trabalhos; contudo, como o caso do nosso edifcio, podemos visualizar a cofragem das lajes em painis de madeira, suportados por prumos de ferro devidamente alinhados, e auxiliados por guias e travesses. As cofragens de madeira devem ter em conta alguns cuidados na sua aplicao de modo, a evitar patologias como: - a humidade que faz diminuir a resistncia da madeira; - a gua que empena e deforma a madeira; - a montagem e desmontagem que contribuem para a sua depreciao (a sua acidez e resistncia mecnica vo diminuindo); - e a reutilizao da cofragem de madeira que a torna mais impermevel. Para minimizar e combater alguns destes defeitos de execuo as cofragens devem possuir rigidez, resistncia, facilidade de montagem e desmontagem, versatilidade, ser estanque e conferir um bom aspecto final ao beto de modo a serem capazes de suportar o peso prprio, o peso da armadura, o peso do beto (2,4t/m3), o peso do equipamento, o peso dos operrios e a solicitao do vento.

Mecanismo de funcionamento da cofragem de madeira

Como exemplo de cofragens de madeira temos por exemplo a Cofragem Manta COFRAGEM MANTA, consiste num sistema de cofragem recupervel para lajes reticulares, super econmica e simples j que constituda por 4 peas. De um modo simples, as operaes de transporte, montagem, cofragem, desmontagem e armazenamento so tarefas fceis, dado serem s utilizadas 4 elementos: vigas de escoramento, vigas intermdias, vigas finais e cabeotes.

Vista area da Cofragem 1Prumo 2Viga de escoramento 3Viga intermdia 4Viga final 5Cabeote

Etapas da montagem Vista area da Cofragem

Para a montagem e desmontagem s necessrio ter um martelo mo, sendo fcil e no necessria mo-de-obra especializada. um sistema seguro pois no necessrio mudar os prumos em nenhuma fase da obra, evitando um sobre-esforo. O sistema confortvel dado permitir um vo livre de 2.00m entre os prumos no seu uso normal, evitando que obstrua outras tarefas que todas as obras tm.

A este tipo de cofragem permite ter uma laje cofrada e duas lajes escoradas utilizando unicamente 2,25 prumos/M2. Outra vantagem que as vigas de escoramento tm uns encaixes de 25 em 25cm, onde permite colocar os cabeotes e com eles colocar as vigas nas mais mltiplas posies, colocando-as de maneira a evitar obstculos tais como pilares, vigas, caixa de elevadores, vo de escadas etc.

No caso da nossa obra podemos verificar o uso deste tipo de cofragem. A cofragem da laje realizadas com painis de madeira e a estrutura de suporte e nivelamento efectuada com suportes metlicos. Contudo, como est expresso na fotografia para alem dos prumos e dos pilares metlicos, podemos verificar o auxlio de guias e travesses de madeira.

Cofragens Metlicas
As cofragens metlicas sucedem s de madeira apresentando um leque de diversas vantagens como: - so mais rpidas de montar e desmontar; - apresentam maior estabilidade aos impulsos; - possuem equipamentos de escoramentos e proteco (varandas e escadas); - as juntas so estanques e facialmente selveis som mstiques e borrachas; - ao contrrio das de madeira, o ajuste do distanciamento e regularizao entre painis muito mais facilitada, pois o espaador encontra-se incorporado na estrutura no necessitando de nvel antes da sua colocao; - e a colocao de guias e travesses de suporte j apresenta lugar pr-definido facilitando a sua montagem pelos encaixes. No entanto, o ao normal oxida-se e a sua limpeza torna-se difcil.

Detalhe de cofragem de muro com duas face, nivelados por bases de nivelao com fuso.

Pilares de 0.25 a 0.45m de largura de 5 em 5cm. Para medidas superiores recorrese unio das placas.

Este tipo de cofragem geralmente fabricada em chapa de ao, destinando-se indistintamente construo de pilares, muros e paredes, com as mais diversas formas. Podem-se colocar horizontal ou verticalmente, formando mdulos que podem ser manobrados atravs de gruas. Com este tipo de placas consegue-se uma grande poupana de tempo na montagem e desmontagem sendo versteis e de grande durao.

Assim, estas placas de cofragem so usadas para fazer colunas de beto de uma maneira modular, em que o acerto de tamanhos faz-se de 5 em 5 cm e os painis de cofragem so fabricados em ao especial de 2mm. A sua utilizao rpida e fcil , e no solo so colocados arranques ou rguas de pitons, e em cima o conjunto das placas. A unio das placas a terminar o pilar efectua-se atravs dos esquadros de fecho.

Placas de cofragem de nivelamento de pilares e paredes

Assim, estas placas de cofragem so usadas para fazer colunas de beto de uma maneira modular, em que o acerto de tamanhos faz-se de 5 em 5 cm e os painis de cofragem so fabricados em ao especial de 2mm. A sua utilizao rpida e fcil , e no solo so colocados arranques ou rguas de pitons, e em cima o conjunto das placas. A unio das placas a terminar o pilar efectua-se atravs dos esquadros de fecho.

Contudo o nosso edifcio apresenta um tipo de cofragem metlica que a cofragem ness. COFRAGEM NESS, uma cofragem modular para paredes e muros. A armadura constituda por ao ST-37 com contraplacado martimo especial com um tratamento de melamina em ambas as superfcies que molda o beto. Os painis de cofragem Ness so tabuleiros mistos de ao e madeira.

Esquema de placas de cofragem A cofragem cumpre a norma DIN 68791 e permite uma superfcie completamente lisa depois da descofragem. Os elementos do sistema esto preparados para suportar uma presso de beto razo de 5 TN/M2. Os elementos do sistema so versteis j que podem ser usados em pequenas obras de alvenaria e em grandes obras de edificao. Esta versatilidade baseada em trs factos: O maior modulo (2.700 x 900) pode ser levantado a mo sendo possvel manobra-lo em locais apertados e de difcil acesso. O sistema permite fazer painis grandes at 25m2 transportado por grua atravs de um gancho. Montagem simples - Usa uma cavilha, uma cunha de aperto e um martelo se montam os painis, no sendo necessrio mo de obra especializada que normalmente cara e difcil de encontrar. A cofragem consiste em duas series: altura, uma com 2.70M outra com 1.80M com larguras de 0.30M, 0.45M, e 0.90M. A ligao entre os mdulos e possvel em qualquer posio graas as furos de ligao.

O sistema de fabrico faz com que os cantos da madeira fiquem embutidos no ao e desta forma protegidos, alem disso as juntas so seladas e os furos protegidos com uma cobertura de plstico. Por outro lado, estes painis de madeira so facilmente substitudos e tm uma proteco em melamina de 330gr/m2 de ambos os lados. A soluo para todos os trabalhos: cantos, ligaes para paredes em T, ngulos variveis. fcil de fazer grandes painis at 25m2, obtendo mais rigidez com as correias de alinhamento galvanizadas que se prendem facilmente com uma cunha e uma cavilha. Com os compensadores consegue-se variar as larguras conforme o muro desejado. Os andaimes e consolas para trepar aumentam a segurana do trabalhador, assim como facilita a montagem. Resumindo, todos os elementos para rentabilizar a obra.

Pequenos acessrios para unio e fixao do sistema de cofragem Ness: 1-Cavilha 2-Cunha de aperto 3-Porca Viking 4-Barra diwidag 5-Porca redonda 6-Porca Hexagonal 7-Tubo plstico 8-Cone de PVC 9-Tampo Plstico No2 10-Gancho de iar 11-Porca quadrada

Cofragem ness e cofragem manta respectivamente Como podemos verificar com as imagens, o nosso edifcio culmina si vrios tipos de cofragem, apresentando em lajes a cofragem de madeira e em paredes e pilares a metlica. Contudo, a nvel de mercado realamos ainda a cofragem tubo de carto e a cofragem cornija.

COFRAGEM TUBO DE CARTO Cofragem descartvel em carto serve para


fazer pilares em beto de diversas medidas em diversas formas principalmente pilares redondos.

COFRAGEM CORNIJA - A cofragem para cornija fabricada em EPS com


acabamento em plstico quando devidamente tratada pode ser aplicada vrias vezes deixando um trabalho perfeito.

A cofragem de cornija indicada para efectuar acabamentos nas cornijas e varandas

Betonagens

Aps toda a colocao das cofragens, inicia-se a fase da betonagem ou vazamento. Inicialmente betona-se as vigas e depois as ages, e o beto deve ficar homogneo, compacto e uniforme. A betonagem deve ocorrer a uma temperatura ambiente entre 5 a 35C, devendo ser bem planificada de forma a evitar-se demoras ou paragens.

Nesta imagens podemos ver cerca de 500 metros quadrados betumados numa manh e meia tarde. O trabalho correu como o previsto e as condies climatricas contriburam consideravelmente, tratando-se de um dia de calor, que proporcionou a secagem rpida do beto, sendo o mesmo colocado e imediatamente vibrado. O espalmamento deve ser efectuado com uma e nunca com o vibrador como verificamos nas fotos.

A fase de vibrao do beto deve iniciar-se imediatamente ao seu vazamento sobre as cofragens para garantir que: - o beto fique mais compacto e os vazios sejam eliminados; - se verifique o preenchimento total do molde; -melhore o contacto entre o beto e a armadura; A vibrao do beto garante assim que o beto apresente posteriormente uma maior resistncia e uma menor possibilidade de patologias na fase de descofragem. Na fase de descofragem para tentar evitar fissuras ou danos no beto temos que: - esperar o tempo suficiente para que o beto ganhe as resistncias (normalmente 25 a 28 dias); - remover a cofragem e escoramentos sem choques ou vibraes; - primeiro remover os pilares, as vigas e s depois o molde da laje - se possvel a descofragem deve ser gradual -deve-se evitar a utilizao de alavancas de metal para separa o beto da superfcie da cofragem.

Como j havamos referido usual colocar uns leos nas cofragens antes da sua colocao, de modo a facilitar a sua posterior descofragem. Contudo, no temos informao se no nosso edifico foram utilizados, mas quando se d a sua utilizao os leos descofrantes devem de ser de origem vegetal pois no so agressivos, so biodegradveis, no so inflamveis, no tm cheiros e no irritam a pele. A utilizao dos leos obriga a alguns cuidados como a menor validade, a extra cuidado de proteco de calor e geada e no devem ser aplicados quando est a chover.

CURIOSIDADES
Patologias em cofragens/betonagens/soldaduras Durante a realizao destas fases que sucedem as fundaes podem ocorrer vrias falhas e erros que proporcionam posteriormente fissuras, corroso, infiltraes e desgaste do material. Vibrao insuficiente Produzem-se espaos vazios ou ninhos de brita (chochos) no beto. A falta de aderncia entre a armadura e o beto incide na resistncia, deformao e fissurao (em alguns casos, de vigotas ou armada pode chegar a provocar o colapso da laje). Tambm facilita a entrada de gua e humidade. Deslocao ou queda da armadura durante a betonagem A queda de negativos frequente durante a betonagem, produzindo-se fissuras mais ou menos importantes. Beto defeituoso A utilizao de adjuvantes ou agregados prejudiciais, excesso de gua, etc, repercute se na falta de aderncia , ma falta de resistncia. Tambm prejudicial. o uso de guas agressivas e marinhas. Beto de m qualidade (por exemplo, muito compacto, no permitindo a passagem entre as armaduras). Produzem-se os espaos ocos no interior do elemento. Dependendo da densidade da armadura podem chegar a ficar zonas sem betonar. Cura defeituosa do beto ou em condies climatolgicas desfavorveis, provocando fissuras e a falta de aderncia assim como a falta de resistncia. Tambm prejudicial o uso de guas agressivas e marinhas. Movimentos de cofragem durante a presa do beto. So causadas fissuras no sentido longitudinal da viga mais aberta pela sua vertente superior e fechando-se medida que desce. Descofragem inadequada. Quando prematuro produzirem-se deformaes maiores (flechas instantnea e diferida), se a ordem no for correcta podem produzir-se fissuras, ao trabalhar de forma incorrecta.

Cofragens em evoluo
As cofragens, que constituem os moldes onde colocado o beto fludo e que participam no seu processo de cura, foram evoluindo de modo a acompanhar a evoluo tecnolgica do fabrico do beto, decorrente da necessidade deste material ter de competir no mercado da construo com outros, como o ao ou a madeira, na criao de estruturas resistentes. A associao do beto com os vares de armadura, constituindo o beto armado, originou a necessidade de criar cofragens com qualidade acrescida. Assim, evolui-se das cofragens constitudas por pranchas de madeira, para as formadas a partir de derivados da madeira (contraplacado, por exemplo), at s cofragens metlicas. Estas permitem garantir o desempenho das superfcies moldadas, to importante no caso das peas de beto aparente, muito utilizadas entre ns pelos arquitectos da dcada de setenta. Por outro lado, a construo de edifcios altos ou de torres auto-suportadas para telecomunicaes, em beto armado, domnios em que a construo metlica liderava o mercado, esteve na origem do advento das cofragens deslizantes e trepantes. A utilizao de mtodos de deslize no se limitou ao crescimento de estruturas na vertical, mas tambm em situaes de desenvolvimento segundo a horizontal, como sejam as cofragens de lanamento de pontes de grande vo, de beto armado e pr-esforado. A pr-fabricao industrial de peas de beto armado originou novos conceitos de cofragem para responder a esta situao, nomeadamente no desenvolvimento de produtos descofrantes, que permitissem a adaptao ao ritmo da produo fabril. Sabendo-se, actualmente, que a durabilidade do beto, face aco agressiva dos agentes naturais ou qumicos, est directamente relacionada com a sua resistncia mecnica, a tendncia actual a de adoptar betes com classes de resistncia cada vez mais elevadas, o que vai obrigar a uma contnua busca de incrementos de qualidade nas cofragens. A adopo pelos projectistas, tanto arquitectos como engenheiros civis, de elementos estruturais com geometrias cada vez menos tradicionais, tambm originou a adaptao das cofragens a essas formas. Assim, por exemplo, na execuo de pilares circulares adoptam-se, frequentemente, cofragens de fibrocimento que no so mais do que tubos desse material utilizados, habitualmente, em condutas de redes de saneamento bsico mas que, pela sua seco transversal em coroa circular, permitem uma soluo expedita de cofragem circular.

Em elementos enterrados, como sapatas de fundao superficial ou macios de encabeamento de estacas, recorre-se, habitualmente, a cofragens perdidas executadas com alvenaria de tijolo, soluo que dispensa o recurso a escoramentos laterais que seriam necessrios no caso de se utilizarem cofragens de madeira. O advento das lajes fungiformes aligeiradas, permitindo vencer vos da ordem da dezena de metros sem vigas aparentes, particularmente em pisos de estacionamento subterrneo destinados a parqueamento automvel, s foi possvel devido utilizao de cofragens de moldes plsticos recuperveis (habitualmente designados por "ccos") ou de moldes de beto leve incorporados na espessura das lajes. Em certas estruturas com uma modulao ritmada, como o caso, por exemplo, dos hotis em que os quartos se dispem, em planta, simtricamente em relao a um corredor central, podem utilizar-se cofragens do tipo "tnel" ou "mesa-parede", que permitem a obteno de cadncias de betonagem elevadas. Contudo, a dificuldade de, por vezes, realizar cofragens tcnica e economicamente viveis para servirem de moldes a formas geomtricas demasiado arrojadas, permitiu o desenvolvimento tecnolgico de betes com caractersticas tais que permitem a dispensa de cofragens. o caso dos betes projectados que permitem executar, por exemplo, as paredes laterais das piscinas dos parques aquticos com contornos curvilneos em planta. O beto projectado permite ainda dispensar o recurso a cofragem em obras geotcnicas em que convm reduzir, ao mnimo, o tempo que medeia entre uma escavao e a execuo da respectiva estrutura de conteno. o caso, por exemplo, das paredes do tipo "Berlim Definitivo", nas quais o beto projectado reduz o perodo de descompresso dos solos adjacentes sua implantao, reduzindo os riscos de ocorrncia de patologias nas construes vizinhas. A tecnologia das paredes moldadas no solo, com recurso a lamas bentonticas, veio possibilitar a escavao de trincheiras no interior das quais possvel inserir barretas de beto armado, sem necessidade de cofragem. Constata-se, pois, que os avanos tecnolgicos no domnio do beto armado sempre foram acompanhados pela evoluo dos correspondentes sistemas de cofragem mas que, nalguns casos, aqueles avanos permitiram a criao de betes que dispensam cofragem.

Autor: Jos Matos e Silva, engenheiro coordenador da Especializao em Estruturas da Ordem dos Engenheiros

A L V E N A R I A

Introduo alvenaria

As funes mais bsicas de uma parede so semelhantes nossa pele, tem de resistir s agresses exteriores, tendo de ser transpirveis ou seja no podem ser completamente impermeveis. No interior de um edifcio cria-se vapor de gua, que quando fica retido d origem a manchas de humidade. Este problema tem vindo a agravar-se ultimamente uma vez que as zonas de instalaes sanitrias so cada vez mais construdas no interior, sem janelas ou acessos exteriores directos, e tambm porque os edifcios so cada vez mais construdos de forma estanque e os novos hbitos do nosso dia a dia ajudam ocorrncia deste problema, visto que passamos grande parte do dia fora de casa, logo as casa no so arejadas como deveriam ser, o que acaba por afectar o edifcio no seu todo. A elaborao adequada de um projecto deveria implicar o conhecimento, desde a fase de concepo do edifcio, das limitaes impostas por qualquer tcnica construtiva ou soluo estrutural. A deciso de utilizar uma soluo estrutural em alvenaria resistente dever sempre ser tomada partida (com o incio do projecto de arquitectura). Nomeadamente, a principal caracterstica tipolgica de um edifcio em alvenaria resistente a presena de elementos verticais contnuos, geralmente rectilneos, constitudos por septos de alvenaria destinados a resistir s aces que actuam sobre o edifcio, ligados em cada piso a um sistema de elementos horizontais que transmitem aces verticais e distribuem as aces horizontais, numa associao coerente de um sistema de volumes de forma (essencialmente) paralelepipdica. Desta forma, a diferena essencial entre uma estrutura reticulada e o edifcio em alvenaria resistente a criao de mdulos estruturais que constituem uma primeira hiptese de integrao de divises adicionais do espao, delimitadas por margens contnuas que representam o posicionamento dos elementos estruturais verticais. A dimenso dos mdulos estruturais depende de vrios factores, nomeadamente, do vo que se prev possvel e econmico para as lajes e das dimenses mximas que se pretendem para as divises do espao. de notar a coexistncia de paredes estruturais e paredes divisrias, cuja localizao pode ser alterada em cada piso, permitindo elevada flexibilidade na diviso dos espaos. O prprio conceito de tridimensionalidade no deve ser interpretado de forma redutora e no deve fazer esquecer que um mdulo estrutural pode tambm assumir uma forma no Paralelepipdica. Finalmente, refere-se que a definio dos mdulos numa fase preliminar do projecto deve ser adoptada para o controlo das dimenses das paredes em planta e em alado, de forma a retirar o mximo proveito da modularidade de construo em alvenaria, evitando ao mximo os cortes das unidades elementares, ver Isto absolutamente essencial no caso de paredes de face vista, representando uma boa prtica de projecto / concepo em todos os casos. Como temos o privilgio de habitar um pas com temperaturas moderadas, no damos importncia existncia de dias demasiado frios, e a exigncia a nvel trmico dos edifcios baixa, havendo por vezes tambm uma falta de cuidado na sua execuo. Assim usual se notarem pontos nas fachadas, que so resultado de uma m impermeabilizao que d origem a pontes trmicas, que tm um efeito negativo no edifcio, que provoca perdas de energia devido a grandes condensaes internas de vapor de gua.

Uma parede deve cumprir certas caractersticas, nomeadamente, tem de garantir estabilidade em relao ao vento, deformao da estrutura por sobrecargas, aco de sismos, deformao trmica, aos impulsos do terreno, deformao com a humidade, ao choque de objectos estranhos, ao fogo, deve conferir isolamentos acstico, resistir aos ultravioleta sem perder cor ou qualidades, oferecer segurana contra a intruso, ser estanque agua, deve ser permevel ao vapor de gua, e conferir conforto trmico.

Desenho explicativo da construo de paredes referente obra

Neste caso a construo de panos de alvenaria s iniciada depois de estar concluda a estrutura de beto armado. a mais comum nos grandes centros urbanos.

Portugal no cumpre, em geral, as condies para ser classificado como pertencendo ao Grupo 3, pelo que a sua utilizao como alvenaria resistente no permitida.

Exemplos da classificao de unidades de alvenaria de acordo com o Euro cdigo 6: (a) Grupo 1, (b) Grupo 2 e (c) Grupo 3. Os factores que contribuem para a degradao das fachadas so sobretudo os factores climticos que por sua vez provocam tenses, que levam a origem de fissuras, que permitem infiltraes que por ultimo do origem a novas fissuras.

Tijolo cermico
O tijolo cermico o material mais utilizado na construo de paredes. Uma vez que um material cermico cozido, tem uma menor absoro agua, permite tambm panos delgados, e de fcil manuseamento. Os blocos hidrulicos, embora no tenham a capacidade do tijolo cermico, permite a incorporao de materiais isolantes, trmicos e acsticos, ainda durante o processo de fabrico. O seu peso contudo dificulta o manuseamento.

Tipos de blocos e tijolos utilizados na construo de paredes

As paredes de alvenaria possuem uma rigidez muito elevada para flexo no seu plano. Em consequncia, as paredes so incapazes de acompanhar a deformao das lajes, conduzindo a fenmenos de fendilhao conhecidos. As anomalias correntemente observadas esto associadas deformao da laje superior (que se apoia na parede divisria) e deformao da laje inferior.

A obra, alvenaria e a execuo das paredes

Fotos da obra com as paredes de alvenaria

Alvenaria confinada acabada a fase de betonagem passa-se para a construo dos panos de alvenaria.

Panos de alvenaria confinada acabada nas paredes exteriores, ainda sem reboco

desenhos exemplificativos das paredes exteriores da Obra

Paredes interiores
Na questo das paredes interiores, o sistema torna-se muito simples, na diviso de fogos a alvenaria d-se atravs de uma construo mais rpida e leve. Isto alcana-se atravs de um leque de novos produtos, tais como o beto leve, beto autoclavado, cermicos, gessos, em forma de blocos de grandes dimenses, ou painis leves de superfcies regularizadas, para mais facilmente receberem o reboco ou at o acabamento final, sem risco de fissurao. A paredes existentes, so utilizadas comummente no mercado. So elas de parede divisria simples, usada entre divises no interior dos fogos.

Utiliza-se tijolo perfurado de 15 cm. Ou de 11 cm. as paredes com tijolo de 11 cm. Ficam suspensas na execuo de roos para a canalizao.

A parede de separao entre fogos.

Nas paredes de separao de fogos, procura-se um maior isolamento acstico, para um maior conforto no interior de cada fogo, do que propriamente um isolamento trmico, visto tratar-se de uma parede interior no h condensaes importantes, pelo que no h necessidade de uma caixa de ar.

Parede dupla exterior

Estes trs tipos de parede interior so executadas na nossa obra .

Paredes exteriores em Beto e algumas patologias deste tipo de construo


No caso das paredes em beto exteriores usual acontecer determinadas patologias, referentes a isolamentos

Porm este tipo de parede no executada nas nossas obras, e s esta aqui representada como um exemplo de outra possibilidade de execuo.

Implantao das paredes interiores (via tradicional)


A implantao de paredes interiores resulta numa implantao tradicional, ou seja : - Antes de se erguer as paredes interiores deve-se proceder marcao de uma cota de referncia nas faces de todos os pilares do piso para que posteriori com facilidade de ajuste cota final do acabamento dos pavimentos.

Tal procedimento muito importante para que no final a cota do pavimento do fogo fique superior ao das varandas e dos patamares da escada e para que entre dois pisos os degraus sejam todos iguais.

Execuo das paredes interiores

Reboco

O reboco dos componentes da construo o mais frgil e vulnervel s agresses visto que para alm de ser um camada delgada, tem como principal objectivo dar ao edifcio um aspecto agradvel, e tambm defende-lo de agresses externas. composto por inertes e aglutinantes. Tem de ser impermevel agua, aderir bem ao seu suporte, conseguir acompanhar as alteraes da estrutura, ser permevel ao vapor de gua, permitir a regularizao da superfcie. Aqui esto dois desenhos exemplificativos da execuo do reboco na parede da nossa obra.

Desenho explicativo do reboco

A escolha do revestimento influenciada por diversos factores, entre eles as caractersticas do substrato, condies climticas e ambientais, detalhes arquitectnicos, alm da aparncia, levando em conta o bom desempenho e a durabilidade do revestimento. Os tipos de revestimento podem ser agrupados de acordo com as camadas de aplicao: chapisco, emboo (revestimento de base) e reboco (revestimento final). Cada uma dessas camadas se diferencia pelo trao e pela espessura, de acordo com sua funo no revestimento. A espessura do chapisco de 3 mm a 5 mm; a do emboo de 15 mm; e a do reboco de no mximo 5 mm, de acordo com a NBR 7200. Quando aplicado em camada nica, o chapisco, normalmente empregado no preparo do substrato, tambm pode ser considerado revestimento. Neste caso, so aplicadas mais de uma camada, de modo a cobrir adequadamente o substrato.

J o emboo, considerado o corpo do revestimento, tem como funes principais a vedao da superfcie e sua regularizao e a proteco da edificao, evitando a penetrao de agentes agressivos. Normalmente o emboo actua como base para a aplicao do reboco, devendo promover a boa ancoragem com ele e possuir uniformidade de absoro para que haja boa aderncia entre as duas camadas. Dependendo do tipo de acabamento especificado em projecto, o emboo pode se constituir na nica camada de revestimento (emboo paulista).

Soubemos atravs da nossa visita ao estaleiro, que, o reboco aplicado sobre o emboo, vedando-o e dando acabamento final ao revestimento. Quando exposto a intempries, o reboco pode necessitar de cuidados especiais, como o uso de impermeabilizantes. Os revestimentos devem apresentar resistncia s variaes de temperatura e humidade, s intempries e a demais agentes agressivos que possam atac-los. Da mesma forma, deve haver compatibilidade entre os materiais componentes da argamassa e o substrato. Tanto o emboo como o reboco podem ser speros ou lisos, dependendo da granulometria dos agregados e da maneira como foi executado. Assim, o sarrafeado apresenta textura bastante rugosa, enquanto o desempenado (com desempenadeira de madeira) possui textura medianamente rugosa e o alisado (com desempenadeira de ao) tem textura lisa. Veja, no quadro, os traos recomendados para chapisco, emboo e reboco.

Coberturas

Cobertura
Uma vez que a evoluo da obra ainda no permitiu ainda chegar concluso da cobertura, ou seja fase final da acabamento da cobertura, tivemos de visitar outro estaleiro que, apesar de tambm este n estar totalmente acabado, foi possvel, prever e analisar o acabamento de toda a cobertura, atravs de uma visualizao da cobertura, que n possuem quais quer guas, e uma conversa com o responsvel pela obra que nos indicou que a cobertura seria plana e atravs de breves indicaes que nos forneceu e de um rigoroso estudo e recorrendo a uma pesquisa desta matria para poder concluir a abordagem da obra seleccionada. A cobertura do edifcio em estudo corresponde a uma cobertura plana, uma vez que a forma construtiva est composta por alguns componentes que fazem parte deste tipo de coberturas, tambm chamadas coberturas trmicas. Tratando-se de uma cobertura deste tipo, apenas far sentido falar de coberturas planas. De uma forma geral as coberturas planas apresentam uma forma construtiva convencional composta por: - Cobertura/ tecto; - Uma barreira condensao; - Isolamento; - Impermeabilizao; - Camada protectora. Barreira contra condensao Camada com 0.2mm de folha de alumnio que cobre toda a superfcie, sobre uma camada flexvel de mantas perfuradas de l de vidro. Esta camada deve ficar abaixo, a fim que a condensao fique isolada.

Isolamento Sistema de cobertura invertida Pode ser constitudo por placas de isolamento trmico em poliestireno extrudido ROOFMATE SL, advanced SL ou ROOMATE LG-X, sendo colocadas sobre a impermeabilizao, aumentando a durabilidade do sistema de impermeabilizao.
Aplicao do ROOFMATE LG

Constituio Placas de poliestireno extrudido azul com estrutura de clula fechada e homognea. Vantagens Tcnicas A membrana de impermeabilizao fica totalmente protegida de qualquer efeito tcnico e mecnico. O ponto de orvalho situa-se por cima da impermeabilizao, eliminando a possibilidade de condensao, e o risco da presena de gua no isolamento em virtude da sua insensibilidade gua. No caso das coberturas existentes, refora o isolamento trmico. Aplicao Para estruturas que tenham de suportar uma carga adicional mnima. Estas placas no se destinam a coberturas acessveis mas apenas visitveis.
Pormenor do acabamento e do encaixe macho-fmea.

Caractersticas Constitudas por uma base de isolamento trmico ROOFMATE e uma camada de argamassa com 10 mm de espessura, assente em toda a superfcie da espuma do isolamento. O seu perfil macho-fmea assegura um encaixe perfeito depois de aplicadas. Vantagens de execuo Para alm das referidas anteriormente, oferece numa nica operao, o isolamento e o acabamento, proporcionando um ptimo enquadramento nos diferentes estilos arquitectnicos. As placas podem ser aplicadas com pendentes de 1% a 5 %.

Precaues No permetro da cobertura, os bordos das placas devem ser protegidos contra a radiao solar e a aco do vento que pode implicar um levantamento das mesmas. Os muretes de periferia devem ter uma altura mnima de 50 mm a partir da superfcie superior das placas de isolamento.

A colocao da membrana deve comear pela parte mais baixa da pendente em direco perpendicular sua linha mxima (at terminar uma fileira), realizando uma sobreposio de 8 cm, como mnimo de unio entre as peas Tipos de impermeabilizao Impermeabilizao Mono camada Em cada um dos sistemas de impermeabilizao a colocao da membrana deve realizar-se: Sistema aderido a membrana deve colocar-se sobre a base juntamente com uma camada de asfalto fundido sobre a mesma. Sistema no aderido a membrana deve soldar-se apenas entre as sobreposies.

Aplicao da membrana de impermeabilizao monocapa.

Impermeabilizao multicamada aplicada com asfalto fundido Colocao bicamada

Colocao normal de membranas de Impermeabilizao bicamada.

Colocao Tricamada

Colocao normal de membranas de Impermeabilizao tricamada.

Colocao com dupla sobreposio ( inglesa)

Exemplo de colocao com dupla sobreposio.

Elementos singulares da cobertura Consideram-se elementos singulares aqueles que, pelas suas caractersticas, requerem um tratamento especial no projecto e na execuo do mesmo e na execuo do mesmo. So eles: Encontros entre pendentes; Encontro de uma pendente com um elemento vertical; Encontro de uma pendente com um ralo de pinha; Platibandas; Juntas; Escoadouro; Portas de acesso cobertura; Fixao de outros elementos cobertura.

Encontro de pendentes com um elemento vertical A impermeabilizao deve ter um excedente na zona do elemento vertical que seja suficiente para proteger o encontro em caso de inundao. Esse excedente de proteco da cobertura no deve ser menor que 15 cm. A parte superior do excedente pode proteger-se com remates metlicos. Deve tambm fixar-se ao elemento vertical e reforar-se com uma banda de 50 cm de largura dobrando em ngulo sobre a pendente e sobre o excedente.

Exemplos de ligao com elemento vertical.

Se a impermeabilizao susceptvel de ter retraces no seu encontro que sejam susceptveis a arranques ou desagregaes, para interromper a continuidade entre a impermeabilizao, a pendente e a platibanda deve fazer-se um corte na prpria impermeabilizao nas proximidades do encontro. A platibanda deve estar protegida por um elemento estvel e resistente s condies climatricas. Quando o elemento vertical de encontro uma chamin ou uma conduta de ventilao, o excedente referido anteriormente deve ser protegido com uma conexo rgida, protegida de forma a evitar a penetrao da gua, fixada ao suporte. A impermeabilizao deve cobrir essa conexo at aos 15 cm de altura, acima da proteco coberta.

Exemplo de ligao com conduta vertical.

Encontros com o ralo de pinha


Todos os elementos devem estar dotados de um dispositivo para reter os resduos que possam obstruir os tubos de queda. As ligaes da impermeabilizao devem ser estanques.

Exemplos de ligao com ralo de pinha

O escoador deve estar colocado por baixo do nvel inferior da pendente da coberta. Quando o escoamento se faz atravs de um sumi douro de chumbo, a membrana inferior da impermeabilizao deve chegar caleira. A proteco superior deve situar-se 10 cm acima da parte superior do sumi douro. recomendvel que as caleiras tenham uma largura entre 1 m e 50 cm para que se proceda ao escoamento das mesmas sem que objectos estranhos impeam este processo. Quando a evacuao se realiza mediante algeroz, a impermeabilizao deve colocar-se 15 cm na zona em que o algeroz apoia sobre a pendente.

Remates externos de uma pendente


Quando feito com perfis metlicos estes devem ser embutidos na impermeabilizao e fixados a cada 10 cm. O remate deve reforar-se com uma banda de, no mnimo, 25 cm de largura do mesmo material da impermeabilizao.

Exemplos de ligao com conduta vertical.

Juntas
Juntas de dilatao do edifcio ou do suporte da cobertura

Exemplo de uma junta de dilatao. Juntas da cobertura

Exemplo de uma junta da cobertura.

Juntas da camada de proteco Este tipo de juntas devem de possuir uma junta perimtrica com uma distncia mxima de 5 m. O eixo das juntas e a distncia entre elas deve ser estabelecida de acordo com o movimento previsto e a capacidade de deformao do material com que so feitas. Escoadouros Devem colocar-se quando: Existe apenas uma pendente; Quando se prev que a gua acumulada no possa ser evacuada por outro meio, devido s suas posies ou cobertura; Quando a construo de uma pendente possa produzir uma carga na cobertura que comprometa a estabilidade do suporte resistente. O nvel do escoadouro deve fixar-se a uma altura intermdia entre a do ponto mais baixo ao ponto mais alto da impermeabilizao. Deve sobressair no mnimo 5 cm da parede exterior com uma inclinao face parte mais baixa do seu exterior. A soma das reas das seces dos escoadouros de uma zona deve ser igual das reas das pendentes das guas pluviais da zona e deve dar-se preferncia s seces de formato rectangular. Camada protectora Tem a funo de proteger as placas das radiaes ultravioleta, contra a fora ascensorial do vento e evitar a flutuao do material. Deve apresentar 5 cm de pedrisco de 15-30 mm de tamanho, sobre pintura isolante dupla e folha de separao. Vantagens Evita a formao de bolhas, choques de temperatura, desgaste mecnico, danos de UV. A proteco torna-se ainda mais segura se forem adicionadas placas de borracha reciclada de 8 mm sob a camada de pedrisco.

Fotos da cobertura inacabada

Possvel Finalizao da cobertura

1. Impermeabilizao sobre a laje

2. Colocao das placas de isolante

3. Colocao da proteco

4. Aspecto final da cobertura.

Biografia
MASCARENHAS, Jorge, sistemas de construo II, paredes ( 1 parte ) , Livros Horizonte, 4 edio, 2005 MASCARENHAS, Jorge, sistemas de construo I, Livros Horizonte, 5 edio, 2006 MASCARENHAS, Jorge, sistemas de construo III, Paredes ( 2Parte ), Livros Horizonte, 4 edio, 2006 MASCARENHAS, Jorge, sistemas de construo IX, o Beto , livros horizonte, 1 edio CHING, Francis D. K. , Dicionrio Visual de Arquitectura , Martins Fontes, 1 edio Atlas de detalhes construtivos NEUFERT, Peter, NEFF, Ludwig, casa apartamento jardim, Gustavo Gili, 1 edio, 3 impresso, 2003 NEUFERT, Peter, arte de projectar em arquitectura, Gustavo Gili, 17 edio, 2004 > http://www.construlink.com/ > http://www.detalhesconstrutivos.br/ > http://www.dow.com/ > http://www.eurodivisal.com/ > http://www.maxit.pt/ > http://www.novolit.com/ > http://www.rivestimentocappotto.it/

Das könnte Ihnen auch gefallen