Sie sind auf Seite 1von 31

ATOMSTICA

matria molculas tomos

matria

molculas

tomos

A ESTRUTURA ATMICA
NCLEO

+ ++

ELETROSFERA

CARGA NCLEO (REGIO MACIA) TOMO PRTONS NUTRONS +1 0

MASSA m=1u m=1u

ELETROSFERA (REGIO VAZIA)

ELTRONS

-1

m=0

Valores reais: massa do prton = massa do nutron = 1,6.10-27Kg massa do eltron = 0,11.10-31Kg carga do prton = carga do eltron = 1,6.10-19C

CTIONS
+ ++ -

No tomo de ltio temos 3prtons(+3) e 3eltrons(-3) = +3-3 = 0 (neutro) No ction de ltio temos 3prtons(+3) e 2eltrons(-2) = +3-2 = +1 (positivo)

Representao:

Li+ 3

NIONS

No tomo de hidrognio temos 1prton(+1) e 1eltron(-1) = +1-1 = 0 (neutro) No nion temos 1prton(+1) e 2eltrons(-2) = +1-2 = -1 (negativo)

Representao:

35 X 17

37 Y 17

ISTOPOS (MESMO N DE PRTONS)

APRESENTAM PROPRIEDADES QUMICAS SEMELHANTES (SO TOMOS DO MESMO ELEMENTO QUMICO)

ISBAROS (MESMO N DE MASSA)

235 X 92

235 Y 93

APRESENTAM PROPRIEDADES FSICAS SEMELHANTES (SO TOMOS DE DIFERENTES ELEMENTOS QUMICOS)

26

56 X

55 Y 25 N=55-25=30

N=56-26=30

SO ISTONOS, POIS APRESENTAM O MESMO NMERO DE NUTRONS.

ISOELETRNICOS

Ca 20 S 16

20

+2 Ca

18 ELTRONS

16

-2 S

18 ELTRONS
ISOELETRNICOS APRESENTAM O MESMO N DE ELTRONS

Orbitais

s
Orbital f

DIAGRAMA DE LINUS PAULING

K=2 L=8 M=18 N=32 O=32 P=18 Q=8

1s2 2s2 3s2 4s2 5s2 6s2 7s2 2p6 3p6 4p6 5p6 6p6 7p6
Subnvel mais energtico

3d10 4d10 5d10 6d10 4f14 5f14

Sempre foi preocupao dos cientistas organizar os resultados obtidos experimentalmente de tal maneira que semelhanas, diferenas e tendncias se tornassem mais evidentes. Isto facilitaria previses a partir de conhecimentos anteriores. Um dos recursos mais usados em Qumica para atingir essa finalidade a tabela peridica. Foi somente em 1869 que surgiu uma tabela que atendia as necessidades dos qumicos e que se tornou a base da tabela atual.
Foi proposta por Dmitri Ivanovitch Mendeleev (1834-1907) que organizada os elementos em linhas verticais, os grupos ou famlias.

O PRINCPIO.....

Dos atuais 115 elementos qumicos conhecidos,cerca de 60 j haviam sido isolados e estudados em 1869,quando o qumico russo Dmitri Mendeleev se destacou na organizao metdica desses elementos.

MENDELEEV listou os elementos e suas propriedades em cartes individuais e tentou organiz-los de diferentes formas procura de padres de comportamento. A soluo foi encontrada quando ele disps os cartes em ordem crescente da massa atmica. Porm,em 1913, Moseley descobriu o nmero atmico Z e ficou determinado que os elementos deveriam obedecer a uma ordem crescente de nmero atmico e no de massa atmica.

H He Li Be B

C N O F Ne Na Mg Al Si P S Cl Ar K Ca

MASSA ATMICA CRESCENTE

Com a descoberta de MOSELEY a tabela passou a ser organizada com a disposio dos elementos em ordem crescente de nmero atmico e assim foi enunciada a lei peridica dos elementos: AS PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS SO FUNES PERDICAS DE SEUS NMEROS ATMICOS H He Li Be B C N O F Ne Na Mg Al Si P S Cl Ar K Ca

Ordem crescente de Z

O princpio de construo da tabela peridica atual est baseado em que as semelhanas nas propriedades qumicas dos elementos so justificadas pelas semelhanas de suas eletrosferas.

Famlia (ou grupo)

medida que percorremos um perodo, as propriedades fsicas variam regularmente, uniformemente.


1 perodo (ou srie) 2 perodo (ou srie) 3 perodo (ou srie) 4 perodo (ou srie) 5 perodo (ou srie) 6 perodo (ou srie) 7 perodo (ou srie)

Srie dos Lantandeos Srie dos Actindeos

Num grupo,(famlias),os elementos apresentam propriedades qumicas semelhantes.

Configurao eletrnica:

Perodos: horizontal indica o n de nveis eletrnico Grupos/Famlias:Veltical:1,2,13,14,15,16,17,18n de eltrons no ltimo nvel Hlio s tem 2 eltrons.

Organizao da Tabela Peridica


Famlias ou grupos
A tabela atual constituda por 18 famlias. Cada uma delas agrupa elementos com propriedades qumicas semelhantes, devido ao fato de apresentarem a mesma configurao eletrnica na camada de valncia.

 1s 2s1 3 Li  1s 2 2s 2 2 p 6 3s1 11 Na
2

Famlia IA = todos os elementos apresentam 1 eltron na camada de valncia.

Existem, atualmente, duas maneiras de identificar as famlias ou grupos. A mais comum indicar cada famlia por um algarismo romano, seguido de letras A e B, por exemplo, IA, IIA, VB. Essas letras A e B indicam a posio do eltron mais energtico nos subnveis. No final da dcada passada, a IUPAC props outra maneira: as famlias seriam indicadas por algarismos arbicos de 1 a 18, eliminando-se as letras A e B.

Os elementos que constituem essas famlias so denominados elementos representativos, e seus eltrons mais energticos esto situados em subnveis s ou p. Nas famlias A, o nmero da famlia indica a quantidade de eltrons na camada de valncia . Elas recebem ainda nomes caractersticos.

Famlia ou grupo

N de eltrons na camada de valncia

Distribuio eletrnica da camada de valncia

Nome

IA

ns ns

Metais alcalinos Metais alcalinos terrosos Famlia do boro Famlia do carbono Famlia do nitrognio Calcognios Halognios Gases nobres

IIA IIIA IVA VA VIA VIIA VIIIA ou O

2 3 4 5 6 7 ns np ns np ns np ns np4 ns np5 ns np6 8

Localizao dos elementos nas Famlias B


Os elementos dessas famlias so denominados genericamente elementos de transio. Uma parte deles ocupa o bloco central da tabela peridica, de IIIB at IIB (10 colunas), e apresenta seu eltron mais energtico em subnveis d. IIIB IVB VB VIB VIIB VIIIB IB IIB

10

Exemplo: Ferro (Fe) / Z = 26


1s2s2p63s3p64s3d6 Perodo: 4 Famlia: 8B

Localizao dos elementos nas Famlias A


A distribuio eletrnica do tomo de um dado elemento qumico permite que determinemos sua localizao na tabela.

Exemplo: Sdio(Na) Z = 11 1s2s2p63s Perodo: 3 Famlia: 1A Metais Alcalinos

O esquema abaixo mostra o subnvel ocupado pelo eltron mais energtico dos elementos da tabela peridica.

d
f

Apresentam brilho quando polidos;  Sob temperatura ambiente, apresentam-se no estado slido, a nica exceo o mercrio, um metal lquido;  So bons condutores de calor e eletricidade;  So resistentes(a resistncia ao choque mecnico conhecida como tenacidade), maleveis(transformar em lminas) e dcteis (transformar em fios).

Correspondem a 4,16% da crosta terrestre,sendo clcio e magnsio os mais abundantes; O rdio raro e muito instvel (radioativo); Por serem muito reativos no se encontram isolados,mas combinados,principalmente na forma de silicatos,carbonatos e sulfatos; Ex: O magnsio facilmente moldvel e utilizado na fabricao de ligas metlicas;

Existem nos estados slidos (iodo, enxofre, fsforo, carbono) e gasoso (nitrognio, oxignio, flor); a exceo o bromo, um no-metal lquido; no apresentam brilho, so excees o iodo e o carbono sob a forma de diamante; no conduzem bem o calor a eletricidade, com exceo do carbono sob a forma de grafite; Geralmente possuem mais de 4 eltrons na ltima camada eletrnica, o que lhes d tendncia a ganhar eltrons, transformando-se em ons negativos (nions)

Elementos qumicos que dificilmente se combinam com outros elementos hlio, nenio, argnio, criptnio, xennio e radnio. Possuem a ltima camada eletrnica completa, ou seja, 8 eltrons. A nica exceo o hlio, que possui uma nica camada, a camada K, que est completa com 2 eltrons.

Apresenta propriedades muito particulares e muito diferentes em relao aos outros elementos. Por exemplo, tem apenas 1 eltron na camada K (sua nica camada) quando todos os outros elementos tm 2.

APLICAES DE ALGUNS ELEMENTOS:


Lantnio-Pedra para isqueiro; Zircnio-revestimento para metais; trio-filtro para radar,lente para cmera fotogrfica ; Titnio-pino para fratura; Mangans trilho,cofre; Cobalto-lmina de barbear,im permanente; Nquel-moeda;talheres,ouro branco; Cdmio- parafusos,proteo anti-corrosiva; Potssio-adubo qumico; Glio-tela de televiso; Bromo-gs lacrimogneo,anti-chamas,papel fotogrfico, filme fotogrfico;

Das könnte Ihnen auch gefallen