Sie sind auf Seite 1von 28

Em que ramo jurdico se insere o Direito Constitucional?

Pode-se dizer com Jos Afonso da Silva que o Direito Constitucional um direito pblico fundamental porque se refere: a) a organizao e funcionamento do Estado; b) articulao dos elementos primrios do Estado; c) ao estabelecimento das bases da estrutura poltica.

A Constituio o marco histrico da ideologia poltica do Pas.

Em uma perspectiva histrica sobre o constitucionalismo temos dentre outros aspectos importantes: a) a descodificao do Direito Civil b) a despatrimonializao do Direito Civil

Constitucionalismo para Andr Ramos Tavares identificada em quatro sentidos: 1.) movimento poltico-social com origens histricas remotas que pretende, em especial, limitar o poder arbitrrio; 2.) imposio de que haja cartas constitucionais escritas; 3) indicar os propsitos mais latentes a atuais da funo e posio das constituies nas diversas sociedades; 4.) em uma vertente mais restrita reduzido evoluo histrico-constitucional de um determinado Estado.

Em linhas gerais deve-se dizer que os textos constitucionais contm regras de limitao ao poder autoritrio e de prevalncia dos direitos fundamentais, afastando-se da viso autoritria do antigo regime.

Constitucionalismo Constitucionalismo clssico No h distino ntida s declaraes de direitos humanos, muito embora a Constituio francesa de 1791 ter como prembulo a Declarao Universal dos Direitos do Homem e do Cidado de 1789, nem preocupao clara quanto efetivao das normas de direitos fundamentais.

Constitucionalismo Contemporneo totalitarismo constitucional (Uadi Lammgo Bulos); constituio programtica; constituio dirigente (Canotilho); dirigismo comunitrio constitucionalismo globalizado; direitos de segunda (direitos econmicos e sociais do ser humano) e terceira dimenso (direitos de solidariedade); garantia da efetividade das normas constitucionais;

(MP/SP 1988) O que distingue as Constituies clssicas, caractersticas dos Estados liberais, das Constituies contemporneas, no que se refere s declaraes de direitos?

Constitucionalismo do Futuro Consolidao dos direitos de 3. dimenso (Jos Roberto Dromi) Verdade; Solidariedade; Consenso; Continuidade; Participao; Integrao (dos povos); Universalizao (dos direitos fundamentais internacionais)

NOSSO TEMPO Este tempo de partido, tempo de homens partidos. Em vo percorremos volumes, viajamos e nos colorimos. A hora pressentida esmigalha-se em p na rua. Os homens pedem carne. Fogo. Sapatos. As leis no bastam. Os lrios no nascem da lei. Meu nome tumulto, e escreve-se na pedra. (...) Carlos Drummond de Andrade

Constituio material ou substancial O bem jurdico que o sistema jurdico elege como prioritrio. Interessa, pois, o contedo da norma constitucional. Constituio formal A forma-instrumento para se alcanar o direito material, ou ainda, a forma como a norma constitucional foi introduzida no ordenamento jurdico.

NEOCONSTITUCIONALISMO a) Positivao e concretizao de um catlogo de direitos fundamentais; b) Onipresena dos princpios e das regras; c) Inovaes hermenuticas; d) Densificao da fora normativa do Estado; e) Desenvolvimento da justia distributiva; f) Carga axiolgica das normas constitucionais.

O Direito Constitucional integra o ramo do Direito: a) Pblico; b) Privado; c) Social; d) Misto; e) Econmico.

O objeto de estudo do Direito Constitucional : a) o povo; b) o Estado; c) a Constituio; d) a poltica; e) o governo.

(DP/SP 2006 FCC) O que assegura aos cidados o exerccio dos seus direitos, a diviso dos poderes e, segundo um dos grandes tericos, a limitao do governo pelo direito a) o constitucionalismo. b) A separao dos poderes. c) O princpio da legalidade. d) O federalismo. e) O Estado Democrtico de Direito.

Das definies abaixo, apenas uma no aceitvel para a Constituio: a) Conjunto de normas que organiza os elementos constitutivos do Estado; b) Conjunto de normas que, por sua especial importncia, podem ser alteradas tanto por quorum especial quanto por maioria simples. c) Lei fundamental do Estado. d) Conjunto de normas fundamentais que regula a atribuio e o domnio do Poder Pblico, bem como os direitos fundamentais do indivduo. e) Estatuto bsico para a existncia do Estado e que contm toda a estrutura organizacional de uma nao politicamente organizada.

(PGE/GO - 2000) Pode-se afirmar como correto quanto ao conceito, classificao, objeto e interpretao da Constituio: a) Constituio todo ato do poder constituinte originrio, exclusivamente; b) A Constituio estabelece os pressupostos de criao, vigncia e execuo das normas do resto do ordenamento jurdico, seu contedo e unidade, em todos os casos; c) Constituio o complexo de normas fundamentais de um dado ordenamento jurdico, escritas ou no escritas, que regulam a sua prpria criao; d) Constituio referncia obrigatria de todo sistema jurdico, uma vez que estabelece em seu prprio corpo as formas como poder ser reformada e a predominncia das normas infraconstitucionais.

(Cartrio/RJ-38.) A partir do ponto de vista sinttico o Direito Constitucional entende-se como: a) Estudo da Teoria Geral do Estado e do ordenamento positivo dos Estados. b) Estudo da Teoria das Constituies e do ordenamento positivo dos Estados. c) Estudo da Teoria Geral do Estado e da ordem jurdica existente nos Estados. d) Estudo da Teoria das Constituies e da ordem jurdica existente nos Estados. e) Estudo da Teoria Geral do Estado e da ordem pblica.

(Procurador MP do TCE/MG-FCC/2007) No sentido de alcanar-se um ponto de equilbrio entre as concepes extradas do constitucionalismo moderno e os excessos do constitucionalismo contemporneo, considere: I. Solidariedade; II. Participao; III. Descontinuidade; IV. Integrao; V. Normas programticas; VI. Universalizao; VII. Consenso. Segundo Dromi, dever marcar o constitucionalismo do futuro apenas os valores indicados em a) I, II, IV, VI e VII; b) I, II, III,VI e VII; c) I, IV, V, VI e VI; d) II, III, IV, V e VI; e) II, IV, V, VI e VII.

critrio para definio de uma norma como formalmente constitucional o fato de que ela a) Regulamente a forma de governo adotada. b) Preveja as espcies de lei que podem existir. c) Discipline os procedimentos de elaborao legislativa. d) Preveja o sistema eleitoral. e) Esteja inserida no texto da Constituio, independentemente da matria que trate.

(Promotor de Justia/GO-96) Insculpido no art.5 da Constituio Federal de 1998, o princpio de que todos so iguais perante a lei proposio que enuncia um juzo de existncia e deve ser compreendido como a) princpio da igualdade formal. b) princpio da igualdade material. c) princpio de igualdade substancial. d) princpio de igualdade absoluta.

(Questo 35 Exame 06 - OAB-RJ) - A doutrina tradicional conceitua Constituio, em sentido jurdico, como sendo "o conjunto de regras concernentes forma do Estado, forma do governo, ao modo de aquisio e exerccio do poder, ao estabelecimento dos seus rgos, aos limites de sua ao. Podese deduzir, deste enunciado, que correta a afirmativa: a) As regras que cogitam desses elementos integram a denominada Constituio formal do Estado; b) As disposies que tratam desses elementos perfazem o que se denomina de clusulas ptreas ou ncleo irreformvel da Constituio; c) Todas as regras, cuja matria estiver nesse rol, so constitucionais e formam a denominada Constituio material do Estado; d) A Constituio escrita do Estado integrada, apenas, por normas materialmente constitucionais.

(Promotor de Justia/MG-91) A Constituio jurdica, objeto do Direito Constitucional, a) Configura apenas a expresso de uma dada realidade. b) Est condicionada pela realidade histrica. c) Expressa apenas as relaes de poder nele dominantes. d) Pode ser separada da realidade concreta de seu tempo. e) No resulta da correlao entre ser (Sein) e dever ser (Sollen).

PROPRIEDADES DO NEOCONSTITUCIONALISMO 1) Pragmatismo; 2) Ecletismo (sincretismo) metodolgico; 3) Principialismo; 4) Estatalismo garantista; 5) Judicialismo tico-jurdico; 6) Interpretativismo moral-constitucional; 7) Ps-positivismo; 8) O juzo de ponderao; 9) Especificidade interpretativa; 10) Ampliao do contedo da Grundnorm; 11) Conceito no-positivista de direito.

(79. MP/SP exame oral) O que so as Constituies legais?

Para Paulo Bonavides, Constituio legal constituio escrita e que se apresenta esparsa ou fragmentada em textos esparsos, por exemplo o novel art.5., 3. da Constituio brasileira cujos textos no se resumem a um nico cdigo, porquanto os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos, se aprovados em qurum qualificado, so equiparveis s emendas constitucionais.

Das könnte Ihnen auch gefallen