Sie sind auf Seite 1von 67

REFORMAS RELIGIOSAS

Professor Jos E.M. Knust

ROTEIRO DE ESTUDO PARA ESTA AULA:


1.

Religio e Poder na Europa antes das Reformas


Transformaes na Religiosidade
I. II.

B. C. D. E.

A.

Anabatistas Calvinismo Reforma Anglicana Disseminao das idias da Reforma

Crtica Igreja Catlica Tentativas de Reforma na Igreja Catlica

3.

Catlicos e Protestantes na Europa Moderna


A. B. C.

B.

Religio e Poltica

2.

As Reformas Protestantes
A.
I. II.

Luteranismo
As Idias de Lutero O Rompimento com a Igreja Catlica

Reforma e contrarreforma Catlicas Represso e Intolerncia religiosa Guerra e Religio na Europa

1. RELIGIO E PODER NA EUROPA ANTES DAS REFORMAS

Anlise de Historiadores sobre esta poca Anlise 1

POR QUE ACONTECEU A REFORMA?


A questo das causas da Reforma complexa. Para tentar resolv-la preciso ir direto ao essencial. O Protestantismo d nfase a trs doutrinas principais: a justificao pela f, o sacerdcio universal, a infalibilidade apenas da Bblia. Esta teologia respondia certamente s necessidades religiosas do tempo, sem o que ela no teria conhecido o sucesso que foi o seu. A tese segundo a qual os Reformadores teriam deixado a Igreja romana porque ela estava repleta de devassides e impureza insuficiente.
Jean Delumeau, Nascimento e Afirmao da Reforma, p.59.
Questo 01

A) TRANSFORMAES NA RELIGIOSIDADE

A grande mortalidade e as transformaes econmicas e sociais levaram a transformaes na religiosidade dos europeus no final da Idade Mdia. Ganhou fora uma grande preocupao com a salvao das almas.

A morte enterra mais uma vtima (representao do sculo XV)

I) CRTICAS IGREJA CATLICA

A Igreja Catlica teve dificuldades para se adaptar s mudanas na religiosidade popular. Crticas corrupo da Igreja tornaram-se cada vez mais comuns, em especial as crticas venda de indulgncias.
Venda de indulgncias

John Wycliffe: telogo ingls crtico da influncia da Igreja sobre assuntos seculares e tradutor da Bblia para o Ingls. Acabou protegido da perseguio papal por sua influncia no Parlamento e na Corte ingleses.

Contudo, no Conclio de Constana Wycliffe (mesmo j morto) foi julgado hertico e seus ossos foram exumados e queimados.

No mesmo Conclio Jon Hus, lder de um movimento reformador na Alemanha, tambm foi considerado hertico e condenado fogueira.

Retrato de Erasmo de Roterd, Humanista Catlico crtico da venda de indulgncias

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 1

CRTICA A VENDA DE INDULGNCIAS


Persuadidos dos perdes e das indulgncias, ao negociante, ao militar, ao juiz, basta atirarem a uma bandeja uma pequena moeda para ficarem to limpos e to puros dos seus numerosos roubos como quando saram da pia batismal. Tantos falsos juramentos, tantas impurezas, tantas bebedeiras, tantas brigas, tantos assassnios, tantas imposturas, tantas perfdias, tantas traies, numa palavra, todos os delitos se redimem com um pouco de dinheiro, e de tal maneira se redimem que se julga poder voltar a cometer de novo toda sorte de ms aes
Erasmo de Roterdam, Elogio da Loucura
Questo 02

VENDA DE INDULGNCIA S

Anlise de Historiadores sobre esta poca Anlise 2

A CRISE ESPIRITUAL DA IGREJA CATLICA


Toda a Igreja ocidental estava envolvida de alto a baixo numa crise de confiana. (...) De qualquer modo (...) o fracasso mais fundamental da Igreja no residia na sua riqueza, no seu mundanismo, na sua imoralidade um tanto exagerada (...) residia sim na sua total incapacidade de proporcionar paz e consolao a geraes conturbadas numa era de incerteza. A peste, a guerra, o declnio econmico marcavam o fim da Idade Mdia com inequvoco mal-estar espiritual. (...) O misticismo e o milenarismo ameaavam o controle da Igreja sobre as almas; entre os cultos, o humanismo minava o respeito pela sua autoridade e saber.
G.R. Elton, A Europa durante a Reforma, p.23-25.
Questo 03

II) TENTATIVAS DE REFORMA DA IGREJA CATLICA

Disputas internas e a insero cada vez mais escancarada das questes eclesisticas na poltica secular tambm minavam a confiana na Igreja. Setores de dentro e de fora da estrutura eclesistica comearam a defender uma reforma da estrutura da Igreja, idia que continuou forte Gregrio XII por sculos sem levar a mudanas Joo XXIII e Bento XIII de maior significado. A Igreja Catlica chegou a estar dividida entre
trs papas reconhecidos por setores diferentes da Igreja

Conclio de Constana: Convocado para por fim ao Cisma e discutir reformas que fizessem frente s crticas de Wycliffe e Hus.

Anlise de Historiadores sobre esta poca Anlise 3

CONCLIO DE CONSTANA E A TENTATIVA DE REFORMAR A IGREJA


O conclio de Constana (1414-1418) no se reunira apenas para por fim ao cisma; tivera tambm o objetivo de condenar as doutrinas hussitas e, mais ainda, de realizar o desejo, j h tanto tempo expresso, de reformar a Igreja na sua cabea e nos seus membros. Ora a impotncia pontificial e a anarquia que reinava na Cristandade davam, precisamente, uma oportunidade ao movimento conciliar, que defendia a subordinao da autoridade do Papa ao livre consentimento do povo cristo. J antes da reunio do conclio universitrios eminentes tinham pedido a convocao de assemblias eclesisticas que supervisionassem o governo da Igreja.
Jean Delumeau, A civilizao do Renascimento, p.122.
Questo 04

B) RELIGIO E POLTICA

A Igreja e sua estrutura de poder, com o Papa acima, eram importantes no jogo poltico europeu. Com a ascenso de novos poderes, as monarquias, os conflitos de interesse aumentaram, levando muitos poderes locais a ver o papado como um poder estrangeiro e intrometido.

Papa Gregrio VII proibiu as monarquias de interferir na nomeao do clero, causando conflitos (em especial com o Imperador do Sacro-Imprio)

O Antipapa Clemente III e o Imperador Henrique IV se unem para expulsar Gregrio VII

Questo 05

2. AS REFORMAS PROTESTANTES

A) LUTERANISMO I) AS IDIAS DE LUTERO Justificao pela F

Retrato de Martinho Lutero

Lutero era um monge catlico muito preocupado com a questo da Salvao. Ele no achava possvel compensar todos os pecados humanos atravs das boas aes. A partir disso Lutero desenvolveu a idia de que a salvao vinha pela graa divina, alcanada pela F.

LUTERO E A QUESTO DA SALVAO DAS ALMAS


Esses ensinamentos [sobre salvao da alma depender da vontade humana] em breve deixaram de satisfazer Lutero, que viria a revolucionar a teologia, em virtude de se encontrar perante Deus num estado de desespero. Queria assegurar-se da sua aceitao, mas s conseguia descobrir em si a certeza do pecado e em Deus a justia inexorvel que tornava fteis todos os seus esforos de arrependimento e a sua procura da misericrdia divina. (...) Quando encontrou a resposta, ela brotou diretamente do seu total sentimento de desamparo perante Deus (...) compreendeu que a justia divina no queria dizer a ira de Deus ante o pecado, mas sim o Seu desejo de tornar o pecador justo pela fora do Seu amor conferido livremente ao verdadeiro crente. Lutero defendia que o homem s se justificava (salvava) atravs da f.
G.R. Elton, A Europa durante a Reforma, p.14.

Anlise de Historiadores sobre esta poca Anlise 4

LUTERO E A INCAPACIDADE DE SALVAR A ALMA ATRAVS DAS BOAS OBRAS


Portanto, de nada serve alma se o corpo se cobre de vestes sagradas como fazem os sacerdotes e religiosos, nem tampouco se ela permanece nas igrejas e lugares sagrados, tampouco se ela lida com coisas sagradas, nem tampouco se fisicamente faz oraes, jejua, faz peregrinaes e pratica todas as boas aes que eternamente poderiam ocorrer no e atravs do corpo. Nem no cu, nem na terra resta alma outra coisa a no ser viver e ser justa, livre e crist, segundo o Sagrado Evangelho (...) Assim, passamos a ter certeza de que a alma pode prescindir de todas as coisas, menos da Palavra de Deus e fora a Palavra de Deus nada mais pode auxili-la.
Lutero, Da liberdade do Cristo.
Questo 07

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 2

Anlise de Historiadores sobre esta poca Anlise 5

LUTERO E SUA VISO NEGATIVA SOBRE O HOMEM


A base da teologia de Martinho Lutero reside na idia de completa indignidade do homem, cujas vontades esto sempre escravizadas ao pecado. A vontade de Deus permanece sempre eterna e insondvel e o homem jamais pode esperar salvar-se por seus prprios esforos.
Adaptado de Quentin Skinner, As fundaes do pensamento poltico moderno, p.288-290.

Questo 06

A) LUTERANISMO I) AS IDIAS DE LUTERO Sacerdcio Universal

Lutero questionava a legitimidade da estrutura eclesistica. Defendia uma relao mais direta entre crente e Deus, sem intermedirios. Possveis sacerdotes s teriam o papel de ajudar nessa relao, e no de intermedi-la.

Culto em uma igreja Luterana: papel do pastor diferente do papel do Padre Catlico

A) LUTERANISMO I) AS IDIAS DE LUTERO Infalibilidade apenas da Bblia

Como negava a legitimidade da estrutura eclesistica, Lutero defendia que apenas a Bblia era fonte da F e infalvel o Papa e a estrutura da Igreja no deviam ser tratados como tal.

Bblia traduzida para o Alemo por Lutero

LUTERO PREGA SUAS TESES (PINTURA DO SCULO XIX)

Edio do sculo XVI das teses de lutero

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 3

ALGUMAS DAS 95 TESES DE LUTERO


Tese 6: O papa no tem o poder de perdoar culpa a no ser declarando ou confirmando que ela foi perdoada por Deus (...). Tese 21: Por isso esto em erro os pregadores de indulgncias que dizem ficar um homem livre de todas as penas mediante as indulgncias do papa. Tese 82: Por que o Papa no esvazia o Purgatrio apenas por caridade, se o faz atravs do dinheiro que emprega na construo de uma Baslica?

A) LUTERANISMO II) ROMPIMENTO DE LUTERO COM A IGREJA Frente presso da Igreja para que se retratasse e a

ameaa de excomunho, Lutero radicalizou e passou a criticar ainda mais durante o Papa e o alto clero. O sucesso do rompimento de Lutero deveu-se sua aliana com parte da Nobreza alem. Rejeitando uma revolta social radical, Lutero conseguiu apoio dos poderosos locais.
Dieta de Worms, quadro de Anton Von Werner: Lutero defende seus ideais frente ao Imperador Carlos V

Lutero queima a bula papal que ameaava excomung-lo Questo 08

B) OS ANABATISTAS

Alguns grupos no aceitaram esse conservadorismo de Lutero e exigiram reformas mais radicais. Os Anabatistas exigiam, alm de mudanas na estrutura religiosa, mudanas na estrutura social, com o fim da servido e do dzimo. Lutero rejeitou essas idias e apoiou a represso violenta aos anabatistas.

Execuo de Maria van Beckum, anabatista holandesa

Representao dos Camponeses anabatistas em rebelio

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 4

MANIFESTO DOS CAMPONESES EM REBELIO


Em terceiro lugar, at agora ramos tratados como escravos, o que uma vergonha, pois, como o seu precioso sangue, Jesus Cristo nos salvou a todos, tanto ao mais humilde pastor quanto ao mais nobre senhor, sem distino. Por esse motivo, deduzimos das Sagradas Escrituras que somos livres, e livres queremos ser. No que queiramos ser totalmente livres, que no queiramos reconhecer autoridade alguma; no isso o que Deus nos ensina. (...)

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 4

Em quarto lugar, at agora nenhum pobre podia perseguir a caa, pegar aves ou peixes na gua corrente, o que nos parece uma lei totalmente injusta e pouco fraternal, mas interesseira e em desacordo com a palavra de Deus (...) Em quinto lugar, somos prejudicados ainda pelos nossos senhores, que se apoderaram de todas as florestas. Se o pobre precisa de lenha ou madeira tem que pagar o dobro por ela. Ns somos de opinio que deve ser restituda comunidade toda e qualquer floresta que se encontra em mos de leigos ou religiosos que no adquiriram legalmente.

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 4

Em sexto lugar, preocupam-nos os servios que somos obrigados a prestar e que aumentam dia a dia. Exigimos que esse assunto seja examinado cuidadosamente a fim de que no sejamos sobrecarregados. (...) Em dcimo lugar, nossa deciso e resoluo final a seguinte: se uma ou diversas dessas exigncias no estiverem em consonncia com a palavra de Deus, delas abriremos mo imediatamente, desde que se nos prove, base das Sagradas Escrituras, que elas esto em discordncia com a vontade divina.
Manifesto dos Camponeses em 1525.
Questo 09

Representao da tortura de anabatistas pelas autoridades alemes

Retrato de Thomas Muntzer

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 5

DISCURSO DE UM LDER ANABATISTA


Eis, pois, o auge da avareza, do sonho e da pilhagem de nossos Prncipes e senhores: apossam-se de toda criatura, sejam peixes ngua, aves no cu ou plantas na terra; tudo deve ser seu. Em seguida espalham o mandamento de Deus entre os pobres, e dizem: Deus ordenou que no roubeis! Contudo, no acharam uso deste mandamento para si mesmos. Ei-los, ento, a sobrecarregar todos os homens, o pobre campons, o arteso, e a sufocar e oprimir todo aquele que vive. Assim, quem quer que agarre o menos que seja, deve ser enforcado, e o Doutor mentiroso diz logo amm! Os Senhores fazem o mesmo, para que o pobre se torne seu inimigo; se no querem afastar a causa da revolta, como se melhorar a situao a longo prazo? E se falo assim, sou classificado como subversivo.
Questo 10

Thomas Mntzer

C) CALVINISMO
A predestinao

Calvino era um entusiasta das idias reformista de Lutero, mas divergiu em um ponto importante. Para ele no bastava abraar a F em Deus para garantir Sua graa, Deus definiria de antemo aqueles escolhidos para a Salvao que demonstrariam essa predestinao atravs de sua F e modo de vida.

Retrato de Joo Calvino

Uma perfeita puritana litografia de E. Percy Moran: as religies de origem calvinistas (como a Puritana) tm uma grande preocupao com o ascetismo religioso.

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 6

CALVINO E A PREDESTINAO
Ningum que queira ser chamado religioso ousa negar diretamente a predestinao pela qual Deus escolhe alguns para a esperana da vida e condena outros morte eterna. (...) Por predestinao entendemos o eterno decreto de Deus pelo qual decidiu em seu prprio esprito o que deseja que acontea a cada indivduo em particular, pois nenhum homem criado nas mesmas condies, mas para alguns preordenada a vida eterna e para outros a eterna condenao (...).
Joo Calvino, Instituies da religio Crist, Livro III, Cap.XXI.
Questo 11

Anlise de Historiadores sobre esta poca Anlise 6

PROTESTANTISMO E A BUSCA PELO RETORNO AO CRISTIANISMO PRIMITIVO


Os protestantes no tinham de modo algum desejo de inovar. Seu objetivo era voltar pureza da primitiva Igreja e livrar a Palavra divina de todos os disfarces que a traam. Era preciso eliminar, ainda que pela fora, tantos acrscimos idlatras e supersticiosos que os homens, enganados por Sat, haviam introduzido, inventado, forjado ao longo dos sculos custa da mensagem da salvao.
Jean Delumeau, Histria do medo no Ocidente, p.57.

D) REFORMA ANGLICANA

Desde a Guerra dos Cem Anos a relao entre o rei e a Igreja Inglesa com o Papa enfrentava problemas. Desavenas entre Papa e Rei fizeram este proclama-ser chefe da Igreja na Inglaterra rompendo com Roma e criando uma nova Igreja (Anglicana). A estrutura e os rituais mantiveram-se prximos aos catlicos, mas alguns dogmas dos reformadores foram adotados.

Rei Henrique VIII da Inglaterra Fundador da Igreja Anglicana

Abadia de Westminster, templo mais famoso da Igreja Anglicana

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 7

ATO DE SUPREMACIA DO REI INGLS


O rei o chefe supremo da Igreja na Inglaterra (...) Nesta qualidade, o rei tem todo o poder de examinar, reprimir, corrigir tais erros, heresias, abusos, ofensas e irregularidade que sejam ou possam ser reformados legalmente por autoridade (...) espiritual (...) a fim de conservar a paz, a unidade e a tranqilidade do reino, no obstante todos os usos, costumes e leis estrangeiras, toda autoridade estrangeira.
Ato de Supremacia de 1534

Questo 12

COMPARAO ENTRE AS PRINCIPAIS IGREJAS CRISTS NO SCULO XVI


Igrejas Bblia
Interpretada pela Igreja. Fonte de f junto com a tradio Catlica.

Salvao
F em Deus e boas obras.

Ritos
Missas em Latim, liturgia luxuosa. Cultos simples na lngua local. Manuteno da liturgia catlica, mas em lngua inglesa.

Catlica

Luterana Anglicana

Interpretada pelos F em Deus e fiis. nica fonte de f. graa Divina. Interpretada pela Igreja Anglicana, mas os fiis podem examin-la. F em Deus e graa Divina.

Calvinista

Interpretada pelos Predestinao. Cultos simples fiis. nica fonte de f. na lngua local.

LINHAS PROTESTANTES NA HISTRIA

E) DISSEMINAO DAS IDIAS DA REFORMA

No se pode negar a importncia dos Reformadores, mas suas idias s ganharam tanto espao por existirem condies sociais para isso. A insatisfao popular com a Igreja e os interesses polticos de alguns poderosos foram fundamentais para a disseminao das idias reformadoras.

Monumento aos Reformadores (Genebra, Sua): Farel, Calvino, Beze e Knox

E) DISSEMINAO DAS IDIAS DA REFORMA

A imprensa tambm foi importante para que as idias dos reformadores pudessem se espalhar pela Europa. A possibilidade de fazer muitas cpias a baixo preo de livros dos pensadores reformistas garantiu grande rapidez a difuso de suas idias

EXPANSO DO PROTESTANTISMO

Anlise de Historiadores sobre esta poca Anlise 7

IMPORTNCIA DA INVENO DA IMPRENSA PARA A DISSEMINAO DA REFORMA


O envolvimento do povo na Reforma foi tanto causa como conseqncia da participao da mdia. A inveno da impresso grfica solapou o que foi descrito, com certo exagero, como monoplio de informao da Igreja Medieval (...) Os protestantes se baseavam no que pode ser chamado de ofensiva da mdia no somente para comunicar suas prprias mensagens, mas tambm para enfraquecer a Igreja Catlica, ridicularizando-a (...). Como somente uma minoria da populao sabia ler, e menos ainda escrever, presume-se que a comunicao oral deve ter continuado a predominar (...). Ela teve muitas formas distintas em diversos contextos, indo de sermes e conferncias em igrejas e universidades a rumores e boatos nos mercados e tabernas.
Questo 13

Peter Burke e Asa Briggs, Uma histria social da mdia, p.83-86.

3. CATLICOS E PROTESTANTES NA EUROPA MODERNA

A) REFORMA E CONTRARREFORMA CATLICAS

Principalmente a partir do Conclio de Trento (1545-63), a Igreja reagiu Reforma. Reforou a defesa de dogmas catlicos atacados pelos protestantes, reforou a estrutura do Tribunal da Inquisio para perseguir os herticos e criou uma lista de livros proibidos (o index).
Conclio de Trento

Index Librorum Prohibitorum: Livro com a lista dos livros proibidos pela Igreja por serem considerado herticos

A) REFORMA E CONTRARREFORMA CATLICAS

Alm disso, a Igreja tentou reforar a preparao de seus padres atravs dos seminrios, apoiou a atuao das ordens religiosas e disciplinou a atuao dos seus membros atravs do aumento do poder dos bispos. A busca por novos fiis nas novas regies descobertas (em especial a Amrica) tambm foi importante.

Incio de Loyola: fundador da Companhia de Jesus, importante ordem no perodo da Contrarreforma

Runas de uma misso jesuta em So Miguel das Misses (RS)

Anlise de Historiadores sobre esta poca Anlise 8

REFORMA CATLICA OU CONTRARREFORMA?


Contrarreforma sugere um agressivo ataque catlico Reforma Protestante. Implica igualmente que o processo de mudana e renovao do catolicismo no teria surgido sem que a Reforma Protestante viesse estimular a reforma da Igreja Catlica. (...) Em contraste, a expresso Reforma Catlica aponta para uma profunda e genuna restaurao do Catolicismo no sculo XVI; esta expresso indica um melhoramento espontneo do catolicismo. Como seria de esperar, este ponto de vista (...) tem sido o preferido dos historiadores catlicos (...).
Michael Mullet, A contrarreforma e a Reforma Catlica nos princpios da Idade Moderna Europia, p.13.

Questo 14

B) REPRESSO E INTOLERNCIA RELIGIOSA

A partir da diviso da Cristandade Ocidental entre protestantes e catlicos, a intolerncia religiosa ganhou fora na Europa. Este o perodo de maior atuao da Inquisio na Espanha e em Portugal e dos conflitos religiosos na Frana e na Inglaterra, entre outros exemplos.

Tortura de uma acusada de Heresia

Anlise de Historiadores sobre esta poca Anlise 9

PERSEGUIO DE PROTESTANTES PELOS INQUISIDORES CATLICOS


A perseguio inquisitorial contra os protestantes s se desenvolveu de uma forma sistemtica durante as dcadas de 1540 e 1550, tanto na Espanha e em Portugal como na Itlia. (...) Como resultado dessa ao, mais ou menos sincronizada nos Estados onde a Inquisio exercia sua jurisdio, houve um considervel fluxo de refugiados, provenientes sobretudo da Itlia e da Espanha, para as regies protestantes da Sua, da Alemanha e, maIs tarde, dos Pases Baixos.
Francisco Bethencourt, Histria das Inquisies, p.344-345.

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 8

CENSURA E DESTRUIO DOS LIVROS HERTICOS


Deus meu, no se cansado os hereges e os inimigos (...) de semear continuamente os seus erros e heresias no campo da cristandade, com tantos e tantos livros perniciosos que so republicados a cada dia, necessrio que no se durma, mas que nos esforcemos para extirplos ao menos nos lugares onde isso seja possvel.
Cardeal Roberto Bellarmino, 1614.

Questo 15

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 9

PROCESSO INQUISITORIAL NA AMRICA ESPANHOLA


Antonio Correa era bufarinheiro ou vendedor de miudezas no Peru. Acusaram-no de apstata porque, tendo sido batizado, praticava a lei de Moiss. (...) preparava-se j a Inquisio para lan-lo fogueira, quando o ru se manifestou to contrito que o Tribunal dele se apiedou, limitando-se a conden-lo ao uso de sambenito por trs anos, com a obrigao, de nos dias de festa, ouvir missa solene na catedral de Lima, alm de outras prticas piedosas.
Ricardo Palma, relatando processo do sculo XVII em Lima, citado por Jos Antonio Lavalle.

A NOITE DE SO BARTOLOMEU

Anlise de Historiadores sobre esta poca Anlise 10

O MASSACRE DOS HUGUENOTES NA NOITE DE SO BARTOLOMEU


As multides catlicas, claro, ficavam felizes de apanhar um pastor quando podiam, mas a morte de qualquer herege ajudava a causa de limpar a Frana desses prfidos semeadores de desordem e desunio (...) Os catlicos no se contentavam em queimar ou afogar os corpos herticos. Isto no era uma purificao suficiente. Os corpos eram humilhados e ofendidos um pouco mais. Sob um inquietante coro de pios e assobios, eles aeram atirados aos ces, como Jezebel, eram arrastados pelas ruas, tinham seus rgos genitais e entranhas arrancados (...)
Natalie Zemon Davies, Culturas do Povo, p.146-150.

C) GUERRA E RELIGIO NA EUROPA

As disputas entre Catlicos e Protestantes passaram a ser um elemento importante no sistema de alianas das potncias europias. Ter a mesma religio no significava aliana nem ter religio diferente, a guerra; mas o componente religioso sempre se fazia presente nas alianas e nos conflitos.

Batalha de Lens (1648), Guerra dos 30 anos

Capa do documento assinado na Paz de Augsburgo, que botava fim Guerras dos Trinta Anos e definia que a populao de cada reino deveria seguir a religio imposta por seu governante, seja ele Catlico ou Protestante.

Das könnte Ihnen auch gefallen