Sie sind auf Seite 1von 28

` `

A administrao esta relacionada com o alcance dos objetivos por meio dos esforos de outras pessoas. Administrao um conjunto de atividades dirigidas utilizao eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcanar um ou mais objetivos ou metas organizacionais. Administrao um processo distinto, que consiste do planejamento, organizao, atuao e controle, para determinar e alcanar os objetivos da organizao pelo uso de pessoas e recursos.

1.

2.

3.

4.

5.

6.

A administrao propositada: complementao de atividades com outras pessoas e por elas, com o uso adequado dos recursos disponveis; A administrao RELATIVA A idias, coisas e pessoas: orientao de metas e foco da ao para o alcance dos resultados administrativos / gerenciais; A administrao um processo social: processo em que as aes administrativas so principalmente atinentes com relao as pessoas; A administrao uma fora coordenada: coordenao do esforo de pessoas. Cada um com seus prprios valores e aspiraes, num programa organizacional; A administrao concernente com esforos de equipe: o alcance de certos objetivos mais fcil por uma equipe do que por um indivduo trabalhando sozinho; A administrao uma atividade: que exige discernimento para distino dos conhecimentos e habilidades exigidas para o seu desempenho;

1. 2.

3.

4.

A administrao um processo composto: pelas funes (planejamento, organizao, direo e controle); A administrao age como uma fora criativa e revigorante na organizao: o resultado da atividade, em algumas situaes, maior do que a soma total dos esforos colocados pelo grupo; esta sinergia prov vida para a organizao; A administrao uma disciplina dinmica: as funes administrativas so orientadas para o crescimento organizacional, no sendo passivas, mas de comportamento ajustvel e adaptvel s necessidades deste crescimento; A administrao intangvel: uma fora invisvel, cuja presena evidenciada pelo resultado dos seus esforos, que so, por exemplo, ordenao, sadas adequadas de trabalho, clima de trabalho satisfatrio, satisfao pessoal dos colaboradores etc.

Um principio representa um elemento bsico de conhecimento que explica o relacionamento e ajuda na predio do que aconteceria se tal principio fosse aplicado.

` ` `

Os princpios da administrao, dentro de sua natureza so: Dinmicos: princpios de administrao so flexveis por natureza e esto continuamente mudando; Gerais: princpios de administrao no podem ser estabelecidos to rigorosamente como os das cincias fsicas, porque as pessoas se comportam mais erraticamente do que fenmenos fsicos; Relativos: princpios de administrao so relativos e no leis absolutas que possam ser aplicadas cegamente em todas as situaes; Inexatos: princpios de administrao so relacionados com o caos e procuram trazer ordem a ele, regulando o comportamento humano em qualquer situao; Universais: a maioria dos princpios administrativos podem ser aplicados em qualquer tipo de organizao; em outras palavras, eles so aplicveis a negcios, governos, instituies, rgos pblicos etc.

` ` `

Por meio dos princpios da administrao, um dirigente pode evitar erros bsicos no seu trabalho e predizer resultados das suas aes com segurana/confiana. Estes princpios podem ajudar a organizao a: Aumentar a eficincia os princpios ajudam no pensamento e ao; Cristalizar a natureza da administrao os princpios consolidam o sempre crescente conhecimento e pensamento no campo da administrao; Melhorar a pesquisa em administrao a administrao trata com pessoas cujo comportamento bastante imprevisvel; os princpios ajudam pelas generalizaes dos testes do comportamento, entendendo e predizendo as ocorrncias futuras; Alcanar metas sociais a maioria dos princpios administrativos desempenham um papel importante na melhoria na qualidade e do padro de vida das pessoas.

Planejamento Organizao Administrao Financeiro Comando Coordenao Controle

Empresa

Comercial Segurana Contabilidade Tcnica

Gulick e Urwick (1937) Planejamento, Organizao, Pessoas, Direo, Coordenao e Controle, Informao e Controle, Oramento. Willian Newman (1950) a orientao, liderana e controle do esforo de um grupo de indivduos para a realizao de algum objetivo comum.

Fora Area dos EUA (1954)- Publicou o manual 25-1(The Management Process),marcou o interesse de um rgo governamental importante no estudo da Adm. Koontz & ODonell (1955) No livro Princpios de Administrao, definiram administrao como: o processo de fazer coisas por meio de outras pessoas.

P.M.I. (Project Management Institute, 1987) O processo de administrar finito, uma vez que processos so atividades com comeo, meio e fim. O processo de administrao comea com o esclarecimento da necessidade a ser atendida pelo projeto e termina com a concluso do projeto.

Monitoramento e Controle

Planejamento

Incio

Concluso

Execuo

Peter Drucker (1950) Enfatizou a necessidade de definir objetivos e avaliar resultados em reaschave de desempenho, tais como:
aprimoramento gerencial -Desempenho e atitudes dos trabalhadores -Responsabilidade pblica

-Participao no mercado - Inovao - Produtividade -Recursos fsicos e financeiros -Rentabilidade -Desempenho e

Difundiu-se como um processo participativo de estabelecimento de objetivos e avaliao do desempenho de pessoas. o processo do qual participam o lder e sua equipe. Substituiu o processo hierrquico onde o chefe define os objetivos e transmite pela cadeia de comando abaixo. Instituiu 3 componentes (ferramentas) que so vlidos em qualquer metodologia de administrao at hoje. Objetivos especficos, Tempo Definido e Feedback de desempenho.

Objetivos especficos: Para comear identificamos s reas principais de resultados(desempenho) de uma equipe ou unidade da empresa. Por exemplo, em uma equipe de vendas, o volume de vendas e a quantidade de contatos feitos com clientes potenciais so reas principais de resultados. A partir disso so traados os objetivos aumentar as vendas em 7%, ou conseguir uma venda a cada 10 contatos. Os objetivos devem ser definidos de maneira especfica e mensurvel.

Tempo definido: Um prazo definido para a realizao dos objetivos, com prazos intermedirios para a verificao do desempenho.

Feedback de desempenho- Ao longo do perodo, o desempenho da equipe avaliado. No final do prazo, um novo plano de ao definido para o perodo seguinte. Assim, se o desempenho da equipe ficou abaixo do esperado, deve- se traar um plano de reforo, como por exemplo um programa de treinamentos.

Dados de Entrada

Processo de planejamento

Dados de Entrada

Processo de planejamento

Liderana e outros processos da Gesto de Pessoas

Processo de Controle

Dados de Entrada

Processo de Execuo

Dados de Entrada

Dados de Entrada

Processo de planejamento

Elaborao de Planos

-Informaes; -Modelos e Tcnicas de planejamento; - Matriz FOFA; - Projees; -Decises que afetam o Futuro;

-Anlise e interpretao dos dados de entrada; -Criao a anlise de alternativas; -Decises;

-Objetivos; -Recursos; -Meios de Controle;

` `

T.I. Empowerment, BSC, Downsizing, Reengenharia, etc... Matriz FOFA(Foras, Oportunidades, Fraquezas e Ameaas) Projees Futuras formuladas em cima de dados concretos; Decises que afetam o Futuro (Valores)

` `

Anlise e interpretao das informaes; Criar e analisar alternativas mitigando erros futuros Decidir o caminho a ser trilhado;

Objetivos ( saber onde est o problema e onde queremos chegar) Recursos ( descrever os recursos Humanos, Fsicos e Financeiros a serem utilizados) Meios de Controle ( Criar um sistema burocrtico inteligente que no trave o processo e que seja capaz de controlar o processo)

Plano Temporrio extinguem- se quando o objetivo alcanado. Ex.: A construo de uma casa. De forma geral os planos temporrios contm decises no programadas. Plano Permanente contm decises programadas para situaes pr definidas. Ex.: a Poltica organizacional de uma empresa.

Para executar o plano necessrio organizar os recursos, ou seja; Analisar o objetivo e o trabalho a ser realizado; Dividir o trabalho de acordo com os critrios mais apropriados; Definir os nveis de autoridade Desenhar a estrutura organizacional

Definio de Responsabilidades Anlise dos objetivos Diviso do Trabalho Desenho da Estrutura Organizacional Definio de Autoridade

Administrao Geral

Industrial

Marketing

Finanas

Logstica

Recursos Humanos

Produo

Vendas

Administrao Financeira

Compras

Pessoal

Manuteno

Promoes

Crdito

Armazns

Servios Gerais

Engenharia

Pesquisa

Tesouraria

Distribuio

Segurana

Utilidades

Assistncia Tcnica

Contabilidade

Benefcios

Processo de Planejamento

Ao Corretiva ou de Reforo

Processo de Execuo Resultado

Processo de controle Comparao de resultados com objetivos - Deciso

Dados de Entrada para Controle - Informaes sobre objetivos - Informao sobre resultados

Das könnte Ihnen auch gefallen