Sie sind auf Seite 1von 25

Do termo da Reconquista ao estabelecimento e fortalecimento das fronteiras

Portugal nasceu e consolidou-se como reino independente e definiu as suas fronteiras em estreita ligao com o processo da Reconquista Crist.

Produto da Reconquista, Portugal foi criando as condies necessrias para a sua viabilidade como reino soberano. A primeira dessas condies foi o alargamento progressivo para sul, custa das conquistas aos Mouros.

O avano processou-se no sentido norte-sul, com avanos e recuos, utilizando com fronteiras os rios e seguindo de perto a linha do litoral.

1096- Fundao do Condado Portucalense; 1128- D. Afonso Henriques assume o governo do Condado 1147- Conquista de Santarm e Lisboa; 1179- A Santa S reconhece Portugal como reino e D. Afonso Henriques como Rei 1249- Conquista do Algarve (definio da fronteira sul) 1297- Tratado de Alcanices (definio das fronteiras Leste)

Ao mesmo tempo que se foi processando a reconquista para sul, os reis portugueses iam povoando e organizando administrativamente, de maneira a consolidar as fronteiras e a garantir a sobrevivncia do reino, para isso foram concedidas cartas de foral, rgos de administrao central e doaram-se terras e privilgios s ordens religiosas e militares.

O povoamento
O povoamento obedeceu s caractersticas do meio geogrfico e das condies histricas do processo de reconquista. -Este povoamento foi feito de Norte para Sul, tal como a reconquista, j que o Norte era mais povoado, embora com ncleos mais reduzidos e dispersos, e o sul era menos populoso, mas com povoados mais concentrados e de maiores dimenses.

- Este povoamento teve como actores principais as ordens religiosas e as ordens militares, como contrapartida pela ajuda na reconquista; tambm as ordens monsticas receberam grandes doaes. - Outra forma de povoamento foi a concesso de cartas de foral s vilas e cidades, que definiam as liberdades individuais e colectivas, formas de autogoverno, sistema de impostos e justia. Desta forma criados muitos Concelhos e foram reconhecidas muitas outras comunidades j existentes.
Desta forma os reis povoavam o territrio e garantiam a sua estabilidade.

A organizao do territrio
Concelhos- Rurais e Urbanos;

Mais a sul que a norte, pois a reconquista assim o pedia, j que era necessrio fixar populao perto das fronteiras e no interior, a norte localizavam-se principalmente senhorios; As reas urbanas eram reduzidas, no sendo clara a sua separao das reas rurais. Mesmo nas maiores cidades, como Porto, Lisboa, Coimbra ou vora, podemos ver importantes zonas agrcolas. No resto das cidades, a agricultura, o comrcio e o artesanato conviviam dentro das muralhas.

O modelo urbanstico romano destrudo pelas invases Brbaras, a partir dessa altura a cidade a adaptar-se ao espao e no o contrrio.

-As ruas no eram pensada para o transporte sobre rodas; -As ruas concentravam o mesmo tipo de ofcios, e eram identificadas por esses mesmos oficios;

No Corao da cidade, encontrava-se o ncleo cvico e religioso, era um local de encontro dos habitantes.

Praa aberta para o pao municipal, local de mercado, festas e reunies municipais

S, para onde se orientam todas as ruas

O exerccio comunitrio dos poderes concelhios

Os concelhos tinham diferentes autonomias :

- Existncia de uma assembleia (concilium), onde homens-bons elegiam os magistrados, criavam as leis e organizavam os militares . As assembleias eram organizadas em espaos ao ar livre para toda a comunidade poder participar.

- Garantia de liberdades individuais ,como a posse de bens.

- Excluso dos direitos senhoriais dentro do municpio;

Esta autonomia era exteriorizada por smbolos :

- selo

- bandeira - pelourinho

- Emblemas como muralhas, castelo, etc

O exerccio dos poderes

A autonomia dos concelhos s era possvel devido ao exerccio comunitrio de poderes, estes eram exercidos por: -Magistrados eleitos pela assembleia, juzes/alcaldes/alvazis so os principais dirigentes do concelho;

-Funcionrios meirinhos encarregados de execuo fiscal e judicial;


- almotac - organiza a vida econmica , - mordomos administravam os bens do concelho; - sesmeiros distribuem e vigiam as terras;

O rei estava sempre representado..

- O alcaide, se existisse castelo ou cidadela;


-O almoxarife, cobra os direitos rgios; - o mordomo do rei, administra os bens da coroa; No fim do sculo XIII o poder rgio fica mais centralizado, de forma a controlar e uniformizar os concelhos.

-Nomeia juzes de fora; - Meirinhos mores, oficiais de justia; - corregedores, representantes do rei nos concelhos e destes nas cortes;

Afirmao poltica das elites urbanas

Os poderes polticos eram comunitrios, mas.

- No significa que todos sejam iguais, pois existia diferena entre os vizinhos do centro da vila e os do termo, estes ultimos tinham menos poder de deciso; - Os cavaleiros-vilos ou homens-bons eram superiores aos pees (maioria), pois a diferena de rendimentos no lhes permitia equipararse;

O cavaleiro-vilo ou homem-bom tinha privilgios na sua segurana pessoal e justia, e ocupava posies superiores na estrutura do concelho;

O poder econmico destas elites permitia-lhes apodera-se dos cargos de magistratura municipais

Formando oligarquias municipais (governo de poucos), reduzindo a participao dos pees e o numero de participantes, passando estas reunies a ser realizadas em locais fechados ( Cmaras).

A abertura das cortes, 1254 (Leiria), aos procuradores, representantes do concelho, reforou o poder politico das elites.

O pas rural e senhorial

O exerccio do poder senhorial: privilgios e imunidades


A origem da maior parte das famlias nobres portuguesas, est relacionada com a emigrao de Leo, Castela, Frana e do Norte da Europa

Ajudam na reconquista e so recompensados com terras e promoo social. Desta forma podemos entender o grande nmero de senhorios no norte do pas e a sua extenso para sul.

O clero e a nobreza eram categorias sociais privilegiadas


O clero, secular e regular, ajudou no povoamento e reconquista do pas, o que levou os reis a fazerem generosas doaes.

A nobreza, distinguiu-se pelas funes politicas e militares, que a tornavam fundamental para a realeza, j que os reis governavam atravs dos nobres e combatiam utilizando os seus homens e as suas armas.

Podemos dividir a nobreza em : -ricos-homens, que aproveitaram a reconquista para obter favores e imunidades dos reis, de forma a enriquecer; - aristocracia terratenente, que eram descendentes dos romanos e dos brbaros; -Os cavaleiros escudeiros, que viviam do servio militar;

Esta nobreza senhorial vivia da terra e das rendas dominiais que cobrava aos camponeses que cultivavam as suas honras.

As honras (propriedades) davam muitos privilgios e imunidades aos seus donos: -Direito de proibio de entrada de funcionrios rgios; - iseno de pagamento de impostos; -Autonomia fiscal e administrativa;

Mas a realeza manteve sempre o controlo sobre estes nobres, reservando para si o direito de justia maior e at combatendo abertamente estes nobres.

A explorao econmica do senhorio


Organizao : Doao de terras nobreza e ao clero

Beetris (a norte do douro)

Constituio de honras

Cartas de couto

- Os senhorios eram propriedades extensas; -Parte do senhorio era explorado directamente pelo senhor, e a trabalham servos adscritos; - Outra parte do senhorio era dividida em parcelas e entregue aos camponeses, que pagavam renda aos senhores ou dizima igreja. - Para alm da renda os camponeses, davam alguns dias de trabalho aos senhores e pagavam diversos tributos.

Modo de produo: Portugal entre os sculos XII XIII era caracterizado por: -Extensas florestas e matagais; -Fraco povoamento; -Escassez e mau estado das estradas;

Isto provoca o isolamento das populaes, que tinham de procurar a sua autosuficincia.
Predominncia das actividades agrcolas, principalmente a produo de cereais e legumes. Esta actividade agrcola tinha o problema de ter fracos recursos tcnicos, utilizar ainda a rotao bienal e o escasso uso da charrua. Nesta altura aparecem outras culturas como a vinha, azeite, fruta, mel e linho, produtos que se destinam ao consumo e troca de excedentes. Para alm da agricultura , existem outras actividades importantes como a pastorcia, criao de gado e a pesca, esta ltima torna-se um factor de atraco das gentes do interior para o litoral.

A situao social e econmica das comunidades rurais dependentes

Os camponeses dependentes trabalham e viviam nos senhorios. -Tinham uma vida muito pobre; - Fraca mobilidade, principalmente dos servos adscritos terra; - A situao destes era parecida com a dos escravos, apenas eram considerados pessoas e tinham segurana na sua subsistncia;

A fraca mobilidade vai mudar, j que as necessidades de povoamento e da reconquista favorecem alguma mobilidade, social e geogrfica e em alguns casos at a sua libertao.

Esta evoluo da servido veio introduzir uma nova relao entre a terra e o trabalhador, bem como faz aparecer diversas categorias de servido, embora as difceis condies de vida continuem. Entre estes servos os solarengos tinham melhores condies mais favorveis.

Outros trabalhadores rurais: -Sem terra propria; - Ligados por contratos de arrendamento ou trabalho assalariado; - podiam escolher os seus senhores; - Mas podiam ser despedidos com muita facilidade;

So chamados de colonos, de entre estes os foreiros eram os mais importantes, pois cultivavam mediante um contrato de arrendamento, que o obrigava a pagar a renda e o dizimo igreja.

Resolver as questes das pginas 55, 57 e 59.

Das könnte Ihnen auch gefallen