Sie sind auf Seite 1von 1

Associao entre o estado nutricional dos pais e o dos filhos: um estudo em escolares de sete a quatorze anos do municpio de Florianpolis

Ktia Jakovljevic Pudla*,Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos e Carla de Oliveira Bernardo


*kati1804@hotmail.com

Departamento de Nutrio - Universidade Federal de Santa Catarina

Introduo
O aumento da prevalncia de obesidade na populao em idade escolar tem sido observado em todo o mundo, tendo repercusses sobre a situao da sade e qualidade de vida deste grupo etrio. Uma vez que crianas com obesidade tm maior probabilidade de se tornarem adultos obesos e com maior risco de adoecer por doenas crnicas no transmissveis, a obesidade nesta faixa etria constitui relevante problema de sade pblica. Os fatores genticos no so os nicos a influenciarem a obesidade em escolares, sendo que o estilo de vida familiar e a formao dos hbitos alimentares tambm afetam o estado nutricional nesta faixa etria

Resultados
Verificou-se uma prevalncia de sobrepeso/obesidade de 25,3% em escolares do sexo masculino e 18,9% no sexo feminino. Dentre os familiares, 55,1% dos pais e 34,2% das mes apresentaram sobrepeso/obesidade. No sexo feminino os fatores associados presena de sobrepeso/obesidade nos escolares foram: renda total da famlia (p=0,029), estado nutricional dos pais (p=0,017), estado nutricional das mes (p=<0,001), idade do escolar (p=0,022), omisso de caf da manh (p=0,026) e consumo de alimentos de risco (p=<0,001). No sexo masculino os fatores associados foram o estado nutricional dos pais (p=0,005) e o estado nutricional das mes (p=0,030).

Objetivo
O objetivo do presente trabalho foi verificar a associao entre a prevalncia de sobrepeso/obesidade em escolares do ensino fundamental Florianpolis e o estado nutricional dos pais e outros fatores associados.

Materiais e Mtodos
O estudo foi do tipo transversal e a amostra constituda por 2828 escolares, 1472 do sexo feminino e 1356 do sexo masculino, de 7 a 14 anos do municpio de Florianpolis, SC. Os dados foram coletados a partir de aplicao de questionrio socioeconmico com os pais e coleta de medidas antropomtricas com os escolares. Para os escolares, o diagnstico nutricional foi definido a partir do ndice de Massa Corporal (IMC) para idade e sexo de acordo com os critrios recomendados pela International Obesity Task Force e para os pais segundo os pontos de corte de IMC propostos pela Organizao Mundial de Sade. Os dados foram analisados no software SPSS 15.0, realizando-se anlise de regresso logstica bivariada para verificar as associaes entre o estado nutricional dos escolares e as variveis independentes: faixa etria do escolar e dos pais, renda mensal familiar, renda per capita, escolaridade dos pais e estado nutricional dos pais, rede de ensino, omisso de caf da manh e consumo de alimentos protetores e de risco. A anlise mltipla de regresso logstica foi estratificada por sexo, sendo considerados significantes valores de p 0,05.

Concluso
O estado nutricional dos pais parece ter influncia sobre o estado nutricional dos filhos em ambos os sexos, o que evidencia a necessidade da preveno da doena tambm para os responsveis pelos escolares. No sexo feminino mais fatores tiveram influncia, entre eles o consumo alimentar. Considerando-se que a alimentao um dos fatores mais importantes na preveno da obesidade, deve-se trabalhar a educao nutricional na faixa etria estudada, prevenindose desta forma aumento da prevalncia de obesidade. O presente estudo gerou informaes que podem ser utilizadas para atividades de preveno obesidade entre escolares.

Palavras-chave: Obesidade, Escolares, Pais, Fatores Associados.

Das könnte Ihnen auch gefallen