Sie sind auf Seite 1von 21

FFM - Fundao Francisco Mascarenhas FIP Faculdades Integradas de Patos Curso Bacharelado em Odontologia Disciplina: Estomatologia

Equipe: Maria Elisabete Katyanne Henriques

O vrus herpes simples - vrus DNA - membro da famlia do herpesvrus humano - leses na cavidade bucal tipo 1 (HSV-1 ou HHV-1) Dissemina pela saliva infectada ou de leses periorais ativas. Os locais mais atingidos so, faringe, reas intraorais, lbios, olhos e pele acima da cintura.

Herpes Simples

A exposio inicial - infeco primria (1 semana a 10 dias) atinge jovens-assintomtica - o vrus progride atravs dos nervos sensitivos - transportado para os gnglios autnomos. Com a infeco oral o vrus coloniza o gnglio trigmeo, e o vrus permanece em latncia. A infeco pelo HSV-1 secundrio ou recorrente (1 2 semanas), ocorre com a reativao do vrus, muitos pacientes podem apenas apresentar infeco assintomtica do vrus na saliva. As recorrncias sintomticas so comuns e afetam o epitlio inervado pelo gnglio sensitivo.

Herpes Labial

Diagnstico Diferencial

lceras aftides menores Eritema multiforme Gengivite aguda ulcerativa necrotizante

Caractersticas Clnicas
Gengivoestomatite Herptica Aguda (GEHA) representa uma doena infecto-contagiosa causada pelo vrus herpes simples
Freqncia entre as crianas de zero a seis anos de idade, apresentando sintomatologia prodrmica e manifestao clnica autolimitada entre dez a quatorze dias Predileo para o gnero feminino e pela raa branca trs vezes mais que em negros A forma de contgio mais comum por contato direto, normalmente pelo beijo.

GengivoEstomatite

Diagnstico Diferencial
Candidase perioral cutnea impetigo, dermatite perioral, cancro sifiltico, estomatite aftosa, pnfigo juvenil, leucemia aguda, eritema multiforme, carcinoma espinocelular e varicela

uma infeco altamente contagiosa causada pelo vrus Varicella-Zoster Transmisso atravs de gotculas contaminadas ou o contato direto. A maioria dos casos surgem entre os 5 e 9 anos de idade. Perodo de encubao de 10 a 21 dias, com uma mdia de 15 dias.

Varicela

Caractersticas Clinicas
Cada leso progride rapidamente atravs dos estgios de eritema, vescula, pstula e crosta endurecida. O estgio vesicular inicial a manifestao mais clssica da doena. A vescula localizada centralmente circundada por uma zona de eritema uma gota de orvalho em uma ptala de rosa. Leses orais so bastante comuns e podem preceder as leses cutneas. Branco opaco com 3 a 4 mm

Branco opaco com 3 a 4 mm Acomete palato e a mucosa jugal Em jovens e adultos as complicaes podem ser maiores.

Sintomas iniciais
Mal estar Faringite Rinite

Diagnstico
Na histria da exposio ao vrus durante as ltimas trs semanas e pela presena de um exantema caracterstico. Confirma-se pela demonstrao de citopatolgicos virais, observados nas epiteliais colhidas do liquido vesicular. efeitos clulas

Doena causada pela reativao do vrus VaricellaZoster que pode ocorrer nos pacientes que j tiveram Varicela leso de pele com caractersticas similares varicela, porm, restrita a uma pequena zona do corpo. Afeta populao de mais idade e pessoas condioes imunolgicas alteradas. Transportado para os nervos sensitivos do tronco e cabea e pescoo.

Herpes Zoster

Exantema que acompanha o trajeto do nervo, se transforma em vesicular, pustuloso e, depois, ulcerativo, As complicaes incluem infeco secundria das lceras e nevralgia ps-herptica.

O vrus exerce seus principais efeitos nas clulas epiteliais;


Clulas epiteliais infectadas mostram degenerao balonizante, caracterizada por acantlise e ncleo claro e aumentado Clulas de Tzank; Observa-se ainda vsiculas intra-epitelial com clulas epiteliais acantolticas e alteradas pela infeco viral.

Herpes Simples: Na maioria dos casos desaparece espontaneamente aps alguns dias. Varicela: Tratamento de suporte em imunocompetentes, com uso de analgsicos e antitrmicos, banhos com permanganato de potssio 1:20.000 e talcos antipruriginosos. Herpes Zoster: O tratamento essencialmente sintomtico.

Todas essas leses podem utilizar medicaes antivirais: - aciclovir - valaciclovir - franciclovir.

Das könnte Ihnen auch gefallen