Sie sind auf Seite 1von 25

Nomes: Luiz Henrique de Menezes Silva Luiz Felipe Crtes Pereira Turma 6 AEL Prof: Jos Raed

Motor de Relutncia E Motor de Histerese

Sumrio

. Motor de Histerese

.1- Princpio de funcionamento.

.2- Motor Subsncrono.

.3- Caractersticas.

.4- Aplicaes.

. Motor de Relutncia.

.1- Princpios de funcionamento.

.2- Tipos de motor de relutncia.

.3- Caractersticas.

.4- Aplicaes.

. Referncias Bibliogrficas.

Motor de Histerese

1.1- Princpio de Funcionamento

O motor sncrono de histerese ( um motor monofsico) e assim nomeado porque utiliza o fenmeno da histerese para produzir o torque mecnico,pois o rotor est magnetizado permanentemente. constitudo de um rotor de tubo cilndrico liso ou plos ranhurados.

Exemplo simplificado do rotor do motor de histerese

colocado dentro do estator que carrega os enrolamentos distribudos e projetados para produzir, sempre que possvel, uma distribuio senoidal do espao do fluxo. E como resultado de um campo magntico girante,induzem-se correntes parasitas no ferro do rotor que se desloca atravs dos caminhos das duas barras do rotor.

Um ao de elevada retentividade produz uma perda por histerese elevada. Ao mesmo tempo,o campo magntico do rotor estabelecido pelas correntes parasitas faz com que o motor gire, produzindo um torque de partida elevado.

1.2- Motor Subsncrono um outro tipo de motor de histerese,que embora possua laminao saliente nos seus plos,tambm possui um envoltrio cilndrico. Este motor parte da mesma maneira do que o motor de histerese,porm se o torque aplicado for grande demais em relao a velocidade sncrona normal,o motor girar a uma velocidade abaixo da velocidade do campo do estator(subsncrona).

1.3DesignCaractersticas simples. So mais baratos que os motores de relutncia. Por ter um rotor liso de material homogneo, o rudo e a vibrao produzidos baixo. o trajeto magntico de permeabilidade constante, assim eliminando as pulsaes magnticas, que so as causas principais de rudos. O torque de histerese

No motor subsncrono,desde que o torque varie inversamente com a velocidade,este motor pode fornecer torques bastantes elevados a uma velocidade lenta e constante.

1.4- Aplicaes Usado extensivamente em registradores e em pulsos de disparo de fitas gravadoras. Acionamento de discos rgidos em computadores, relgios e outros equipamentos de preciso.

Motor de Relutncia

2.1-Princpio de funcionamento

O motor de relutncia um motor monofsico e parte como um motor de induo. Assim, desenvolvido nos plos salientes (que tem entreferro de menor relutncia) um torque de relutncia. Ento este motor entrando em funcionamento como motor de induo, entrar em sincronismo com o campo girante por causa do seu torque de relutncia.

2.2- Tipos de Motor de Relutncia


Motor varivel de relutncia (VRM) O motor varivel da relutncia projetado geralmente para o uso em potncia baixa, na posio do lao aberto e nos sistemas de controle da velocidade onde a eficincia no de importncia principal.

Motor comutado de relutncia (SRM) O motor comutado da relutncia foi projetado para o uso em potncia elevada, eficincia elevada, movimentaes variveis da velocidade capazes de entregar uma escala larga do torque. Para este necessitam o controle da posio do lao fechado.

Motor Sncrono de relutncia O motor Sncrono de relutncia similar a uma mquina sncrona de C.A. e descrito na seo dos motores de C.A. O rotor tem plos salientes mas o estator tem plos lisos, distribudos visto que as mquinas comutadas e variveis tm plos salientes para o rotor e o estator.

Rotor do Motor de Relutncia sncrona

Rotor do motor de Relutncia

2.3- Caractersticas

Nenhuma perda no cobre do rotor.

Tamanho compacto e peso baixo.

Custo baixo.

Eficincia que pode chegar a 90%.

Barato e fcil manufaturar.

Confiabilidade elevada (nenhum desgaste da escova).

Eficincia elevada.

Torque elevado de partida.

2.4- Aplicaes
A indstria automobilstica faz agora o uso extensivo dos motores variveis de relutncia para aplicaes tais como movimentaes da trao, sistemas de direo , bombas e limpadores de prabrisas. Bombas e compressores de alta velocidade. Eletrodomsticos. Este tipo de motor usado onde preciso o controle regulado de velocidade, como em processos industriais.

3- Referncias Bibliogrficas

http://www.mpoweruk.com/motorsac.htm

http://www.schulzemfg.com/m_theory.htm

http://www.google.com.br

Mquinas Eltricas e Transformadores Autor: Irving I. Kosow 13EDIO

Contatos
Luizhms.81@gmail.com Luiz0403_flamengo@yahoo.com

Das könnte Ihnen auch gefallen