Sie sind auf Seite 1von 10

As mobilizaes sociais no incio da Repblica

Estudar os movimentos sociais que marcaram os anos iniciais da Repblica importante para compreender as relaes de fora na poltica brasileira O estudo dos levantes sociais como um conjunto importante ainda para desmitificar o senso comum que apresenta o povo brasileiro como historicamente cordial. Os movimentos da Primeira Repblica foram, em sua maioria, muito sangrentos.

1893 Revolta da Armada (Rio de Janeiro) Setores minoritrios da Armada eram a favor da restaurao da Monarquia e a alta oficialidade da marinha se ops a Floriano Peixoto na tentativa de esvaziar o poder que o exrcito tinha nesses momentos iniciais da Repblica.

1893 Revoluo Federalista (Rio Grande do Sul) As elites gachas reclamavam do controle excessivo do governo sobre os estados, reivindicavam maior autonomia no necessariamente derrubando a Repblica e se opunham aos republicanos.

1896 Guerra de Canudos (Bahia) Ao comprar material para construir uma capela o lder espiritual Antnio Conselheiro percebeu que foi enganado pelo vendedor e disse que reclamaria ao imperador. Ele no sabia que a Monarquia j tinha sado de cena. Os republicanos criam um inimigo imaginrio acusando os seguidores de Conselheiro de monarquistas declaram guerra a eles.

1904 Revolta da Vacina (Rio de Janeiro) poca da reforma urbana do governo. A populao pobre foi enxotada para a periferia e reprimida pelo Cdigo de Posturas Municipais. O estouro da revolta ocorreu com a lei da vacinao contra a varola. A populao reclamava que os agentes de sade invadiam as casas e obrigavam as mulheres a expor os braos e as pernas para receberem a injeo contrariando a moral familiar.

1910 Revolta da Chibata (Rio de Janeiro) Os marinheiros amotinados em navios da marinha se rebelaram porque sofriam castigos fsicos com aoites de chibata, mas estavam descontentes tambm com a relao de trabalho de cunho senhorial os oficiais (brancos e escravista), os marinheiros (negros e mulatos), os baixos salrios e a falta de treinamento especializado.

1911 Guerra do Contestado (Paran e Santa Catarina) O povo se revolta ao ser expulso de suas terras devido construo de uma ferrovia e por ordem de uma madeireira que estava se instalando na regio. Comandados pelo lder espiritual Jos Maria, reivindicavam a posse das terras. Ele morre logo nos primeiros combates e seus seguidores esperam que ele ressuscite para instalar uma monarquia divina.

1913 Revolta de Juazeiro (Cear) Em uma regio carente o padre Ccero Romo Batista manipulou o povo passando a mediar o dilogo entre as elites e a mo de obra sertaneja favorecendo os proprietrios de terras. O poder de persuaso do religioso fez com que os sertanejos pegassem em armas para derrubar o governador do Cear o que beneficiou uma famlia local, os Acioly.

1922 Levante do Forte de Copacabana (Rio de Janeiro) Os Tenentes apesar de fazerem parte do exrcito, que detinha o poder governamental reivindicavam a modernizao do pas e o fim das prticas de voto de cabresto. Contaram com apoio de vrias camadas dos setores mdios urbanos como profissionais liberais funcionrios pblicos e pequenos comerciantes entre outros.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
http://revistaescola.abril.com.br<acesso em 04/03/2012>

Das könnte Ihnen auch gefallen