Sie sind auf Seite 1von 14

Topologia de Redes

Outra grande confuso na terminologia das redes: TOPOLOGIA!

Antes de estudarmos os padres IEEE para Redes Locais, iremos entender topologia
Lembra-se que em uma rede, os elementos se dividem em lgicos e fsicos ? Esse mesmo conceito vale para TOPOLOGIA de Redes de Computadores!!! A topologia de uma rede, na maioria das vezes, no caracteriza somente o seu tipo mas, tambm, sua eficincia e velocidade, por exemplo. Ao trmino desta explicao, voc ser capaz de identificar que Da mesma forma que no existe o melhor computador, no existe a melhor topologia, tudo depende da necessidade, da aplicao e dos recursos disponveis

Prof. Ezequiel Souza - Rede de Computadores

Topologia de Redes
Topologia Fsica: refere-se ao layout fsico, ou ainda, ao mapa fsico da rede, ou seja, a forma como os dispositivos esto organizados (dispostos) e interconectados. (Dica: possvel ver ou tocar ? Sim. Ento fsico) Topologia Lgica: ligada ao conceito de como os dados trafegam atravs da rede. A disputa pelo meio fsico e definio de prioridades de trfego tambm esto diretamente ligadas ao conceito de topologia lgica, definidos pelo mtodo de acesso juntamente com a tecnologia de rede utilizada. (Dica: possvel ver ou tocar ? No. Ento lgico) Vrias so as estratgias de topologia e definies encontradas na literatura, embora as variaes sempre derivem de trs topologias bsicas que so as mais freqentemente empregadas: barramento, anel e estrela. As topologias lgica e fsica de uma rede podem ser iguais ou diferentes.
Prof. Ezequiel Souza - Rede de Computadores

Topologia de Redes
Banda Base: os sistemas em banda base utilizam a sinalizao digital em uma nica freqncia. Toda capacidade do canal utilizada para transmitir um nico sinal de dados.

Banda Larga: os sistemas que transmitem em banda larga utilizam sinalizao analgica e vrias faixas de freqncia, alocando diferentes faixas de freqncia para cada uma das sadas.

Prof. Ezequiel Souza - Rede de Computadores

Topologia de Redes
Topologia em Barramento: Tambm conhecida como topologia linear, em barra ou bus. Todos os ns, ou estaes, compartilham de um mesmo cabo, ou seja, se conectam ao mesmo meio de comunicao e possuem a mesma prioridade de transmisso. Nesta topologia, tudo que transmitido por uma estao, atravs do barramento, recebido (ouvido) por todas as outras estaes, quase que simultaneamente, caracterizando portanto, um canal de difuso ou multiponto. Aqui, como todas as estaes compartilham o mesmo meio de comunicao, apenas uma estao deve transmitir por vez, caso contrrio, ocorrem as colises; por isso que deve existir uma forma de controlar o acesso ao meio de comunicao compartilhado, deve existir um mtodo de acesso para disputar o meio fsico. As redes tipicamente barramento (lgica e fsica) mais difundidas so as redes: 10Base2 e 10Base5.
Prof. Ezequiel Souza - Rede de Computadores

Topologia de Redes
10Base2 Velocidade mxima de transmisso: 10Mbps Tamanho mximo do segmento: 185 metros Uso de cabo coaxial fixo Topologia fsica em barramento: todos os ns compartilham o mesmo barramento (neste caso, o cabo coaxial). No existe um ponto central de concentrao das transmisses. Topologia lgica em barramento: todos os ns tem a mesma prioridade de transmisso em um mesmo meio fsico compartilhado e repetem o sinal para todo esse meio fsico compartilhado (barramento), replicando sinais desnecessariamente difuso ou multiponto.

Prof. Ezequiel Souza - Rede de Computadores

Topologia de Redes
10Base5 Velocidade mxima de transmisso: 10Mbps Tamanho mximo do segmento: 500 metros Uso de cabo coaxial grosso Topologia lgica e fsica em barramento

Prof. Ezequiel Souza - Rede de Computadores

Topologia de Redes
J as redes 10BaseT... Velocidade mxima de transmisso: 10Mbps Tamanho mximo do trecho de rede; entre cada estao (n) e o equipamento concentrador de 100 metros. Uso de cabo de par tranado Topologia lgica em barramento conquista pelo meio fsico, no h prioridade, difuso (repetio) do sinal atravs do barramento disputado Topologia fsica em estrela Numa Topologia em Estrela, todas as estaes (ns) de uma rede estaro conectadas a um ponto central (concentrador), normalmente, um hub ou um switch.

Prof. Ezequiel Souza - Rede de Computadores

Topologia de Redes
Nas redes 10BaseT, importante notar que a classificao de topologia lgica depende do perifrico concentrador utilizado. HUB: Se o equipamento concentrador for um hub, teremos uma topologia fsica em estrela e lgica em barramento, pois logicamente, o hub continuar a repetir o(s) pacote(s) que chegam para todas as suas portas, atravs da difuso (multiponto). SWITCH: Se o equipamento concentrador for um switch, a rede estar tanto fsica quanto logicamente em estrela, visto que este equipamento tem a capacidade de analisar o cabealho de endereamento do(s) pacote(s) de dados enviando este(s) diretamente ao destino(s), sem replic-los desnecessariamente, atravs de cada porta. Neste caso, no h difuso desnecessrias para todas as portas do switch.
Prof. Ezequiel Souza - Rede de Computadores

Topologia de Redes
A topologia em Anel consiste de um lao fechado, no qual cada estao est conectada no meio mediante um dispositivo repetidor, formando uma srie de ligaes (enlaces) ponto a ponto entre os repetidores.

Prof. Ezequiel Souza - Rede de Computadores

Topologia de Redes
Nesta topologia, tem o direito de transmitir somente aquela estao que tiver com a permisso (token). A permisso (token) circula unidirecionalmente (em uma s direo) no interior do anel. A estao desejando transmitir pega o token e adiciona a ele suas informaes, formando um pacote. Quando um pacote enviado por um n, ele entra no anel e circula at ser retirado pelo n destino ou origem. O ltimo procedimento mais desejvel porque permite o envio simultneo de uma informao para mltiplas estaes. Quando o pacote chega ao n destino, os dados so copiados em um buffer auxiliar local e o token prossegue atravs do anel at fazer toda a volta e chegar na estao origem, que responsvel por tir-lo de circulao. O padro mais conhecido de topologia em anel o Token Ring da IBM.

Prof. Ezequiel Souza - Rede de Computadores

10

Topologia de Redes
Tambm podemos utilizar a rede Token Ring como um bom exemplo de rede com topologias lgica e fsica diferentes.

Cada computador transmite (T) sinais para o receptor (R) do prximo computador. Dessa maneira, os sinais viajam por cada estao no sistema de cabeamento, finalmente completando uma viagem de volta estao que os originou, sempre de forma ponto-a-ponto. Ou seja, na topologia lgica no h difuso, logo, esto ligadas logicamente em anel. Lembre-se: uma
topologia lgica descreve a maneira como os sinais viajam pela rede.

As redes Roken Ring, no entanto, nunca so fisicamente ligadas em anis. Em vez disso so usados concentradores de cabos, denominados MAUs Media Access Unit - Unidades de Acesso ao Meio e cada computador interligado ao MAU, formando uma topologia fsica em estrela.

Prof. Ezequiel Souza - Rede de Computadores

11

Topologia de Redes
Observe o modo como os cabos so conectados dentro do MAU de forma que o lado transmissor de um computador conecta-se ao receptor do prximo computador. Essa exatamente a mesma relao lgica que vimos em uma rede em anel lgica, entretanto devido ao modo como cada computador cabeado individualmente a um MAU, a topologia fsica de um redeToken Ring uma estrela.

Prof. Ezequiel Souza - Rede de Computadores

12

Topologia de Redes
A topologia pode ser fisicamente um anel ou ento, ser simulada dentro de um equipamento, genericamente chamado de MAU Multistation Access Unit. O MAU anlogo a um um hub, porm , especfico para as redes Token Ring. Ele implementa o conceito do anel (unidirecionalidade) internamente. Quando uma mquina adicionada ao MAU ou ento removida, esse dispositivo automaticamente percebe essa condio e altera o anel inteiro de forma a adicionar ou remover a estao, sem que para isto tenha de parar a rede inteira.

Prof. Ezequiel Souza - Rede de Computadores

13

Topologia de Redes

Neste caso, com a utilizao do MAU, dizemos que a rede Token Ring est fisicamente em estrela e logicamente em anel. Fica claro a diferena entre um hub Ethernet e um MAU? No primeiro, os dados transmitidos por uma estao so replicados para todas as demais, ou seja, para todas as portas do hub (barramento), enquanto que no segundo caso, os dados transmisitdos por uma estao so enviados somente para a prxima estao do anel, isto , somente para a prxima porta do MAU (estrela). Um outro detalhe que vale ressaltar que neste caso, o meio utilizado o cabo de par tranado onde um par usado para TX (transmisso de dados) e outro para RX (recepo de dados). A arquitetura TokenRing opera tipicamente a 4Mbps ou 16 Mbps com cabo coaxial.
Prof. Ezequiel Souza - Rede de Computadores

14

Das könnte Ihnen auch gefallen