Sie sind auf Seite 1von 28

DIREITO DAS COISAS

COISA o gnero do qual BEM espcie.

OBJETO DOS DIREITOS REAIS 1 Pressupostos.

Serpa Lopes pressupostos: A) devem ser representados por um objeto capaz de satisfazer um interesse econmico; B) devem ser suscetveis de gesto econmica autnoma; e C) devem ter capacidade para ser objeto de uma subordinao jurdica.

OBJETO DOS DIREITOS REAIS 2 Bens

A) Em funo do tempo: coisas presentes e futuras. Ex.: venda aleatria, CC art. 458; B) Bens corpreos e incorpreos*;
*Maria Helena Diniz
** Direitos autorais CC de 2002 no disciplinou tratado em lei especfica bens incorpreos.

Classificao dos Direitos Reais*:


*Maria Helena Diniz

Direito de posse, uso, gozo e disposio: propriedade. Exteriorizao do domnio: posse. Direito de posse, uso, gozo e disposio sujeitos a restrio oriunda de direito alheio: enfiteuse. Direitos reais de garantia: penhor, hipoteca, alienao fiduciria, propriedade fiduciria e cesso fiduciria de direitos creditrios oriundos de contratos de alienao de imveis. Direito real de aquisio: promessa irrevogvel de venda. Direito de usar e gozar do bem sem disposio: usufruto e anticrese. Direito limitado a certas utilidades do bem: servido, uso, habitao, superfcie, concesso de uso especial para fins de moradia e concesso de direito real de uso.

CARACTERES JURDICOS*:
*M Helena Diniz

Oponibilidade erga omnes. Direito de seqela e de preferncia do titular. Aderncia imediata ao bem. Obedece ao numerus closus. Passvel de abandono e posse. Usucapio meio aquisitivo de direito real.

Princpios fundamentais:
Princpio da aderncia, especializao ou inerncia. Direito real gera entre a pessoa e a coisa uma relao direta e imediata. Permanece incidindo sobre o bem, ainda que passe de mo em mo e se transmita a terceiros.Segue a coisa (jus persequendi). Tutela mais enrgica e eficaz. CC Art. 1.228.
a)
Direito pessoal: vnculo obrigacional entre credor e devedor direito de exigir a prestao prometida somente.

b) Princpio do Absolutismo
Direitos Reais se exercem erga omnes, ou seja, contra todos. Os terceiros devem abster-se de molestar o titular. Direito de Sequela ou jus persequendi ao real direito de reivindic-la em poder de quem quer que esteja. ORLANDO GOMES adere coisa (uti lepra cuti). Ex.: imvel gravado com servido.

c) Princpio da publicidade ou da visibilidade


Imveis Registro no Cartrio de Registro de Imveis CC, art. 1.227 Mveis tradio CC, arts. 1.226 e 1.267 Meios de publicidade da titularidade dos direitos reais.

d) Princpio da taxatividade ou numerus clausus


Direito positivo cria o direito. Tcnica numerus clausus. Inibe aplicao analgica do direito.
CC, art. 1.225 limita o nmero dos direitos reais. Leis diversas

No ordenamento brasileiro: Limitao ao direito de propriedade no previsto em lei como direito real, tem natureza obrigacional.
Partes no podem criar direitos reais.

Direito comparado:
Normas imperativas adotando um ou outro sistema: Cdigo Civil Argentino: Art. 2.502 Os direitos reais s podem ser criados pela lei. Todo o contrato ou disposio de ltima vontade que constituir outros direitos reais, ou modificar os que por este Cdigo se reconhecem, s valer como constituio de direitos pessoais, se como tal puder valer.

Cdigo Civil portugus 1966: Art. 1.306 No permitida a constituio, com carter geral, de restries ao direito de propriedade ou de figuras parcelares deste direito seno nos casos previstos na lei; toda a restrio resultante de negcio jurdico, que no esteja nestas condies, tem natureza obrigacional.

Predomina no direito brasileiro a aceitao do sistema do numerus clausus: Serpa Lopes, Orlando Gomes, Silvio Rodrigues, Pontes de Miranda, Arnoldo Wald, Arruda Alvin e Darcy Bessone. Washington de Barros Monteiro opinio contrria.

e) Princpio da Tipicidade
So definidos e enumerados determinados tipos pela normas modelo. Tipos rgidos tidos como reais.
Conceito de direito real extenso maior que a resultante da soma dos direitos reais existentes. (Jos de Oliveira Ascenso)

f) Princpio da perpetuidade
um direito perptuo no se perde pela falta de uso somente pelos meios e formas legais: Ex.: desapropriao, usucapio, renncia, abandono etc. Obrigacionais so direitos transitrios. Perpetuidade no absoluta tem mais estabilidade que os obrigacionais extinguem-se. Desmembram-se do direito-matriz (propriedade). Uma vez extinto retorna mo do proprietrio na totalidade.

g) Princpio da exclusividade
No pode existir dois direitos reais, de igual contedo, sobre a mesma coisa. Duas pessoas no ocupam o mesmo espao jurdico como sujeito do direito real. Ex.: condomnio cada consorte tem direito a pores ideais, distintas e exclusivas. (Gonalves 2011)

Direitos reais sobre coisas alheias, dois sujeitos: o dono e o titular do direito real.Em razo do desmembramento da propriedade, cada um deles exerce, direta e imediatamente, sobre a coisa, direitos distintos. Ex.: Usufruto usufruturio = frutos e nu-proprietrio conserva o direito substncia da coisa. (Gonalves 2011)

h) Princpio do desmembramento
Desmembramento do direito matriz propriedade. Ex.: usufruto. Extingue com a morte do usufruturio retorno do poder aos titulares em virtude do Princpio da Consolidao (embora seja inverso do desmembramento, com este convive complementando. Ainda que o direito de propriedade possa desmembrar-se em outros tipos de direitos reais, beneficiando terceiros que passam a exerc-los sobre coisa alheia. Corolrio natural, que tais direitos sejam reunificados no direito de propriedade matriz. CONSOLIDAO.

FIGURAS HBRIDAS OU INTERMDIAS


H grande variedade de figuras que a medida que se distanciam dos extremos se confundem. Ex.: construo de muro comum entre dois prdios vizinhos. Direito real ou obrigacional?

(Natureza jurdica)
Divergncia doutrinria: 1) Teoria da pessoalidade: natureza pessoal, o objeto da relao jurdica uma prestao. Subsiste um vnculo entre duas pessoas.

2) Teoria da realidade: ressaltam o aspecto real da relao jurdica. Titular de um direito real, vinculao de tal ordem, o seu exerccio segue-lhe a sorte.

3) Teoria do carter misto: advoga que no possvel traar uma linha definida de distino entre direitos reais e pessoais. Desvantagem: deslocar vrias relaes jurdicas da posio clssica para uni-las hibridamente em razo da semelhana de seus caracteres acessrios.

So consideradas hibridas ou mistas: - Obrigaes propter rem; - nus reais; e, - obrigaes com eficcia real. Se situam entre o direito pessoal e o direito real. Misto de obrigao e direito real. Perplexidade dos juristas. Alguns denominam obrigao real, outros obrigao mista. Os romanos chamavam de obligationes ob rem ou propter rem. Os nus reais, uma das figura hbridas, tm mais afinidade com os direitos reais de garantia.(Antunes
Varela)

1. Obrigaes propter rem


Recai sobre uma pessoa, por fora de determinado direito real.Existe em razo da situao jurdica do obrigado. Ex.: aos proprietrios e inquilinos de um prdio para no prejudicarem a segurana, o sossgo e a sade dos vizinhos CC, art. 1.277 Surge atreladas aos direitos reais, mas com eles no se confundem. Ex.: CC, arts. 1.315; 1.336, III; 1.234)

A doutrina moderna o configura como um direito misto, constituindo um tertium genus, por revelar a existncia de direitos que no so puramente reais nem essencialmente obrigacionais. Tem caractersticas de direito obrigacional, por recair sobre uma pessoa que fica adstrita a satisfazer uma prestao, e de direito real, pois vincula sempre o titular da coisa. (Gonalves 2011)

Caio Mrio: ... Uma obrigao de carter misto, pelo fato de ter como a obligatio in personam objeto consistente em um prestao especfica; e como a obligatio in re estar sempre incrustada no direito real.

2. nus reais
Limitam o uso e o gozo da propriedade, constituindo gravames ou direitos oponveis erga omnes. Quem deve a coisa e no a pessoa. Essencial que o titular da coisa seja realmente devedor, sujeito passivo de uma obrigao. Propter rem o titular da coisa s responde pelo vnculos constitudos na vigncia do seu direito. Onus reais - o titular da coisa responde mesmo pelo cumprimento de obrigaes constituidas antes da aquisio do seu direito. Taxa condominial.

3. Obrigaes com eficcia real


Sem perder o carter de direito a uma prestao, transmitem-se e so oponveis a terceiro que adquira direito sobre determinado bem. Ex.: a locao pode ser oposta ao adquirente da coisa locada se constar do registro. Compromisso de compra em venda em favor do promitente comprador, se constar do registro. Ela concede eficcia real a uma relao obrigacional cria um exceo aos efeitos pessoais das relaes obrigacionais.

Das könnte Ihnen auch gefallen