Sie sind auf Seite 1von 15

Formas de Relevo terrestre

Altitude de um ponto: a distncia, medida na vertical, que vai do nvel mdio das guas do mar a esse ponto. Exprime-se em metros e pode ser positivo ou negativo, conforme o ponto se situar acima ou abaixo do nvel mdio das guas do mar.

Atravs da observao do perfil topogrfico (corte vertical do relevo, visto de frente, segundo uma determinada direco), facilmente se verifica que: a) A leste e junto ao oceano, se dispe uma superfcie plana e baixa plancie - , qual se segue, para leste, uma superfcie tambm aplanada mas alta planalto - , de bordo oriental abrupto e cortada por um vale fluvial encaixado (estreito e profundo); b) A leste do planalto ergue-se uma montanha de cimo arredondado e cuja altitude atinge cerca de 1 300 metros. A vertente ocidental relativamente suave enquanto a oriental abrupta; c) quela montanha segue-se, para leste, um vale relativamente largo e cujo fundo ocupado pelo leito de um rio, que o separa de outro relevo montanhoso com vertente de forte declive e cuja altitude ronda os 1500 metros.

Como construir um perfil topogrfico a partir das curvas de nvel

A partir das curvas de nvel representadas em qualquer mapa topogrfico muito fcil construir um perfil topogrfico segundo unta direco previamente escolhida. Para isso, observe atentamente a figura e tente acompanhar e compreender as sucessivas etapas que a seguir se discriminam: 1. Trace a recta MN, que representa a linha de corte, ou seja, a linha de interseco dum plano vertical com o relevo representado pelas curvas de nvel. 2. Esta linha intersecta, como v, as curvas de nvel nos pontos A, B,K, L. 3. Paralelamente recta MN, trace uma outra recta RS. 4. A seguir, construa um segmento de recta perpendicular recta RS graduado em metros (escala vertical).

5. A partir de A, onde a linha de corte (MN) intersecta a curva de nvel de 50 metros, levante uma perpendicular a essa linha. No ponto de interseco dessa perpendicular com a linha horizontal construda a partir dos 50 metros da escala vertical marque o ponto A'. 6. Procedendo de igual modo em relao aos restantes pontos (B, C,...K, L.), obter os pontos B', C',...K', L'. Unindo lodos os pontos (A', B',...K', L'.), obter o perfil desejado.

O relevo caracteriza-se pela altitude e pela configurao:

Movimentos internos da Terra que vo fracturar ou dobrar (enrugar) a crosta terrestre, levando ao aparecimento de cadeias montanhosas; Agentes erosivos, tais como a gua das chuvas, dos rios e dos mares, o gelo, o vento e alteraes de temperatura que vo provocar o desgaste das rochas e fazem o transporte e a acumulao de materiais Processo de Eroso.

As plancies so superfcies de baixa altitude e relativamente planas com suaves ondulaes. Se tm origem na acumulao de sedimentos transportados pelos cursos de gua designam-se plancies aluviais ou de aluvio. Se resultam desgaste do relevo antes existente chamam plancies de eroso ou residuais.
Os planaltos so superfcies elevadas, mais ou menos aplanadas no cimo. So frequentemente ladeadas por vertentes abruptas e recortadas por vales estreitos e profundos. Ex: planalto brasileiro na Amrica do Sul, Planalto do Deco na pennsula Indiana e o planalto dos Grandes Lagos em frica As montanhas so formas de relevo elevadas e muito volumosas, constitudas por vrias elevaes, com cumes pontiagudos ou arredondados.

Atlas Deserto Saara Bacia do Nilo

Quilimanjaro

Bacia do Congo

Deserto Calaari

Sibria

Gobi Himalaias

Yang-ts

Arbia

Ganjes

Missisipi Montanhas Rochosas

Amazonas

Andes

Deserto australiano

Das könnte Ihnen auch gefallen