Sie sind auf Seite 1von 22

Gesto da Produo

1. Introduo Administrao da Produo 2. O papel, funo e objetivos da administrao da produo 3. As mudanas no panorama competitivo industrial 4. Produo e Fatores de produo 5. Elementos da Administrao da produo, manufatura e servios 6. Sistemas de produo de bens e servios 7. Classificao de sistemas da produo 8. Arranjo Fsico 9. Estudos de tempos e movimentos 10. Ergonomia 11. Planejamento agregado 12. Planejamento e controle da produo 13. Planejamento da capacidade 14. Sistemas CAD/CAM 15. Flexibilidade 16. Sistemas avanados de manufatura 17. Sistemas flexveis de manufatura FMS 18. Manufatura integrada por computador - CIM

SLACK,Nigel . Et al. Administrao da produo. So Paulo; Atlas, 1997. CORRA, Henrique L. Planejamento, programao e controle da produo: base para SAP, BAAN4, Oracle Applications e outros. So Paulo: 2001. 452p.

MARTINS, Petrnio Garcia. Et al. Administrao da produo. So Paulo: Saraiva, 1998. 443p.

Gesto

Operao

Organizao

Gesto

Atribui funes de previso, organizao, comando, coordenao e controle.

As funes administrativas no so exclusividade dos nveis superiores hierrquicos da empresa, distribuindo-se proporcionalmente por todos os setores e funcionrios.

A capacidade administrativa aumenta quanto mais se sobe na cadeia hierrquica. A estrutura e a hierarquizao assumem nesta teoria um papel de destaque, a fim de assegurar o seu bom funcionamento.

Fayol Gesto por cima Taylor

Gesto por baixo

Substituio do empirismo por uma atitude metdica, em que tudo na produo planeado cientificamente, com vista a atingir o mximo de eficcia.

Especializao dos funcionrios, que devem executar uma nica tarefa e utilizar os instrumentos e mtodos considerados mais eficazes, e no estudo de todos os movimentos e tempos, com vista eliminao do desperdcio de esforo humano e economia de tempo

Ao trabalhador cabe a execuo da tarefa a administrao o planejamento e a superviso.

O conceito de gesto apesar de ter evoludo muito ao longo do ltimo sculo, pode ser definido como: um conjunto de tarefas que procuram garantir a utilizao eficaz de todos os recursos disponibilizados pela organizao para atingir os objetivos pr-determinados. Cabe gesto a otimizao do funcionamento das organizaes atravs da tomada de decises racionais e fundamentadas no levantamento e tratamento de dados e informaes relevantes ao processo, que contribuem para o desenvolvimento e para a satisfao dos interesses de todos os seus colaboradores e proprietrios, das necessidades da sociedade em geral ou de um grupo em particular.

Podemos afirmar que as funes do gestor so em princpio: fixar as metas a alcanar atravs do planejamento;

analisar e conhecer os problemas a enfrentar;


solucionar os problemas; organizar recursos financeiros e tecnolgicos; ser um comunicador, um lder, ao dirigir e motivar as pessoas; tomar decises precisas; avaliar e controlar o conjunto todo.

Para desempenhar as diversas funes dentro de uma Organizao, os gestores recorrem muitas vezes a tcnicas j experimentadas e demonstradas cientificamente. Por outro lado, utilizam tambm conhecimentos de diversas disciplinas cientficas tais como a matemtica, as cincias sociais e humanas, a economia, o direito, entre outras. Podemos concluir mesmo inicialmente, que a gesto pode ser considerada uma cincia, na medida em que comporta uma acentuada componente cientfica.
Controle Liderana Organizao Planejamento
Economia Cincias Humanas Cincias Sociais Matemtica

Objetivos

Gesto

Porm, a gesto no pode ser considerada como uma cincia na verdadeira acepo da palavra pois as teorias gerais demonstradas cientificamente raramente so suficientes para o processo de tomada de decises. necessrio tambm o conhecimento emprico para preencher a distncia que separa as teorias gerais da realidade vivida em cada organizao. Identificamos ento a importncia da experincia e do convvio com as situaes concretas vividas diariamente no local onde se desenrola a ao, ou seja, nas Organizaes.

Organizao

Trs definies obtidas de autores renomados.

Segundo Robbins (2002), uma organizao um arranjo sistemtico de duas ou mais pessoas que cumprem papis formais e compartilham um propsito comum.
Silva (2001) considera que uma organizao definida como duas ou mais pessoas trabalhando juntas, cooperativamente dentro de limites identificveis, para alcanar um objetivo ou meta comum. Stoner & Freeman (1985), por sua vez, definem organizao como sendo duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcanar um objetivo especfico ou um conjunto de objetivos.

Portanto, uma organizao uma combinao intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo. Uma empresa uma organizao. Tambm uma diviso, um departamento ou seo dentro de uma organizao maior. Pessoas, dinheiro e materiais compem os recursos que ingressam na organizao. Bens e servios saem das organizaes. Entre estas entradas e sadas, recursos so transformados para criao de excedentes, que so os lucros, que asseguram a continuidade das organizaes.

Toda a organizao tem trs partes bsicas: pessoas, tarefas e administrao. A administrao inclui o planejamento, liderana e controle do desempenho das pessoas, organizadas para a tarefa. Outro ponto fundamental sobre as organizaes que elas existem dentro de um meio ambiente. Todas operam dentro de um ambiente que inclui fornecedores, clientes e concorrentes, bem como uma grande variedade de condies legais, econmicas, sociais e tecnolgicas.
Clientes
Tarefas

Variveis econmicas
ORGANIZAO
Administrao

Variveis tecnolgicas
Pessoas

Concorrentes

Fornecedores Variveis legais Variveis Sociais

Meio ambiente

Embora exista uma infinidade de exemplos de organizaes, possvel classific-las de acordo com sua atividade econmica. Uma das formas de fazer isto adotando a Classificao Nacional de Atividades Econmicas (CNAE), elaborada sob a coordenao do IBGE, no Brasil, que segue as diretrizes fornecidas pelo Departamento de Estatsticas da ONU. Esta classificao distingue trs setores fundamentais. So eles: setor primrio: organizaes da rea extrativista, agropecuria e pesca. setor secundrio: organizaes da rea manufatureira. setor tercirio: organizaes da rea de servios.

As organizaes do setor primrio so as mais antigas formas de organizao e esto relacionadas explorao dos recursos naturais com a terra (agropecuria, silvicultura e extrativismo vegetal); gua (pesca) e recursos minerais (extrativismo mineral).

Tambm definidas como manufatureiras. Este tipo de organizao produz (fabrica ou monta), ou seja, industrializa algum produto. Um produto uma combinao de bens e servios.
Em uma indstria de manufatura acontece uma atividade de transformao de um produto com alta intensidade de material, seja matria-prima transformada em produto em uma fbrica, ou componentes montados em produtos numa montadora.

So inmeros os exemplos de organizaes de manufatura, dentre os quais se destacam: Indstrias da rea metalrgica: montadoras de automveis, montadoras eletrodomsticos de linha branca, fundies e demais organizaes, em que a maior parte da matria-prima composta por metais. de

Indstrias da rea alimentcia: fabricantes de massas, biscoitos, doces, sorvetes, indstrias de beneficiamento, empacotadoras de cereais, indstrias do laticnio, frigorficas etc. Indstrias do vesturio: representadas pelas tecelagens, que produzem tecidos, e confeces, que produzem as roupas a partir dos tecidos. Indstrias da rea cermica: empresas que tm a cermica como matria prima principal.

Operao

Ao de um poder, de uma faculdade, de um agente que produz um efeito; ato ou efeito de operar. Conjunto de meios que se combinam para obter-se um resultado. Matemtica Combinao efetuada nos objetos matemticos, segundo regras estabelecidas, e que admite um resultado matemtico bem determinado. Conjunto de combates e manobras militares de todas as espcies, executados por foras terrestres, navais e/ou areas em determinada regio ou tendo em vista um objeto preciso.

A gesto da produo ou das operaes define e aplica os procedimentos necessrios transformao de materiais, informao e conhecimento em produtos e servios, acrescentando-lhes valor, utilizando os recursos disponveis num horizonte temporal pr determinado.

Das könnte Ihnen auch gefallen