Sie sind auf Seite 1von 13

CINCIA POLTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO

Noo, objetivo e mtodo

A denominao Teoria Geral do Estado no unnime, sendo criticada principalmente pelos que no a encaram como cincia autnoma.

Para termos noes bsicas deTGE, devemos conhecer as instituies porque, como cidados, temos que saber como se organiza a sociedade em que vivemos, pois se estivermos alheios, no estaremos sendo, efetivamente, cidados. Se faz tambm necessrio saber como e atravs de que mtodos os problemas sociais tornar-se-o conhecidos e se as solues elaboradas para tais problemas sero benficas ou no ao meio social. Esses podem ser considerados como objetos da TGE

A TGE tem, como principal e evidente, o estudo do Estado. Com o advento do direito positivado, a TGE abrange tambm conhecimentos sobre filosofia, sociologia, poltica, histria, antropologia, economia, psicologia, que sero usados para um aperfeioamento do Estado, procurando atingir suas respectivas finalidades com eficcia e justia.

- Na Antiguidade, existiam escritos de Plato, Aristteles e Ccero como pertencentes a uma espcie de TGE;

- Tambm podemos citar Santo Agostinho e So Toms de Aquino, pois eles preocupavam-se com a justificativa da ordem existente, a partir de consideraes de natureza teolgica, o que tambm pode ser considerado como parte da TGE.

- Quem veio a revolucionar os antigos conceitos de TGE foi Maquiavel, que ignorou os valores humanos, incluindo os de cunho moral e religioso - Observando profundamentre todos os fatos ocorridos em sua poca em relao organizao e atualizao estatal. - Sem dvida, a obra de Maquiavel foi o marco inicial e influenciou a colocao da exigncia de enfoque dos fatos polticos

Aps Maquiavel, devemos citar Hobbes, Locke, Montesquieu e Rousseau, pois eles tiveram influncia do Direito Natural e buscaram as razes deste, da sociedade organizada e do poder da poltica, nos seres humanos e na sociedade. Neste aspecto, eles foram pioneiros na antropologia cultural aplicada no estudo estatal.

-Teoria da democracia: Spinoza - Continuando na linha histrica, aps o modernismo ocorreram intensos estudos sobre a estrutura estatal; porm, no era possvel, com unanimidade, denominar esse estudo como TGE: -Na Itlia, chamado Diritto Pblico Generale - Na Frana, Thorie Gnrale de Ltat

- Na Espanha, Derecho Poltico

- Em Portugal, Direito Poltico.

NO BRASIL:

- O estudo sobre o Estado foI inicialmente incorporado ao Direito Pblico e Constitucional.


- Em 1940, dividia-se entre a TGE e o Direito Constitucional.

- Mais recentemente, a TGE foi considerada tambm cincia poltica.


- Os autores brasileiros tambm oferecem contribuio direta conceituao da Teoria Geral do Estado:

-Pedro Calmon conceitua TGE como estudo de estrutura do Estado, sob aspectos jurdico, sociolgico e histrico. -Orlando Carvalho, depois de acentuar as divergncias terminolgicas, sintetiza seu trabalho: A Teoria Geral do Estado tem por objeto o estudo sistemtico do Estado. -Sousa Sampaio conceituou como uma cincia que estuda os fenmenos polticos em seu trplice aspectosjurdico, poltico e filosfico - e que melhor lhe caberia a designao de Cincia Poltica. - Queirs Lima considerava-a parte terica do Direito Constitucional.

- Pinto Ferreira define Direito Constitucional como a cincia positiva das Constituies e TGE como cincia positiva do Estado. - Miguel Reale diz que, embora o termo poltica seja o mais prprio aos povos latinos, mais fiis s concepes clssicas, inegvel que, por influncia germnica, j est universalizando o uso das expresses Teoria Geral do Estado para designar o conhecimento unitrio e total do Estado. A palavra poltica conservada em sua acepo restrita para indicar uma parte da Teoria Geral, ou seja, a cincia prtica dos fins do Estado e a arte de alcanar esses fins.

De uma maneira ampla, possvel afirmar que a TGE estuda os fenmenos ou fatos polticos como fatos sociais e no histricos. Como TGE, o objetivo o estudo estatal em todos os seus aspectos: origem, organizao, funcionamento e finalidades, bem como as influncias sofridas pelo Estado.

Das könnte Ihnen auch gefallen