Sie sind auf Seite 1von 20

FACULDADE MADRE THAS

ECONOMIA
06/05/2010

Mercado de Trabalho: Conceitos, Definies e Funcionamento

Pode ser entendido como a compra e venda de servios e mo-deobra.Uma relao entre Capital e Trabalho. Mercado formal de trabalho:Relaes contratuais de trabalho, em grande parte determinadas pelas foras de mercado, ao mesmo tempo que so objeto de legislao especfica que as regulam.

Mercado informal de trabalho: Prevalecem regras de funcionamento com um mnimo de interferncia governamental.
Dentro da teoria econmica podemos analisar o mercado de trabalho do ponto de vista da Microeconomia e da macroeconomia.

Microeconomia:Teoria dos preos, sendo fundamental na determinao dos nveis de salrios e emprego.
Macroeconomia: Contribui para determinao do nvel de demanda agregada, do produto e do emprego, em que tem papel fundamental ao lado dos mercados de bens e servios,monetrio e , tambm, de ttulos.

Convm salientar que a compreenso de aspectos pertinentes ao mercado de trabalho importante no Brasil a medida que se relaciona com outros aspectos relevantes, como crescimento populacional, necessidade de absoro de mo-de-obra, migraes e pobreza.

No caso brasileiro, sobre o mercado de trabalho, com os trabalhadores penalizados na forma de quedas de salrio real, elevao do desemprego, aumento da misria e deteriorao das condies de trabalho.

A atividade econmica e o comportamento do mercado de trabalho. O crescimento econmico conduz ao crescimento dos principais indicadores do mercado de trabalho, mais bens so colocados disposio da coletividade, assim como o nvel de produtividade maior.E os nveis de salrios reais tendem a acompanhar a produtividade do trabalho.

A fora de trabalho

Para entender o que vem a ser o mercado de trabalho, no que se refere a indivduos que constituem, necessrio, inicialmente, classificar a populao segundo a atividade econmica que cada um exerce.O conceito de atividade econmica diferencia-se no espao e no tempo.

possvel conceituar a denominada fora de trabalho (ou Populao Economicamente Ativa PEA) como o conjunto de elementos empregados(E) e desempregados (D), num certo momento, e captado por um inqurito estatstico, com base na definio de atividade econmica dos indivduos.

Podemos destacar trs grades segmentos de trabalhadores que mais diretamente dizem respeito ao mercado de trabalho e prpria dinmica de formao de salrios e empregos na economia: 1 Os indivduos em idade ativa, mas no so economicamente ativos, isto , os indivduos fora da fora de trabalho. 2 Os indivduos ocupados (empregados). 3 - Os indivduos desocupados (desempregados)

Populao Economicamente Ativa

Empregados: a) Plenamente ocupados -Em tempo integral; - Em tempo parcial; b) Subempregados Visvel - Invisvel

Desempregados:

a)Buscando trabalho;
J trabalharam Nunca trabalharam(1 emprego) b)

No esto procurando trabalho, mas dispostos a trabalhar em condies especficas

J trabalharam Nunca trabalharam(1 emprego)

Populao no economicamente ativa

Capacitados para o trabalho

a) Trabalhadores desalentados( dispostos a


trabalhar, mas desestimulados a buscar emprego);

Dedicando-se a afazeres domsticos;


Estudante; Aposentado; Pensionista e outros;

b) Inaptos ( no buscam trabalho e nem desejam trabalhar).

Incapacitados para o trabalho:

A)Invlidos fsica e mentalmente.


B) Idoso, rus e outros.

Temos o SUBEMPREGO que , para alguns, como o IBGE, uma categoria entre os empregados, enquanto para o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos) uma forma de emprego.

A fora de trabalho no leva em considerao aspectos como nvel educacional dos trabalhadores, experincia no trabalho, qualidade do trabalho, horas trabalhadas, desta a forma o PEA diz respeito oferta do trabalho imediatamente utilizvel de um pas.

Taxa de participao na fora de trabalho

Reflete o nvel de engajamento da populao nas atividades produtivas, pela mensurao do tamanho relativo da fora de trabalho, fornecendo uma aproximao do volume de oferta de emprego imediatamente disponvel na economia.

Regra geral para qualquer pas: a)A taxa de participao masculina maior que a feminina, pois os afazeres domsticos no so considerados ocupaes economicamente ativas e so exercidos majoritariamente pelas mulheres.

b)A participao adulta maior que a participao jovem ou idosa.A necessidade de educar e a aposentadoria so as explicaes.
c)A participao feminina tende a crescer com o desenvolvimento econmico, porque aumenta as oportunidades de emprego para as mulheres e o prprio papel delas em relao ao trabalho visto de forma diferente.

Taxa de Desemprego

Representa a falta de capacidade do sistema econmico em prover ocupao produtiva para todos aqueles que a desejam.

Das könnte Ihnen auch gefallen