Sie sind auf Seite 1von 9

Neste

trabalho, venho mostrar o quanto o trabalho necessrio para o homem sobreviver, e se auto realizar. Quero tambm mostrar que antes de ganharmos um ordenado para podermos superar as nossas necessidades, o trabalho era considerado como algo penoso. Mostro tambm tudo o que foi feito para isso mudar.

Do Egipto Grcia e ao Imprio Romano, passando pela Idade Mdia e pelo Renascimento, o trabalho sempre foi considerado como um sinal de desprezo e inferioridade, praticado s por aqueles que tinham um estatuto social baixo, denominando-se assim , de escravos e servos. Com a evoluo da humanidade a noo de trabalho alterou-se. O que antes significava tortura e maldio, deu lugar fonte de realizao pessoal e social. O trabalho , e sempre foi considerado um meio de sobrevivncia, caando, pescando, apanhando frutos, mas tambm considerado como uma fonte de libertao, de progresso e de autorealizao.

Diviso Natural do Trabalho O homem primitivo depende do que a Natureza lhe oferece, o trabalho cooperativo, a diviso feita pelo sexo e pelas idades. 1 Diviso Social do Trabalho O homem sedentrio e produtor, torna-se especializado no fabrico de armas, instrumentos, tecelo e oleiro. 2 Diviso do Trabalho Os ofcios separam-se da agricultura e da pecuria, dispensando assim o pastor e o agricultor de produzir os instrumentos para as suas actividades. Antiguidade A sociedade est dividida entre homens livres e escravos. Os escravos dedicam-se ao funcionamento da economia e da sociedade, enquanto que os homens ricos ao cio e ao lazer. Feudalismo Os escravos passam a ser servos da gleba, trabalham as terras dos grandes proprietrios em troca de pesados tributos. No tem direitos e esto sob total dependncia. Corporativismo Com o desenvolvimento das cidades, comeam a surgir corporaes organizadas de pequenos produtores. Estas organizaes estabelecem leis profissionais e regulam as actividades tcnicas de produo.

1 Revoluo Industrial No sculo XVIII at ao sculo XIX, tratou-se da mecanizao dos meios de produo e operou uma mudana econmica, social, poltica e cultural, nascendo assim o regime capitalista. O trabalho assalariado veio substituir o escravo, servil e cooperativo. Surge o Direito do Trabalho devido s greves e s crises. 2 Revoluo Industrial A electricidade, o petrleo e o telefone introduzem grandes alteraes no modo de trabalho. Aumentam as especializaes, cresce a automao da produo que promove a produtividade crescente e desencadeia o aumento do desemprego a par do crescimento econmico. Altera-se a natureza do trabalho: a automao reduz o trabalho manual e exige maior especializao, controlo e programao, nascem novas funes. Ganha peso a educao, a formao, a especializao e constante actualizao dos trabalhadores de forma a responderem s naiores exigncias e qualificaes do mercado de emprego.

Taylorismo - Em 1911, o engenheiro norte-

americano Frederick W. Taylor publicou Os princpios da administrao cientfica, ele propunha uma intensificao da diviso do trabalho, ou seja, fraccionar as etapas do processo produtivo de modo que o trabalhador desenvolvesse tarefas ultra-especializadas e repetitivas, diferenciando o trabalho intelectual do trabalho manual. Fazendo um controle sobre o tempo gasto em cada tarefa e um constante esforo de racionalizao, para que a tarefa seja executada num prazo mnimo. Portanto, o trabalhador que produzisse mais em menos tempo receberia prmios como incentivos.

Fordismo - O norte-americano Henry Ford foi o primeiro a pr em prtica, na sua empresa Ford Motor Company, o taylorismo. Posteriormente, ele inovou com o processo do fordismo, que, absorveu aspectos do taylorismo. Consistia em organizar a linha de montagem de cada fbrica para produzir mais, controlando melhor as fontes de matrias-primas e de energia, os transportes, a formao da mo-de-obra. Ele adoptou trs princpios bsicos:

1) Princpio de Intensificao: Diminuir o tempo de durao com o emprego imediato dos equipamentos e da matria-prima e a rpida colocao do produto no mercado. 2) Princpio de Economia: Consiste em reduzir ao mnimo o volume do sctock da matria-prima em transformao. 3) Princpio de Produtividade: Aumentar a capacidade de produo do homem no mesmo perodo (produtividade) por meio da especializao e da linha de montagem. O operrio ganha mais e o empresrio tem maior produo.

Com

este trabalho aprendi, o quanto muitas pessoas sofreram e o quanto muitas pessoas se esforaram para podermos usufruir do trabalho com todas as condies que temos hoje, para nos auto realizarmos.

Apontamentos

da aula; Enciclopdia, Saber Histria.

Das könnte Ihnen auch gefallen