Sie sind auf Seite 1von 14

BIOLOGIA Clique para editar o estilo do subttulo mestre MOLECULAR

3/29/12

Biologia molecular

o estudo da Biologia em nvel molecular, com especial foco no estudo da estrutura e funo do material gentico e seus produtos de expresso, as protenas. concretamente, a Biologia Molecular investiga as interaes entre os diversos sistemas celulares, incluindo a relao entre DNA, RNA e sntese proteica. um campo de estudo alargado, que abrange outras reas da Biologia e da Qumica, em especial Gentica e Bioqumica.
3/29/12

Mais

Biologia Molecular

3/29/12

Relao com outras cincias biolgicas de nvel molecular


Na

Biologia Molecular so frequentemente combinadas tcnicas e ideias provindas da Microbiologia, Gentica, Bioqumica e Biofsica. a Microbiologia exerceu um papel fundamental no desenvolvimento da Biologia Molecular, pois a maioria dos conceitos-chave e das tcnicas de Biologia Molecular se originou a partir de estudos e experimentos realizados principalmente com bactrias, fungos e vrus (especialmente
3/29/12

Historicamente,

Relao com outras cincias biolgicas de nvel molecular

3/29/12

Biologia Molecular na interface entre a Bioquimica e a Gentica

3/29/12

Interface Bioqumica e Gentica


A

Bioqumica define-se, de uma forma geral, como o estudo das reaes qumicas em organismos vivos; Gentica ocupa-se especificamente do estudo das consequncias de diferenas no material gentico nos organismos. Biologia Molecular ocupa ento um espao prprio, mas relacionando conhecimentos dos dois campos, ao investigar os mecanismos de replicao, transcrio e traduo do material gentico.
3/29/12

Tcnicas em Biologia Molecular


Muito

do trabalho feito no mbito da Biologia Molecular relaciona-se com a obteno, identificao e caracterizao de genes.

3/29/12

Tcnicas em Biologia Molecular


Reao

em cadeia da polimerase

Ou

PCR, uma tcnica de grande versatilidade que permite obter mltiplas cpias de um segmento de DNA. PCR tambm usado para introduzir locais de restrio e mutaes pontuais ou para identificar um fragmento particular de DNA numa biblioteca de cDNA.

3/29/12

PCR

permite:

Determinar

a causa da doena, em nvel molecular, ou seja, identificar o agente causador (vrus, bactria, parasita, mutao gentica). a evoluo da patologia e o comportamento de seu agente causador (por exemplo, evoluo da carga viral numa doena infecciosa). novas tcnicas de forma rpida e direcionada s necessidades emergentes.
3/29/12

Monitorar

Desenvolver

Electroforese

em gel

uma das principais ferramentas de trabalho em Biologia Molecular. geral, DNA, RNA e protenas podem ser separados segundo o seu tamanho numa matriz usando um campo elctrico aplicado. electroforese em gel de agarose, o DNA ou o RNA separado fazendo a amostra migrar atravs de um gel de agarose. protenas so normalmente separadas segundo o seu tamanho usando electroforese em gel de acrilamida; tambm podem ser separadas segundo a 3/29/12

Em

Na

As

Southern

blot

uma tcnica que permite obter informao sobre a massa molecular e a quantidade relativa de uma determinada sequncia de DNA. tcnica, desenvolvida por Edwin Southern, uma combinao de electroforese em gel do DNA (este frequentemente fragmentado por enzimas de restrio antes de fazer o Southern), transferncia deste para uma membrana e hibridizao com uma sonda marcada (radioactiva ou fluorescente). a hibridizao, a membrana lavada para
3/29/12

Aps

Northern

blot

Northern blot estuda o perfil de expresso de RNA mensageiro, onde, quando e quanto de determinado RNA mensageiro (correspondente expresso de um determinado gene) est presente numa dada amostra. uma das formas mais simples de determinar em que momento certos genes esto a ser expressos em sistemas vivos. Neste processo, o RNA separado numa electroforese em gel, transferido para uma membrana e detectado de forma similar ao DNA no Southern blot.
3/29/12

Western

blot

Usa

o mesmo princpio do Southern blot e do Northern blot mas aplicado a protenas. Estas so separadas usando electroforese em gel de poliacrilamida, na presena do detergente dodecilo sulfato de sdio (SDS).

3/29/12

Das könnte Ihnen auch gefallen