Sie sind auf Seite 1von 16

Ministrio Pblico

O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis (art. 127 da Constituio Federal)

De acordo com o modelo de funcionamento da justia

montado no Brasil, entendeu-se ser indispensvel a existncia de determinadas funes essenciais a justia. Essas funes so materializadas em determinados rgos que foram criados meramente para o desempenho das supramencionadas funes. o caso do Ministrio Pblico, da Advocacia Pblica e da Defensoria Pblica.

O Ministrio Pblico uma instituio permanente

com autonomia funcional e administrativa. Atua nos processos, tanto como fiscal da lei, como tem o dever de, em crimes considerados uma afronta a sociedade e ao Estado Democrtico de Direito, oferecer a ao penal (atuar como a parte que acusa). Alm disso, promover a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; entre outras atribuies.

Art. 127. O Ministrio Pblico instituio permanente,

essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. 1 - So princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. 2 Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares, provendo-os por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, a poltica remuneratria e os planos de carreira; a lei dispor sobre sua organizao e funcionamento. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) (...)

I - promover, privativamente, a ao penal pblica, na

forma da lei; II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta Constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia; III - promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; IV - promover a ao de inconstitucionalidade ou representao para fins de interveno da Unio e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituio; V - defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas;

VI - expedir notificaes nos procedimentos

administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar respectiva; VII - exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior; VIII - requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais; IX - exercer outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas. 3 - O ingresso na carreira far-se- mediante concurso pblico de provas e ttulos, assegurada participao da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realizao, e observada, nas nomeaes, a ordem de classificao.

Origens do Ministrio Publico.Uns o filiam aos

procuradores caesaris,do imprio romano,encarregados da administrao dos bens do imperador, inclusive defendendo seus interesses em juzo;outros aos saions ,dos visigodos,antes executores do que promotores da justia:outros ,ainda,aos senescais,a servios dos bares do feudalismo;ainda outros aos advogados de Veneza. Mais generalizado hoje,entretanto,e que os mais remotos ancestrais do Ministrio Publico so os procuradores do rei de Frana,encarregados da defesa dos interesses privados do monarca em juzo ,com o decorrer do tempo ,convertidos em funcionrios com a atribuio de defender os interesses do Estado e da Sociedade.

- O Art. 128, inciso 5, I, da Constituio Federal estabelece

como garantias do Ministrio Pblico: a) vitaliciedade, aps dois anos de exerccio, no podendo poder o cargo sano por sentena judicial transitada em julgado . b) inamovilibidade, salvo pormotivo de interesse pblico, mediante deciso do rgao colegiado competente do Ministio Pblico, por voto da maioria absoluta de seusmembros, assegurada ampla defesa; c) irredutibilidade de subsdio, fixado na forma do Art. 39, inciso 4, e ressalvado o disposto nos Arts. 37, X e XI, 150, II,153,III, inciso 2,I. - O M. P dos Estados goza das mesmas grantias, sendo organizados por lei complementar, de iniciativa facultativa do Procurador- Geral de Justia.

Por fora do art.128 da constituio Federal .Ter ele a organizao que a lei complementar lhe der.O chefe do Ministrio Pblico da Unio o Procurador-Geral da Repblica.nomeado pelo Presidente da Repblica,dentre integrantes da carreira,maiores de trinta e cinco anos,aps a aprovao de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal,para mandato de dois anos.permitida a reconduo.(Const.Federal.art 128)

A Constituio Federal, de 5 de Outubro de

1988,retirou do Ministrio Pblico Federal a funo de representar judicial e extrajudicialmente a Unio,transferindo essa competncia instituio que denominou:Advocacia-Geral da Unio. Esta instituio tem suas funes assim disciplinadas:A Advocacia-Geral da Unio a instituio que,diretamente ou atravs de rgo vinculado,representa a Unio,judicial e extrajudicialmente,cabendo-lhe,nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organizao funcionamento.

A Advocacia-Geral da Unio representa a Unio,

judicial e extrajudicialmente, inclusive as atividades de consultoria e assessoramento jurdico do Poder Executivo. Advogado O advogado indispensvel administrao da justia, sendo inviolvel por seus atos e manifestaes no exerccio da profisso.

Ministrio Pblico da Unio "advocacia dos interesses da sociedade"

Advocacia-Geral da Unio "advocacia dos interesses do Estado"

Defensoria Pblica da Unio "advocacia dos interesses dos hipossuficientes"

Interesses sociais e individuais indisponveis, bem como a defesa dos interesses difusos e coletivos em geral.

Interesses pblicos, como Interesses individuais a sntese dos interesses da daqueles que comprovem coletividades. insuficincia de recursos.

Todo mundo tem direito a acionar o poder

judicirio e conseqentemente a um advogado, pois via de regra voc s pode declarar seus interesses num processo mediante um advogado. Por isso existe a funo indispensvel da Defensoria Pblica que pode ser Federal ou Estadual, e que ir advogar de graa ( um servio prestado pelo Estado) para quem comprovadamente no tiver condies econmicas para pagar um advogado.

Art. 5 LXXIV - o Estado prestar assistncia jurdica

integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos; Art. 134. A Defensoria Pblica instituio essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientao jurdica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do art. 5, LXXIV. 1 Lei complementar organizar a Defensoria Pblica da Unio e do Distrito Federal e dos Territrios e prescrever normas gerais para sua organizao nos Estados, em cargos de carreira, providos, na classe inicial, mediante concurso pblico de provas e ttulos, assegurada a seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exerccio da advocacia fora das atribuies institucionais.

Alunos: Camila Gabriele

Turma:B02
Professora: Ivone

Das könnte Ihnen auch gefallen