Sie sind auf Seite 1von 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE UNIDADE ACADMICA DE CINCIAS DA SADE CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA:ENSINO

E PESQUISA EM SADE I DOCENTE:Sheila Milena Pessoas dos Santos Fernandes MONITORAS:Lais Vasconcelos Santos Lara Caline Santos Lira

Campina grande-PB 04/04/2012

O QUE PESQUISA BIBLIOGRFICA?


a atividade de localizao e consulta de fontes diversas de informaes escritas, para coletar dados gerais ou especficos a respeito de um tema; desenvolvida com embasamento em material que j foi elaborado por autores com o propsito especficos includo o pblico; Antecede s pesquisas documentais, de campo, laboratrio, representando o elemento chave de um estudo exploratrio sobre o assunto a ser estudado.

Livros Fontes bibliogrficas

De leitura corrente De referncia

Obras literrias Obras de Divulgao Dicionrios Enciclopdias Anurios Almanaques

Informativa Remissiva

Publicaes peridicas

Jornais Revistas

Impressos diversos

Em virtude da disseminao de novos formatos de informaes,estas pesquisas passaram a incluir outros tipos de fontes,como discos,fitas magnticas,Cds,bem como material disponibilizados pela internet.

ETAPAS DA PESQUISA BIBLIOGRFICA

Escolha do tema; Levantamento bibliogrfico preliminar; Formulao do problema; Elaborao do plano provisrio de assunto; Busca das fontes; Leitura do material; Fichamento; Organizao lgica do assunto; Redao do texto.

ESCOLHA DO TEMA
Interesse do estudante; necessrio refletir sobre diferentes temas.Assim algumas perguntas podero auxiliar na escolha: Quais os campos de sua especialidade que mais lhe interessam? Quais os temas que mais o instigam? Dispor de conhecimentos na rea de estudo para que as etapas futuras possam ser adequadamente desenvolvidas. Participao do orientador;

LEVANTAMENTO BIBLIOGRFICO PRELIMINAR


Pode ser entendido como um estudo exploratrio; A familiaridade essencial para que o problema seja formulado de maneira clara e precisa.

Buscar esclarecer-se acerca dos principais conceitos que envolvem o tema da pesquisa;
Procurar obter contato com trabalhos de natureza terica capazes de proporcionar explicaes a respeito,bem como com pesquisas recentes que abordaram o assunto.

FORMULAO DO PROBLEMA
Para iniciar o trabalho o pesquisador dever identificar claramente aquilo que pretende fazer a respeito do tema escolhido, ele dever ser capaz de responder no mnimo as seguintes perguntas: O tema de interesse do pesquisador?
O problema apresenta relevncia terica e prtica?

Existe material bibliogrfico suficiente e disponvel?


O problema foi formulado de maneira clara,precisa e objetiva?

ELABORAO DO PLANO PROVISRIO DE ASSUNTO


Trata-se de organizar sistematicamente as diversas partes que compem o estudo, estando todas as partes interligadas e ordenadas; O plano poder sofrer alteraes durante a pesquisa; O plano definitivo ser elaborado no fim da coleta de dados; O plano dever apresentar-se em forma de itens e subitens;

IDENTIFICAO DAS FONTES


Identificar fontes que respondam aos questionamentos do problema; A participao do orientador de suma importncia para a seleo das fontes; Algumas fontes de interesse a pesquisa bibliogrfica so: Livros de leitura corrente; Obras de referncia; Peridicos cientficos; Teses e dissertaes; Anais de encontros cientficos;

LOCALIZAO DAS FONTES


Biblioteca convencional; Bases de dados LILACS MEDLINE SCIELO

Pesquisa com sistemas de busca

LEITURA DO MATERIAL
Conforme Gil (2009), a leitura dever se realizada para atender os seguintes objetivos: Identificar as informaes e dados; Relacionar as informaes e os dados obtidos com o problema proposto; Analisar a consistncia das informaes e dados apresentados pelos autores.

A classificao dos tipos de leitura


Leitura exploratria; Tem o objetivo de verificar em que medida a obra consultada interessa a pesquisa. analisada a folha de rosto, ndices da bibliografia, notas de rodap, introduo, prefcio, concluses e orelhas dos livros. Leitura seletiva; Determina o material que ser usado na pesquisa, selecionando-o tendo em mente os objetivos da pesquisa. Leitura analtica; Deve-se ordenar e sumariar os textos selecionados para obterem-se respostas ao problema de pesquisa. composta pelas seguintes etapas: leitura integral da obra ou texto selecionado, identificao das ideias-chaves; hierarquizao das ideias; sintetizao das ideias. Leitura interpretativa. Relaciona o que o autor afirma com conhecimentos obtidos em outras fontes.

TOMADA DE APONTAMENTOS
Devem-se tomar notas do material lido levando em considerao o problema de pesquisa, depois de ter lido a obra integralmente;
Sublinhar os pontos principais; Anotar ideias principais e dados considerados importantes.

FICHAMENTO
O pesquisador dever elaborar fichas com o objetivo de: Identificar obras consultadas; Registrar o contedo das obras; Registrar comentrios a cerca das obras; Ordenar os registros. Tipos de fichas As fichas podem ser: Bibliogrficas: para anotar referncias bibliogrficas. De apontamento: registro de ideias, hiptese etc.

Composies das fichas Devem ser elaboradas em retngulos de carto pautado, fabricados para este fim; Devem conter trs partes principais: a)cabealho: deve conter ttulo genrico, ttulo especfico e nmero de classificao b) referncia bibliogrfica: constituda pelos elementos indicadores da obra , elaboradas conforme a Associao Brasileira de Normas Tcnicas(NBR 6023). c) texto: constitudo por comentrios (nas fichas bibliogrficas); citaes, resumos e observaes pessoais ( nas fichas de apontamento). Armazenamento das fichas Podem ser armazenadas em fichrios ou eletronicamente.

ORGANIZAO LGICA DO ASSUNTO


Organizar as ideias para atender os objetivos ou testar hipteses formuladas no incio da pesquisa, assim o trabalho ser estruturado e dotado de sentido; As fichas de leitura sero usadas nessa etapa, e todos os elementos disponveis( folhetos, anotaes, recortes de revista e jornais)

REDAO DO RELATRIO

a ltima etapa da pesquisa bibliogrfica, sua elaborao depende do estilo do autor.

REFERNCIAS

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: Atlas, 4. ed. 2009.

Das könnte Ihnen auch gefallen