Sie sind auf Seite 1von 48

Agilidade Organizacional

Hoje, a mudana, contnua e inevitvel, fato social dominante. Nenhuma deciso sensata pode ser tomada em tempo algum sem levar em conta no apenas o mundo como ele , mas o mundo como ele ser. Isaac Asimov

As companhias bem-sucedidas no permanecem estticas. Se ficarem paradas, tornam-se facilmente vulnerveis s novas tecnologias, aos novos concorrentes, s modificaes nas preferncias do consumidor ou a outras mudanas. Em vez disso, elas usam o sucesso presente para continuarem criando vantagem competitiva para o futuro, buscando permanentemente novas alternativas para se manterem flexveis, inovadoras, eficientes e responsivas ao cliente. Uma das principais alternativas para se obter isso garantir a adaptabilidade dos sistemas e das estruturas organizacionais preparados para atender aos complexos desafios em permanente mudana.

1. Organizao responsiva a estrutura formal criada para controlar pessoas, decises e aes. Mas no ambiente empresarial atual de rapidas mudanas, responsividade rapidez, agilidade, adaptabilidade para atender s mudanas de demanda vital para a sobrevivncia da empresa.

Organizao mecanicista forma de organizao que busca maximizar a eficincia interna.

Estrutura orgnica forma organizacional que enfatiza a flexibilidade.

2. Estratgia e agilidade organizacional as estratgias e estruturas de uma empresa devem estar baseadas em suas competncias essenciais, alianas estratgicas, capacidade de aprendizado e na habilidade para envolver todas as pessoas da organizao na conquista dos objetivos.

2.1 Organizao em torno das competncias essenciais

Competncia essencial consiste na capacidade conhecimento, especializao, qualificao que sustenta a habilidade da companhia para se tornar lder do fornecimento de uma gama de mercadorias ou servios especficos. Permite companhia competir com base no seu conhecimento especializado e nas suas foras essenciais e no apenas em seus produtos. A competncia essencial as razes da competitividade, e os produtos, os frutos.

2.2 Alianas estratgicas relao formal criada entre organizaes independentes com a finalidade de buscar conjuntamente metas mtuas.

2.3 Organizao de aprendizagem organizao com capacidade de criar; adquirir e transferir conhecimento, e de modificar o comportamento para refletir o novo conhecimento e as novas perspectivas.

2.4 Organizao com alto grau de envolvimento tipo de organizao em que os principais executivos asseguram a existncia de consenso sobre a direo na qual a empresa conduzida.

3. Agilidade e tamanho da organizao

O aumento no tamanho da empresa resulta em complexidade, o que requer mais controle. Conseqentemente, as organizaes adotam estratgias burocrticas de controle. A burocratizao aumenta a eficincia, mas diminui a capacidade de inovao da empresa.

3.1 Empresa de grande porte cria uma economia de escala (custos inferiores por unidade de produo). Com isto obtm reduo de custos operacionais, aumento do poder de compra e facilidade de aceso ao capital.

A empresa de grande porte tambm cria uma economia de escopo os materiais e os processos utilizados em um produto so aproveitados para criar outros produtos relacionados.

3.2 Empresa de pequeno porte

Deseconomia de escala os custos decorrentes do tamanho excessivo da empresa. O ideal ser pequeno tornou-se a frase favorita entre os gerentes de novos empreendimentos.

A empresa de pequeno porte consegue movimentar-se com mais rapidez, oferecer mercadorias e servios de qualidade em nichos especficos de mercado, e pode inspirar maior envolvimento do seu pessoal.

3.3 Empresa ao mesmo tempo de grande e pequeno portes

Ser pequeno ideal para desencadear energia e velocidade. Contudo, em termos de compra e venda, ser grande proporciona poder de mercado. Portanto, o desafio ser ao mesmo tempo grande e pequeno para aproveitar as vantagens de cada um.

Desafio para as empresas e seus executivos de monitorar constantemente a sua agilidade se a empresa estiver perdendo velocidade na tomada de deciso e na reao s aes de seus concorrentes, que decises estruturais tomar?

4. Clientes e organizao responsiva

O principal aspecto da estruturao de uma organizao gil e responsiva est em atender e superar as expectativas dos clientes as pessoas que devem ser atradas pela empresa para adquirir mercadorias ou servios cujos contnuos patrocnio e envolvimento com a organizao constituem fatores impulsionadores do sucesso e da competitividade sustentvel de longo prazo.

4.1 Gesto do relacionamento com clientes (CRM Customer Relationship Management) processo multifacetado focando a criao de trocas bidirecionais com clientes para conhecer profundamente suas necessidades, seus desejos e padres de compra. Assim, a empresa entende, alm de antecipar, as necessidades de clientes atuais e potenciais.

A melhor viso para entender como a organizao pode adicionar valor percebido pelo cliente em seus produtos a de cadeia de valores a seqncia de atividades que vai da matria-prima at a entrega do produto ou servio, com a criao de valor adicionado em cada etapa.

4.2 Gesto da qualidade total abordagem integrativa de gesto baseada na satisfao do cliente mediante a utilizao de diversas ferramentas e tcnicas para produzir mercadorias e servios da mais alta qualidade.

4.3 ISO 9000 uma srie de normas de qualidade elaboradas por um comit sob a superviso da International Organization for Standardization para melhorar a qualidade total em todas as empresas visando beneficiar tanto produtores como consumidores.

4.4 Reengenharia se voc fosse o cliente, como gostaria que trabalhssemos? Obtendo a resposta, reorganizar a empresa!

5. Tecnologia e agilidade organizacional

A tecnologia influi na agilidade organizacional? Como?

Tecnologia aplicao sistemtica de conhecimento cientfico em um novo produto, processo ou servio.

5.1 Tipos de configuraes tecnolgicas

5.1.1 Tecnologia de pequeno lote tecnologia que produz mercadorias e servios em pequeno volume. A companhia que realiza esse tipo de trabalho chamada de oficina de trabalho. E.g.: pequenas metalrgicas, restaurantes, consultrios mdicos e dentrios.

5.1.2 Tecnologia de grande lote tecnologia que produz mercadorias e servios em grande volume. Produo em massa aumento no volume de produo, diminuio na variedade de produtos oferecidos. Estrutura da empresa mecanicista. E.g.: montadoras de automveis, McDonalds.

5.1.3 Tecnologia de processo contnuo processo altamente automatizado e com fluxo produtivo contnuo. Tecnologia de operao ininterrupta. Em empresas qumicas, hidreltricas e outras as pessoas no atuam diretamente no trabalho em si. Ele executado majoritariamente por mquinas e/ou computadores. Em alguns casos as pessoas operam os computadores que operam as

5.2 Organizao de produo flexvel

Personalizao em massa (customizao) alto volume de produo, alto volume de variedade de produtos. E.g.: montadora de automveis permitindo que voc personalize o carro ao seu gosto e possibilidades ($) no site da empresa, antes de compr-lo.

Produo integrada por computador uso de projeto assistido por computador e fabricao assistida por computador para seqenciar e otimizar inmeros processos produtivos.

Fbricas flexveis fbricas com tempos de produo curtos, organizadas em torno dos produtos e com programao descentralizada.

Produo enxuta operao envolvendo mximo esforo para atingir o nvel mais alto possvel de produtividade e qualidade total, e eficcia em termos de custos, eliminando etapas desnecessrias do processo produtivo e mantendo a busca de um aperfeioamento contnuo.

5.3 Organizao veloz: competio baseada no tempo

Competio baseada no tempo estratgia voltada reduo do tempo total gasto para a entrega de um produto ou servio.

Logstica a movimentao da mercadoria correta, na quantidade correta, para o local correto e no prazo correto.

Just-in-time sistema para produo de subconjuntos e componentes em lotes bem pequenos e entregues para a etapa seguinte do processo produtivo no momento em que eles so necessrios.

Engenharia simultnea metodologia de projeto em que todas as funes relevantes colaboram conjunta e continuamente envidando o mximo esforo para produzir itens de alta qualidade que atendam s necessidades do cliente.

6. Futuro

Para reter ou obter margem competitiva, o gerente deve ter em mente o fundamento das organizaes bem-sucedidas: elas no permanecem estticas. No seguem modelos rgidos, mas mantm estruturas, sistemas, esquemas organizacionais e relaes adaptveis sempre sensveis s mudanas no ambiente e capazes de responder rpida, eficiente e efetivamente a elas. Seus gerentes buscam constantemente superar as expectativas do cliente e aperfeioar continuamente a qualidade, elaborando sistemas e estruturas que ajudem a atingir esses objetivos. Aprendizado constante num mundo aonde a nica certeza a de mudana.

Das könnte Ihnen auch gefallen