Sie sind auf Seite 1von 25

Cento de Informao de Medicamentos

Implantao e desenvolvimento de Informao sobre Medicamentos em hospital como estratgia para melhorar a farmacoterapia

Centro de informao sobre medicamentos

A Organizao Mundial da Sade reconhece: Centros e Informao sobre Medicamentos (CIM) esto entre as atividades efetivas para promover o uso racional de medicamentos. Um medicamento deve ser acompanhado de informao apropriada

Objetivo geral do CIM

Promover o uso racional dos


medicamentos atravs da informao tcnica e cientifica, objetiva, atualizada, oportuna e pertinente processada e avaliada.

Estruturao de um cim

CIM tem papel fundamental para melhorar a teraputica e, consequentemente, o cuidado de sade do paciente. CIM e o local que rene, analisa, avalia e fornece informao sobre medicamentos, visando o seu uso racional. CIM apoia a pratica clnica de profissionais da sade na teraputica medicamentosa de um paciente especifico.

Problemas na farmacoteria em um hospital


Incluem: Sistemas deficientes de distribuio e de Administrao de medicamentos; Aplicao inadequada da informao do produto no que se refere a sua preparao e administrao; ; Falta de conhecimento sobre caractersticas farmacocinticas medicamentos; as dos

Aspectos para a estruturao do CMI

Contar com um farmacutico especialista em informao sobre medicamentos, com treinamento, experincia clinica e as competncias e habilidades relativa a seleo, utilizao e avaliao critica da literatura, e participao nas Comisses de Farmcia e Teraputica

Fontes de informaes sobre medicamentos


Os aspectos mais importantes na escolha de uma fonte de informao sobre medicamentos so:
1 imparcialidade, 2 padro cientifico, 3 atualizao, 4 lngua e custo.

Classificaes sobre as fontes de informaes


As fontes de informao podem ser classificadas: 1 primrias 2 secundarias 3 terciarias

Fontes de informao sobre medicamentos


Os servios providos pelos CIM no so ensinados para os estudantes de profisses da sade e, nem mesmo para os de farmcia, a busca de parcerias necessria para difuso e fortalecimento dos servios, em ambiente com pouco desenvolvimento dos servios clnicos providos pelos farmacuticos.

A validao crtica da qualidade da informao sobre medicamentos


Para muitos farmacuticos, necessrio desenvolver habilidades em avaliao crtica o que o ajudaria no discernimento de quais medicamentos representam avanos teraputicos e quais mostram deficincia na melhora do cuidado ao paciente e, talvez, causem dano.

A validao crtica da qualidade da informao sobre medicamentos


A literatura biomdica cresce a taxas exponenciais e tem passado por revoluo na forma de acesso e integrao das informaes provenientes de varias fontes. Algumas razes que ajudam a explicar os problemas frequentes com a qualidade da informao so, por exemplo: publicar somente aspectos positivos; presso para publicar; exagerar os resultados encontrados; fragmentar os resultados, publicando-os em varias revistas; descrever incompletamente os mtodos e/ou resultados e, o que e menos comum, fraude cientifica.

A validao crtica da qualidade da informao sobre medicamentos


Em uma primeira abordagem aos artigos cientficos, dever-se-ia fazer perguntas tais como: O artigo foi publicado em revista que adota a reviso por pares? Quem (so) e qual a filiao do(s) autor(es)? As informaes do resumo e da concluso so teis para voc? Se no for, passe para o prximo artigo. As concluses so (bem) fundamentadas nos resultados e so aplicveis? Verifique a seo Materiais e Mtodos.

A validao crtica da qualidade da informao sobre medicamentos


Voc s pode aceitar a validade da concluso se conhecer e aceitar o mtodo da pesquisa. Quem financiou o estudo? Pode existir um possvel conflito de interesses? Verifique as referncias. Se voc conhece o assunto, provavelmente poder julgar se foram includas as referncias fundamentais na rea. Caso contrrio, cuidado com o artigo. Questes do tipo o estudo foi bem desenhado?, os dados so estatisticamente significativos? e os desfechos avaliados so clinicamente relevantes?, demandam um conhecimento mais profundo e, para isto, deve ser feito uma capacitao especfica, em curso de avaliao crtica da literatura cientfica

A validao crtica da qualidade da informao sobre medicamentos


Quando as informaes forem providas pelo fabricante, devem ser feitas outras perguntas, que incluem, por exemplo: A informao foi aprovada pelo rgo governamental competente? Foram fornecidas referencias da literatura mdica ou estas esto disponveis? A publicidade do medicamento parece excessivamente positiva? So feitas comparaes de custo?

A utilizao e produo da informao sobre medicamentos pelo CIM


A informao sobre medicamentos essencial para o desenvolvimento dos instrumentos imprescindveis para utilizao racional desses produtos. As atividades tpicas de um CIM, podem ser divididas em dois grandes grupos, de acordo com a forma de atuao dos profissionais do CIM em relao as mesmas: Respondendo questionamentos Informao proativa

Garantia de qualidade
Garantir a qualidade dos servios providos uma tarefa fundamental. E til garantir que o desempenho do servio de informao sobre medicamentos seja continuamente monitorado e comparado com um padro de boa qualidade.

Lies aprendidas
1. Os CIM provem informao independente sobre o uso clinico de medicamentos, promovendo o uso racional desses produtos. 2. Os CIM ajudam a melhorar a teraputica farmacolgica e so custo-efetivos 3. O farmacutico que atua no CIM deve ter capacitao especfica. A estruturao do CIM requer comprometimento institucional com sua instalao, desenvolvimento e manuteno, incluindo recursos para pagamento de salrios, aquisio e atualizao de fontes de informao sobre medicamentos, equipamentos e mobilirio.

Lies aprendidas
4. A principal atividade do CIM responder perguntas sobre o uso de medicamentos. 5. Publicao de boletim e participao em Comisso de Farmcia e Teraputica so outras atividades importantes. 6. Execuo de programa de garantia de qualidade e essencial para avaliao e aperfeioamento dos servios.

Resultados do CIM da UFC


Em seu primeiro ano de atividade (dezembro de 1994 a novembro de 1995), o CIM/UFC atendeu a 246 solicitantes: destes, 38,6% (n = 95) eram os prprios usurios do(s) medicamento(s); 17,1% (n=42) eram familiares e/ou amigos destes; 32,1% (n=79) profissionais farmacuticos; 4,5% (n = 11) estudantes de Farmcia e Medicina; 4,1% (n = 10) mdicos; 2,8% (n= 7) outros solicitantes e 0,8% (n= 2) enfermeiros.

A misso do Centro Cochrane do Brasil elaborar, manter e divulgar revises sistemticas de ensaios clnicos randomizados, o melhor nvel de evidncia para as decises em Sade.

Referncias Bibliogrficas
Revista Pharmacia Brasileira Maio/Junho 2010 VIDOTTI, Carlos Cezar Flores, SILVA Emlia Vitria, HOEFLER, Rogrio. Cad. Sade Pbl., Rio de Janeiro, Artigo: Centro de informao sobre medicamentos: contribuio para o uso racional de frmacos SILVA , Clber Domingos Cunha, COELHO Helena Lutscia Luna, ARRAIS Paulo Srgio Dourado, CABRAL Francisco Romero

Das könnte Ihnen auch gefallen