Sie sind auf Seite 1von 22

Resumo

O presente trabalho relata um surto de intoxicao pela aflatoxina B1 em 150 bovinos machos mestios, provenientes de um rebanho de 1774 animais, em sistema de confinamento, ingerindo polpa ctrica peletizada comercial, 5kg por animal. Todos os animais foram avaliados clinicamente, e os 18 animais que morreram foram necropsiados e submetidos a exames histopatolgicos. A intoxicao foi confirmada pela presena da aflatoxina B1 (5ppm) em amostras da polpa ctrica peletizada utilizada na propriedade e em fragmentos de fgado dos animais que morreram.

Introduo
As micotoxinas, metablitos secundrios produzidos por fungos, ocorrem em diferentes regies do mundo e representam um risco potencial para a sade do homem e dos animais domsticos. Dentre as vrias micotoxinas identificadas, a aflatoxina B1 (AFB1), produzida por fungos do gnero Aspergillus (A. flavus, A. parasiticus, A. nomuis e A. tamarii), vem sendo amplamente estudada e diretamente correlacionada com surtos epidemiolgicos.

Aflatoxina B1

A AFB1 pertence ao grupo das cumarinas substitudas e possui efeitos anticoagulantes em diversas espcies animais. So incolores, inodoras, solveis em solventes orgnicos (metanol e etanol), resistentes ao calor, ao frio e luz, no alteram o sabor dos alimentos e so degradadas somente pelo metabolismo heptico.

As aflatoxinas ingeridas, substncias lipoflicas e de baixo peso molecular, so quase totalmente absorvidas por difuso passiva no intestino, passando para a corrente sangnea. No sangue cerca de 90% da AFB1 liga-se albumina e pequenos volumes so distribudos para diversos tecidos. O metabolismo heptico a principal rota de detoxicao, entretanto, a mucosa do estmago e os microrganismos ruminais e entricos possuem enzimas catalticas capazes de reduzir a toxicidade da AFB1 .

Os principais mecanismos de ao da AFB1 so inibio da sntese de RNA mensageiro, da atividade da RNA polimerase dependente do DNA e alterao da sntese de protena (Harvey et al, 1988; Curkova et al., 1991; Faifer et al., 1995). Secundariamente, ocorre reduo do metabolismo das gorduras no fgado, causando necrose e degenerao gordurosa, diminuio do fluxo de bile e comprometimento na absoro de nutrientes, especialmente vitaminas e aminocidos essenciais .

Nos ruminantes, os rins apresentam elevadas concentraes de AFB1 e AFM1 (metablito hidroxilado). A principal via de excreo a urinria, porm pelo fato da AFB1 ser altamente absorvida e metabolizada, a excreo entrica tem sido proposta devido excreo biliar de conjugados (Galtier, 1998).

Baker & Green (1987) observaram a diminuio da sntese dos fatores de coagulao explicando a deficincia da hemostasia e a presena da coagulao intravascular disseminada (CID) em animais com aflatoxicose. Harvey et al. (1988) tambm descrevem descobriram a mielotoxicidade das aflatoxinas, caracterizando-a por distrbios na funo da medula ssea, na coagulao e hemostasia, principalmente causadas pela inibio da sntese protica. O aumento do tempo de protrombina, segundo Parent-Massin & Parchment (1998), devido a alteraes nos fatores de coagulao e tambm depleo plaquetria, podendo ocorrer inibio da agregao e das enzimas envolvidas no processo.

CASUSTICA
De um rebanho com 1774 bovinos mestios machos, com idade entre 24 e 36 meses, em 100 dias de regime de confinamento, cuja base alimentar era polpa ctrica (5,0 kg/animal), excreta de suno, silagem de capimelefante e sal mineral ad libitum, foram atendidos 150 animais em uma propriedade rural no municpio de Formiga (MG), com histrico de anorexia, prostrao, plos arrepiados e flanco esquerdo afundado. Ao exame clnico, os animais apresentavam temperatura mdia retal de 37,8C, batimentos cardacos e movimentos respiratrios normais, mucosas congestas e, s vezes, ictricas. O quadro evoluiu para diarria sanguinolenta, desidratao e epistaxe, finalizando com 18 mortes.

A necropsia desses animais observou-se a presena de hemorragias petequiais e/ou sufuses no tecido subcutneo, na pleura e no peritnio parietal e visceral e na mucosa intestinal. O tecido subcutneo e as serosas, em alguns casos, estavam ictricas. Notou-se, ainda, a presena de hemorragia petequial no epicrdio, especialmente ao longo do sulco coronrio e pulmes edemaciados, de colorao vermelho escura com reas enfisematosas, especialmente nos lobos apicais. O fgado estava aumentado de volume, plido e frivel, o bao, congesto e aumentado de volume e os rins congestos e com hemorragias puntiformes na crtex.

microscopia os rins mostraram extensas reas de hemorragia na crtex e na medular, nefrite intersticial crnica severa, caracterizada por reao inflamatria linfoplasmocitria e macrofgica, inclusive com clulas gigantes multinucleadas. A reao inflamatria era preferencialmente perivascular e ao redor dos glomrulos. No fgado, predominava metamorfose gordurosa generalizada e focos de necrose.

Foi enviada uma amostra de polpa ctrica (2kg) e fragmentos de fgado (100 gramas de cada animal necropsiado) para o Laboratrio de Toxicologia da Escola de Veterinria da UFMG e para o Laboratrio de Referncia Animal (LARA) de Pedro Leopoldo (MG) para pesquisa de micotoxinas pelo mtodo da cromatografia em camada delgada (CCD), detectando-se aflatoxina B1.

Devido ao quadro clnico de diarria sanguinolenta, desidratao e epistaxe, exames toxicolgicos para cumarnicos por CCD e nitratos/nitritos tambm foram realizados, obtendo-se resultados negativos. Com base no histrico, sintomatologia, caractersticas macro e microscpicas e identificao de AFB1 na polpa ctrica e no fgado dos animais, foi possvel diagnosticar o surto de intoxicao por aflatoxina B1.

Discusso
As manifestaes clnicas da intoxicao por aflatoxina B1 em bovinos dependem da quantidade ingerida, podendo ocorrer formas agudas inclusive com morte sbita, ou ocorrer formas crnicas com comprometimento do ganho de peso e do crescimento, O importante princpio toxicolgico da relao conforme salienta Carvalho (1995). dose:resposta difcil de ser aplicado no diagnstico das doenas relacionadas com micotoxinas pois sua natureza crnica, distribuio irregular da toxina nos alimentos, alm de outros fatores, como estado nutricional, afetam a resposta animal (Osweiler, 1998).

Os achados clnicos observados no presente relato so semelhantes queles descritos por Meronuck (1994), especialmente caracterizados por inapetncia, depresso, prostrao, diminuio de ganho de peso, epistaxe, ictercia, diarria sanguinolenta e, s vezes, morte sbita.

As leses macroscpicas e histolgicas so similares s observadas por outros autores (Bababunmi et al., 1980; Teleb & Fakiri, 1988; Carvalho, 1995; Galtier, 1998). Entre elas, as leses hepticas so as mais significativas e caracterizam-se por degenerao e necrose de hepatcitos, proliferao de epitlio e de condutos biliares, e nos casos crnicos, por fibroplasia interlobular. Achados microscpicos semelhantes foram observados no presente relato.

A ocorrncia de numerosos vacolos nos hepatcitos e a presena de bile nos canalculos biliares so indicativos de estase biliar, que ocorre em conseqncia da alterao de permeabilidade dos hepatcitos periportais, permitindo a passagem de bile desde os canalculos para os sinusides, estabelecendo uma circulao canalculo-sinuside que leva reteno de bile no fgado. A proliferao de clulas epiteliais dos ductos biliares e as alteraes inflamatrias dos espaos porta ocorreram secundariamente colestase.

Avaliando-se as condies climticas brasileiras, as quais favorecem efetivamente o crescimento dos Aspergillus sp. e a produo de AFB1, associadas s condies inadequadas de armazenamento dos produtos agrcolas no meio rural, impossvel descartar a presena potencial de micotoxinas em substratos agrcolas. Como a AFB1 tem sido responsabilizada por atividade carcinognica, mutagnica, teratognica e hepatotxica, alm da aflatoxicose clnica propriamente dita, necessrio a realizao de exame laboratorial para identificao dessa micotoxina nos alimentos, especialmente na polpa ctrica peletizada que muito higroscpica alm da pesquisa nos rgos de animais intoxicados.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BABABUNMI, E.A., THABREW, I., BASSIR, O. Aflatoxin - induced coagulophaty in different nutritionally classified animal species. World Rev. Nutr. Diet., v.34, p.161-181, 1980. BAKER, D.C. GREEN, R.A. Coagulation deffects of aflatoxin intoxicated rabbits. Vet. Pathol., v.124, p.62-70, 1987. CARVALHO, E.C.Q. Micotoxinas e alimentos: implicaes na sade humana e animal. Rev. Bras. Cln. Vet., v.2, p.27-31, 1995. CURCOVA, V., LANGROVA, E., AKAO, M. Effects of aflatoxin B1 on myelopoiesis in vitro. Toxicology, v.70, p. 203-211, 1991. DUYGIALA, R.P., KYM, Y.W., SHARMA, R.P. Effects of aflatoxin B1 and T-2 toxin on the granulocyte-macrophage progenitor cells in mouse marrow cultures. Immunopharmacology, v.27, p.57-65, 1994 FAIFER, G.C., VELASCO, V., GODOY, H.M. Differential effects of toxin T2 on bone marrow and spleen erythropoiesis in mice. Food Chem. Toxicol., v.34, p.371-375, 1995. GALTIER, P. Biological fate of mycotoxins in animals. Revue Md. Vt., v.149, p.549-554, 1998. GOTO, T., WICKLOW D.T., ITO, Y. Aflatoxin and ciclopiazonic acid production by a sclerotiumproducing Aspergillus tamarii strain. Appl. Environ. Microbiol., v.62, p.4036-4038, 1996.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
HARVEY, R.B., CLARK, D.E., HUFF, W.E. et al. Supression of serum iron binding capacity and bone marrow cellularity in pigs fed aflatoxin. Bull. Environ. Contam. Toxicol., v.40, p.576-583, 1998. MERONUCK, R.A. Mycotoxins in feed. Feedstuf. Ref. Issue, v.66, p.163-166, 1994. NEAL, G.E. Participation of animal biotransformation in mycotoxin toxicity. Revue Md. Vt., v.149, p.555-560, 1998. PARENT-MASSIN. D., PARCHMENT, R.E. Haematotoxicity of mycotoxins. Revue Md. Vt., v.149, p.591-598,1998. STEYN, P.S. The biosynthesis of mycotoxins. Revue Md. Vt., v.149, p.469-478, 1998. OSWEILER, G.D. Toxicologia veterinria. Arte Mdicas Editora, 526p., 1998. TELEB, H.M., FAKIRI, F.M. Resduos de aflatoxina B1 em frangos e seu efeito no metabolismo das gorduras. Vet. Med. J., v.36, p.135-145, 1988. TUNG, H.T., WYATT, R.D., THAXTON,P. et al. Concentration of serum proteins during aflatoxicosis. Toxicol. Appl. Pharmacol., v.34, p.320-326, 1975.

ACADMICA:
Mariliza da Silva

Das könnte Ihnen auch gefallen