Sie sind auf Seite 1von 41

Como elaborar pesquisa bibliogrfica

Marianne Kogut Eliasquevici

Pesquisa bibliogrfica
Faz parte do cotidiano de todos os estudantes e pesquisadores. Uma das tarefas que mais impulsionam o aprendizado e amadurecimento na rea de estudo. Antes de iniciar preciso ter muito claro qual o seu objetivo.

Fases da pesquisa bibliogrfica


Escolha do tema (tempo, disponibilidade de material, interesse, relevncia). Delimitao do tema.
Definir extenso, profundidade e rea do conhecimento. Delimitar no tempo e no espao.

Fases da pesquisa bibliogrfica


Exemplo
Tema: Informtica no ensino pblico. Delimitao: Contribuio da informtica para o aprendizado de alunos do ensino mdio em escolas de Belm.

Fases da pesquisa bibliogrfica


Plano de trabalho
Na fase inicial da pesquisa, geralmente provisrio. Ajuda na delimitao dos temas que sero estudados. Estabelece uma hierarquia dos assuntos. Definir

extenso, profundidade e rea do conhecimento.

Fases da pesquisa bibliogrfica


Exemplo
1 INTRODUO

2 INFORMTICA E EDUCAO: ASPECTOS CONCEITUAIS 3 PESQUISA DE CAMPO

4 CONSIDERAES FINAIS

Fases da pesquisa bibliogrfica


Coleta do material
Bibliotecas Digitais das sociedades cientficas: ACM (Association for Computing Machinery), IEEE, Computer Society, e SIAM (Society for Industrial and Applied Mathematics), entre outras. revistas tcnicas, como a Elsevier, Springer, etc.

Algumas bibliotecas

Fonte: Traina e Traina Jr. (2009).

Fases da pesquisa bibliogrfica


Leitura e documentao das informaes. Seleo dos materiais. Redao e reviso dos trabalhos. Referncias.

Estrutura do trabalho
Estrutura Pr-textuais Elemento Capa (obrigatrio) Folha de rosto (obrigatrio) Epgrafe (opcional) Lista de ilustraes (opcional) Lista de tabelas (opcionais) Lista de abreviaturas ou smbolos (opcional) Sumrio (obrigatrio)
Introduo Desenvolvimento Concluso Referncias (obrigatrio) Apndices (opcional autor) Anexos (opcional)

Textuais

Ps-textuais

Capa

Folha de rosto

Introduo
Primeira parte do texto . Apresenta uma viso geral do assunto, de tal forma que o leitor possa ter uma noo do contedo do trabalho. Aponta os motivos da realizao do trabalho, sua importncia, o problema de pesquisa e sua contextualizao e delimitaes. Especifica os objetivos do trabalho, explicitando a metodologia adotada para desenvolv-lo. Apresenta as principais partes do texto, indicando a ordem de exposio e outros elementos do trabalho para situar o tema do trabalho.

Desenvolvimento
Parte central e mais extensa do trabalho. Desenvolve-se detalhadamente o objeto de estudo utilizando-se linguagem impessoal. Deve ser dada ateno estruturao do corpo do trabalho, cuja diviso em captulos requer sequncia lgica e clareza, cada um dos quais comeando por uma nova pgina e tambm pode ser divido em sees. A seo, quando for o caso, pode ser subdividida, apresentando sees secundrias. Utiliza ttulos que chamem a ateno do leitor e representem o contedo o qual est se iniciando - o ttulo deve sintetizar o texto. Inclui o referencial terico (reviso da literatura), coleta, tratamento dos dados e resultados da pesquisa. Antes de comear um captulo, fazer uma pequena introduo esclarecendo sobre o que vai ser tratado.

Desenvolvimento
As citaes bibliogrficas textuais, as notas de rodap, assim como todas as tabelas, quadros e ilustraes essenciais compreenso do texto, so includas nesta parte do trabalho. As tabelas, quadros e ilustraes devem aparecer to perto quanto possvel do lugar em que so mencionadas no texto, respeitando-se a apresentao tipogrfica e o aspecto esttico.

Consideraes finais
Parte final do trabalho na qual retomam-se os principais pontos levantados ao longo do desenvolvimento do assunto. A concluso a resposta que oferecemos ao leitor aps todo o processo de pesquisa. No se pode escrever na concluso nada que no tenha sido discutido antes. importante iniciar a concluso com um breve resgate ao assunto . No devem ser usadas citaes nas concluses, pois o seu contedo corresponde a sua anlise do que foi pesquisado e as suas concluses e reflexes.

Citaes
Fundamentam e melhoram a qualidade cientfica do trabalho. Tm a funo de oferecer ao leitor condies de comprovar a fonte das quais foram extradas as idias, frases ou concluses. Possibilitam, ainda, aprofundar o tema/assunto em discusso. Acrescenta indicaes bibliogrficas de reforo ao texto.

Citao direta
Transcrio exata de trechos do autor, respeitando-se rigorosamente redao, ortografia e pontuao.

Citao direta curta


Com at trs linhas.

Devero ser apresentadas no texto entre aspas.


A referncia ao autor poder estar no texto ou ao final da citao, neste caso, usa-se o sobrenome do autor entre parnteses e em letras maisculas.

Citao direta curta


Exemplo 1:
As citaes so os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentao e que se revelaram teis para corroborar as idias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocnio (SEVERINO, 1984, p. 126).

Exemplo 2: neste cenrio, que "[...] a AIDS nos mostra a extenso que uma doena pode tomar no espao pblico. Ela coloca em evidncia de maneira brilhante a articulao do biolgico, do poltico, e do social." (HERZLICH e PIERRET, 1992, p. 7).

Citao direta curta


Exemplo 3: Nvoa (1992, p.16) se refere identidade profissional da seguinte forma: "A identidade um lugar de lutas e conflitos, um espao de construo de maneiras de ser e de estar na profisso." Exemplo 4:

O papel do pesquisador o de servir como ''veculo inteligente e ativo'' (LDKE e ANDR, 1986, p. 11) entre esse conhecimento acumulado na rea e as novas evidncias que sero estabelecidas a partir da pesquisa.

Citao direta longa


Com mais de trs linhas.

Devero ser apresentadas em destaque.


O trecho transcrito feito em espao simples de entrelinhas, fonte com tamanho de corpo menor do que o texto corrido, com recuo de 4 cm da margem esquerda.

Citao direta longa


Exemplo 1: O objetivo da pesquisa era esclarecer os caminhos e as etapas por meio dos quais essa realidade se construiu. Dentre os diversos aspectos sublinhados pelas autoras, vale ressaltar que:
[...] para compreender o desencadeamento da abundante retrica que fez com que a AIDS se construsse como 'fenmeno social', tem-se freqentemente atribudo o principal papel prpria natureza dos grupos mais atingidos e aos mecanismos de transmisso. Foi construdo ento o discurso doravante estereotipado, sobre o sexo, o sangue e a morte [...]. (HERZLICH e PIERRET, 1992, p.30).

Citao direta longa


Exemplo 2: A escolha do enfoque qualitativo se deu porque concebemos a pesquisa qualitativa na linha exposta por Franco (1986, p. 36), como sendo aquela que:
[...] assentada num modelo dialtico de anlise, procura identificar as mltiplas facetas de um objeto de pesquisa (seja a avaliao de um curso, a organizao de uma escola, a repetncia, a evaso, a profissionalizao na adolescncia, etc.) contrapondo os dados obtidos aos parmetros mais amplos da sociedade abrangente e analisando-os luz dos fatores sociais, econmicos, psicolgicos, pedaggicos, etc. [...].

Citao indireta
Transcrio no literal das palavras de um autor

Reproduz-se fielmente o contedo e as ideias do documento original. No se utilizam as aspas.

Citao indireta
Exemplo 1:
Segundo Severino (1984), citaes so elementos, extrados do material consultado, que foram importantes para o desenvolvimento do trabalho do autor.

Exemplo 2:
De acordo com Freitas (1989), a cultura organizacional pode ser identificada e aprendida atravs de seus elementos bsicos tais como: valores, crenas, rituais, estrias e mitos, tabus e normas.

Exemplo 3:
A cultura organizacional pode ser identificada e aprendida atravs de seus elementos bsicos tais como: valores, crenas, rituais, estrias e mitos, tabus e normas. Existem diferentes vises e compreenses com relao cultura organizacional. O mesmo se d em funo das diferentes construes tericas serem resultantes de opes de diferentes pesquisadores, opes estas que recortam a realidade, detendo-se em aspectos especficos (FREITAS, 1989).

Citao da citao
Meno a um documento ao qual no se teve acesso direto. Deve ser indicado o sobrenome dos autores do trabalho original (no consultado), seguido da preposio latina apud e do sobrenome dos autores da obra consultada. A expresso latina apud (significa: citado por, conforme, segundo) utilizada quando se faz referncia a uma fonte secundria. Deve restringir-se a alguns poucos casos plenamente justificados. Nas referncias bibliogrficas mencionam-se apenas os autores efetivamente consultados.

Citao da citao
Exemplo 1: Segundo Carraro (1963) apud Salgado (1967), [...] Exemplo 2:
na indstria txtil de So Paulo que temos o melhor exemplo da participao da famlia na diviso do trabalho. A mulher, neste setor, tem uma participao mais ativa na gesto dos negcios e os filhos um envolvimento precoce com a operao da empresa da famlia (DURAND apud BERHOEFTB, 1996, p. 35).

Citao da citao
Exemplo 3:
Spendolini afirma que
o benchmarking um excelente exerccio de quebra de barreiras e de estmulo viso ampla, que respeita e considera o externo. Aprender a pensar para fora da caixa, por intermdio dessa tecnologia, promover o fortalecimento do esprito sistmico e da capacidade de enxergar para alm do horizonte (apud ARAUJO, 2001, p.205).

Citaes - destaques
Em alguns casos o autor do trabalho poder fazer supresses (omitir parte da citao), comentrios (na citao) ou destaques (negrito, sublinhado ou itlico).

Ao usar uma citao que contenha alguma expresso ou palavra destacada pelo
autor usa-se, aps a citao, a expresso grifo do autor, entre parnteses.
Exemplo de supresso e grifo do autor: [...] buscavam explicar o desempenho do indivduo nas organizaes (FICHT, 2004, p.

26, grifo do autor).

Caso o autor do trabalho queira destacar uma palavra ou expresso em uma citao, acrescenta-se aps a mesma a expresso grifo nosso, entre parnteses.
Exemplo: Todas elas buscam explicar o desempenho do indivduo nas organizaes (FICHT, 2004, p. 26 grifo nosso).

Citaes - destaques
Ao usar uma citao que contenha alguma expresso ou palavra entre aspas (...) no trabalho essa expresso ou palavra aparecer entre aspas simples (...). Exemplo: Texto original: Atualmente as organizaes esto preocupadas em como motivar sua equipe, procuram entender porque alguns colaboradores do o mximo de si enquanto outros fazem o mnimo possvel pela Instituio. No trabalho: Segundo Ficht (2004, p. 25) atualmente as organizaes esto preocupadas em como motivar sua equipe, procuram entender porque alguns colaboradores do o mximo de si enquanto outros fazem o mnimo possvel pela Instituio.

Formatao (ABNT)
Papel A4 (21cm x 29,7cm), digitado somente o anverso das folhas. Fontes Times new roman 12 ou Arial 12 para o corpo do texto. Fontes Times new roman 10 ou arial 10 para citaes com mais de trs linhas ou notas de rodap. Fontes Times new roman 10 ou arial 10 para legendas de ilustraes ou tabelas. Margem: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 3 cm.

Formatao (ABNT)
Espacejamento entrelinhas no corpo do texto 1,5. Espacejamento nas referncias simples. Espacejamento em citaes longas simples. Espacejamento em tabelas e quadros simples. Deixar duas linhas em branco entre ttulos e corpo do texto. Cada pargrafo deve vir recuado de 1,25 cm da margem (1 tab).

Apresentao das sees


Ttulo de
Seo primria (captulo incio de pgina) Seo secundria Seo terciria Seo quarternria em diante

Apresentao
Letra maiscula negrito Letra maiscula Letra maiscula e minscula negrito Letra maiscula e minscula

Exemplo
1 INTRODUO 1.1 OBJETIVOS 1.1.1 Geral 1.1.1.1 Xxxxxxx

Formatao
TTULOS NUMERADOS O nmero do captulo (seo) e subcaptulo (subseo) deve preceder o ttulo, separado por um espao (equivalente a um caracter) e estar alinhado margem esquerda. Os captulos ou sees so divises principais de um texto, portanto devem iniciar em folha prpria e devem ser digitados todos em letras maisculas e negrito, na mesma fonte, e em tamanho 12, alinhado margem esquerda. Os subcaptulos ou subsees devem ser digitados como mostra o quadro de numerao progressiva de sees. Os subcaptulos devem ser alinhados margem esquerda

Formatao
PAGINAO

Todas as folhas devem ser contadas a partir da folha de rosto, porm s comeam a aparecer a partir da primeira folha da introduo. Os nmeros, em algarismos arbicos, na parte superior direita da folha., a 2 cm da borda superior e direita

Formatao
ILUSTRAES

Consideram-se ilustraes: quadros, grficos, mapas, desenhos, fotografias, plantas, fluxogramas e outros. Quaisquer dessas ilustraes devem ter seu ttulo identificado na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu nmero de ordem.

FOTOGRAFIA 7 Biblioteca do Campus Belm

Formatao
TABELAS

apresentam informaes tratadas estatisticamente enquanto que os Quadros contm informaes textuais agrupadas em colunas. Devem ser elaboradas de acordo com a Norma de Apresentao Tabular do IBGE, edio de 1993. A legenda da Tabela fica acima.

Tabela 1 - Casos registrados de intoxicao humana, segundo a causa determinante. Brasil, 1993
Causa Acidente Abuso Suicdio Profissional Outras Ignorada Freqncia absoluta 29601 2604 7965 3735 1959 1103

Fonte: xxx

Formatao
REFERNCIAS As referncias devem ser alinhadas margem esquerda do texto, de maneira que se identifiquem individualmente com espao simples e separadas umas das outras por dois espaos simples. A letra deve ser tamanho 12 e o tipo da fonte deve ser o mesmo utilizado no texto. Os recursos negrito, itlico ou sublinhado devem ser uniformes em todas as referncias. Sugere-se utilizar o recurso negrito para destaque. NOTAS: Todo documento utilizado e citado no trabalho, inclusive a epgrafe, deve constar na lista de referncias. Aqueles utilizados, porm no citados, so expostos em uma lista de Documentos consultados.

Como montar referncias online


http://www.rexlab.ufsc.br:8080/more/

Referncias
ABNT http://www.faculdade.pioxiies.com.br/anexos/normas_de_trabalhos_cientifi cos.pdf http://meusite.mackenzie.com.br/yaraoliveira/al ulas_met_cient_seg_trab.pdf. Acesso: 10/03/2009 http://www2.anhembi.br/html/metodologia/cit acoes.htm. Acesso: 01/10/2009

Das könnte Ihnen auch gefallen