Sie sind auf Seite 1von 25

Universidade Fernando Pessoa Faculdade Cincias da Sade

RASTREIOS ONCOLGICOS
1

Docente: Prof. Doutora Nomia Afonso Discente: Mariana Henriques 21703 Astride Valente 20317 Joo Alves 2

INTRODUO

O rastreio de cancro procura este antes da pessoa mostrar qualquer sintoma; Existem diferentes tipos de testes de rastreio; Testes de rastreio tm riscos ( ex: testes falsos positivos, falsos negativos);

Estes testes tm vrios objectivos, mas no servem para diagnosticar cancro;


2

INTRODUO

Com a finalidade de estudar a segurana, preciso e utilidade dos testes de rastreio so aplicados a estes, diferentes tipos de estudos, obtendo-se resultados mais expressivos com estudos aleatrios, no aleatrios, estudos de coorte, estudos de caso-controle e estudos ecolgicos; Atravs dos resultados obtidos os mdicos podem determinar se alguns dos testes utilizados como rastreio devem ou no passar a ser testes aplicados regularmente.
3

OBJECTIVOS DOS RASTREIOS

Ajudar a encontrar o cancro antes dos sintomas aparecerem, mesmo sabendo que alguns cancros nunca causam qualquer tipo de sintomas; Encontr-lo numa fase precoce de modo a melhorar a eficcia do tratamento ou cura; Diminui a probabilidade de morrer de cancro.

Os testes de rastreio no servem para diagnosticar cancro, desta forma, para este ser diagnosticado devem ser realizados testes complementares.

TESTES DE RASTREIO DE CANCRO

O rastreio feito quando NO h sintomas;


Ajudam a encontrar esta doena num estadio precoce;

Quando um cancro ou um tecido anormal so encontrados prematuramente, pode ser mais fcil o tratamento ou at a sua possvel cura; Se por outro lado, os sintomas j tiverem aparecido, e o cancro estiver num estadio avanado ou com metstases, torna-se mais difcil o tratamento e/ou cura.
5

importante frisar que quando um mdico sugere a realizao dos testes de rastreio, no significa necessariamente que o paciente em questo tenha cancro.

TIPOS DE RASTREIO
Os testes de rastreio, englobam outro tipo de exames, como:

Exame fsico e historial; Testes laboratoriais; Procedimentos imagiolgicos; Testes genticos.


6

RASTREIOS / RISCO

Nem todos os testes de rastreio ajudam, e maior parte deles possuem riscos e temos ou devemos sab-los; H rastreios que causam hemorragias e outros problemas, como por exemplo, o rastreio do cancro do coln, que recorre a instrumentos como o sigmoidoscpio e a colonoscopia;

RASTREIOS / RISCO

Como em todos os testes neste tambm temos a possibilidade de nos depararmos com resultados falsos positivos e falsos negativos.

RASTREIOS / RISCO
Risco Absoluto: o risco de uma pessoa desenvolver uma doena, numa dada populao, num perodo de tempo.

Risco Relativo: mede a relao de um factor de risco a uma doena.

Odds ratio: 1. utilizado quando no h informao suficiente para encontrar o risco relativo; 2. usado em estudos caso-controlo.

RASTREIOS / DOENTES DE ALTO RISCO

Estar expostas a factores de alto desenvolvimento de alguns cancros; Ter tido cancro anteriormente;

risco

para

Ter dois ou mais parentes directos com cancro;


Ter certas mutaes relacionadas com o cancro.

10

BENEFCIOS DOS RASTREIOS

Aumento do nmero de casos de cancro diagnosticados precocemente; Diminuio do nmero de casos de cancro diagnosticado tardiamente; Diminuio do nmero de mortes por cancro.

11

CERTOS FACTORES PODEM LEVAR A MAIOR TEMPO DE SOBREVIVNCIA DANDO A IDEIA DE QUE H MELHORAS QUE NO FUNDO NO EXISTEM
Nestes factores esto includos o sobre-diagnstico e o vis de antecipao do diagnstico.
1) Sobre-diagnstico: por vezes os rastreios diagnosticam cancros que no tm relevncia, pois estes iriam desaparecer por si mesmos ou nunca causar algum sintoma, nunca seriam diagnosticados se no por rastreios. Diagnosticar estes cancros ento chamado de sobre-diagnstico, o que leva ideia de um aumento do tempo de sobrevivncia para mais pacientes, mas na realidade so pacientes que nunca morreriam de cancro.

12

CERTOS FACTORES PODEM LEVAR A MAIOR TEMPO DE SOBREVIVNCIA DANDO A IDEIA DE QUE H MELHORAS QUE NO FUNDO NO EXISTEM
2) Vis de antecipao do diagnstico: o tempo de sobrevivncia para pacientes com cancro normalmente medido a partir do dia em que o mesmo diagnosticado at ao dia da morte. Os pacientes so frequentemente diagnosticados depois de apresentarem sinais e sintomas. Se um teste de rastreio levar a um diagnstico antes de o paciente apresentar algum sintoma, o tempo de sobrevivncia aumentado devido data de diagnstico ser mais cedo. Este aumento faz parecer que pacientes diagnosticados pelo rastreio sobrevivem mais tempo, o que no verdade. Isto o vis de antecipao de diagnstico.

13

COMO TESTES DE RASTREIO PASSAM A TESTES

Resultados de estudos de investigao ajudam a decidir quando testes de rastreio devem passar a ser usados como testes padro; Provas de quanto seguros, precisos e uteis so os testes de rastreio provm de ensaios clnicos (estudos de investigao com pessoas). Quando essas provas so suficientes para demonstrar que os testes de rastreio so realmente seguros, precisos e uteis, estes passam a ser testes padro. Exemplos de teste que deixaram de ser de rastreio para passarem a teste padro so:
Colonoscopia, para o cancro do colo rectal; Mamografia, para o cancro da mama; Papanicolau, para cancro do colo uterino.

14

DIFERENTES ESTUDOS DE INVESTIGAO SO REALIZADOS PARA ESTUDAR OS RASTREIOS DE CANCRO

Ensaios com testes de rasteio tentam encontrar novos mtodos para o diagnstico de cancro antes do aparecimento de sintomas. Tm tambm como objectivo descobrir novos testes, mais seguros, mais baratos e fceis de aplicar. Estes estudos so desenhados com o intuito de avaliar os possveis benefcios e desvantagens dos testes de rastreio do cancro; Os ensaios clnicos so os mais usados para o estudo dos testes de rastreio, contudo nem sempre podem ser aplicados, portanto so aplicados outros tipos de ensaios como:

15

DIFERENTES ESTUDOS DE INVESTIGAO SO REALIZADOS PARA ESTUDAR OS RASTREIOS DE CANCRO


Ensaio aleatrio: este tipo de estudo o que fornece mais informao relativa segurana, eficcia e utilidade dos rastreios. So ento criados dois ou mais grupos de pessoas escolhidas aleatoriamente, sendo um destes o grupo de controlo, ao qual aplicado o teste de rastreio padro ou no aplicado nenhum teste. Os restantes grupos recebem o novo teste de rastreio, deste modo podem comparar-se os resultados obtidos com os diferentes testes de rastreio para saber qual o mais eficaz e quais os efeitos secundrios causados.

16

DIFERENTES ESTUDOS DE INVESTIGAO SO REALIZADOS PARA ESTUDAR OS RASTREIOS DE CANCRO


Ensaio no aleatrio: ao contrrio dos ensaios aleatrios, as pessoas so previamente atribudas a um grupo de forma no aleatria, o que leva obteno de resultados menos precisos. Estudos de Coorte: grandes grupos de pessoas so monitorizados ao longo do tempo nestes estudos, sendo divididas em grupos, com base no sua exposio ou no exposio a certo factor ou tratamento. Como exemplo, este estudo pode ser aplicado a mulheres que realizem frequentemente o teste do papanicolau, sendo divididas em dois grupos, HPV positivo e HPV negativo, com a finalidade de estudar as diferenas no desenvolvimento de cancro do colo uterino nestes dois grupos.

17

DIFERENTES ESTUDOS DE INVESTIGAO SO REALIZADOS PARA ESTUDAR OS RASTREIOS DE CANCRO


Estudos caso-controle: apresentam semelhanas com os estudos de coorte excepo do tempo em que as pessoas em estudo so acompanhadas. A informao obtida de um grupo com determinada doena e comparada com um grupo controle que no tem a doena em causa. Os resultados obtidos no so tao validos como os resultados de um estudo de coorte.

18

RASTREIO DO CANCRO DA MAMA

O cancro da mama um problema de sade pblica, apesar de no ser dos mais letais, tm uma alta incidncia e uma alta mortalidade, sobretudo na mulher; So detectados em Portugal cerca de 4.400 casos/ano e ocorrem 1.500 bitos/ano; Para diminuir a incidncia de casos, o exame clnico e a mamografia so meios para um diagnstico precoce.
19

RASTREIO DO CANCRO DA MAMA


O que o Rastreio do Cancro da mama?

uma actividade reconhecida a nvel cientfico e implementada atravs de um programa, dirigida s idades onde maior a incidncia da doena, com a periodicidade de dois em dois anos e que consiste na realizao de um exame radiolgico - mamografia.
20

RASTREIO DO CANCRO DA MAMA

s mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos;


As mulheres dos restantes grupos etrios, devem procurar o seu Mdico Assistente para aconselhamento e preveno; Nos casos em que existam sintomas, antecedentes pessoais ou familiares com patologia mamria maligna, tambm devem dirigir-se ao seu mdico.

21

RASTREIO DO CANCRO D0 COLO DE TERO

O rastreio do cancro do colo do tero fundamental para a deteno das alteraes cervicais antes da manifestao dos sintomas; O rastreio permite ao mdico detectar clulas anmalas antes do cancro se desenvolver;
Os mdicos recomendam s mulheres que efectuem regularmente o exame de Papanicolau, de forma a reduzir o risco de desenvolver cancro do colo do tero.
22

RASTREIO DO CANCRO D0 COLO DE TERO


PAPANICOLAU: um exame tambm designado por esfregao Papanicolau ou esfregao cervical. um procedimento simples, no doloroso, utilizado para analisar as clulas cervicais.
1) Visualizar o colo do tero; 2) Inserir a parte mais longa e central do escovilho, no endocolo; 3) Aplicar uma presso suave at base do escovilho, para que os filamentos laterais possam entrar em contacto com o exocolo; 4) Aplicando uma presso suficiente, rodar 5 vezes o escovilho entre o polegar e o indicador, no sentido dos ponteiros do relgio.

23

RASTREIO DO CANCRO DO COLN E RECTO

O rastreio do coln e recto (CCR) deve ser feito nos indivduos com 50 anos assintomticos; Deve-se fazer tambm: Pesquisa de sangue oculto nas fezes (PSOF); Fibrosigmidoscopia; Colonoscopia esquerda; Colonoscopia total; Clister Opaco.
24

RASTREIO DO CANCRO DO COLN E RECTO


Os indivduos com risco aumentado de vir a ter de Cancro do Clon e Recto. Indivduos com parentes de 1 grau com CCR; Sndrome Hereditrio de CCR Sem Polipose (antigo Sndrome de Lynch); Polipose Adenomatosa Familiar do Clon.

25

Das könnte Ihnen auch gefallen