Sie sind auf Seite 1von 28

DA FALA PARA A ESCRITA:

ATIVIDADES DE RETEXTUALIZAO

Luiz Antnio Marcuschi

PRINCPIO NORTEADOR

A lngua uma atividade sociointerativa, histrica e cognitiva

Falar ou escrever bem no ser capaz de adequar-se s regras da lngua, mas produzir um efeito de sentido pretendido numa dada situao.
no se trata de saber como se chega a um texto ideal pelo emprego de formas, mas como se chega a um discurso significativo pelo uso adequado s prticas e situao a que se destina.

A obra est estruturada em dois captulos:

No Captulo I, Oralidade e Letramento defende a posio de que no se deve tratar as relaes entre oralidade e letramento ou entre fala e escrita de maneira estanque e dicotmica. prope que essas relaes sejam analisadas no contexto das prticas comunicativas e dos gneros textuais.
No Captulo II, Da fala para a Escrita: Processos de Retextualizao demonstra como as atividades de retextualizao podem ser realizadas faz sugestes para anlise e tratamento da retextualizao na passagem da fala para a escrita. para ele no h um limite ideal para essa transposio depende do contexto, a intenso dos interactantes, das necessidades e da sociedade em que as atividades so realizadas, etc.

Captulo I Oralidade e Letramento


Oralidade e letramento como prticas sociais oralidade e letramento so atividades interativas e complementares no contexto das prticas sociais e culturais. Portanto impossvel observar as semelhanas e diferenas entre fala e escrita sem considerar a distribuio de seus usos na vida cotidiana.

o letramento, enquanto prtica social


formalmente ligada ao uso da escrita, tornouse indispensvel, elevando-se a um status mais alto, chegando a simbolizar educao, desenvolvimento e poder. Contudo se observarmos a realidade humana, seria possvel definir o homem como um ser que fala e no como um ser que escreve. todos os povos tm ou tiveram uma tradio oral, mas poucos tiveram ou tm uma tradio escrita. mesmo assim, a oralidade no superior escrita. so prticas e usos da lngua com caractersticas prprias (som-grafia)

A escrita no pode ser tida como uma representao da fala no consegue reproduzir muitos dos fenmenos da oralidade. preciso esclarecer a natureza das prticas sociais que envolvem o uso da lngua escrita e falada essas prticas estabelecem o lugar, o papel e o grau de relevncia (usos e valores) da oralidade e do letramento numa sociedade, sendo ambos partes de um intermitente processo social e histrico.

como expresso oral


A FALA apreendida em situaes cotidianas e nas relaes sociais: uma forma de insero sociocultural.

enquanto manifestao do letramento


A ESCRITA adquirida na escola em situaes formais
razo para a associao equivocada entre alfabetizao e escolarizao e explica a supervalorizao como instrumento cultural

Diferenciao dos termos abordados no estudo: Letramento reflete a influncia social da escrita um processo de aprendizagem histrico-social do ler e do escrever em situaes informais e para fins teis distribui-se em graus de domnio: do mnimo ao mximo Alfabetizao independe da escola: apenas uma das atribuies/atividades da escola, mas um aprendizado dependente de ensino representa a capacidade de ler e escrever compreende o domnio ativo e sistemtico das habilidades de ler e escrever Pode ser til ou preocupante aos governantes (ideologia) Escolarizao um processo que objetiva ensinar a escrever e formar integralmente um indivduo

Marcuschi distingue as relaes entre lngua falada e escrita (processos/prticas sociais) e oralidade e letramento (formas de usos)

Oralidade a comunicao no campo sonoro prtica social interativa para fins comunicativos Letramento abrange todas as prticas da escrita pode ir desde uma apropriao mnima da escrita o indivduo que analfabeto, mas letrado letrado o indivduo que participa de forma significativa de eventos de letramento e no apenas aquele que faz um uso formal da escrita. Fala produo textual-discursiva - usa sons articulados e significativos, aspectos prosdicos, recursos expressivos como a gestualidade, os movimentos do corpo e a mmica A escrita produo textual-discursiva - constituio grfica, embora envolva, tambm, recursos de ordem pictrica e outros. Usa tecnologia Trata-se de uma modalidade de uso da lngua complementar fala.

Tendncias no estudo das relaes entre fala e escrita aspectos formais, estruturais e semiolgicos

PERSPECTIVA DAS DICOTOMIAS dicotomias estritas - manuais escolares, gramticas Sugere a separao entre forma e contedo, lngua e uso: considera a fala e a escrita como modalidades opostas no ensino da lngua: privilegia o ensino de regras gramaticais, desprezando os fenmenos discursivos da linguagem. Inconveniente: considerar a fala como o lugar do erro e do caos gramatical, tomando a escrita como o lugar da norma e do bom uso da lngua.

Fala
Contextualizada Dependente Implcita Redundante No planejada Imprecisa No-normatizada Fragmentria

Escrita
Descontextualizada Autnoma Explcita Condensada Planejada Precisa Normatizada Completa

viso culturalista - desenvolve uma

fenomenologia da escrita e seus efeitos na forma de organizao e produo do conhecimento objetiva identificar as alteraes scioculturais que a escrita gerou nas sociedades. a escrita representa um avano na capacidade cognitiva dos indivduos inconveniente: destaca o teor preconceituoso da tendncia Segundo Gnerre h no mnimo trs pontos: egocentrismo, supervalorizao da escrita e tratamento globalizante.

Cultura oral x Cultura letrada

Pensamento concreto Raciocnio prtico Atividade artesanal Cultivo da tradio Ritualismo

Pensamento abstrato Raciocnio lgico Atividade tecnolgica Inovao constante Analiticidade

VARIACIONISTA no diferencia estritamente a fala da escrita, optando por consider-las como variedades lingusticas distintas forma dialetal e socioletal: bidialetal Para Marcuschi no so dois dialetos (duas variedades lingusticas distintas) So duas modalidades de uso da lngua: bimodal FALA E ESCRITA APRESENTAM Lngua padro Lngua culta Norma padro Variedade no-padro Lngua coloquial Normas no-padro

VISO SOCIOINTERACIONISTA analisa a lngua como fenmeno dinmico e interativo desenvolve-se numa perspectiva interpretativa ocupa-se dos tipos textuais e de suas funes na sociedade Segundo Marcuschi: essa tendncia, associada a um estudo etnogrfico, seria o meio mais sensato de ponderar acerca das relaes de formas lingusticas, funcionalidade, interao e conhecimento no tratamento da fala e escrita. FALA E ESCRITA APRESENTAM

Dialogicidade Usos estratgios Funes interacionais Envolvimento Negociao Situacionalidade Coerncia Dinamicidade

SNTESE CONCLUSIVA

a lngua um produto cultural, mas se regula pela cultura. Falada ou escrita, a lngua reproduz a organizao da sociedade: variao sociolingstica e sociocultural. No se deve determinar supremacia entre fala e escrita As distines entre fala e escrita devem ser vistas sob a tica dos usos do cdigo, e no de sistemas ou do cdigo em si: eliminando-se as dicotomias estritas entre elas e criando uma diferenciao gradual.
Marcuschi reflete sobre a ligao entre cultura e comunicao social: observa os usos da oralidade e da escrita em nossa sociedade, justifica a impossibilidade de representao da fala pela escrita e vice-versa, revela a origem de preconceitos contra a fala, esclarece a ntima relao entre lngua e organizao social, mostra a fala como forma de identidade humana, condena a associao entre alfabetizao e escolaridade, ou alfabetizao e desenvolvimento.

O ensino de lngua portuguesa pe em relevo a incorporao da oralidade na sala de aula, colocando em prtica as diretrizes dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que postulam um ensino que leve em considerao o uso da fala em diferentes situaes comunicativas.

Para Marcuschi: a passagem da fala para a escrita no a passagem do caos para a ordem: a passagem de uma ordem para outra. a anlise das relaes entre a oralidade e a escrita e o modelo de tratamento das retextualizaes, constituem um caminho claro e pertinente de investigao ao pesquisador que pretende aprofundar-se neste campo, tanto terico como prtico. deve-se trabalhar com a oralidade e a escrita, no como forma dicotmicas, mas como um contnuo, pode ser um caminho para a superao do mito da supremacia social e cognitiva da escrita sobre a oralidade. com o contato permanente e intenso com textos falados e escritos, o aluno ter de onde retirar recursos para ser um bom usurio da lngua.

A concepo de lngua defendida por Marcuschi pressupe um fenmeno heterogneo (com mltiplas formas de manifestao), varivel, histrico e social, indeterminado sob o ponto de vista semntico e sinttico (submetido s condies de produo) e que se manifesta em situaes de uso, de forma concreta, como texto e discurso.

Captulo II Da fala para a escrita: processos de retextualizao


demonstrao de como as atividades de retextualizao podem ser realizadas busca-se construir um modelo para analisar o grau de conscincia dos usurios da lngua a respeito das diferenas entre fala e escrita observando a prpria atividade de transformao

RETEXTUALIZAO
processo que envolve operaes complexas que interferem tanto no cdigo quanto no sentido a passagem da fala para a escrita no a passagem do caos para a ordem: a passagem de uma ordem para outra ordem so rotinas usuais automatizadas, mas no mecnicas lidamos com elas o tempo todo nas sucessivas reformulaes dos mesmos textos numa intrincada variao de registros, gneros textuais, nveis lingusticos e estilos. Possibilidades de retextulizao 1. Fala Escrita (entrevista oral Entrevista impressa) 2. Fala Fala (conferncia Traduo simultnea) 3. Escrita Fala (texto escrito Exposio oral) 4. Escrita Escrita (texto escrito Resumo escrito)

As operaes de retextualizao esto relacionadas e se distinguem das atividades de transcrio e transcodificao. Transcrio passar um texto de sua realizao sonora para a forma grfica As mudanas operadas na transcrio no devem interferir na natureza do discurso produzido do ponto de vista da linguagem e do contedo. Transcodificao a passagem da substncia e forma da expresso oral para a substncia e forma da expresso escrita com todas as conseqncias inerentes a esse processo.
h uma atividade onipresente na atividade de transcrio, que a compreenso quando transcrevemos a fala para fins de anlise, adotamos uma srie de convenes de transcrio para manter um mnimo de fidelidade qualidade da produo oral

Toda a transcrio uma espcie de adaptao em que ocorrem perdas.

Adaptao uma transformao, uma retextualizao. Interferimos tanto na forma e substncia da expresso, como na forma e substncia do contedo A diferena entre transcodificao e parfrase A transcrio atinge a fala original, envolvendo questes ticas, reproduzindo preconceitos, registrando em marcas grficas ou apagando evidncias sociodialetais dos falantes. Interferem na retextualizo o propsito ou objetivo da retextualizao a relao entre o produtor do texto original e o transformador a relao tipolgica entre o gnero textual original e o gnero da retextualizao os processos de formulao tpicos de cada modalidade. as operaes de retextualizao, na passagem da fala para a escrita, so atividades conscientes que seguem variados tipos de estratgias.

REGRAS DE EDITORAO
As regras de edio da fala (Taylor e Cameron) um processo de idealizao dos dados com o objetivo de torn-los gramaticais e analisveis, "depurando-os" de todos os elementos inanalisveis. priorizam a escrita sobre a fala uma coisa falar com eficcia comunicativa, outra falar de acordo com as normas da escrita (gramaticalidade)
Texto original falado:
o meu pai no... o meu pai j uma pessoa... ah... ele... j... uma pessoa muito fechada ... e... triste... descontinuidade ps-descontinuidade descontinuidade ps-descontinuidade (falso incio) (hesitao e repetio)

Texto-alvo editorado:
o meu pai j uma pessoa muito fechada e triste

MODELO (detalhes na word)

a)

operaes que seguem regras de regularizao e idealizao e se fundam nas estratgias de eliminao e insero: eliminao de marcas interacionais e partes de palavras; introduo da pontuao de acordo com a entoao das falas; retirada de repeties, redundncias, parfrases e pronomes egticos; introduo da paragrafao e pontuao detalhada sem modificao da ordem dos tpicos discursivos. b) operaes que seguem regras de transformao e se fundamentam em estratgias de substituio, seleo, acrscimo, reordenao e condensao. introduo de marcas metalingsticas para referenciao de aes e verbalizao de contextos expressos por ditico; reconstruo de estruturas truncadas, concordncias, reordenao sinttica, encadeamentos; tratamento estilstico com seleo de novas estruturas sintticas e novas opes lxicas; reordenao tpica do texto e reorganizao da seqncia argumentativa; agrupamento de argumentos condensando as idias.

Vantagens do ensino de lngua na perspectiva apresentada:


maior dinamismo e a produtividade
porque leva em conta o aspecto textual-discursivo e no apenas as estruturas formais. torna evidente que a escrita no uma representao da fala. as diferenas no so to essenciais no plano do contedo nem no da organizao bsica das informaes comprova que o texto oral apresenta, nos diversos gneros, alto grau de coesividade e coerncia, no podendo ser considerado desordenado ou fragmentrio.

a lngua uma atividade scio-interativa que exorbita o prprio cdigo como tal. O seu uso assume deve ser o principal objeto central de observao porque, s assim, elimina-se o risco de transform-la em mero instrumento de transmisso de informaes. A lngua um fenmeno sociocultural que se determina na relao interativa e contribui de maneira decisiva para a criao de novos mundos e para nos tornar definitivamente humanos.

A obra nos conduz a reavaliar o lugar da fala e da escrita nas sociedades contemporneas, oferecendo-nos critrios de anlise destas duas dimenses e capacitando-nos a usar a lngua para produzir um efeito de sentido a ser utilizado numa dada situao. Isso nos remete obra de Ingedore V. Koch, O texto e a construo dos sentidos, cuja discusso se funda em questes relativas produo do sentido comuns s modalidades escrita e falada, procurando descrever e explicar a capacidade do ser humano de interagir socialmente por meio de uma lngua, das mais diversas formas e com os mais variados resultados.

Das könnte Ihnen auch gefallen