Sie sind auf Seite 1von 29

O Direito de Karl Marx

Prof. Ren Armand Dentz Junior


Alunos: Humberto Leite Gramigna Mateus Marques Oliveira Rodrigo Souza Teles Romrio Arajo dos Santos Rubhia M. Maciel de Morais

Karl Heinrich Marx (1818-1883)


(Reino da Prssia Inglaterra)

Intelectual e revolucionrio alemo, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filsofo, historiador, terico poltico e jornalista.

Hegel / Marx
Uniam o Direito ao Estado Estado respeitvel, capaz de manter a ordem

Instrumento de opresso a ser combatido

ESTADO
instrumento de dominao de uma classe sobre a outra Portanto, o Direito, para existir, supe uma sociedade hierarquizada e dividida em classes.

DIREITO

arma na luta travada entre capitalistas e trabalhadores

Marx e Hegel
No existe direito sem o Estado e nem o Estado sem o Direito

Nova Concepo do Direito


Metade do Sculo XIX Marx e Engels dois pensadores alemes Reformadores

Teoria do Direito de Marx


No h teoria especfica do Direito Crtica ao programa de Gotha (1875), nico texto em que Marx trata do direito Teoria econmica e filosofia poltica Influncia no pensamento jurdico Crticas de Marx ao direito burgus

Infra-estrutura e Superestrutura

jurdico-poltica e ideolgica
fora de trabalho, tecnologia, terras e conhecimento

O Direito era essencialmente dependente da superestrutura, ou seja, era um reflexo das concepes, das necessidades e ainda, dos interesses de uma classe dominante, esta produzida pelo desenvolvimento das foras produtivas e das relaes de produo que constituem a base econmica do desenvolvimento social.

O Direito vontade da classe dominante, salientando, porm, ser essa vontade elevada condio de lei, demonstram que esse precisamente o seu trao especfico que o diferencia de todos os demais segmentos da superestrutura histrico-social, tal como a poltica, a religio, a filosofia etc.

Teses fundamentais do Direito de Marx


1) O determinismo econmico do Direito 2) O carter classista da lei
3) O desaparecimento da lei na sociedade comunista

1 - Materialismo
O Direito , antes de tudo, produto de foras econmicas. A ordem poltica, social, religiosa e cultural de qualquer poca determinada pelo sistema material de produo, isto , a vida social tem suas manifestaes causada por fatos econmicos. Encontra-se ligado produo material da vida

Acreditava existir uma influncia do poder econmico sobre o Direito, atingindo tambm a cultura, a histria e as relaes sociais. Assim, a dominao econmica de uns poucos sobre tantos outros se legitima por intermdio de um Estado de Direito, cujo princpio capital a lei. Em suma, "tanto as relaes jurdicas quanto as formas de Estado no podem ser compreendidas nem por si mesmas, nem pela chamada revoluo geral do esprito humano, mas antes tm suas razes nas condies materiais de existncia.

Direito
Direito designa um fenmeno que tem conexo com outro conjunto de fenmenos sociais que se inscrevem no contexto do exerccio do poder em uma sociedade Estudo do Direito relacionado a outras cincias sobretudo Economia.

Para Marx, a concepo materialista da histria humana o resultado daquilo que se faz e no o que se pensa. Ou seja, tudo que se decide na prxis, na ao. O homem aquilo que ele produz. Portanto o homem no o que ele cr ou o que a religio determina, mas, a histria do homem se faz atravs do seu envolvimento no processo de produo.

2 - Carter classista
Marx considerava que o direito, na sociedade burguesa, seria sempre um instrumento da classe dominante; e, na sociedade do que ele chamou de comunismo superior, o direito haveria de desaparecer, juntamente com o Estado. realidade poltica reflexo da sociedade civil

Direito Regra de conduta coercitiva


Nasce na ideologia da classe dominante (burguesia) Seja o Direito Lei, jurisprudncia ou costume, est sempre ligado vontade da classe dominante oposio do conjunto do corpo social

O Direito no o efeito exclusivo da vontade da classe econmica dominante, mas a sntese de um processo de conflito de interesses entre as classes sociais, que Marx denominava de luta de classes.

Luta de Classes
Burguesia
detentora dos meios de produo

Proletariado
fora de trabalho

O direito um instrumento da violncia, que tem como nica funo a ordenao e manuteno da estrutura econmica de produo. Karl Marx

Direito como vontade de classe


Capacidade consciente de criar conceitos, categorias e doutrinas, interesses e objetivos, valores e razes, juzos e julgamentos, voltados a assegurar sistematicamente o processo de dominao de classes.

Processo de dominao
Razes na origem da humanidade Direito Escravagista Direito Feudal Direito Burgus ou Capitalista

manifestaes de vontade das classes dominantes que emergiram vitoriosas

Direito do justo
O justo, no passado, era a produo escravagista, a escravido era uma instituio justa. Agora, no capitalismo, a escravido passa a ser considerada uma instituio injusta, mas a explorao do trabalho realizada por meio de um contrato tida como justa.

O proletariado, no s por ser maioria, mas tambm por sua vital participao no desenvolvimento do capital, capaz de fazer frente aos detentores no s das riquezas geradas, como tambm do poder.

O Estado comunidade ilusria


A finalidade do Estado garantir o interesse comum, mas este concebido como o conjunto dos interesses dos indivduos proprietrios. Para Marx, justamente a unio dos indivduos que coloca as condies do livre desenvolvimento.

3 - Extino do Direito
ltimo estgio do comunismo

Extino da propriedade privada e da diviso de classe Desaparecimento do direito assim que desaparecesse a diviso social do trabalho e a sociedade de classes

Correntes contrrias

Hans Kelsen, de formao positivista, que defendeu a teoria pura do Direito, sob o fundamento de que para a construo de um conhecimento consistentemente cientfico o Direito deve abstrair-se dos aspectos polticos, morais, econmicos e histricos.

Referncias Bibliogrficas
MASCARO, Alysson Leandro. O Direito de Marx. In: Introduo Filosofia do Direito dos modernos aos contemporneos. So Paulo: Editora Atlas S.A. (2002). Cap 4. p.116-124. RAMOS, Augusto Csar. O Direito como fenmeno social na viso de Marx. Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 52, 1 nov. 2001. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/2474>. Acesso em: 8 mar. 2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen