Sie sind auf Seite 1von 52

MACROECONOMIA

Prof. Joubert H. Zacarias

Macroeconomia
A) Objetivo: procura obter uma viso simplificada do funcionamento da economia, que permita ao mesmo tempo conhecer e atuar sobre o nvel de atividade econmica de um determinado pas ou de um conjunto de pases. B) Metas da poltica Macroeconmica Alto nvel de emprego Estabilidade de preos (controle da inflao) Distribuio de renda socialmente justa Crescimento Econmico C) Instrumentos da poltica macroeconmica A poltica macroeconmica envolve atuao do governo sobre a capacidade produtiva (oferta agregada) e despesas planejadas (demanda agregada), objetivando que a economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflao e uma distribuio justa de renda. Poltica Fiscal Poltica Monetria Poltica Cambial Poltica de Rendas Prof. Joubert H. Zacarias 2

PRODUTO NACIONAL BRUTO PRODUTO INTERNO BRUTO

O Produto Interno Bruto o somatrio de todos os bens e servios finais produzidos dentro do territrio nacional num dado perodo, sem levar em considerao se os fatores de produo so de propriedade de residentes ou no residentes. O Produto Nacional Bruto a renda que pertence aos nacionais. PNB = PIB + Renda recebida do exterior Renda enviada ao exterior PNB = PIB + RLE a renda recebida e renda enviada ao exterior chamada de renda lquida do exterior (RLE). No Brasil, como a renda enviada para o exterior supera a renda recebida, o PIB maior que o PNB

Prof. Joubert H. Zacarias

CONSUMO e POUPANA
As receitas das famlias, tm dois destinos possveis: o consumo no perodo ou a poupana, que possibilitar o consumo futuro. Razes para poupar: Aumentar ou manter patrimnio familiar. Deixar herana aos sucessores. Constituir um fundo para a aposentadoria. O fator determinante para o consumo e a poupana de uma famlia a renda. Famlias de baixa renda, dificilmente podem poupar, pois, so obrigadas a destinar a maior parte de sua renda ao consumo de necessidades bsicas. Renda disponvel: a renda com a qual os indivduos contam, depois de pagarem os impostos e receberem os subsdios.

Prof. Joubert H. Zacarias

DEMANDA de INVESTIMENTO Em uma economia mista (neoliberal), as poupanas so realizadas pelas economias domsticas, j os investimentos so realizados pelas empresas e dependem de trs fatores: As expectativas empresariais sobre o futuro da atividade econmica. A taxa de juros. O nvel da capacidade instalada utilizada pelas empresas.

Prof. Joubert H. Zacarias

DISTRIBUIO da RENDA Distino de renda e riqueza de um pas. Riqueza: o conjunto de ativos fsicos(terra, capital e trabalho), propriedade das economias domsticas. Renda: o produto da utilizao de recursos produtivos em um determinado perodo. A distribuio de renda em um pas, entre os diferentes agentes econmicos, o resultado no s das rendas obtidas livremente por meio de fatores produtivos, mas tambm ser condicionada pela ao do setor pblico mediante o estabelecimento de imposto e subsdios.
Prof. Joubert H. Zacarias 6

POLTICA DISTRIBUTIVA E SEUS INSTRUMENTOS A poltica distributiva compreende um conjunto de medidas cujo objetivo principal modificar a redistribuio da renda entre os indivduos ou os grupos sociais. Instrumentos da poltica distributiva a) O sistema tributrio b) Os gastos de transferncia( seguro-desemprego, subsdios educacionais) c) Medidas que implicam interveno direta no mecanismo de mercado.
Prof. Joubert H. Zacarias 7

SISTEMA TRIBUTRIO
Impostos: so uma imposio do Estado a unidades familiares e empresas, para que paguem uma certa quantidade de dinheiro em relao a determinados atos econmicos. Impostos diretos: incidem sobre o contribuinte e no sobre os bens. Ex: IRPF Impostos indiretos: incidem no momento da compra dos bens e servios, afetam o contribuinte indiretamente. Ex: ICMS A estrutura tributria pode ser considerada da seguinte forma: Progressiva: quando a alquota cobrada aumenta, conforme aumenta a renda do contribuinte. Regressiva: se quanto maior for a renda do contribuinte menor for a alquota cobrada. Proporcional ou neutra: quando todos os contribuintes pagam uma mesma parcela de imposto, em relao sua renda.
Prof. Joubert H. Zacarias 8

GASTOS DE TRANSFERNCIA As transferncias garantem uma base mnima do nvel de vida para os indivduos e buscam dar uma igualdade primria na distribuio de renda. So provises que se realizam sem a contrapartida correspondente de bens e servios por parte do receptor. Ex: Segurodesemprego, penses. INTERVENO DIRETA NO MECANISMO DE MERCADO Medidas que atuam no processo de formao das receitas, ou seja, sobre as foras da oferta e demanda mo-de-obra e sobre fatores da produo, tais como o capital. Ex: Imposio do salrio mnimo, controle e congelamento de preos.

Prof. Joubert H. Zacarias

FUNES DO SETOR PBLICO Fiscalizadora: estabelecer e cobrar impostos Reguladora: regular a atividade econmica mediante leis e disposies administrativas. Ex: controle de preos, regular monoplios, proteger consumidores em relao publicidade e sade. Provedora de bens e servios: mediante as empresas pblicas, facilitar acesso a bens e servios, tais como, transporte, segurana e educao, gua e energia. Assim o Estado pode pagar penses, seguros sociais e promover o investimento em setores atrasados. Redistributiva: modificar a distribuio da renda ou da riqueza entre as pessoas, regies ou grupos, procurando torn-la mais igualitria. Para isso, utiliza normas e tambm receitas e gastos pblicos. Estabilizadora: controlar os grandes agregados econmicos, evitando excessivas flutuaes e procurando diminuir os efeitos das Prof. 10 quedas da atividade produtiva.Joubert H. Zacarias

POLTICA FISCAL Integram a poltica fiscal, os programas de governo relacionados com o gasto de transferncias e a quantidade e o tipo de impostos. A receita pblica formada basicamente pelos impostos e juntamente com os gastos pblicos formam o Oramento Pblico. Oramento do Receitas Gastos setor pblico = pblicas - pblicos

Supervit oramentrio: receitas pblicas > gastos pblicos Dficit oramentrio: receitas pblicas < gastos pblicos
Prof. Joubert H. Zacarias 11

POLTICA FISCAL EM AO
1. Poltica fiscal expansiva Impostos Gasto pblico 2. Consumo privado Produo e emprego Investimentos

Poltica Fiscal recessiva Impostos Gasto pblico Consumo privado Produo e emprego Investimentos

*Entende-se por demanda agregada: consumo privado, investimentos e gasto pblico


Prof. Joubert H. Zacarias 12

POLTICAS FISCAIS DISCRICIONRIAS So polticas que exigem por parte do governo medidas explcitas, ou seja, dependem de deciso direta ou arbitrria, dos condutores da poltica fiscal. Programas de obras pblicas. Ex: Construo de hospitais, escolas, estradas. Projetos pblicos de emprego. Ex: 1 emprego. Programas de transferncias. Ex: Penses, bolsa escola. Alteraes dos tipos de impostos. Ex: alteraes na alquota do IPI, isenes de impostos como IPTU, para instalaes de empresas, no municpio.
Prof. Joubert H. Zacarias 13

Enfoques a respeito da Poltica Fiscal


Enfoque clssico ou monetarista Enfoque Keynesiano Suposies iniciais As economias possuem mecanismos Aps a crise de 1929, tornou-se claro auto-corretores que eliminam osque no existe um mecanismo desajustes e tornam desnecessria aautomtico que leve a economia ao interveno estabilizadora estatal. pleno emprego dos recursos. As economias tendem, a longo prazo, a Os preos e os salrios no so to manter o pleno emprego dos recursosflexveis. A rigidez baixa dos salrios, produtivos. especialmente, dificulta os ajustes. O papel do Setor Pblico Limitar o gasto pblico Diante de uma recesso motivada por O oramento pblico deve-se manteruma demanda agregada insuficiente, o setor pblico deve intervir, manipulando equilibrado anualmente. os gastos e os impostos. O oramento deve-se equilibrar ciclicamente. Durante as recesses, Prof. Joubert pode-se incorrer em dficits temporais. H. Zacarias 14

DFICIT e SEU FINANCIAMENTO


Ao longo do sculo passado e do atual, o nvel de participao do setor pblico na atividade econmica aumentou, elevando o gasto pblico. Existem trs procedimentos para o seu financiamento: Aumento ou criao de impostos apesar de serem a forma natural de se financiar o dficit, possuem limitaes, durante uma recesso, por exemplo, no se pode aumentar os impostos, pois, a situao se agravaria. Criao de dinheiro isso implicaria em uma poltica monetria expansiva, que entre outros fatores, geraria inflao. Emisso de ttulos da dvida pblica este procedimento poderia causar o efeito deslocamento, que a reduo das possibilidades de financiamento da iniciativa privada, para financiar o setor pblico.

Prof. Joubert H. Zacarias

15

Intermedirios Financeiros
So instituies que intermediam os demandantes e ofertantes financeiros, ou seja, os intermedirios financeiros emitem obrigaes financeiras (tais como, CDB ou Letras de Cmbio) para adquirir fundos do pblico e posteriormente oferec-los s empresas e aos indivduos ou ao setor pblico.

Servios oferecidos pelos intermedirios financeiros


Como proprietrios: possibilidade de guardar o dinheiro de seus clientes em um lugar seguro e de obter juros pelas poupanas depositadas nas instituies financeiras. Como emprestadores: oferecem a possibilidade a seus clientes de pedirem emprestado dinheiro para financiar seus gastos, tanto de consumo como de investimento. Como transferidores de dinheiro(meio de pagamento): oferecem a seus clientes a possibilidade de pagar contas, de obter dinheiro de outros lugares e de transferir dinheiro de uns indivduos a outros.
Prof. Joubert H. Zacarias 16

Sistema Financeiro Nacional


Conselho Monetrio Nacional (CMN)

Banco Central do Brasil


Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) Comisso de Valores Mobilirios (CVM)

Banco do Brasil

Bancos regionais e desenvolvimento Banco do Nordeste do Brasil Banco da Amaznia Bancos estaduais de desenvolvimento

Instituies bancrias Bancos comerciais Bancos mltiplos Caixa Econmica Federal Caixas econmicas estaduais

Instituies no bancrias Bancos de investimento Sociedade de crdito, financiamento e investimento Sociedade de crdito imobilirio Associaes de poupana e emprstimos Cooperativas de crdito

Instituies auxiliares Bolsa de valores Sociedades corretoras Sociedades distribuidoras Fundos de investimentos Companhia de seguros Agentes autnomos

Prof. Joubert H. Zacarias

17

Intermedirios Financeiros

Sistema Monetrio
Formado por instituies que tm capacidade de criar dinheiro. Banco Central (BACEN) Banco Comercial Caixas Econmicas Bancos Mltiplos

Sistema no Monetrio
Formado por instituies que no tm capacidade de criar dinheiro. Companhias Seguradoras Fundos de Penses Financeiras Corretoras Empresas de Leasing

Prof. Joubert H. Zacarias

18

DINHEIRO
Conceito: tudo o que serve como meio de troca, no sentido de que amplamente aceito como pagamento.

Funes do dinheiro
Meio de troca aceito pela coletividade para a realizao de transaes e de cancelamento de dvidas. Unidade de conta serve para calcular quanto valem bens e servios. Reserva de valor tanto as famlias como as empresas podem manter parte de seus patrimnios em forma de dinheiro que podem ser trocado facilmente por bens e servios.
Prof. Joubert H. Zacarias 19

Caractersticas do Dinheiro
Durabilidade as pessoas no aceitariam como dinheiro algo que fosse perecvel e se deteriorasse em pouco tempo. Mobilidade deve ser fcil de transportar, principalmente se for necessrios grandes quantidades. Divisibilidade deve poder subdividir-se em pequenas partes com facilidade e sem perda de valor. Homogeneidade qualquer unidade do bem em questo deve ser exatamente igual s demais. De oferta limitada qualquer mercadoria que no tem oferta limitada no ter valor econmico.
Prof. Joubert H. Zacarias 20

Tipos de dinheiro
Dinheiro-mercadoria Dinheiro-metlico Papel-moeda conversvel em ouro Dinheiro-fiducirio: baseado na confiana que o pblico tem em poder utilizlo como meio de troca geralmente aceito. Dinheiro-bancrio: constitudo pelos depsitos bancos comerciais, bancos mltiplos e demais instituies financeiras.

Tipos de depsitos
Depsitos vista: so os que possuem disponibilidade imediata para o titular. Depsitos de poupana: so como os depsitos vista, porm, no dispem de cheque e tm rendimento mensal de 0,5% mais correo pela TR. Depsitos a prazo: so fundos tomados por um prazo fixo e que no podem ser retirados sem uma penalizao.
Prof. Joubert H. Zacarias 21

Servios Bancrios
DEPSITOS vista De poupana A prazo: no podem ser retirados sem penalizao
(CDB)

TRANSAES

Servios realizados pelos bancos aos seus clientes (dbito automtico). Trocas de cheque(compensao) e transferncias monetrias (DOC). Concesso de financiamento aos clientes. Cheque especial. Disponibiliza para seus clientes cofres para depsito de objetos de valor.

EMPRSTIMOS COFRES

OUTROS SERVIOS Assessoria financeira. Troca de moeda estrangeira. Planos de previdncia privada.
Prof. Joubert H. Zacarias 22

Banco Central
o responsvel pelo controle e funcionamento do sistema financeiro. Uma de suas tarefas fundamentais consiste em manter o crescimento da quantidade de dinheiro que simultaneamente condiciona a taxa de juro.

Funes do BACEN
Banco dos bancos: o fluxo de caixa dos bancos pode apresentar tanto insuficincia de recursos, como excesso. No primeiro caso, so socorridos pelo BACEN, e no segundo caso, para seus recursos no fiquem ociosos, os mesmos so depositados junto ao Banco Central. Alm disso h a necessidade de transferncias de fundos entre os bancos comerciais, como resultado positivo ou negativo da cmara de compensao de cheques, onde as trocas de crditos e dbitos so realizadas pelo Banco do Brasil.
Prof. Joubert H. Zacarias 23

Funes do BACEN
Banco do governo: o governo deposita no BACEN, grande parte de seus recursos. Da mesma forma, quando o governo necessita de recursos, saca junto ao Banco Central em contrapartida entrega de ttulos pblicos. Controle e regulamentao da oferta de moeda. Controle dos capitais estrangeiros e das operaes com moeda estrangeira. Fiscalizao das instituies financeiras.
Prof. Joubert H. Zacarias 24

Poltica Monetria
o conjunto de atos do BACEN para controlar a quantidade de dinheiro e a taxa de juros e, em geral, as condies de crdito. A poltica monetria pode ser de dois tipos: Poltica Monetria Restritiva: conjunto de medidas que reduzem o crescimento da quantidade de dinheiro e encarecem os emprstimos(elevao da taxa de juros). Poltica Monetria Expansiva: conjunto de medidas que aceleram o crescimento da quantidade de dinheiro e barateiam os emprstimos(reduo da taxa de juros).

Prof. Joubert H. Zacarias

25

Instrumentos da Poltica Monetria


Depsitos compulsrios ou Reservas obrigatrias: o Banco Central obriga que os bancos comerciais depositem um percentual (coeficiente de reserva) determinado por ele, sobre os seus depsitos vista. Desta forma o Banco Central controla o volume ofertado de emprstimos bancrios, aumentando ou diminuindo o coeficiente de reserva. Operaes com Mercado Aberto (Open Market): consistem na compra e venda de ttulos pblicos ou obrigaes pelo governo. Quando o governo coloca seus ttulos venda, o objetivo retirar dinheiro do mercado(enxugar os meios de pagamento), o contrrio ocorre quando o governo compra seus ttulos de volta, aumentando assim a oferta de moeda. Poltica de Redesconto: consiste na liberao de recursos pelo Banco Central aos bancos comerciais, que podem ser emprstimos ou redescontos de ttulos. Existem os redescontos de liquidez(dinheiro), que so emprstimos aos bancos comerciais para cobrirem um eventual dbito na compensao de cheques e os redescontos especiais ou seletivos, que so emprstimos que visam beneficiar setores especficos. Ex: Uma linha de crditos para produtores rurais.
Prof. Joubert H. Zacarias 26

COMRCIO INTERNACIONAL
O comrcio internacional consiste no intercmbio de bens, servios e capitais entre diferentes pases. A justificativa para esses intercmbios internacionais baseia-se, fundamentalmente, no fato de que todas as naes possuem recursos e capacidades tecnolgicas muito diferentes, proporcionando a um determinado pas a especializao na produo de determinado produto por possuir maiores vantagens comparativas. O comrcio internacional facilita a especializao, ao permitir que cada pas possa colocar no resto do mundo os excedentes dos produtos em que se especializou.
Prof. Joubert H. Zacarias 27

Fatores Explicativos do Comrcio Internacional


Condies climatolgicas. Riqueza mineral. Tecnologia. Quantidades disponveis de mo-de-obra. Quantidades disponveis de capital. Quantidades disponveis de terra cultivvel.
Prof. Joubert H. Zacarias 28

Medidas Protecionistas ou Intervencionistas


So medidas adotadas para limitar a entrada de determinados produtos em um pas. Impostos de importao ou tarifas aduaneiras. Contingenciamento ou quotas importao. Subsdios exportao. Barreiras no-tarifrias: regulamentaes como, procedimentos aduaneiros complexos e custosos e o recurso a normas administrativas de qualidade e sanitrias muito estritas, que acabam discriminando os produtos estrangeiros e favorecendo os nacionais. As tarifas e os subsdios alteram as vantagens comparativas dos diferentes pases e seu efeito reduzir o comrcio (no caso de tarifas) ou aument-lo ( no caso de subsdios ) de forma artificial.
Prof. Joubert H. Zacarias 29

Justificativas para Medidas Protecionistas


Proteger uma indstria considerada estratgica para a segurana nacional. Incentivar a industrializao e a criao de empregos, atravs da substituio de importaes por produtos nacionais. Possibilitar o desenvolvimento das indstrias nascentes, que no podem competir com indstria desenvolvidas de outros pases. Combater os dficits que se apresentam entre as exportaes e Prof. Joubert H. Zacarias 30 as importaes.

MERCADO DE CMBIO
Conceito: A principal diferena entre o mercado nacional e o internacional, que, dentro de um mesmo pas, o intercmbio se realiza com a mesma moeda, enquanto no comrcio internacional, cada pas tem sua prpria moeda. Para que isso ocorra dever existir um mercado onde uma moeda pode ser trocada por outra. Este mercado chamado de mercado de cmbio ou de divisas.

Taxa de Cmbio
o preo de uma moeda expressa em outra. A taxa de cmbio expressa-se como o nmero de unidades da moeda nacional por unidade de moeda estrangeira. Por exemplo, a taxa de cmbio do real frente ao dlar 5, entregam-se 5 reais para se obter um dlar.
Prof. Joubert H. Zacarias 31

Depreciao e Valorizao da Moeda


Desvalorizao cambial: a taxa de cmbio passa de 2,80 reais/dlar a 3,00 reais/dlar significa que o real desvalorizou-se. Valorizao cambial: a taxa de cmbio passa de 3,00 reais/dlar para 2,90 reais/dlar significa que o real valorizou-se. Uma desvalorizao da moeda nacional faz com que nossos bens sejam mais baratos no exterior, e os bens estrangeiros fiquem mais caros no mercado nacional. Conseqentemente, cria-se uma tendncia para elevar as exportaes e reduzir as importaes.

Prof. Joubert H. Zacarias

32

Taxas de Cmbio Flexveis ou Flutuantes


Em um mercado livre, a taxa de cmbio que ser determinada pelas foras da oferta e da demanda. Fatores que geram Oferta de divisas: Os turistas estrangeiros As exportaes nacionais Os investidores estrangeiros Fatores que geram Demanda por divisas: Importaes brasileiras Investidores brasileiros Turistas brasileiros
Prof. Joubert H. Zacarias 33

Tipo de Cmbio (real/dlar)

D$

Demanda de divisas

O$

Oferta de divisas

Supervit 1,20

1,00

0,80

O$

Dficit

D$
Dlares

taxa de cmbio de 1,00 real por dlar, o mercado est em equilbrio. Quando o real se desvaloriza, passando a valer 1,20 real por dlar, h um supervit de divisa; quando o real valoriza, passando a valer 0,80 real por dlar, surge um dficit de divisas.
Prof. Joubert H. Zacarias 34

Taxas de cmbio flexveis e o dficit ou supervit no balano de pagamento


Inicialmente, balano de pagamentos da economia brasileira est em equilbrio. Aumentando a demanda por importaes o balano de pagamentos brasileiro incorre em um dficit. O aumento nas importaes implicar um aumento na demanda por dlares no mercado de cmbio. O real ficar depreciado em relao ao dlar, o que far com que as importaes fiquem mais caras, e as exportaes, mais baratas. A troca nos preos relativos das exportaes e das importaes far aumentar o volume das exportaes e reduzir o volume das importaes, fazendo com que o balano de pagamentos alcance equilbrio.

Prof. Joubert H. Zacarias

35

Limitaes do Sistema de Taxas de Cmbio Flexveis


Pouca sensibilidade (elasticidade-preo da demanda ) da demanda das exportaes e das importaes. Balano de pagamento apresenta um dficit e o real se desvaloriza, porm as exportaes no aumentam o suficiente, e as importaes no reduzem de maneira desejvel. Esta situao pode gerar duas complicaes, aumentar o preo das importaes que incide sobre o custo de vida e tambm sobre os custos de produo de muitas empresas, influindo, negativamente sobre o preo das exportaes. Incerteza nas relaes internacionais, pois no h como determinar o custo de produto adquirido com pagamento a prazo. Ao dos especuladores que adquirem moeda ( real ) valorizada, aguardando o momento da desvalorizao para venderem, dificultando assim o processo de ajuste cambial. Ex: Tx cmbio real/dlar 100 especulador trocar 1.000.000 de reais por 10.000 dlares. Tx cmbio real/dlar 130 especulador trocar 10.000 dlares por 1.300.000 reais, obtendo lucro de 300.000 reais.
Prof. Joubert H. Zacarias 36

Sistemas de Taxas de Cmbio fixas


Padro Ouro: o valor da moeda nacional define-se em relao ouro e o banco central compra e vende ouro em quantidades ilimitadas. As entradas de ouro provocam uma expanso monetria e as sadas, uma destruio do dinheiro. Este sistema comeou perder seu vigor em meados de 1914 e aps 1929 deixou praticamente de ser utilizado. FMI- taxas de cmbio ajustveis: aps 1944, foi criado o FMI e este sistema estabelecia taxas de cmbio fixas, porm com uma estreita faixa de 1% ou 2% de ajuste para mais ou menos. Este sistema prevaleceu at meados de 1973, aps vrias desvalorizaes do dlar e perda de credibilidade no mesmo.
Prof. Joubert H. Zacarias 37

Crescimento Econmico
O crescimento econmico um processo sustentado ao longo do tempo, no qual os nveis de atividade econmica aumentam constantemente.

Medio do Crescimento Econmico


Refere-se tendncia, a longo prazo da evoluo da produo de um determinado pas. Para isso duas grandezas so empregadas: Taxa de crescimento do PIB em termos reais:
Taxa de crescimento do PIB 2001-2000 = PIB2001 PIB2000 X 100 PIB 2000

= 418.270 414.416 X 100 = 0,9% 414.416 Prof. Joubert H. Zacarias 38

PIB real por habitante ou per capita


PIB real por Habitante Em 2001 =____418.270___ = PIB real 2001 Populao 2001 153,4 milhes de habitantes = 2.726,66 dlares por habitante

Fatores determinantes do Crescimento Econmico


Disponibilidade de recursos produtivos. Ex: terra, capital e recursos no-renovveis como o petrleo. Produtividade. Ex: O trabalhador produz mais por hora trabalhada, seja por causa da automao ou da qualificao. Atitude de sociedade em relao poupana. Ex: Sacrificar o consumo presente, acumulando capital, assentando bases para maior crescimento no futuro.
Prof. Joubert H. Zacarias 39

Lucros do Crescimento Econmico


Gera nvel de vida mais elevado, permitindo a sociedade desfrutar bens e servios com mais tempo livre. Aumento da renda nacional, o que contribui para que o governo arrecade maiores receitas sem ter que aumentar alquotas dos impostos. Proporciona a efetivao de polticas a fim de alcanar melhor distribuio de renda, com menos oposio poltica e social. Aumento do emprego, que por sua vez aumenta a produtividade, melhorando a competitividade.

Custos do Crescimento Econmico


Sacrifcio do consumo presente, em prol do investimento em bens de capital, visando a produo de bens de consumo. Contaminao de Meio Ambiente.
Prof. Joubert H. Zacarias 40

Custo da Contaminao
Todos arcam com os custos da contaminao, sejam os produtores, governo e sociedade em geral. Porm sociedade sempre suportar uma carga maior de financiamento do custo: Como consumidores- aumento dos preos dos produtos em conseqncia de instalao de equipamentos que filtrem os resduos. Como contribuintes- governo destina subsdios s empresas que instalam equipamentos, e em contrapartida aumenta impostos para financiamento dos mesmos. Como ofertantes de trabalho- empresas reduzem investimentos na linha de produo e os direciona para atender as normas de controle de contaminao e conseqentemente reduz postos de trabalho. Custos privados ou internos: so os custos daqueles que realmente produzem um bem. Custos externos: so os que no so suportados por aqueles que realmente os geram e sim por outros agentes econmicos. Ex: O agricultor que tem as Prof. 41 guas de sua propriedade poluda. Joubert H. Zacarias

Estratgias para combater a contaminao


Estabelecer um imposto sobre a contaminao: a empresa pagar imposto por unidade de contaminao emitida, at um determinado nvel de reduo, a partir do qual, ficar mais barato o pagamento do imposto do que diminuir a contaminao. Estabelecer limites fsicos de contaminao: estabelecido um controle direto e simples, requerendo que cada empresa reduza sua emisso de contaminao. Subsidiar o equipamento anticontaminante.

Uma das melhores possibilidades para enfrentar o problema da contaminao a: RECICLAGEM


Prof. Joubert H. Zacarias 42

Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Desenvolvimento: o processo de crescimento de uma economia, ao longo do qual se aplicam novas tecnologias e se produzem transformaes sociais, que acarretam uma melhor distribuio da riqueza e da renda.

Subdesenvolvimento: a situao dos pases menos avanados, caracterizada por baixa renda por habitante, reduzido nvel de poupana e insuficiente dotao tecnolgica: tudo o que limita o crescimento econmico.

Prof. Joubert H. Zacarias

43

Causas do Subdesenvolvimento
Escassez de capital fsico: falta de fbricas, mquinas, equipamentos e infra-estruturas de todo tipo. Insuficincia de capital humano: deficincia em quantidade de conhecimentos tcnicos e qualificaes que a populao trabalhadora de um pas possui, conhecimento que procede da educao formal e da formao no trabalho. Relaes de dependncia: pases subdesenvolvidos dependem de exportaes de matrias-primas e produtos agrcolas, que possuem preos inferiores aos produtos industrializados exportados pelos pases desenvolvidos gerando desequilbrio no intercmbio comercial.

Prof. Joubert H. Zacarias

44

Possveis estratgias para sair do Subdesenvolvimento


Apoio industrializao. Defesa do mercado interno. Desenvolvimento do potencial interno.

Prof. Joubert H. Zacarias

45

O Desemprego
O desemprego e a inflao so os dois problemas mais graves que as economias ocidentais enfrentam. O IBGE(Instituto brasileiro de geografia e estatstica), fornece a situao sobre o mercado de trabalho, atravs de pesquisas realizadas em seis regies metropolitanas: Rio de Janeiro, So Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Recife. Para o IBGE , considerase desempregada, a pessoa maior de 16 anos que, durante a semana de referncia, ou seja, a semana que foi realizada a pesquisa, esteve procurando emprego ou tomou medidas para se estabelecer durante a semana precedente.

Prof. Joubert H. Zacarias

46

Taxa de Desemprego
o quociente entre o nmero de pessoas desempregadas e o nmero de ativos(os ocupados mais os desempregados), expressos em porcentagem.

Taxa de = desemprego

Desempregados

x 100

Populao ativa total

Prof. Joubert H. Zacarias

47

Tipos de Desemprego
Desemprego sazonal: surge sistematicamente em determinadas pocas do ano, o causado por variaes na demanda de trabalho em diferentes momentos do ano. Ex: Na agricultura fora da poca de plantio e colheita, no setor de turismos durante os meses de inverno. Desemprego cclico: acontece quando os trabalhadores e, em geral, os fatores produtivos, ficam ociosos devido a recesso econmica durante certos perodos de tempo gerando insuficincia para empregar a todos os recursos. Desemprego friccional: originado pela sada de alguns trabalhadores que procuram melhores empregos, devido algumas empresas que estejam atravessando uma crise, ou porque os novos membros da fora de trabalho levam um certo tempo para empregarem-se. Desemprego estrutural: deve-se a desajustes entre a qualificao ou localizao da fora de trabalho e a requerida pelo empregador.
Prof. Joubert H. Zacarias 48

As causas do Desemprego
Funcionamento do Mercado de Trabalho: em uma perspectiva clssica ou monetarista o desemprego deve-se ao desejo dos trabalhadores de receberem salrios excessivamente elevados, motivados pela prpria legislao, que introduz normas, tais como salrios mnimos. Este desemprego qualificado como voluntrio. Nvel de demanda agregada: em uma perspectiva keynesiana, defende-se que o desemprego involuntrio, e ele ocorre porque o nvel da demanda agregada insuficiente.

Prof. Joubert H. Zacarias

49

INFLAO
um aumento persistente e generalizado no ndice de preos, ou seja, os movimentos inflacionrios so aumentos contnuos de preos, e no podem ser confundidos com altas espordicas de preos, devidas a flutuaes sazonais.

Condies que influenciam a Inflao


Tipo de estrutura de mercado: quanto mais monopolizado e oligopolizado for o mercado, maiores sero os aumentos de custos repassados aos preos dos produtos. Grau de abertura da economia ao comrcio exterior:quanto maior for a competio externa, maior ser a concorrncia interna, provocando menores preos. Estrutura das organizaes trabalhistas: quanto maior o poder de barganha dos sindicatos, maiores sero os reajustes salariais, provocando maiores presses sobre os preos.
Prof. Joubert H. Zacarias 50

Tipos de Inflao
Inflao de demanda: considerada o tipo mais clssico de inflao, diz respeito ao excesso de demanda agregada em relao produo disponvel de bens e servios. Pode ser entendida como dinheiro demais procura de poucos bens. Isto provoca elevao dos preos para conter a demanda, gerando inflao. Inflao de custos: esta inflao est relacionada oferta de um bem ou produto que tem seu preo bem relacionado a seus custos. Um aumento salarial ou em matrias-primas pode ocasionar aumento de preos. A inflao de custo est relacionada a setores com elevado poder de monoplio ou oligoplio, que repassam a elevao de seus custos para os consumidores.
Prof. Joubert H. Zacarias 51

Efeitos da Inflao
Efeito sobre a distribuio de renda: reduz o poder aquisitivo dos assalariados, que dependem de rendimento fixo e prazos legais de reajuste. Onde seus oramentos ficam cada vez mais reduzidos, at a chegada do reajuste. Os dependentes de aluguis tambm sofrem perda de rendimento, porm, so compensados pela valorizao do imvel. J os empresrios e o governo, tm mais condies de repassarem os aumentos de custos provocados garantindo assim seus lucros e arrecadaes. Efeito sobre o balano de pagamento: encarecimento do produto nacional em relao ao externo, estimulando assim as importaes e desestimulando as exportaes, provocando dficit de saldo na balana comercial. Efeito sobre as expectativas: o empresrio sensvel a este quadro de instabilidade e imprevisibilidade de seus lucros, permanece em compasso de espera e dificilmente tomar iniciativas de investimentos e extenso de capacidade produtiva, afetando assim o nvel de emprego.
Prof. Joubert H. Zacarias 52

Das könnte Ihnen auch gefallen