Sie sind auf Seite 1von 17

Projeto de Pesquisa

O Desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa compreende 6 passos:


Seleo do tema de investigao; Definio e diferenciao do problema;

Levantamento de hipteses de trabalho;


Justificativa; Metodologia;

Cronograma.

Preparao da Pesquisa
1. Objetivos Toda pesquisa deve ter um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcanar;

O objetivo torna explcito o problema, aumentando os conhecimentos sobre determinado assunto.

2. Levantamento de Recursos e Cronograma


Quando a pesquisa solicitada por algum ou por alguma entidade, que vai patrocin-la, o pesquisador dever fazer uma previso de gastos a serem feitos durante a mesma, especificando cada um deles; Deve haver recursos financeiros para levar a cabo este estudo;

Um cronograma, para executar a pesquisa em suas diferentes etapas, no poder faltar.


Perguntas chaves:

Quanto? Quando?

3. Escolha do Tema o assunto que se deseja estudar e pesquisar. Escolher o tema significa:

Selecionar um assunto de acordo com as inclinaes, as possibilidades, as aptides e as tendncias de quem se prope a elaborar um trabalho cientfico;

Encontrar um objeto que merea ser investigado cientificamente e tenha condies de ser formulado e delimitado em funo da pesquisa;
O tema deve ser preciso, bem determinado e especfico.

Pergunta chave:
O que ser estudado?

4. Levantamento de Dados
Pesquisa Bibliogrfica: um apanhado geral sobre os principais trabalhos j realizados, revestidos de importncia, por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema.

Pesquisa Documental:
a)Fontes Primrias: dados histricos, bibliogrficos e estatsticos; informaes, pesquisas e material cartogrfico; arquivos oficiais e particulares; registro em geral; documentao pessoal, etc. b)Fontes Secundrias: imprensa em geral e obras literria.

Contato Direto: Pesquisa de campo ou de laboratrio so realizadas com pessoas que podem fornecer dados ou sugerir possveis fontes de informaes teis.

5. Formulao do Problema O problema deve ser levantado, formulado, de preferncia em forma interrogativa e delimitado com indicaes das variveis que intervm no estudo de possveis relaes entre si.

6. Hiptese
A funo da hiptese propor explicaes para certos fatos e ao mesmo tempo orientar a busca de outras informaes; uma proposio; uma suposio que antecede a constatao dos fatos e tem como caracterstica uma formulao provisria; deve ser testada para determinar sua validade; Pode ser confirmada ou no, correta ou errada.

Varivel Classificao ou medida; uma quantidade que varia; um conceito operacional que contm ou apresenta valores; passvel de

mensurao.

7. Variveis Independentes e Dependentes


Varivel Independente: aquela que influencia, determina ou afeta outra varivel; o fator manipulado (geralmente) pelo investigador; em uma pesquisa a varivel independente o antecedente e a dependente o conseqente. O que causa o que em determinado objeto, coisa, pessoa, etc. Varivel Dependente: aquela que sofre a influncia; quando os cientistas querem procurar fato, um fenmeno encontrado, tal fato a varivel dependente.

8. Delimitao da Pesquisa
Delimitar estabelecer limites no que diz respeito: Ao assunto: selecionar um tpico, a fim de impedir que se torne ou muito extenso ou muito complexo; extenso: nem sempre possvel abranger todo o mbito onde o fato se desenrola; A fatores diversos: tempo, dinheiro, sujeitos da pesquisa, etc.

9. Amostragem

Uma parcela selecionada da populao para fazer a pesquisa.


10. Mtodos e Tcnicas da Pesquisa Esta seleo est diretamente relacionada com o problema, as hipteses, os participantes da pesquisa. Pergunta chave: Como ser estudado?

11. Execuo da Pesquisa Coleta de Dados: aplicao dos instrumentos e das tcnicas selecionadas para a execuo da pesquisa; Elaborao dos Dados: Os dados devem seguir os seguintes passos: seleo; codificao; tabulao.

12. Anlise e Interpretao dos Dados Anlise: a explicao dos dados. a tentativa de evidenciar as relaes existentes entre o fenmeno estudado e outros fatores; Interpretao: a atividade intelectual que procura dar o significado mais amplo s respostas, vinculando-as a outros conhecimentos.

13. Representao dos Dados

Estas representaes se do atravs de Tabelas, Quadros e Grficos.


14. Concluses As concluses devem estar vinculadas hiptese de investigao que pode ter sido confirmada ou refutada. uma sntese comentada das idias essenciais e dos principais resultados obtidos, explicitados com preciso e clareza.1

1 LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientfico. 6 ed. So Paulo: Atlas, 2001, captulo 8.

Das könnte Ihnen auch gefallen