Sie sind auf Seite 1von 17

Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC - SP Disciplina Marketing Estratgico Alexandre Luzzi Las Casas

O que artigo cientfico

Erlana Castro Renato Manga Jacob

Grupo 1

1. Tipos de Artigos

2. Dicas

De acordo a ABNT, trs definies so apresentadas para o artigo:

o Artigo Cientfico o Artigo de Reviso o Artigo Original


Tipos de artigos

Artigo Original:
utilizado para relato de experincias de pesquisa, estudo de caso e etc. Neste tipo de artigo, so abordados temas nicos, delimitados, em que ser serve um raciocnio rigoroso e metodolgico, de forma interpretativa, argumentativa, dissertativa e apreciativa.

Artigo de Reviso:
utilizado para um estudo mais aprofundado sobre determinado tema com o propsito de estabelecer um debate entre os autores pesquisados e deles com o autor do artigo, para identificao de idias, posies e posturas acadmicas, por meio de publicaes peridicas cientficas e especializadas.

Tipos de artigos

Ainda

de acordo com sua abordagem, pode ser:


Argumento Terico Classificatrio Analtico ou de anlise

Tipos de artigos

QUEM PESQUISA, FAZ UMA PERGUNTA E TENTA RESPOND-LA.


Dicas Gerais

A primeira e melhor dica de todas:

CORENCIA

e CLAREZA

Que o texto apresente coerncia entre o objeto do estudo, os mtodos empregados para tentar responder PERGUNTA; e que os resultados sejam expressos de forma direta.

Dicas Gerais

comunidade cientfica se retroalimenta:


Tome como base a literatura relacionada ao tema (as referncias bibliogrficas) e cite corretamente os autores, tanto na introduo, quanto na metodologia empregada, e ainda na discusso. Isso denota tambm RESPEITO.

Dicas Gerais

Resultados

com maior capilaridade!


Publicar em lngua de melhor alcance pode garantir objetivos de melhor divulgao do conhecimento obtido. Alguns temas de consumo local, podem (at devem...) ser redigidos em portugus. Outros, em lngua inglesa, atravs da qual a comunidade internacional acessa melhor.

Dicas Gerais

Cada Revista, um mundo


o Publicar em peridicos A garantia de ser mais lido, mais citado... D at mais pontos quando se usa produo cientfica para ranquear uma competio, uma seleo, etc. o As revistas possuem linhas de pesquisa (linhas temticas) prprias. o Algumas possuem tambm normas particulares - expressas em seus Editoriais que devem ser observadas.

Dicas Gerais

o Voc

quer que seja lido?

o A importncia da audincia da revista (pblico-alvo). o Utilidade para a cincia/comunidade. o Temas atuais ou atualmente relevantes. o Ineditismo/Criatividade.

Dicas Gerais

o Clareza, o cada

clareza, clareza

frase deve conter apenas uma idia forte e a informao indispensvel, no devendo acumular na mesma frase idias que no se relacionem (SANTOS, 2004, p.53)

Dicas de Texto

o Superlativos,

aumentativos, diminutivos, adjetivos... Duas tendncias comuns a evitar: Excesso (cada


frase um pargrafo) e Ausncia.

o Gerndio.......... o Pargrafos.

Dicas de Texto

oEscreva

com impessoalidade (3 pessoa do singular ou 1 do plural).


o nota:Blind Review - Anpad

Dicas de Texto

Alm

disso, evite o bsico de qualquer texto!


Generalizao (sabe-se, grande parte); Repetio de palavras, especialmente verbos e substantivos (usar sinnimos); Modismos lingsticos (em nvel de, no contexto, a ponto de); Redundncias (as pesquisas so a razo de ser do pesquisador); Citaes diretas, dar preferncia s indiretas, interpretando as idias dos autores da pesquisa; e Utilizao de grias, abreviaturas, siglas, nomes comerciais e frmulas qumicas, exceto se extremamente necessrio.
o

(Azevedo, 2001)

Dicas de Texto

oIsto

um artigo cientfico!

Dicas de Texto

Gonalves, Hortncia de Abreu Manual de Artigos Cientficos. --So Paulo: Editora Avercamp, 2004. Universidade do Sul de Santa Catarina. Ncleo de Metodologia Cientfica. U58c Caderno de metodologia : diretrizes para a elaborao e apresentao de trabalhos acadmicos / Universidade do Sul de Santa Catarina, Ncleo de Metodologia Cientfica; coordenador Vilson Leonel.--Tubaro : Unisul, 2002.

Referncias Bibliogrficas

Das könnte Ihnen auch gefallen