Sie sind auf Seite 1von 12

Hidrognio (H) Oxignio (O) Nitrognio (N) Fsforo (P) Potssio (K) Clcio(Ca) Ferro (Fe) Enxofre (S)

Mangans (Mn) Zinco (Zn) Cobre (Cu) Magnsio (Mg) Boro (B) Cloro (Cl) Nquel (Ni) Molibdnio (Mo) Sdio (Na) Silcio (Si) Cobalto (Co)

Nitratos,Fosfatos ,Potssio ,Enxofre , Gesso,Clcio,Magnsio, Boro , Cobre, Molibdnio , Zinco , Ferro , Mangans, Zelitas , Bentonitas, Vermiculitas.

Potssio
Influncia no interna de potssio, proveniente A produo transporte de eltrons durante a fotossntese, com reflexo direto numa melhor de uma nica mina (403.000 t), representou capacidade energtica da planta e;
Maior translocao de produtos fotossintetizados nas folhas; Uso mais eficiente da gua;

apenas 12,4% das importaes que foram Maior sntese de carboidratos, protenas e lipdeos; 3,2 Mt (DNPM, 2006)

Maior resistncia a pragas e doenas;


Melhor qualidade do produto colhido.

Potssio

Hoje, somente a Vale produz Potssio no Brasil em Taquari-Vassouras, em Sergipe, em mina que est se esgotando nos prximos anos, enquanto a companhia busca renovar junto Petrobras os direitos de explorao na rea para um novo projeto. ( Reuters.com.br, novembro 4th, 2011, 10:24)

Potssio

[Carnalita KMgCl3.6(H2O)] Silvita (KCl)

Investimento de U$ 4 bilhes, o Projeto Carnalita, que prev a produo de potssio como fertilizante, foi tambm abordado pelo governador. "A presidenta reafirmou seu compromisso em contribuir na resoluo do impasse entre a Vale e a Petrobras, alm de manifestar que prioridade nacional o aumento da produo de potssio", relatou Dda. (Fonte: Reuters Brasil dezembro de 2011)

Em 2010, o Canad com 47,7% e a Rssia com 35,8% so os dois principais pases em reservas de sais de potssio, bem como os maiores produtores mundiais com cerca de 48,7%. O Brasil ocupa a 11 colocao em termos de reservas e a 9 posio em relao produo mundial. (Luiz Alberto Melo de Oliveira DNPM/SE- SUMARIO MINERAL 2011)

Clcio
extremamente importante no desenvolvimento das razes; formao e na integridade das membranas da parede celular; Impede que os tecidos do caule e pecolo das folhas morram, assim como a queda prematura de flores, morte dos vulos e mau desenvolvimento das sementes.

CORRETIVO DE SOLOS;

Clcio
Calcita (CaCo3) Dolomita [CaMg (CO3)2 ]
Aragonita (CaCo3) O calcrio utilizado para fins agrcolas representa pouco mais de 21% do total do calcrio produzido no Brasil.
(segundo os dados disponveis no site do SINDICAL2010)

Clcio
ES-1,7%

PA-1,3% SE-1,5%

MG-22,50% 9.824.000.000 Ton.

BA-4,80% MS-17,20%

PR-10,70%

O consumo de calcrio agrcola no tem acompanhado a evoluo do consumo dos fertilizantes agrcolas, os quais somente so plenamente potencializados quando o solo recebe calagem adequada, o que no ocorre, em geral, na agricultura brasileira. Desta forma, o setor agrcola vem desperdiando recursos com fertilizantes por falta de correo do solo. Dados da Associao Brasileira de Produtores de Calcrio - ABRACAL evidenciam que somente em 2010 foram perdidos mais de R$ 6 bilhes em desperdcio de fertilizantes por falta de correo adequada do solo.

Clcio

Suplemento Mineral

Desequilbrios minerais para bovinos criados em campo so descritos em quase todas as regies do mundo. Deficincias de minerais so comuns em bovinos em pastejo no Brasil (Tokarnia et al., 2000)

Das könnte Ihnen auch gefallen