Sie sind auf Seite 1von 14

COESO E COERNCIA

Um dos problemas encontrados com mais frequncia nos textos a falta de coeso e de coerncia. comum encontrarmos textos que iniciam com um tema e terminam com outro, mostrando falta de unidade, falta de coerncia. Alm da falta de coerncia, h falta de coeso, o que torna, muitas vezes, os perodos ininteligveis.

O QUE H DE ERRADO COM ESSE TEXTO?


"Joo Carlos vivia em uma pequena casa construda no alto de uma colina rida, cuja frente dava para o leste. Desde o p da colina se espalhava em todas as direes, at o horizonte, uma plancie coberta de areia. Na noite em que completava 30 anos, Joo, sentado nos degraus da escada colocada frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo que descia para sua casa. As rvores e as folhagens no lhe permitiam ver distintamente; entretanto, observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais perto, verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que h 20 anos tinha partido para alistar-se no Exrcito; e, em todo esse tempo, no havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver o pai, desmontou imediatamente, correu at ele, lanando-se nos seus braos e comeando a chorar".

O QUE COESO?
A coeso: a correta ligao entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as prprias frases e entre os vrios pargrafos. Pode-se dizer que um texto coeso quando os conectivos (conjunes, pronomes relativos) e tambm a preposio so empregados corretamente.

O QUE COERNCIA?
A coerncia: diz respeito ordenao das ideias e dos argumentos. A coerncia depende da coeso. Um texto com problemas de coeso ter, provavelmente, problemas de coerncia.

Observe esse outro texto:


Oi, l vinha pelo rio uma pedra boiando Em riba dessa pedra 3 navegador Um deles era cego nada enxergando O outro no tinha brao pois o trem cortou Mas deles o sem vergonha era o terceiro Pois estava nuzinho como Deus criou E eis que adiante o cego num berreiro Olhando para o fundo um tosto gritou Ento ouvindo aquilo o tal que era aleijado Passando a mo no fundo o nquel apanhou E o tal que estava nu tendo o tosto tomado Mais do que ligeirinho no bolso guardou!

A ansiedade costuma surgir_______se enfrenta uma situao desconhecida. Ela benfica_______ prepara a mente para desafios, _______ falar em pblico. ___________, ________ provoca preocupao exagerada, tenso muscular, tremores, insnia, suor demasiado, taquicardia, medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situaes sociais, pode indicar uma ansiedade generalizada, __________ requer acompanhamento mdico, ou at transtornos mais graves, _____________ fobia, pnico ou obsesso compulsiva. ________ apenas 20% das vtimas de ansiedade busquem ajuda mdica, o problema pode e deve ser tratado. _________ se procure um clnico-geral num primeiro momento, importante a orientao de um psiquiatra, ________prescrever a medicao adequada. A terapia, em geral, base de antidepressivos. "Hoje existe uma gerao mais moderna desses remdios", explica o psiquiatra Mrcio Bernik, de So Paulo, coordenador do Ambulatrio de Ansiedade, da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo. "_________mais eficazes, no provocam ganho de peso nem oscilao no desejo sexua1." Outra vantagem: no apresentam riscos ao paciente caso ele venha a ingerir uma dosagem muito alta.
alm de - quando - embora - mas - se - que - que - como - mesmo que - se como

Restaure a coeso nas sentenas:


1. Um homem caminhava pela rua deserta: esfarrapado, cabisbaixo, faminto, abandonado prpria sorte. _____ parecia no notar a chuva fina que caa e _____ encharcava os ossos. 2. Os grevistas paralisaram todas as atividades da fbrica. _____ durou uma semana. 3. Vimos o carro do ministro aproximar-se. Alguns minutos depois, _____ estacionava no ptio do Palcio do Governo. 4. Imagina-se que existam outros planetas habilitados. _____ tem ocupado a mente dos cientistas desde que os OVNIS comearam a ser avistados. 5. O presidente americano disse: Quem favorvel ao Eixo do Mal estar contra mim. _____ marcou uma etapa nas relaes internacionais.

Das könnte Ihnen auch gefallen